Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fugindo de Deus

Lição 12 Juvenis 18 de junho de 2011

Verso Para Memorizar “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” Hebreus 13:5.

Resumo da Lição

Quando Jezabel ouviu falar da morte de seus profetas, ficou tão furiosa que ordenou a morte de Elias. O profeta ficou tão apavorado que fugiu para o Monte Horebe. Ele ficou desapontado, desanimado, e desejou morrer. Deus apareceu a Elias em uma voz muito suave, o confortou e o comissionou a continuar seu trabalho. Esta lição fala sobre graça. Deus nos garante Sua graça. Mesmo em momentos de desânimo e depressão, Ele está conosco. Como membros da família de Deus, experimentamos todos os benefícios de estar em Sua presença.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

Vocês já brincaram de se esconder? Qual foi o melhor lugar que já encontraram para se esconder? Elias procurou se esconder de Jezabel e de Deus. Ele aprendeu, porém, que nunca precisamos tentar nos esconder de Deus mesmo quando cometemos erros. DEUS ESTÁ SEMPRE CONOSCO, MESMO EM TEMPOS DIFÍCEIS.

Vivenciando a História

Ler juntos 1 Reis 19:1-18. Se possível, gravar com antecedência a voz de “Deus” e tocar no momento apropriado em um toca-fitas escondido. Se possível, conseguir fitas com efeitos sonoros de vento, terremoto e fogo e tocá-los nos momentos apropriados. De maneira alternada, pedir aos alunos que tentem ajudar a produzir os efeitos sonoros. Como vocês acham que Elias se sentiu enquanto esperava que Deus lhe falasse? Que acham que ele sentiu ao ouvir Deus lhe falar de maneira tão suave? Por que Deus enviou primeiro um vento, um terremoto e um fogo? Será que Deus precisa primeiro atrair nossa atenção para então falar conosco? Como Ele faz isso? Quando vocês sentem mais necessidade de saber que Deus está com vocês – quando tudo vai bem ou quando estão desanimados?

Aplicação da Lição

Situações da Vida Real

Elias fugiu de Jezabel porque teve medo e se esqueceu de que Deus estava sempre com ele. Vamos considerar algumas ocasiões em que podemos ter medo ou ficar desanimados e, então, comentar como lidar com tais situações. 1. Um colega de escola começa a importunar você. Ele aproveita toda oportunidade para ser maldoso, principalmente quando ninguém está por perto. Você sabe que contar aos professores só vai piorar a situação. Os professores parecem não perceber. Você teme e fica desanimado. O que você pode fazer? 2. Você foi reprovado nos exames. Isso significa que não irá à série seguinte com os demais colegas. Sente-se desanimado e teme o futuro. 3. Você frequenta a escola pública. No inverno, precisa sair das aulas mais cedo na sexta feira. Os colegas de classe riem e zombam de você. Você se sente sozinho e deseja desesperadamente ter um amigo que possa entendê-lo e com quem possa partilhar ideias. 4. Um amigo pergunta o que creem os adventistas do sétimo dia. Você não sabe como responder. Teme que ele vá rir de qualquer coisa que você disser. Desejaria ter mais coragem. 5. Você descobre que há um grupo de alunos na escola que está colando nas provas e deveres de casa. Eles perguntam se você quer se unir ao grupo. Você recusa, mas sabe que deveria contar o que está acontecendo. Teme o que eles possam fazer se você contar o que estão fazendo. Você deseja ser como Elias e ter coragem de denunciar o que está errado.

Nenhum comentário: