Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 2 de junho de 2011

E Eu?

LIÇÃO 10 dos Adolescentes 4 de junho de 2011

História Bíblica: Números 11, 12; Levítico 10:1-11.
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítulos 33 e 31.

I. SINOPSE
Esta lição se centraliza em Números 12 – a história da inveja que Arão e Miriã sentiram de Moisés, seu ataque a Zípora, esposa de Moisés, e a subsequente defesa de Deus em favor de Moisés e o castigo de Miriã. Os alunos devem ser encorajados a pensar sobre o papel dos líderes e como eles reagem àqueles em posição de liderança, especialmente se eles têm sentimentos de inveja ou ressentimento.
A lição do aluno não se concentra diretamente em Números 11, que relata a história da reclamação dos israelitas sobre o maná e o fato de Deus ter enviado codornizes para eles comerem. No entanto, essa história pode ser relembrada na classe da Escola Sabatina como um pano de fundo útil para Números 12. Ela ilustra vividamente as pressões que Moisés enfrentou como líder e os desafios de sua função.
Os líderes que fazem a obra de Deus precisam de nosso encorajamento e apoio. Uma olhada mais cuidadosa às funções de Miriã e Arão entre os filhos de Israel nos lembra de que cada um de nós é chamado por Deus para um trabalho especial. Em vez de sentir inveja daqueles que estão em posição de destaque, devemos procurar descobrir que papel Deus deseja que desempenhemos em Sua obra.
Esta lição faz referência também a outra situação de liderança. Nadabe e Abiú eram os mais próximos a Moisés e Arão, em questão de comando. Eles haviam desfrutado uma liderança especial. Mas seu pecado não foi sentir inveja de Moisés; eles caíram na armadilha de Satanás: a falta de disciplina e reverência – questões que estavam ligadas ao texto de Números 11.
Como a lição faz referência a várias questões, como professor, peça que o Espírito Santo o oriente a escolher e enfatizar os assuntos mais necessários para os alunos.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras:
O povo de Deus, os filhos de Israel, estava peregrinando no deserto. Não era fácil liderar aquele grupo. Primeiro, eles reclamaram para seu líder, Moisés, que eles não tinham o que comer. Então Deus providenciou o milagroso maná – e agora eles estavam cansados dele.
Deus respondeu enviando codornizes. E os israelitas comeram tanto que ficaram doentes! Moisés mal terminou de lidar com essa crise quando enfrentou um problema ainda maior – crítica e ressentimento dentro de sua própria família. Seu irmão e sua irmã, Arão e Miriã, ficaram com inveja da posição de liderança de Moisés, e fizeram da esposa de Moisés a vítima de sua ira.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
Desde que os israelitas deixaram o Egito, eles não tinham feito outra coisa senão criar problemas para Moisés. Eles reclamaram
quando estavam com fome e com sede (Êxodo 15 e 16) e Deus respondeu tirando água da rocha e enviando maná do céu. Então eles reclamaram do maná – eles queriam um tipo de alimento mais exótico, que incluía carne! Deus respondeu enviando codornizes (Números 11).
Tão logo Moisés virou as costas, quando estava no Monte Sinai conversando com Deus, os israelitas voltaram a praticar a idolatria que eles haviam aprendido no Egito, convencendo Arão a fazer um bezerro de ouro para que eles adorassem (Êxodo 32).
Em muitas ocasiões, eles realmente desejaram voltar para o Egito como escravos, em vez de ser livres (Êxodo 14:11, 12; 16:3; 17:3; Números 11:4-6; 14:1-3).
Para Moisés, um homem que não havia desejado ser o líder do povo de Israel, o estresse de lidar com essas pessoas deve ter sido intenso.
O desgosto realmente se manifestou quando sua própria família foi atingida. Contudo, foi nesse momento que Deus preferiu confirmar a liderança de Moisés (Números 12:5-9). A fidelidade de Moisés; sua habilidade para ser humilde e aberto à direção de Deus, foram as qualidades que o diferenciaram do restante de Israel e até mesmo de seus próprios irmãos. Moisés não foi escolhido porque era o mais esperto, o mais forte, ou o mais articulado. Ele foi escolhido porque permitiu que Deus dirigisse, e como resultado Moisés foi capaz de se tornar líder também.
O Senhor deu instruções a Moisés para ensinar o povo a observar e celebrar a Festa dos Tabernáculos (Levítico 23:33-43). A última
colheita do ano ocorria no outono, antes do começo da estação chuvosa, e marcava o início de um novo ano agrícola (décimo quinto dia do sétimo mês). Nessa ocasião, os últimos grãos e frutos maduros eram reunidos e estocados. O evento do sétimo dia também era conhecido como a Festa da Colheita e era simbolizado pela construção de barracas decoradas com folhagens para os colhedores.
O festival foi incorporado à tradição israelita como uma comemoração das vagueações pelo deserto. – Extraído do Comentário Bíblico.
Sempre que chegava o tempo de colheita, os israelitas paravam para comemorar como Deus sempre havia cuidado deles, providenciando alimento para seu sustento – mesmo quando eles não o apreciaram

Resumo
Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras:
Miriã e Arão ficaram com inveja dos dons especiais e da posição que Deus deu a Moisés.
Em sua inveja e ressentimento, eles atacaram não apenas a Moisés, mas também a sua esposa Zípora, criticando-a por causa de sua linhagem. Nem Moisés nem Zípora responderam; em vez disso, o próprio Deus disse a Arão e Miriã que Ele havia escolhido Moisés para uma tarefa especial.
Mesmo que não possamos ouvir vozes audíveis do Céu nos defendendo, se somos seguidores de Jesus, então podemos saber que Ele nos escolheu e somos especiais para Ele. Não precisamos nos defender da inveja e do ressentimento de outras pessoas; nem precisamos ficar com inveja daqueles que parecem ter uma função melhor ou mais especial. Cada um de nós é único aos olhos de Deus e Ele ama infinitamente cada um de nós.

Nenhum comentário: