Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 7 de junho de 2011

Oração Atendida

Lição 11 Juvenis 11 de junho de 2011

Verso Para Memorizar
“O Senhor não demora em cumprir a Sua promessa.” 2 Pedro 3:9.

Resumo da Lição

Depois da experiência do Monte Carmelo, Elias disse a Acabe que choveria em abundância. Elias tinha ido ao Monte Carmelo para orar e pediu que seu servo olhasse na direção do mar para ver se havia algum sinal de que a chuva se aproximava. Depois de verificar sete vezes, o servo voltou com a notícia de que uma nuvem pequena estava se formando. Finalmente, veio a chuva e Elias encaminhou os cavalos de Acabe de volta a Jezreel. Esta lição fala sobre graça. Elias comprovou mais uma vez que Deus cumpre Suas promessas mesmo quando, do ponto de vista humano, há demora. Deus enviou chuva porque Ele assim prometeu, não por causa do mérito ou bondade de Elias ou do povo.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

Seus pais já lhes prometeram alguma coisa especial, mas não revelaram a ocasião em que vocês a receberiam? Foi fácil esperar? Vocês chegaram a duvidar se a promessa seria realmente cumprida? Quando esperamos por alguma coisa especial, o tempo parece não passar. Hoje, vamos aprender que depois de Elias vencer a prova com os profetas de Baal, não choveu imediatamente. Elias, porém, ainda confiava que a chuva viria. Ele sabia que DEUS SEMPRE CUMPRE SUAS PROMESSAS.

Vivenciando a História

Ler 1 Reis 18:41-46 com a narração em grupo, uma pessoa lendo a parte da voz de Elias e outra pessoa, a parte do servo. Qual é a coisa mais impressionante a respeito de Elias? Por que Elias está assumindo tal atitude? Por que ele mesmo não procura sinais de chuva? Qual é o sentimento de Elias enquanto espera pela chuva? Como vocês se sentiriam no lugar de Elias? Vocês teriam alguma dúvida quanto à promessa de Deus por não começar a chover imediatamente?

Explorando o Texto Bíblico

Com antecedência, escrever no quadro as perguntas e textos a seguir. Dividir os alunos em grupos e pedir que cada grupo procure e escreva a resposta de cada pergunta. Elias tinha confiança plena nas promessas de Deus. Nós podemos ter a mesma confiança hoje. Vejamos algumas promessas que podemos reivindicar atualmente: 1. Que promessa Deus faz quando pedimos alguma coisa em oração? Mateus 7:7-11. 2. Que promessa Deus faz quando temos medo? Josué 1:9. 3. Que promessa Deus faz quando Lhe somos fiéis? Apocalipse 3:21. 4. Que promessa Deus faz aos que são fiéis na devolução do dízimo? Malaquias 3:8-12. 5. O que Deus promete nos dar? Mateus 6:25-34. 6. O que Deus promete se pedirmos que Ele entre em nosso coração? Apocalipse 3:20. 7. Que promessa Deus faz aos que pedem sabedoria? Provérbios 3:5, 6.

O que vocês descobriram? (Pedir que voluntários escrevam as respostas do lado de cada pergunta no quadro.) Quantas dessas promessas vocês viram Deus cumprir na sua vida? (Incentivar respostas.) Podemos estar seguros de que DEUS SEMPRE CUMPRE SUAS PROMESSAS.

Aplicação da Lição

Situações da Vida Real

Comentar sobre que promessas vocês poderiam usar para encorajar alguém nas seguintes situações: 1. A avó do seu amigo morreu. O amigo está muito triste porque sente que nunca mais verá ou será capaz de conversar com sua avó. A pessoa que morreu era cristã. Que promessas Jesus fez que poderiam encorajar seu amigo? (Ver Salmo 49:15; 2 Coríntios 4:14; João 14:1-3.) 2. Sua família verifica todas as contas que tem a pagar e qual é o rendimento da família. Se vocês não devolverem o dízimo, talvez serão capazes de pagar tudo. Que você deve sugerir à família e que promessa pode reivindicar? (Ver Malaquias 3:8, 9.) 3. Você está cuidando do seu irmãozinho menor. Pode ouvir a tempestade e fortes trovoadas lá fora e seu irmãozinho está com medo. Que promessa você pode mencionar para ajudá-lo a não ter medo? (Salmo 91:9-12.) Analisando Não importa em que situação nos encontramos, DEUS SEMPRE CUMPRE SUAS PROMESSAS.

Partilhando a Lição

Partilhando Promessas Esta manhã, vamos partilhar com a igreja uma promessa de Deus. Após o culto, à saída, entreguem o cartão com a promessa aos membros da igreja e diga a eles que Deus sempre cumpre Suas promessas. (Se a igreja tiver muitos membros, os juvenis podem partilhar com um grupo específico: adolescentes, jovens, pessoas idosas, etc.)

Nenhum comentário: