Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Adoração Infantil

A melhor notícia!

Verso para Memorizar: “... voltarei e os levarei para Mim, para que vocês estejam onde Eu estiver.” João 14:3

Materiais
Bíblia, vários anúncios de revistas e jornais (classificados,
propagandas, liquidações, próximos eventos, etc.).

Lição Objetiva
Na Bíblia, Jesus prometeu muitas vezes a Seus discípulos que voltaria outra vez. Essa boa notícia foi anunciada a milhões de pessoas ao longo da história, de diferentes maneiras. Hoje, veremos diversas formas como as notícias são transmitidas.
Vejam estes anúncios a fim de descobrirem do que se trata cada um.
1. Mostre os anúncios que você reuniu. Peça a um voluntário para descrever a mensagem de cada anúncio hoje em dia. Pergunte: De que outras formas são feitos os

image

anúncios?( Permitir respostas.) (Anúncios sobre nascimento ou de formatura. Quadro de anúncios. Comerciais na televisão ou no rádio.)
2. Todos esses anúncios falam a respeito de coisas que logo irão acontecer. Mas depois de algumas semanas – depois de passadas as promoções ou depois que um evento tenha acontecido – não mais precisamos nos lembrar dele. O anúncio de que Jesus voltará é algo que as pessoas precisam saber, especialmente porque ainda não aconteceu. Falta pouco tempo para que isso aconteça! Ouçam as palavras de Jesus. Leia João 1:29 em voz alta. Hoje, a história de Marcos fala como esta criança contou essas boas notícias aos outros.

História
A linda história de hoje conta do menino Marcos, a quem seu tio, desde que ele era bem pequeno, levava sempre à igreja, pois gostava muito dele.
Todas as sextas-feiras o tio levava Marcos e seu irmão menor, Jorge, para sua casa e no sábado, bem cedinho, eles iam à Escola Sabatina. Marcos e Jorge ficavam felizes quando chegava o fim de semana, pois sabiam que poderiam ir à igreja com seu querido tio e com sua avó. Marcos começou a interessar-se pelo estudo da Bíblia e quis ser batizado. Estava muito feliz por haver encontrado Jesus e entendeu que era hora de entregar seu coração a Ele. Quão emocionado ele se sentida por saber que Jesus, seu Amigo Celestial, viria para buscá-lo! Quando chegou o batismo da primavera, foi organizada uma linda festa. Esse foi o grande dia, o sonhado dia do batismo de Marcos. Que alegria! Com certeza os anjos de Deus estavam cantando hinos de gratidão e louvor a Deus nesse momento!
Marcos, com doze anos, foi convidado a pregar e esse também foi um dia muito especial. A primeira coisa que Marcos pensou foi convidar seus pais para ouvir sua mensagem bíblica. Eles aceitaram o convite! Seu pai não estava muito bem de saúde, mas mesmo assim foi. Naquela manhã, Marcos falou de Jesus, que está no céu sendo nosso Advogado e Sumo Sacerdote. Também falou de Sua breve volta, que voltaria como um Rei, com um grande exército de anjos para nos buscar. Quando Marcos fez o apelo, muitos corações foram comovidos. E seus pais?
O que vocês acham que aconteceu? No instante em que ouviram
esse carinhoso convite que vinha do fundo do coração de seu filho, os pais não mais resistiram e começaram a chorar. Seu pai pensou: “Como isto é possível? Meu filho é ainda tão pequeno e está repartindo esta notícia tão especial comigo. Jesus vai voltar! Não posso seguir tomando bebidas alcoólicas e deixar de dar valor ao que ele está dizendo. Devo me preparar para estar no céu!
Neste momento, o pai e os demais da família de Marcos tomaram a decisão de seguir a Cristo. Que tremenda alegria! Quão agradecido Marcos ficou ao ver que toda a família estava se preparando para irem para o Céu na volta de Jesus. Ele quer continuar falando do amor de Deus a todos e dar a melhor notícia
– Jesus vai voltar em breve!
Queridos, quantos de vocês gostariam de, assim como Marcos, compartilhar a boa notícia da Segunda Vinda de Jesus?
Vamos orar.

Azeite que não Acabava Mais

Lição 9 Jardim da Infância 28 de agosto de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Eliseu perguntou-lhe: Como posso ajudá-la?” 2 Reis 4:2, NVI.

image

Resumo da Lição
Uma viúva tinha dois filhos que precisavam ser vendidos como escravos para pagar dívidas deixadas pelo marido. A mulher pediu ajuda ao profeta Eliseu. Eliseu a ouviu e lhe disse o que Deus desejava que ela fizesse. Ela ouviu e fez o que Eliseu mandou. Deus a abençoou por confiar em Sua palavra e multiplicou seu azeite. Ela vendeu o azeite, pagou as dívidas, e os filhos não foram vendidos como escravos.
Esta lição fala sobre comunidade. A mulher, seus filhos e Eliseu são membros da comunidade – comunidade de Deus – a família de Deus. Pessoas na família de Deus ajudam umas às outras, justamente como Ele enviou Eliseu para ajudar a viúva. Deus nos abençoará ao ajudarmos outros em Sua família.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Dar para os vários auxiliares da classe certa quantidade de copos descartáveis e pedir que fiquem em vários pontos da sala. Encher uma jarra opaca ou outro recipiente grande com água. Quando a história mencionar que a viúva estava coletando jarras, pedir que as crianças vão até os auxiliares e digam: “Por favor, você pode me dar mais vasilhas?” As crianças podem levar um copo descartável e colocar sobre a mesa. Usar a jarra ou o recipiente para mostrar que o azeite da mulher não acabava. Se necessário, pedir que um auxiliar escondido atrás de um biombo ou cortina encha sempre de água o recipiente. Ao contar a história, usar os objetos e permitir que as crianças a encenem. Uma viúva pobre veio a Eliseu com lágrimas nos olhos.
– Meu marido era um bom homem que amava a Deus – disse a viúva. – Mas, então, morreu.
E as pessoas para quem ele devia algum dinheiro dizem que, se eu não pagar a dívida, elas vão tomar meus dois filhos para serem seus escravos!
– Como posso ajudá-la? – perguntou Eliseu. – Diga-me, o que você tem em casa?
– Nada! – respondeu a viúva. – Não tenho nada senão uma vasilha com um pouco de azeite.
Eliseu pensou na necessidade da mulher.
– Vá a todos os seus amigos e vizinhos – disse ele, bondosamente – e tome emprestadas todas as vasilhas vazias que conseguir. Então, vá para casa e feche a porta. Depois, despeje o azeite da sua vasilha em todas as vasilhas emprestadas.
A viúva olhou para Eliseu. Ele acenou com a cabeça. Era uma coisa estranha o que ele havia pedido para ela fazer, mas ela o faria. A mulher confiava em Eliseu e confiava em Deus. A viúva foi de casa em casa em sua vizinhança. Pediu a todos com quem falava se lhe emprestaria todos seus jarros vazios. Seus filhos a ajudavam a transportar os jarros para casa. [As crianças encenam sua parte.] A mulher e seus filhos encheram a casa de jarros vazios. Então, a mulher fechou a porta. Os meninos olhavam para a mãe com assombro. O que aconteceria a seguir? A mulher pegou sua vasilha de azeite e cuidadosamente começou a despejar azeite nos jarros emprestados. Ela continuou despejando azeite até que o primeiro jarro ficou cheio. A mulher sorriu para seus filhos e se voltou para o segundo jarro emprestado. Novamente começou a despejar o azeite nele. Logo o segundo jarro estava cheio, e o terceiro, e o quarto. Ela despejava e despejava. Logo perdeu a conta de quantos jarros já enchera. E continuou a despejar azeite em uma vasilha após outra até todas elas estarem cheias. [Demonstrar isso.] Quando não havia mais vasilhas para encher, ela correu ao encontro de Eliseu.

image

– Eu fiz exatamente o que você mandou! – disse ela, quase sem fôlego. – Tomei emprestadas todas as vasilhas e jarros possíveis. Despejei azeite de minha vasilha até todos os jarros estarem cheios! Então o azeite parou de correr. Agora, todos eles estão cheios de azeite! Eliseu deu um sorriso e disse:
– Vá, venda o azeite. Você terá dinheiro suficiente para pagar as dívidas de seu marido. E sobrará dinheiro para você e seus filhos viverem. A viúva louvou e agradeceu a Deus por cuidar dela. Agradeceu-Lhe pelo milagre do azeite. Agradeceu-Lhe porque Eliseu e bons vizinhos cuidaram dela. Deus também deseja que sejamos bons amigos e vizinhos. Ele deseja que cuidemos dos outros.

Analisando
Dar tempo para respostas. O que vocês acham que a viúva sentiu quando pensou que ia perder os filhos? Como vocês acham que ela se sentiu após ter enchido algumas vasilhas de azeite e o azeite ainda continuar fluindo? Como vocês teriam se sentido? Como os amigos dela e vizinhos a ajudaram? Como os filhos dela a ajudaram? Como vocês podem ajudar os outros? Lembram de nossa mensagem? Vamos dizê-la juntos:
OS FILHOS DE DEUS CUIDAM UNS DOS OUTROS.

Encerramento
Orar para que durante a semana as crianças procurem maneiras de ajudar as pessoas. Lembrá-las de no próximo sábado trazerem os itens para o projeto comunitário.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).

08

07

Digitalizar0038

Filho Favorito

Lição 9 Primários 28 de agosto de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Amem-se uns aos outros como Eu os amei.” João 15:12, NVI.

Resumo da Lição
Jacó amava a José mais do que aos outros filhos. Por isso, os irmãos de José o odiavam. José contava seus sonhos aos familiares. Eles o acusavam de pensar que governaria sobre eles.
Um dia, Jacó enviou José para ver como estavam seus irmãos que apascentavam ovelhas longe de casa. Os irmãos tramaram matá-lo, mas Rúben os convenceu a jogá-lo em um poço seco. Mais tarde, eles o venderam a uma caravana de mercadores midianitas que estavam se dirigindo ao Egito. Eles borrifaram sangue de ovelha na bela capa de José para convencer o pai de que ele morrera.
Esta lição fala sobre comunidade. Maus sentimentos para com outras pessoas prejudicam ou destroem relacionamentos tanto no lar como na escola ou na igreja. Uma das principais características da comunidade cristã é que seus membros amam genuinamente uns aos outros (ver João 13:35).

Decoração da Sala
Sugestões para flanelógrafo ou quadro de anúncios incluem: (1) abaixo das palavras “Amemse uns aos outros”, colocar gravuras (papel ou feltro) de membros da família fazendo coisas juntos; (2) expor cenas (de feltro) da vida de José; (3) abaixo das palavras “Perdoado para perdoar”, colocar uma ilustração grande da capa de José (ver item “B” das Atividades Preparatórias); pintar as listas e escrever o Verso Para Decorar em letras bem legíveis.

Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Montagem do cenário: Antes de começar, com os cartõezinhos virados para baixo, deixar que as crianças escolham o nome de um dos irmãos mais velhos de José para representar cada um deles enquanto a história é contada. Escolher crianças para representar José e os mercadores.
(Ajustar de acordo com o tamanho da sua classe). Providenciar os devidos “adereços”. À medida que contar a história, usar o material apropriado. Colocar José no poço no momento  que o mencionar. José tinha onze irmãos – dez mais velhos e um mais novo. Os irmãos mais velhos não gostavam dele. [José fica sozinho a um lado. As crianças que têm os cartõezinhos com os nomes dos dez irmãos ficam juntas a certa distância de José, de cara feia, agindo como se estivessem evitando a companhia dele.] Eles o deixavam fora das brincadeiras que faziam. Não o levavam junto com eles quando saíam para algum lugar. Não gostavam de ficar perto dele. José era o filho favorito do pai Jacó. O pai deles sempre lhe dava os melhores presentes. Quando o pai Jacó lhe deu uma capa nova de várias cores, os irmãos ficaram com muita inveja. Eles não achavam que José merecia coisas melhores do que as que eles tinham. Os irmãos de José também o achavam orgulhoso. Isso fazia com que ficassem mais zangados ainda. [Os dez irmãos continuam mantendo a carranca e evitando José.] Certa vez, Deus deu a José um sonho em que ele e seus irmãos estavam amarrando feixes de trigo no campo. [Mostrar o feixe ou figura.] De repente, todos os feixes de seus irmãos se curvaram diante do seu feixe. [Mostrar sol, lua e estrelas.] Em outra ocasião, ele sonhou que o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante dele. O pai dele perguntou:
– Será que isso significa que um dia você vai governar até sobre mim e sua mãe?
Os filhos mais velhos de Jacó muitas vezes levavam as ovelhas do pai para longe em busca de boas pastagens. [Os dez irmãos saem com seus cajados, varas ou bengalas.]
Eles gostavam de sair sozinhos sem um irmão mais novo para aborrecê-los. Mas, um dia, Jacó pediu que José fosse à procura deles para ver se estavam bem. [José anda na direção dos irmãos usando sua “capa” de várias cores.] Vestindo sua capa nova de várias cores, ele saiu para procurar seus irmãos. Eles o viram quando vinha ainda longe. [Os dez irmãos fazem carranca e mostram os pulsos cerrados.]
– Lá vem aquele sonhador! – disseram eles. – Vamos matá-lo.
Eles estavam sozinhos com as ovelhas. Ninguém ficaria sabendo acerca do que fizessem.
Rúben, o irmão mais velho, não concordou. [Rúben faz uma carranca e acena negativamente com a cabeça.]
– Não vamos matá-lo. Podemos jogá-lo em um desses poços secos.
Os poços secos eram buracos fundos feitos na terra para armazenar água. Rúben sabia que José não seria capaz de sair dali. Os irmãos poderiam amedrontar José, deixando-o ali no poço.
Rúben não queria que matassem José. Planejou secretamente vir mais tarde e ajudar José a sair do poço. E então o levaria de volta ao pai.
Quando José chegou, que surpresa o aguardava! Seus irmãos não o cumprimentaram. Eles o agarraram e o jogaram dentro do poço! [Os dez irmãos tiram a capa de José e o jogam no “poço”.] Então, Rúben saiu dali por algum tempo. [Rúben vai para o outro lado da sala.]
Antes de Rúben voltar, passou por ali uma caravana de mercadores. [Mercadores enfileirados atravessam a sala passando perto dos nove irmãos.] E os nove irmãos de José o venderam àqueles homens. Ele seria escravo deles. [Os nove irmãos tiram José do “poço” e agem como se o estivessem vendendo aos mercadores. Estes pegam José pelo braço e o forçam a andar. José anda de cabeça baixa, com semblante triste.]
Então, eles mataram uma ovelha e sujaram a bela capa de José com o sangue. Diriam ao pai que José fora morto por algum animal selvagem. [Rúben retorna e os irmãos fingem estar sujando
de sangue a capa de José.]
José estava viajando para o Egito. Ficaria longe de seu pai e de sua bela capa. O pai de José e a bela capa ficaram para trás. [José de cabeça baixa mostra semblante triste enquanto se retira com os mercadores.]

Jesus pede que amemos nossos irmãos e irmãs. Ele diz isso por algum motivo. Nossa família fica desunida quando não amamos uns aos outros. Jesus não quer que Sua família – a igreja – fique
desunida. Ele nos ajudará a amar nosso lar e nossa família da igreja.

Aplicação da Lição
Pensando e Orando
Pensem em alguma coisa que faz vocês terem inveja de alguma pessoa da família da igreja ou de fora. (Dar algum tempo para as crianças pensarem.) Agora peçam que Deus tire a inveja do seu coração fazendo uma oração silenciosa.
Ler juntos João 13:34 e 35. (Depois pedir que uma criança leia em voz alta.) Comentar o texto conforme a necessidade. Então dizer: Vamos todos juntos fazer a seguinte oração: “Senhor, me ajuda a amar como me amaste, para que outros saibam que realmente pertenço à Tua família. Amém.”

Encerramento
Orar para que Deus ajude cada membro da classe a amar sua família da igreja, e que Ele tire do coração de cada um a inveja e outros sentimentos ali existentes que possam demonstrar falta de amor.

Paulo, o Missionário

Lição 9 Juvenis 28 de agosto de 2010

Verso Para Memorizar
“Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.” Efésios 2:13.

Resumo da Lição
Paulo se encontrou com Priscila e Áquila em Corinto. Eles trabalharam juntos fabricando tendas, e Paulo pregava na sinagoga a cada sábado. Os líderes judeus se irritaram com Paulo e ameaçaram sua vida. Daí em diante, Paulo tomou a decisão de pregar aos gentios.
Depois de batizar Crispo e sua família, Paulo recebeu uma mensagem de Deus, dizendo que havia outros cristãos na cidade. Ele ficou 18 meses servindo a essa pequena congregação.
Esta é uma lição sobre comunidade. Onde quer que moremos, experimentamos barreiras em nossa comunidade. As barreiras podem ser físicas, separando certas áreas de outras, ou podem ser barreiras invisíveis, causadas pelo preconceito. Através de Jesus podemos remover essas barreiras e sermos unidos.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
O preconceito e a discriminação não são coisas novas. Quando Paulo estava pregando o evangelho, encontrou muito preconceito, tanto de judeus como de gentios. Na lição de hoje, vamos estudar os conselhos de Paulo sobre a união.

Vivenciando a História
Dividir Atos 18 em três partes: versos 11-13; 13-18; 19-22. Dividir a classe em três grupos, providenciar para que cada um deles tenha um coordenador adulto, se possível. Pedir que cada grupo leia junto os versos que lhes foram designados.
Depois, cada grupo deverá escolher pelo menos uma das atividades a seguir: (1) compor uma música sobre o Verso Para Memorizar da semana, ou sua essência, ou ponto principal; (2) criar uma encenação que demonstre a aplicação do texto bíblico nos dias de hoje; (3) criar um jogo ou teste que ajude a classe a compreender o texto lido.
Permitir que os alunos façam a atividade escolhida e depois apresentem os resultados. Eles devem ler para a classe os versos que lhes foram designados e apresentar a criação do grupo.
Nossa mensagem de hoje é:
O AMOR DE DEUS NOS INCENTIVA A ACEITAR O PRÓXIMO.

Aplicação da Lição
Ser ou Não Ser um Amigo
Ler para a classe a situação a seguir:
Ronald é novo na área. Você já o viu na escola algumas vezes. Ele não se encaixa em seu grupo de amigos. Suas roupas são diferentes e ele fala com um forte sotaque. Seus amigos zombam
dele quando ele não está olhando. Você chega atrasado à aula e seu professor pede que você faça um projeto com o Ronald. Você percebe todos os seus amigos rindo de você. Mas, enquanto trabalha com ele, descobre que esse novo aluno tem ótimas ideias, e é um “cara” divertido. Você até gosta dele, mas sabe que, se for simpático com ele, após a aula seus amigos ainda continuarão não falando com Ronald e deixarão de falar com você.

Analisando
Como você lidaria com esta situação? O que você diria a Ronald para aliviar a mágoa desta situação? Que critério Jesus usou para aceitar/amar alguém? Como podemos ser mais semelhantes a Jesus em nosso relacionamento com os outros?
Repitam comigo a mensagem central desta semana:
O AMOR DE DEUS NOS INCENTIVA A ACEITAR O PRÓXIMO.

Partilhando a Lição
Destruindo Muros
Desmontar uma caixa de papelão e criar um muro dentro da classe. Pedir que os alunos usem canetinhas coloridas para escrever todas as evidências de barreiras que se lembrem. Depois, do outro lado do “muro”, escrever um antídoto para cada uma das barreiras que existem entre as pessoas ou grupos de pessoas, ou para cada forma de preconceito.

Analisando
Incentivar cada aluno a se comprometer a quebrar uma barreira esta semana, como por exemplo, falando com alguém que normalmente ignora.
Quando trabalhamos em parceria com Jesus, o preconceito não tem lugar em nossa vida.
Qual é a mensagem central desta semana?
O AMOR DE DEUS NOS INCENTIVA A ACEITAR O PRÓXIMO.

Encerramento
Pedir a Deus que remova quaisquer barreiras de seu coração (o seu e dos alunos). E que os ensine a amar e aceitar os outros como eles são.

Ergam a Cabeça

Lição 13 dos Adolescentes 28 de agosto de 2010

Texto Bíblico: Lucas 21:7-28.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 16 e 17.
Verso Bíblico: Lucas 21:25-28.

I. SINOPSE
O período entre a Reforma até o início do movimento adventista foi uma época de abertura e estudo da Bíblia em que Deus revelou
a verdade a respeito do tempo do fim.
A lição desta semana tem como objetivo comemorar o grande empenho dos pioneiros e de todos os líderes que ansiaram pela breve volta de Jesus. Nos capítulos 16 e 17 de O Grande Conflito, encontra-se um lindo resumo dos pensamentos e esperanças daqueles que aguardaram com grande expectativa o retorno do nosso Senhor. A história relatada em Lucas 21:7-28 (e Mateus 24:3-30) em que os discípulos perguntaram a Jesus: “Mestre, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal de que elas estão prestes a acontecer?” apresenta advertências, como também esperança para os discípulos modernos. Jesus disse: “Cuidado para não serem enganados. Pois muitos virão em Meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ‘O tempo está próximo’. Não os sigam. Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente.” Os terríveis sinais que marcam a breve volta de Jesus estão claramente acontecendo ao nosso redor, mas não devemos ter medo nem desanimar. Cristo nos disse para “erguermos a cabeça” e vivermos como se Ele estivesse voltando hoje. O desafio da lição desta semana é responder à pergunta que os reformadores e os “Arautos da Manhã” tentaram responder a cada dia: “O que significa ‘estar pronto’ para a segunda vinda de Cristo?” Estar pronto significa aproveitar cada minuto para partilhar com alegria a mensagem de esperança do breve retorno de Cristo.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Assim como Phillip Bliss, ao nos conscientizarmos da breve volta de Cristo, tudo o que acontece na Terra passa a ter um significado especial.
Leia as palavras de Cristo a respeito dos eventos que ocorreriam no tempo do fim. Esteja atento às Suas advertências e guarde em seu coração as palavras de esperança do Mestre.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. Há muitas histórias e referências bíblicas a respeito da segunda vinda. Precisamos, porém, refletir também sobre o que devemos fazer enquanto esse dia tão especial não chega. Sabemos que o medo e a culpa não motivam ninguém a “estar pronto” por muito
tempo. Ao ensinarmos essa lição aos jovens de nossa classe, devemos ter em mente o contexto desse texto de Lucas, como também do relato encontrado em Mateus 24. O contexto dos “sinais do fim” tanto em Lucas quanto em Mateus é a pergunta: “Qual será o sinal?” Note que a palavra sinal está no singular, ou seja, os discípulos referiram-se apenas a um sinal. A longa lista de acontecimentos mencionados por Cristo (terremotos, fome, guerras, falsos profetas, queda das estrelas, etc.) é considerada uma relação dos sinais da volta de Cristo, mas preste atenção nas palavras claras de Jesus: “É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente” (Lucas 21:9). “O sinal” foi revelado de forma explícita no momento em que Jesus profetizou: “Então aparecerá
no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da Terra se lamentarão e verão o filho do Homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.” Mateus 24:30. O relato de Lucas diz que: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. [...] Então se verá o Filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória.” Lucas 21:25. Assim, chegamos à conclusão de que há um sinal – a volta de Jesus –, mas que os eventos que ocorrerão antes desse dia também são considerados “sinais”. O importante é estar alerta. “Estar pronto” para a volta de Jesus é um tema muito importante, assim como o conhecimento de todos os sinais e maravilhas que acontecerão antes desse dia glorioso. Note que em Mateus 25 encontramos o que significa “estar pronto” por meio de três parábolas contadas por Jesus.
A Parábola das Dez Virgens (Mateus 25:1-13).
A Parábola dos Talentos (Mateus 25:14-30).
A Parábola das Ovelhas e dos Bodes (Mateus 25:31-46).

Leia o capítulo 17 do livro O Grande Conflito. Ali você encontrará a descrição de sinais específicos que já se cumpriram ao longo da
história e uma fonte de exemplos da tendência humana de “adormecer” espiritualmente enquanto espera a promessa de Cristo se concretizar. É muito importante falar aberta e sinceramente com os alunos a respeito do fato de Jesus ainda não ter voltado. Não cabe a nós adivinharmos ou tentarmos marcar uma data para a volta de Cristo. Fomos chamados para nos prepararmos para esse dia.

III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Instrua os alunos a confeccionarem placas de sinais (como as placas de sinais de trânsito) relacionadas à segunda vinda. Porém, os alunos não deverão fazer sinais que representem os eventos, mas sinais que descrevam os filhos de Deus que enfrentarão os últimos acontecimentos. Qual será a atitude dos fiéis no final dos tempos? Quais serão as suas qualidades? De que maneira as outras pessoas os enxergarão? Por exemplo, os alunos poderão confeccionar um sinal de “PARE” que contenha as seguintes palavras: “Pare – e descanse”, pois os fiéis do tempo do fim serão pessoas que guardarão os mandamentos de Deus, de acordo com Apocalipse 14:12. Poderão também confeccionar um sinal de limite de velocidade que apresente a seguinte mensagem: “70 x 70” – os filhos de Deus são pessoas que sabem perdoar e são orientadas por Sua graça. Ao final, peça para os alunos apresentarem os sinais e as suas ideias para a classe.

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Jesus está voltando. Ele assim nos garantiu. No entanto, muitas vezes o povo de Deus se cansa de esperar e cai num profundo sono espiritual. A história revela que é muito fácil nos esquecermos da realidade da segunda vinda. Como podemos nos manter atentos? Como podemos viver com a cabeça erguida? Os sinais são claros e aqueles que prestam atenção sentem que as coisas não podem ir muito mais longe – porém, não sabemos quanto tempo ainda resta. Fomos advertidos a ficarmos alertas, pois nos últimos dias apareceriam “escarnecedores”. É importante estarmos preparados e aguardarmos o Senhor Jesus com alegria, pois em breve Ele voltará para nos levar para o eterno lar. Devemos aguardar o Mestre vivendo de acordo com a
Sua vontade e partilhando com o próximo a maravilhosa promessa de Sua volta. Cristo nos concedeu informações mais do que suficientes a respeito do tempo do fim, porém não revelou a data exata de Seu regresso. Por isso, não devemos nos concentrar em descobrir o dia ou a hora de Sua volta, mas, sim, em fazer aquilo que Ele deseja que façamos enquanto  retivermos aqui na Terra.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Avaliando e Refletindo
Os alunos são muito beneficiados ao ser incentivados a avaliar e a refletir sobre determinadas citações ou pensamentos. Uma ótima oportunidade de fazer isso é trazer para a classe citações e pensamentos previamente selecionados que agucem o raciocínio e incentivem os alunos a refletir. Instrua os alunos a escolherem a  citação ou o pensamento que mais gostaram. Isso fará com que avaliem e reflitam na mensagem com que mais se identificaram. Outra maneira excelente de fazer com que os alunos reflitam ainda mais e participem da discussão é incentivá-los a partilhar com a classe o que mais lhes atraiu a atenção em relação à citação ou ao pensamento escolhido.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Adoração Infantil

Vitaminas

Verso para Memorizar: “Guardei no coração a Tua palavra para não pecar contra Ti.” Salmos 119:11

Materiais
Bíblia, frasco com vitaminas.

Lição Objetiva
A Palavra de Deus nos ajuda a sermos fortes, obedecendo a Deus e cumprindo Sua vontade. Hoje iremos falar a respeito de algumas coisas que nos podem ajudar a crescermos fortes.
Mostre o frasco de vitaminas. Leia os nomes das vitaminas em voz alta. Por que as pessoas tomam vitaminas? Como somos ajudados quando tomamos vitaminas ou comemos alimentos com muitas vitaminas? (Permitir respostas.) (As vitaminas nos ajudam a permanecermos saudáveis. Ajudam nosso corpo a

image

crescer forte.) Que outras coisas nos podem ajudar a sermos fortes e saudáveis? (Permitir respostas.) Fazer exercícios, descansar bem, tomar água, etc. Muito bem, tudo isso nos ajuda a sermos fortes e saudáveis fisicamente. A Bíblia nos ensina o que também podemos fazer para sermos espiritualmente saudáveis, quando obedecemos ao que Deus nos pede. Leia o Salmo 119:11 em voz alta. O que esse verso diz que deveríamos fazer? Exato, guardar as palavras ou os mandamentos de Deus em nosso coração. Fazer dos mandamentos de Deus nossa vitamina espiritual! Foi isso o que Andreza fez.

História
Andreza tem doze anos e é uma adolescente que se destaca por sua dedicação e seu compromisso para com a salvação de outras pessoas. Ela vive em Araguaína, onde atua como professora da Escola Sabatina dos Primários e dirige dois Pequenos Grupos. Além disso, dá estudos bíblicos a outros adolescentes de sua idade. Quando tinha apenas 10 anos, começou a ensinar na Escola
Sabatina e depois de assumir essa função na igreja que frequenta,
sempre assiste às reuniões trimestrais que se destinam a capacitar professores para crianças e adolescentes.
Andreza herdou de sua mãe o espírito missionário. Além disso, ela é muito companheira de sua mãe, com quem forma uma dupla missionária, realizando um trabalho intenso e diferente. Juntas, elas vão de casa em casa, cantando e evangelizando as famílias da região onde vivem. A mãe fica com os adultos e Andreza atende as crianças. Por todas as partes elas dão estudos bíblicos a adultos e crianças.
Quando foi iniciado o Pequeno Grupo e sua mãe ficava com os adultos, surgiu na Andreza o desejo de paralelamente ficar com as crianças dos vizinhos que vinham para a reunião. Elas estão muito motivadas com a formação de novos líderes a fim de poderem formar outros Pequenos Grupos. Atualmente, a Andreza estuda a Bíblia com sete crianças e quatro adolescentes que já foram batizados como resultado do trabalho de seu Pequeno Grupo.
Será que a Andreza está guardando a Palavra de Deus em seu coração? Claro que sim! Você também pode fazê-lo. A Bíblia diz que Deus usou e que usará as crianças para propagarem Sua mensagem. Você também gostaria de ser um instrumento nas mãos do Senhor para levar outras pessoas ao reino dos céus?
Se esse for o seu desejo, Deus lhe dará as forças e a coragem necessárias por meio de Sua Palavra. Oremos. (Ore pelas decisões tomadas pelas crianças.)

O Garoto Está Vivo!

Lição 7 Jardim da Infância 14 de agosto de 2010

VERSO PARA DECORAR
“O Senhor […] protege os que nEle confiam.” Naum 1:7, NVI.

image

Resumo da Lição
Deus enviou Elias a uma viúva que o alimentou, quando não havia alimento nem água suficientes durante um longo período de fome. Enquanto Elias permaneceu ali, o filho da viúva ficou doente e morreu. Ela ficou muito triste e contou a Elias o que aconteceu.
Elias pegou o menino e subiu para seu quarto e o colocou em sua cama. Ele se deitou sobre o corpo do menino e orou. Deus ouviu a oração de Elias e o menino ressuscitou. A viúva se alegrou e disse que agora sabia que Deus falou através de Elias. Esta lição fala sobre graça. A viúva e seu filho pertenciam a Deus. Ele cuidou de sua felicidade. Da mesma forma como a viúva ajudou Elias, Deus lhe mostrou Sua graça restaurando-lhe o filho à vida. Nós também pertencemos a Deus, e Ele também cuidará de nós.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: Elias, filho da viúva (opcional), viúva (opcional)
Com antecedência, pedir que um adulto se vista com o traje de Elias e conte a história.
Recapitular a história da semana anterior para que as crianças se lembrem de que Deus cuidou de Elias, da viúva e do filho dela ao prover azeite e farinha para todos. Se for possível, usar os recipientes de azeite e farinha usados no sábado passado.

Para um grupo maior, Elias pode contar uma história com a ajuda de uma “viúva” e de um “filho” da própria classe. Para grupos menores, dividir as crianças em pares (um filho e uma viúva) e pedir que se vistam com roupas dos tempos bíblicos e encenem a parte da história do filho morrendo (encenar o menino morto) e a viúva chorando. (Toalhas de rosto fazem bons turbantes.) Para cada grupo feito, Elias deve orar na frente da criança para que ela retorne à vida.
– Olá, meus amiguinhos! Eu sou Elias. Vocês se lembram de como Deus me guiou até uma viúva, na cidade de Sarepta? Eu já estou aqui há algum tempo. Estou hospedado em um pequeno quarto no andar superior da casa da mulher viúva. É bem mais confortável do que ficar acampado junto ao riacho de Querite.
Ainda não choveu, pois as pessoas ainda estão adorando o ídolo Baal. As pessoas por todos os lugares estão com fome. Mas na casa da viúva sempre há alimento, pois o Senhor prometeu que faria isso.
Diariamente, quando a viúva olha dentro de sua vasilha, ela encontra farinha para fazer pão.
E, cada dia, quando olha dentro de seu recipiente de azeite, encontra azeite. Todos os dias nós agradecemos a Deus por cuidar de nós.
A viúva tem um filho. Eu gosto dele. Algumas vezes, brinco com ele ou lhe conto histórias sobre Noé e seu grande barco.
Um dia, porém, o menino não se sentiu muito bem. A mulher pegou o filho ao colo e o acariciou.
Ela lhe deu água fresquinha para beber. Ela cantou cânticos suaves para ele. Mas seu filho piorava cada vez mais. Sua mãe fez tudo que pôde para ajudá-lo, mas ele morreu.
A viúva me procurou e me disse:
– Por que aconteceu isso?
As lágrimas escorriam-lhe pela face. Eu tentei consolá-la.
Finalmente, pedi que ela me entregasse o garoto. Eu o levei para cima, até meu quarto, e o coloquei em minha cama. Então, comecei a orar com muita fé. Eu disse a Deus o quanto a mãe do garoto havia sido bondosa para comigo. Ela me alimentara e deixara que eu ficasse em sua casa. Ela amava seu filho e precisava dele.
Deus me disse para eu deitar sobre o garoto. Eu fiz isto e continuei orando. Então, me levantei e andei pelo quarto. Novamente me deitei sobre o garoto e orei para que Deus o trouxesse de volta à vida.
Três vezes fiz aquela oração.
Após a terceira vez, o garoto voltou a respirar. Ele voltara à vida! Fiquei tão feliz que gritei de alegria. Eu o peguei pela mão e desci as escadas com ele e gritei para a mãe: – Venha ver! Seu filho está vivo!
A viúva deu um forte abraço no filho. Ela se sentou e tomou sua face entre as mãos. Ela olhou para os olhos do filho. Ela sorriu. Sorriu e chorou de alegria ao mesmo tempo. Ela me agradeceu e agradeceu a Deus. Sabia que Deus a amava e que havia tomado conta deles, e que Ele sempre cuidaria deles. Eu sei que Deus também sempre cuida de mim. E Ele sempre cuidará de vocês.

Encerramento
Orar pelas pessoas para quem as crianças enviarão os cartões, pedindo especialmente que Jesus cuide delas. Lembrar às crianças que devem orar por aquelas pessoas todos os dias.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).

Pesado Demais Para Flutuar

Lição 7 dos Primários 14 de agosto de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão.” Mateus 7:7, NVI.

image

Resumo da Lição
A escola dos profetas precisava de instalações maiores. Os alunos se reuniram com Eliseu e examinaram suas necessidades. Ele foi com eles às margens do rio Jordão para cortar troncos de árvores a fim de construir um novo edifício. Enquanto trabalhavam, o ferro do machado emprestado que um jovem estava usando saiu do cabo, caiu na água e afundou. Ele clamou por ajuda. Eliseu foi ver o lugar onde o ferro caiu. Então, jogou um pau na água e o ferro do machado flutuou na superfície da água, podendo assim ser recuperado.
Esta lição fala sobre graça. A história do machado que flutuou nos faz lembrar de que Deus Se preocupa com qualquer problema que enfrentamos, seja ele grande ou pequeno. Pede que levemos a Ele tudo que nos deixa preocupados. Ele cuidará disso da maneira que for melhor para nós.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Com antecedência, colocar o “machado” no fundo da bacia com água. Colocar uma pedra ou algum outro objeto pesado sobre ele para que não flutue. Durante a história, ao descrever que um pau foi jogado na água, empurrar o peso para um lado de modo a fazer o “machado” flutuar.
Palavras: Ações:
machado ou ferro do machado dizer Tunc! Tunc!
Eliseu dizer homem de Deus
Se a Atividade Preparatória A foi feita na classe, dizer: Lembram-se de nossa experiência no início do programa de hoje, descobrindo coisas que flutuam e outras que não flutuam? (Sim.) Repetir a experiência com uma pedrinha e um pauzinho. Nossa história de hoje é sobre um machado que flutuou.
Certo dia, alguns rapazes que estudavam em uma escola especial dos profetas ouviram boas notícias. O profeta Eliseu [homem de Deus] estava vindo visitá-los. Eles poderiam conversar com ele e aprender com ele. E podiam contar-lhe que o edifício onde estavam ficando estava se tornando muito pequeno. Precisavam de um edifício maior.
Quando o profeta Eliseu [homem de Deus] chegou, eles conversaram com ele a respeito do assunto. Eliseu [homem de Deus] compreendeu, e concordou. Assim, separaram um dia especial para ir até as margens do rio Jordão. Ali cortariam troncos de árvores para construir a nova escola. Eles pediram que Eliseu [homem de Deus] fosse com eles. Um dos moços tomou emprestado um machado [Tunc! Tunc!]. Ele também desejava ajudar a construir o novo edifício da escola. Naquele dia, ele alegremente se uniu ao grupo de trabalho junto ao rio. Alguns derrubavam as árvores, outros as transformavam em tábuas. O profeta Eliseu [homem de Deus] trabalhava junto com eles. Enquanto trabalhavam, o profeta falava sobre o amor e cuidado de Deus.
Então, de repente, algo aconteceu. O moço com o machado [Tunc! Tunc!] emprestado, levantou-o ao ar. Mas, desta vez, o ferro do machado [Tunc! Tunc!] saiu do cabo e voou pelos ares!
Com um “splash!”, afundou na água do rio!
– Ai! meu senhor! – exclamou o moço. – O machado [Tunc! Tunc!] era emprestado! Eu não tenho como pagar por ele.
Seus amigos vieram correndo. Todos ficaram olhando para a água escura. Eliseu [homem de Deus] se apressou até a beira do rio. Mas ele também não conseguia ver o machado [Tunc! Tunc!] perdido na água.
– Onde caiu? – perguntou Eliseu [homem de Deus]. Tudo que o moço podia fazer era apontar para o lugar onde o machado [Tunc! Tunc!] caíra. Eliseu [homem de Deus] sorriu, voltou-se e olhou para as árvores ao redor. Encontrando um galho que parecia adequado, cortou um pedaço dele. Voltou até a beira do rio e jogou aquele pau onde o moço apontara.
O pau caiu na água com um suave “splash”. Então, bem devagar, o pau e o ferro do machado [Tunc! Tunc!] subiram até a superfície da água. [Fazer o “machado” na bacia de água flutuar.]
Todos suspiraram aliviados. Mas quem deu o maior suspiro foi o rapaz que perdera o machado [Tunc! Tunc!], pois poucos minutos antes se sentia fracassado.
Através de Eliseu [homem de Deus], Deus aproveitou aquele incidente para realizar um milagre.
Ele fez com que aquele dia comum se tornasse um dia inesquecível.
No fim do dia, todos os rapazes voltaram cansados para a escola, mas entusiasmados. Conversaram com Eliseu [homem de Deus] sobre o que acontecera. Tinham mais certeza do que nunca de que Deus os amava e cuidava deles. Agora compreendiam que não existe problema grande demais nem pequeno demais para colocarmos nas mãos de Deus.

Encerramento
Cantar “Meu Deus é Tão Grande” (ver p. 111, CD faixa 2). Convidar as crianças a entregarem seus problemas a Deus todos os dias.

image

Tem Perfume no Ar…

Lição 7 Juvenis 14 de agosto de 2010

Verso Para Memorizar
“Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. [...] Nós amamos porque Ele nos amou primeiro.” 1 João 4:16, 19.

Resumo da Lição
Jesus curou Simão fisicamente, mas ele ainda não estava curado no nível espiritual. Simão preparou uma grande festa, com Jesus e Lázaro como convidados de honra. Maria entrou silenciosamente na festa e começou a lavar os pés de Jesus com lágrimas e perfume, secando-os com seu próprio cabelo. Simão sentiu-se ultrajado e queria que Jesus condenasse aquela mulher. Mas, em vez disso, Jesus apontou gentil e discretamente o pecado de Simão, e disse que Maria aparentemente fizera muito mais coisas erradas, mas ainda assim demonstrara maior amor. A bondade de Jesus tocou o coração de Simão e ele se tornou um fiel seguidor do Mestre.
Esta lição fala sobre graça. Maria experimentou a graça cada uma das sete vezes que Jesus expulsou os demônios de seu corpo. Finalmente, ela permitiu que o Espírito Santo passasse a usá-la. Através de sua expressão de amor, Jesus pôde estender Sua graça também a Simão.

Dinâmica

B. Descobrindo o Cheiro
Com antecedência, mergulhar as bolas de algodão em líquidos fortes: água sanitária, ketchup, vinagre, antisséptico e perfume. Colocar as bolas de algodão em pequenos potes de plástico (ou vidro) fechados, para manter o cheiro. Numerar os potes. Dar aos
alunos papel e caneta. Pedir que cheirem cada pote e escrevam no papel a substância que eles acham que é. Quando todos tiverem terminado, ler as respostas e parabenizar os alunos que tiverem acertado mais.

Analisando
Qual desses cheiros lembra o amor de Deus? (Aceitar as várias respostas; incentivar “o mais doce” ou o “mais forte” como respostas.) Vamos ler juntos 1 João 4:16, 19. (Procurar o texto na Bíblia e ler com os alunos.) Que cheiro tem uma bola de algodão seca? (Nada; cheira como aquilo com o que foi guardada.) Qual é o nosso “cheiro” quando estamos sem o amor de Deus? (Aquilo com que temos estado, ou com o que passamos tempo.) Como podemos espalhar o amor de Deus aos outros? (Primeiro, nós mesmos precisamos estar transbordando do amor de Deus, só então os outros poderão recebê-lo de nós.) Deus supre tanto a nossa necessidade de amar como a de sermos amados. A mensagem desta semana é:
O AMOR DE DEUS NOS MOTIVA A SER AMOROSOS.

Oração
Distribuir papel e caneta aos alunos e pedir que escrevam várias maneiras pelas quais experimentam pessoalmente o amor de Deus – diferentes maneiras pelas quais Deus demonstra Seu amor por eles. Quando terminarem, pedir que coloquem os papéis num envelope grande. Dar oportunidade para alguns voluntários tirarem um papel do envelope e ler para a classe. Ao final, agradeça a Jesus por sempre ter novas formas de demonstrar o quanto nos ama.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Oferecer uma bola de algodão para todos que quiserem. Caminhar pela classe e oferecer-se para borrifar um pouco de perfume nas bolas de algodão. O que vocês pensariam se no meio do seu almoço de sábado alguém começasse a colocar perfume em vocês? Qual seria o resultado? Em nossa história de hoje, alguém
abriu um frasco de perfume e começou a jogar perfume nos pés de Jesus, bem no meio de um banquete.

Vivenciando a História
Pedir a alguns voluntários que leiam Lucas 7:36-47. Após cada verso, parar a leitura e pedir aos alunos que fechem os olhos e digam o que veem, ouvem e sentem. Incentivar as respostas mais criativas. Tratar todas as respostas com respeito, mas evitar resvalar para brincadeiras bobas.

Analisando
O que Maria e Simão tinham em comum? O que tinham de diferente? Lembrem-se, a mensagem central desta semana é: O AMOR DE DEUS NOS MOTIVA A SER AMOROSOS.

Dinânica para Aplicação da Lição

Aplicação da Lição
Uma Cena Atual
Dividir os alunos em grupos pequenos. Pedir que cada grupo crie uma cena dos dias de hoje, mas semelhante à história de Maria, Jesus e Simão. Eles devem incluir a si mesmos na história.
(Exemplo: Um pode ser Simão, que está desconfiado de sua irmã, Maria, que parece estar ajudando o pai mais que o normal, após ter batido o carro da família.) Dar três a cinco minutos para criarem suas histórias.
Pedir que cada grupo conte sua história aos demais alunos da classe.


Analisando
Dar tempo para respostas. Como você se sente quando alguém o perdoa? Como se sente quando você tem que perdoar alguém que o magoou? O que torna possível a você perdoar alguém? (Aceitar o amor de Deus em nossos corações.) Deus supre tanto a nossa necessidade de sermos perdoados e amados, como também nossa necessidade de perdoar e amar aos outros. Repitam comigo a mensagem central desta semana:
O AMOR DE DEUS NOS MOTIVA A SER AMOROSOS.

Encerramento
Quando realmente acreditarmos e aceitarmos que Jesus sempre escolhe amar as pessoas através de nós, aceitaremos Seu amor e estaremos dispostos a sermos usados por Ele. Vamos agradecer a Jesus por todas as formas de amor que Ele demonstra por nós a cada dia.

Provado Pelo Fogo

Lição 7 dos Adolescentes 14 de agosto de 2010

Texto Bíblico: Romanos 1:8-17.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 13 e 14.
Verso Bíblico: 1 Tessalonicenses 5:16-18.

I. SINOPSE
Geralmente, as causas dos problemas que nos deixam para baixo são bem piores do que uma noite mal dormida. Quem sabe a mãe de alguém tenha sido diagnosticada de câncer e não tenha chance de chegar ao final do ano com vida. A solução não é apegar-se a uma fé superficial que diz: “Tudo bem, vamos continuar louvando a Deus e fingir que o câncer não é real.”
Não foi isso que Paulo e Silas fizeram em Atos 16:12-40. Trancados numa cela de prisão, eles não fingiram que estavam em um hotel luxuoso, tomando sorvete à beira da piscina. Em vez de fingir que aquela situação era irreal, eles escolheram enfrentá-la – mas, primeiro, reconheceram o poder de Deus. Um poder que é maior e muito mais sábio e repleto de amor do que eles mesmos ou a situação desafiadora que enfrentavam. Em Romanos 8:28, Deus nos assegura que tudo o que acontece conosco tem um propósito maior e divino. Talvez as situações que enfrentamos hoje sejam necessárias para o desenvolvimento de nosso caráter. Quem sabe a nossa experiência possa ajudar outra pessoa a fi nalmente confiar em Deus e tomar a decisão de aceitá-Lo como seu Salvador. As provações e as dificuldades que enfrentamos nos capacitam a compreender o sofrimento de outras pessoas que enfrentam situações semelhantes e, assim, tornamo-nos mais aptos a confortar e a fortalecer o próximo. Por todas essas razões, é muito importante lembrar que servimos a um Deus onisciente e
onipotente, que controla o Universo inteiro e que não permite que nada ocorra sem o Seu consentimento. Pode ser que você esteja enfrentando uma situação difícil, mas isso não muda o fato de que Deus ainda está no controle.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Louvar a Deus quando está tudo bem em nossa vida talvez não chame a atenção das pessoas ao nosso redor. Louvar, porém, a Deus quando nossa vida está envolta em dificuldades e incertezas, certamente fará com que as pessoas parem para refletir. Deus está sempre trabalhando em nossa vida. Sempre. Muitas vezes não conseguimos entender, e muito menos descobrir a razão por trás do que está acontecendo conosco. Vemos apenas o problema e não sabemos o porquê de não conseguirmos sair dele.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia revela que a Carta aos Romanos foi escrita em Corinto em algum momento do período de três meses que Paulo permaneceu ali. O apóstolo estava retornando à Palestina e levando consigo os donativos das igrejas da Macedônia e Acaia destinados aos irmãos pobres daquela região. Apesar de ter pregado em grandes cidades como Éfeso, Atenas e Corinto, Paulo ainda não tinha visitado e proclamado o evangelho na capital do império romano. Roma era a capital do império romano e os viajantes constantemente passavam por ali para ir a outras partes do reino. Quem sabe foi assim que a mensagem de Jesus Cristo foi disseminada pelo mundo inteiro. O texto bíblico de Romanos 1:17 na versão Almeida Revista e Atualizada diz: “A justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé.” Compare esse texto com as palavras “de
glória em glória” encontrada em 1 Coríntios 3:18 e as palavras “de força em força” de Salmo 84:7. A fé, ao ser exercitada, nos habilita a receber mais fé e assim por diante. Inicia-se, assim, o ciclo da vitória!

III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Recorte algumas folhas de papel ou de cartolina no formato de marca-páginas. Distribua entre os alunos e oriente-os a lerem os textos bíblicos abaixo:
Salmo 34:1
Salmo 16:8-9
Salmo 90:1-2
Os alunos deverão selecionar um dos textos bíblicos acima e escrevê-lo no marca-páginas. Providencie fitas e outros materiais de artesanato e instrua-os a decorarem o marca-páginas da forma como desejarem. Incentive-os a guardarem o marca-páginas na Bíblia ou em seu quarto e a lerem o verso escolhido toda vez que sentirem dificuldade de enxergar o amor e o cuidado de Deus em meio aos problemas.

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: “Durante a Revolta dos  Boxeadores na China em 1900, os rebeldes invadiram a sede de uma missão, bloquearam todas as entradas, exceto uma, onde colocaram uma cruz deitada ao chão. Em seguida, avisaram aos reféns que todos aqueles que pisassem na cruz seriam libertados com vida, mas aqueles que se recusassem a fazê-lo morreriam a tiros. Morrendo de medo, os primeiros sete alunos pisaram na cruz e foram libertados, mas a oitava, uma jovem, recusou-se a cometer o sacrilégio. Ajoelhando-se ao lado da cruz em oração, rogando forças do alto, levantou-se e caminhou cuidadosamente ao redor da cruz e posicionou-se em frente aos atiradores.
Fortalecidos pelo seu exemplo, todos os noventa e dois alunos restantes fizeram o mesmo e posicionaram-se em frente ao pelotão de fuzilamento.” – Today in the Word, fevereiro de 1989, p. 17.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Corrija com Amor (a) Você pode criticar o comportamento do aluno, mas nunca criticar o aluno.
(b) Nunca humilhe seu aluno. Há uma grande diferença entre corrigir e agredir.
(c) Seja um professor “5 para 1”. Toda vez que impuser uma consequência pelo mau comportamento de um aluno, ofereça-lhe cinco oportunidades para conquistar elogios de sua parte ou uma recompensa.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Programa Especial para o Dia dos Pais

[Dramatização Dia dos Pais - APEC - pag1[5].jpg]

[Dramatização Dia dos Pais - APEC - pag2[6].jpg]

Fonte: http://amoremensinar.blogspot.com/

Pai – prisma cristão

Fizeram um pesquisa para descobrir qual o melhor adjetivo para qualificar a Deus. Muitas respostas apareceram indicando: Luz do mundo, Rocha Eterna, O caminho da vida, Justo, etc. Mas a que ganhou foi uma única palavra que transmitia mais proximamente o que é Deus. A palavra vencedora foi “Pai”. O nosso Salvador Jesus já nos ensinou na oração modelo como tratar com nosso Deus: Pai Nosso...

O que significa ser Pai? O que de tão especial envolve esta qualificação que faz ser a mais próxima para descrever como é Deus?

O livro “Santificação” apresenta um dado interessante sobre Enoque, aquele que “Deus tomou para si”. Enoque tinha uma íntima comunhão com o Criador. Mas quando teve um filho, seu amor a Deus e sua comunhão aumentaram. Porquê? Percebeu ele, quanto indefesa e dependente era a criança, e que tamanha responsabilidade e desprendimento tem que ter o Pai. Pensou ele, se nós humanos já temos este sentimento de amor, responsabilidade, desprendimento e interesse por nossos filhos, que dirá Deus o Pai ! Isto é ser Pai !

Cícero escreveu: “O filho respeita o pai por obediência; o pai deve respeitar o filho por dever.”

Lembremos que a primeira imagem que os filhos fazem de Deus, é como seus Pais são. Esta é nossa responsabilidade.

O Pai autoritário, egoísta, insensível, irreligioso gerará filhos sem sentimentos, materialistas, sem princípios, e terá uma velhice fadada ao maior sofrimento. O pai ausente poderá resultar até em filhos sem personalidade masculina sólida.

Ao contrário, o Pai que for religioso, atencioso, que reparte amor com sua família, e dedicar educação com tempo, terá muitas alegrias no decorrer dos anos com os sucessos e Bênçãos com seus filhos.

Se desejarmos ser um Pai bem sucedido, temos de procurar conhecer melhor como é Cristo, nosso Pai Celestial. Quanto mais semelhantes formos a Ele, mais êxito, sucesso e qualidade de vida teremos com nossos filhos. Pratique isto Papai e que Deus abençoe!

Pr. Irineo E. Koch

Sugestões de Lembrancinhas para o Dia dos Pais

Queridos, peguei na net alguns modelos de lembrancinhas para o papai e estou postando aqui. Espero que gostem. Bjinhos

Modelo-Lembrancinha-Dia-dos-Pais-EVA

Modelo-Lembrancinha-Dia-dos-Pais-EVA

Fonte: http://www.painelcriativo.com.br

 

Dia dos Pais - Camisa

digitalizar0006wt6 DSC01266

DSC07358

Fonte:http://helianacriacoes.blogspot.com/

Lembrancinha - Sapatos

Moldes (AML) 3T09 010

Moldes (AML) 3T09 011

Moldes (AML) 3T09 012

Fonte: http://mariscnunes.blogspot.com/2010/07/dia-dos-pais-lembrancinha.html

Naamã e o Rio Barrento

Lição 6 Primários 7 de agosto de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Todos nós temos recebido da Sua plenitude, graça sobre graça.”
João 1:16, NVI.

image

Resumo da Lição
Naamã, capitão do exército do rei da Síria tinha lepra. Uma menina israelita cativa trabalhava para sua esposa. A menina sugeriu que Naamã pedisse ao profeta Eliseu para curá-lo. O rei da Síria concordou e Naamã foi a Israel. Eliseu enviou um servo para
dizer a Naamã que mergulhasse sete vezes no rio Jordão para ser curado. Naamã relutou, mas foi finalmente convencido por seus servos. Ele seguiu a orientação de Eliseu, foi curado, reconheceu que o Deus de Eliseu era o verdadeiro Deus e prometeu não adorar nenhum outro deus. Esta lição fala sobre graça. Deus ofereceu cura a Naamã, que havia sido um inimigo de Seu povo. Quando Naamã finalmente concordou em experimentar o método de Deus, recebeu tanto cura física como espiritual. Deus oferece a mesma graça a qualquer pessoa que a aceite.

Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Permitir que, no momento certo, as crianças coloquem os círculos adesivos nos braços e mãos. Informá-las também quanto ao momento de remover os adesivos para representar a cura divina da lepra de Naamã. Naamã era o comandante do exército da Síria. Ele era famoso por suas lutas. Era amigo íntimo do rei.
Certo dia, esse guerreiro ficou muito doente. Sua pele começou a ficar seca. Tornou-se esbranquiçada e começou a descamar. Ele começou a perder a sensibilidade do tato. Não sentia mais o contato com as coisas. Naamã tinha lepra, uma doença que nenhum médico podia curar. (As crianças devem colocar os adesivos nos braços e mãos.) Uma garota israelita trabalhava para a esposa de Naamã. Era uma cativa trazida de um dos ataques repentinos contra Israel. A garota agora vivia longe de seu lar, entre os inimigos. Mas ela não se esquecera das grandes coisas que Deus tinha feito por Israel. – Por que seu marido não pede que o profeta de Israel o cure? – disse ela à esposa de Naamã.
– Eliseu pode curar a lepra. Naamã havia consultado todos os médicos da Síria; havia experimentado todo tipo de remédio. Nada adiantara. Eliseu era sua última esperança. Naamã seguiu para Israel com diversas companhias de soldados sírios. Levavam carruagens lotadas de tesouros para pagar pelo milagre da cura. Que cena estranha deve ter sido aquela! Eliseu não deu a Naamã nenhum remédio. (Mostrar o frasco vazio de remédio e acenar negativamente com a cabeça.) Não queimou incenso nem fez magias secretas. Ele enviou seu servo para dizer a Naamã que fosse tomar um banho – não em qualquer lugar, mas no rio Jordão que corria ali perto.
Naamã ficou frustrado. Eliseu nem falara com ele! Ele esperava que o Deus de Israel fizesse algo grandioso. Mas tudo que o profeta mandara dizer era que fosse tomar um banho naquele rio barrento! Não uma vez, mas sete vezes! Ele estava pronto para ir para casa. Os rios perto de sua casa corriam muito mais depressa e eram mais limpos. O rio Jordão era barrento e não muito mais largo do que uma casa! Felizmente, um dos servos de Naamã o fez parar. – Se Eliseu lhe pedisse que fizesse alguma coisa mais difícil, o senhor não teria feito? – perguntou o servo. Naturalmente que sim, pensou Naamã. Já havia conquistado países inteiros. Nada era difícil demais que ele não pudesse fazer. Exceto curar a si mesmo. – Então, por que acha difícil fazer algo tão insignificante? – continuou o servo. Naamã decidiu fazer o que o profeta de Deus dissera. Ele se dirigiu para o rio Jordão. Seis vezes ele mergulhou na água. Nada aconteceu. Ao levantar-se da água pela sétima vez, algo havia mudado. Sua pele sem cor e seca se fora! Agora tinha a pele macia e saudável de um jovem! (Pedir que as crianças removam os adesivos dos braços e mãos.) Não fora mudado apenas por fora; Naamã fora mudado também interiormente. – Sei que o Deus de Israel é o único Deus verdadeiro – disse ele. Unicamente o amor de Deus pôde fazer com que uma menina cativa, uma serva, fosse bondosa com seus captores. Somente o poder de Deus pôde realizar milagres através do profeta Eliseu. Apenas a graça de Deus pôde curar um guerreiro estrangeiro de seu pecado e de sua doença. Deus deseja conceder Seus dons da graça a todas as pessoas.

Encerramento
Cantar “Meu Deus é Tão grande” (ver p. 111, CD faixa 2). Pedir que uma criança ore, agradecendo a Deus porque Sua graça é para todos. Todos podem ser amigos de Jesus.

Moldes (AML) 3T09

Adoração Infantil

Sabedoria Divina à Disposição

Verso para Memorizar: “Deus é que tem sabedoria e poder; a Ele pertencem o conselho e o entendimento.” Jó 12:13

Materiais
Bíblia, venda para os olhos, vários objetos pequenos (moeda, borracha, noz, letra de plástico, etc.) em uma sacola.

Lição Objetiva
Solicite alguns voluntários; um para cada objeto que você tenha. Cubra os olhos do primeiro e permita-lhe pegar um objeto na sacola para identificá-lo. Repita esta ação com cada objeto, usando um voluntário diferente.
Como vocês conseguiram adivinhar qual era o objeto que

image

pegaram? (Permita respostas.) Muito bem! Deus nos deu os sentidos: visão, olfato, paladar, audição e o tato. E foi este último que nos ajudou a reconhecer o objeto. Deus nos criou de forma assombrosa! E a maravilha como nos criou nos mostra o quão grandioso e sábio Ele é. Como Jó 12:13 descreve a Deus? Escutem.
Leia o verso em voz alta. As palavras “conselho” e “inteligência”
significam que o conhecimento de Deus é superior ao nosso ou de qualquer outra pessoa. Descobrir quão grande é Deus nos ajuda quando sentimos que não temos a capacidade ou a inteligência para fazer algo. Nossa história de hoje fala de Silvia e Melissa. Duas meninas que poderiam ter ficado desanimadas com a grande tarefa à sua frente, mas que escolheram confiar na sabedoria de Deus.

História
Silvia e Melissa têm treze e doze anos respectivamente e vivem no Equador. Essas irmãs frequentam a igreja adventista de Kinchahuay, juntos com seus pais, pois a igreja funciona em sua casa!
A cada sábado, na casa delas, se reúnem quase vinte e cinco pessoas, das quais aproximadamente oito são crianças. As meninas ajudam na direção do culto, visto que seus pais não sabem ler bem. Além disso, nas terças e quintas-feiras ocorre a reunião do Pequeno Grupo em sua casa. Elas se sentem muito felizes porque dão estudos bíblicos juntamente com seus pais. A tarefa delas é ler a Bíblia e os estudos bíblicos em castelhano e seu pai faz a tradução para o kichwa, que é o idioma das pessoas que ali estão aprendendo de Jesus. O fruto desse trabalho é algo que enche de alegria: a avó das meninas foi batizada pouco tempo atrás! Silvia e Melissa a visitam constantemente para estudar com ela a Palavra de Deus. Vocês acham que elas ficam preocupadas ou ansiosas diante dessa tarefa tão importante que realizam? As irmãs dizem sorridentes que não se importam com sua pouca idade, em comparação com a dos adultos, porque sabem que podem confiar que Deus irá ajudá-las a saber o que dizer a cada momento. Ele é infinitamente mais sábio do que nós! Sabe qual é o maior sonho, o maior desejo delas? Não, não é ganhar roupas novas, ou uma bicicleta ou um computador....
Silvia e Melissa sonham em ter uma igreja grande na qual possam sem celebrados os cultos com todos os irmãos e todos os novos amigos que convidam. Estão orando para que o Grupo Maranata possa construir essa igreja, porque em sua casinha já não há suficiente espaço. Querido amiguinho, você também pode contar as histórias de Jesus a seus familiares e vizinhos.
Deus, a quem pertencem a sabedoria e o conhecimento, vai ajudá-lo a cada momento.

Alimento Para Elias

Lição 2 Rol do Berço Agosto

VERSO PARA DECORAR
“O meu Deus […] dará tudo o que vocês precisam.” Filipenses 4:19, NTLH

Resumo da Lição
Deus enviou Elias para avisar o rei Acabe sobre uma fome que viria sobre sua terra por causa da adoração de ídolos. Elias deu a mensagem e foi embora. O rei Acabe ficou zangado. Deus disse a Elias que fosse para o ribeiro de Querite, onde estaria seguro. Deus cuidou dele ao enviar corvos com comida para alimentá-lo, e água do ribeiro para saciar a sede. Esta lição fala sobre graça. Deus cuida de nossa segurança e de nossas necessidades físicas.
Ele usa maneiras miraculosas e/ou outras pessoas para fazer isso. Ele ainda faz milagres da graça para garantir nossa segurança e salvação. As crianças podem confiar que Deus cuida das necessidades delas. Todos podemos ser agradecidos pelo amor e cuidado de Deus.

Decoração da Sala
Pendurar pequenas lâmpadas brancas de Natal (as mesmas do mês passado) no teto, para servirem de estrelas. Usar gravuras de árvores grandes e de animais da selva para criar a cena onde Elias se esconde. Acrescentar alguns itens para dar uma noção de seca (galhos secos ou árvores feitas de papel pardo (sem folhas) para serem coladas na parede. Colocar pássaros artificiais nas árvores. Usar TNT ou papel azul para formar o ribeiro.

Iniciando a Escola Sabatina
A. Boas-vindas
Bom-dia, meninos e meninas! Estou muito feliz em ver cada um de vocês hoje aqui! O sábado é um dia especial. Encontramos muitos amigos na igreja aos sábados. Vamos cumprimentar uns aos outros para mostrar como estamos felizes. Andar pela sala e apertar a mão de cada criança enquanto canta “Que Bom que Você Veio” (ver p. 49, CD faixa 1). Jesus está muito feliz porque vocês vieram à Escola Sabatina. Ele nos ama muito. É muito bom
estar aqui para louvar o nome de Jesus. Cantar “Que Bom é Ver Você” (ver p. 50, CD faixa 2).

B. Oração
Hoje falaremos sobre como Deus cuida de nós. Vamos agradecer a Jesus por cuidar de nós e nos dar nossa família para também cuidar de nós. Incentivar as crianças a se ajoelharem e se prepararem para a oração enquanto cantam “Agora Nós Vamos Orar” (ver p. 50, CD faixa 7). Fazer uma oração simples, dando tempo para as crianças repetirem. Depois cantar “Obrigado, Bom Jesus” (ver p. 50, CD faixa 10).

C. Visitas
Dar as boas-vindas a cada visitinha (bem como aos pais que estiverem visitando). Depois cantar “Visita Hoje Temos” (ver p. 51, CD faixas 11 e 12).

D. Ofertas
Algumas famílias não sabem que Jesus as ama. Nossa oferta vai ajudar outras famílias a aprender sobre o amor de Jesus. Colocar o recipiente de oferta em uma mesinha para que as crianças coloquem as ofertas dentro dele. Enquanto as ofertas estiverem sendo colocadas, cantar “Minha Ofertinha Eu Vou Dar” (ver p. 53, CD faixa 13). Muito obrigada, meninos e meninas, por trazerem suas ofertas. Agora vamos fechar os olhos enquanto pedimos que Jesus abençoe a oferta. Juntar as mãos, fechar os olhos e fazer uma oração simples, mais ou menos assim: Querido Jesus, desejamos que outras famílias aprendam do Teu amor. Por favor, usa nosso dinheiro para isto. Amém.

E. Aniversariantes
Neste ano estamos sugerindo o “Cantinho do Aniversariante”. Você pode enfeitar uma cadeira com flores, colocar uma almofada bonita, um tapete no chão, etc. Alguém aqui fez aniversário. Vocês querem saber quem é? Vamos fechar os olhos e cantar. Cantar “Quem Fez Aniversário?” (ver p. 50, CD faixa 15). Levar a criança que fez aniversário à frente enquanto cantam. Em seguida cantar “Parabéns a Você” (ver p. 51, CD faixa 16). Jesus ama todas as crianças e também ama muito você, [nome da criança]. Vamos agradecer a Jesus por dar a você mais um ano de vida. Fazer uma oração especial pela criança. Dar um presentinho em nome da Escola Sabatina.

Vivenciando a História
A. Verso Para Decorar
Está na hora de ler nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vamos olhar dentro de nossa Bíblia? (Abrir a Bíblia.) Na Bíblia podemos ler que Deus nos ama. Vocês podem encontrar uma gravura de Jesus em sua Bíblia? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “No Livro de Deus” (ver p. 52, CD faixa 17).
Sim, a Bíblia nos diz que Deus nos ama muito. A Bíblia também nos conta a história de um homem chamado Elias. Elias amava a Deus e Lhe obedecia. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento para comer nem água para beber. Deus lhe deu o que ele necessitava. Ele dará também o que vocês necessitarem. Repetir diversas vezes o Verso Para Decorar.

B. Orar a Deus
Certa vez, muito tempo atrás, onde Elias morava, as pessoas pararam de orar a Deus. O rei mau daquele lugar disse às pessoas que elas deveriam orar aos ídolos em vez de orar a Deus. Ídolos são estátuas de madeira ou de pedra. Madeira e pedra não podem ouvir orações como Deus pode ouvir. Ídolos não podem cuidar de nós como Deus pode cuidar. Deus nos ouve quando oramos. Ele é muito poderoso, amável e bondoso para conosco. Podemos mostrar nosso amor a Deus quando O louvamos e O adoramos. Vamos cantar bem bonito para louvar a Deus. As crianças podem usar seus instrumentos musicais de brinquedo ao cantarem “Louvem a Jesus” (ver p. 54, CD faixa 60).

C. Elias Ajuda a Deus
Deus precisava de Elias para fazer um trabalho especial para Ele. Deus pediu que Elias levasse uma mensagem ao rei Acabe. Elias não perguntou por que deveria ir. Ele fez justamente o que Deus lhe pediu, porque era um ajudante de Deus. Ele desejava fazer o que Deus lhe pedia que fizesse. Deus ainda deseja que as pessoas levem mensagens aos outros, para ajudá-Lo a falar às pessoas sobre Jesus. Vocês desejam ser ajudantes de Deus? Querem fazer o que Ele pede que façam? Vamos cantar sobre isso. Cantar “Serei Ajudante” (ver p. 52, CD faixa 53).

D. Deus Envia Chuva
Deus precisava que Elias fizesse um trabalho especial para Ele. Deus pediu para Elias dizer ao rei que não choveria até que o povo voltasse a orar somente a Ele. E foi isso que aconteceu. Durante muitos e muitos dias não choveu. E isso aconteceu porque Deus é o único que pode enviar a chuva. Cantar “Linda Chuva” (ver p. 55, CD faixa 61), enquanto você segura um pequeno guarda-chuva sobre a cabeça de cada criança e borrifa um pouco de água sobre o guarda-chuva (ou joga algumas gotas de água sobre as mãos de cada criança). Fico muito contente ao pensar que é Deus quem envia a chuva. Por que precisamos de chuva? Isso mesmo, a chuva faz as plantinhas crescerem. Cantar “Agradeço a Jesus” (ver p. 54, CD faixa 62), enquanto colhe uma fruta da árvore (você pode usar fruta de plástico pendurada em algo que sirva para representar uma árvore, ou uma fruta e árvore de feltro). As crianças, então, colocam a fruta em uma cesta.
Sem a chuva, as plantas ficariam secas e morreriam. E foi isso o que aconteceu com as plantas, as flores e as árvores quando Deus não enviou chuva. Mas, ainda assim, as pessoas não voltaram a orar a Deus. Cantar “Linda Chuva” (ver p. 55, CD faixa 61).

E. Deus Cuidou de Elias
Elias amava e obedecia a Deus. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha comida nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará o que vocês precisarem. Cantar e fazer os gestos do cântico “Jesus me Ama” (ver p. 56, CD faixa 50).

F. Deus Amava Elias
Já que não chovia, o rei mau estava muito zangado com Elias. Deus disse que Elias devia morar durante algum tempo junto a um ribeiro. Elias dormia ao ar livre. Ele podia ver as estrelas e a Lua que Deus havia feito, e se lembrava de que Deus o amava. Cantar com gestos “Jesus me Ama” (ver p. 56, CD faixa 50).


G. Deus Enviou Alimento e Água
Deus providenciou para que houvesse um pouco de água no ribeiro para Elias beber. E Ele fez algo muito especial para alimentar Elias. Enviou aves para alimentarem Elias! Essas aves eram grandes pássaros chamados corvos. Cada manhã e cada tarde, essas aves traziam alimento para Elias. Dar a cada criança uma bola de algodão ou outro objeto pequeno para representar o pão. Permitir que elas façam de conta que são corvos. Elas devem balançar os braços como um pássaro e “voar” para trazer o pão até você.
Cantar “O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).
Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento nem água. Deus lhe deu tudo o que ele precisava. Deus dará a vocês tudo o que precisarem. Cantar “O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).

H. Partilhando Alimento
Deus cuidou de Elias. Quando ficou sem chover durante muito tempo e o ribeiro secou, Deus disse o que Elias devia fazer. Ele o enviou a uma cidade onde moravam uma mamãe e seu filho. Deus pediu para a mulher lhe dar um pouco de água para beber e um pouco de pão para comer. A mamãe disse para Elias que eles não tinham alimento de sobra. Mas Elias disse que Deus lhes daria o suficiente para comerem.
Ela confiou em Deus e deu a Elias seu último pedaço de pão. Daquele dia em diante, sempre havia um pouco mais de farinha e um pouco mais de azeite para fazer mais pão. Deus cuidou deles. Vocês não ficam contentes em saber que aquela mamãe partilhou seu último pedaço de pão e confiou em Deus para cuidar deles? Não é bom quando nós também partilhamos nosso alimento? Usar o alimento de plástico para que as crianças partilhem umas com as outras.
Cantar “Uma Vez Cada Um” (ver p. 55, CD faixas 43 e 44).
Elias amava e obedecia a Deus. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha mais alimento nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará para vocês tudo o que precisarem. Cantar “Deus é Tão Bom” (ver p. 50, CD faixa 63).

I. Deus Cuida de Mim
Da mesma maneira que Deus cuidou de Elias, Ele também cuida de nós. Ele nos dá um lar, alimento e roupas. Dar as figuras para as crianças e pedir que coloquem no flanelógrafo. Cantar “Deus é Tão Bom” (ver p. 50, CD faixa 63).
Jesus também nos vê e nos mantém em segurança. Vamos segurar a gravura de Jesus para nos lembrarmos disso enquanto cantamos. Cantar “Jesus me Ama” (ver p.
56, CD faixa 50).

J. Pessoas Cuidam de Mim
Deus usou as aves e outras pessoas para cuidarem de Elias. Deus usa nossa família e outras pessoas para cuidarem de nós. Ele nos deu o papai e a mamãe para cuidarem de nós e nos ajudarem. Cantar “Jesus me Deu Papai e Mamãe” (ver p. 55, CD faixa 64).
Como sua família cuida de vocês? Ela prepara bom alimento para vocês comerem; dá para vocês roupas para vestir; conta histórias da Bíblia para vocês; ela brinca com vocês e os ama. Vamos fazer de conta que vocês e sua mamãe ou papai estão cozinhando alguma coisa muito gostosa para comer. Providenciar panelas, tigelas, colheres de brinquedo, etc.
Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará tudo o que vocês precisarem. Cantar “O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).

K. Deus Cuida da Natureza
Assim como Deus cuida das árvores, das flores e dos animais, Ele também cuida de nós.
Cantar “Cristo Sempre Cuida” (ver p. 51, CD faixa 42).
Elias amava a Deus e Lhe obedecia. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará o que vocês precisarem. Cantar “O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).

L. Somos Felizes
Somos felizes por saber que Jesus cuida de nós. Vamos bater palmas enquanto cantamos. Cantar “Louvem a Jesus” (ver p. 54, CD faixa 60). Elias amava a Deus e Lhe obedecia. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará o que vocês precisarem. Cantar
“O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).

M. Somos Agradecidos
Já que Deus faz tantas coisas maravilhosas para cuidar de nós, precisamos agradecer-Lhe. Vamos marchar em círculo enquanto cantamos em agradecimento a Deus. Cantar “Louvem a Jesus” (ver p. 54, CD faixa 60).

N. Deus Cuida de Mim
Não precisamos nos preocupar com nada, pois Deus está conosco em todos os momentos, cuidando de nós e nos amando. Vamos ficar de pé e fazer os gestos de trabalhar, brincar, andar, correr, dormir e acordar enquanto cantamos junto . Cantar “Cristo Sempre Cuida” (ver p. 51, CD faixa 42).

Prim4corvos

O Milagre do Azeite e da Farinha

Lição 6 do Jardim da Infância 7 de agosto de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Ele é o nosso Deus, nós […] somos o rebanho do qual Ele cuida.”
Salmo 95:7

image

Resumo da Lição
Durante o tempo de fome, Deus disse a Elias que fosse ao encontro de uma viúva que lhe daria alimento. Para a viúva não foi fácil dar sua última porção de alimento ao profeta de Deus, mas ela decidiu fazê-lo. Deus a abençoou por ser Sua ajudadora. Deus tomou as providências necessárias. Sua última porção de óleo e de farinha durou até o fim m do período de fome. Esta lição fala sobre graça. Pertencemos a Deus. Ele cuida de nós da mesma maneira como cuidou de Elias. Ele sabe do que precisamos e frequentemente usa outras pessoas para suprir nossas necessidades.

Decoração da Sala
Ver Lição 5. Acrescentar itens de um lar palestino descritos na Lição 1. Não se esquecer de incluir uma mesa simples com uma vasilha de farinha e um recipiente de óleo colocados no centro. Também poderão ser acrescentas algumas fatias de pão ou alguns pães sírios.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 108, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: Elias, a viúva, o filho da viúva.
Montagem do cenário: Com antecedência, colocar os gravetos e galhinhos em volta da sala. Convidar alguém para vir vestido como Elias para contar a história. Uma pessoa se vestirá como a viúva.
(Esta é uma boa oportunidade para envolver adolescentes em seu programa de Escola Sabatina.)

Elias se dirige à frente da sala e convida as crianças para se sentarem em círculo, juntamente com ele, para ouvirem a história. A viúva deve ficar em outra parte da sala, junto a uma mesa com os recipientes de farinha e azeite próximos a ela.
Elias: Desejo contar a vocês sobre uma ocasião especial em que Deus evitou que eu passasse fome! Vocês realmente já passaram muita fome? [Esperar por respostas.]
Eu estava com muita fome e com sede! Toda a água do riacho havia secado e os corvos pararam de trazer comida para mim. Eu sabia que isso aconteceria, pois o povo ainda continuava orando aos ídolos em vez de orar a Deus.
Um ídolo se parece com esta pedra. [Mostrar a pedra e deixar que as crianças a toquem e a segurem.] Vocês acham que esta pedra poderia cuidar das necessidades de vocês? Deus desejava que as pessoas soubessem que apenas Ele poderia ajudá-las. Os ídolos não poderiam fazer isso. Assim, Ele resolveu não enviar mais chuva até que o povo começasse a orar a Deus em vez de orar aos ídolos. Por esta razão eu estava ali sem comida e sem água, com muita fome e sede. Mas Deus ainda estava cuidando de mim. Ele disse para eu ir a um lugar chamado Sarepta, que Ele teria ali uma viúva para me alimentar. Uma viúva é uma mulher cujo marido morreu. Vocês conhecem alguma viúva? [Deixar que as crianças citem o nome de alguma viúva que possam conhecer.] Vejam! [Apontar para a viúva.] Ali está ela. Vamos até lá e vejamos se ela pode contar o restante da história para vocês. [Pedir que as crianças sigam Elias pela sala e se sentem perto da viúva. Ela conta o restante da história.]
Viúva: Eu fiquei muito surpresa quando vi Elias vindo em direção à minha casa. Tudo estava tão seco e quase não havia nada para comer ou beber. Eu estava do lado de fora recolhendo alguns gravetos para fazer fogo, a fim de poder cozinhar a minha última refeição. Vocês gostariam de me ajudar a recolher alguns gravetos? [Pedir às crianças que andem pela sala para juntar alguns gravetos.]
– Obrigado por me ajudarem a juntar os gravetos.
Quando Elias veio até minha casa, eu tinha apenas esta quantidade de farinha [mostrar a farinha] e esta quantidade de azeite [mostrar o azeite]. Ele me pediu para usá-los para fazer um
pão para ele. Eu havia planejado dar o pão para meu filho, mas decidi que Deus queria que eu ajudasse Seu servo.
Quando o pão ficou pronto [mostrar o pão], eu o dei para Elias. [Dar o pão para Elias.] Elias prometera que, se lhe desse o pão, Deus me daria todo o alimento que eu precisasse até começar a chover novamente.
Fiquei feliz por Deus ter enviado Elias e eu ter dado meu pão para ele. Deus me deu toda a farinha e todo o azeite que eu precisava para me alimentar e alimentar meu filho até que voltasse a chover. Que Deus bondoso, não é? Ele enviou Elias para me ajudar justamente quando eu mais precisava dele.

Encerramento
Elias ajudou a viúva a sentir o amor de Deus. Hoje, nós aprendemos que Deus nos mostra amor através de outras pessoas. Vamos agradecer-Lhe por todas as pessoas que Ele usa para mostrar Seu amor por nós. As crianças podem orar ou um professor orará pelo grupo.
Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 108, CD faixa 13).
Para a próxima semana: Pedir ao pastor ou um dos anciãos o nome de algum membro da sua igreja que esteja doente ou obrigado a permanecer em casa.

Poder Sem Limite

Lição 6 dos Juvenis 7 de agosto de 2010

Verso Para Memorizar
“Deus é a minha salvação; terei confiança e não temerei. O Senhor, sim, o Senhor é a minha força e o meu cântico; ele é a minha salvação!” Isaías 12:2.

Resumo da Lição
Quando os discípulos disseram a Jesus que as pessoas que O ouviam estavam com fome e logo precisariam comer alguma coisa, Ele miraculosamente proveu alimento para atender a necessidade do povo. Os discípulos reclamaram quando Jesus lhes pediu que alimentassem o povo. Essa é uma reação natural a um problema que parece impossível de solucionar.
Jesus queria que eles colocassem seus óculos espirituais. Ele queria que os discípulos percebessem o potencial de milagre daquela situação, e avançassem com fé, crendo que Ele daria todo o poder que precisavam.
Esta lição fala sobre graça. A impossibilidade da situação nos lembra de que não podemos salvar a nós mesmos, assim como não podemos alimentar 5.000 pessoas na hora do almoço.
Apenas Jesus pode suprir todas as nossas necessidades. Seja qual for a situação em que nos encontramos, não importa quão difícil seja, Jesus é capaz de suprir nossas necessidades e nos mostrar uma solução. Quando enxergamos problemas, Deus vê oportunidades de ajudar nossa fé a crescer. Apenas quando entendermos as nossas limitações, poderemos começar a perceber o quanto Deus é ilimitado.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Se a Atividade Preparatória A não foi feita, dividir os alunos em duplas e dar a cada dupla uma cópia do peixe e uma do pão. Pedir que dividam o peixe e o pão no maior número de pedaços possível. Dar no máximo dois minutos de tempo. Pedir a cada dupla que conte quantos pedaços conseguiram juntar.
Quantos peixes e pães de papel seriam necessários para dar um pedacinho para cada uma daquelas 5.000 pessoas? Ouça a história e veja como Jesus resolveu o problema.

Vivenciando a História
Com antecedência, pedir a um aluno ou um adolescente de outra classe que conte a história da lição, mas do ponto de vista do menino que levou o lanchinho. Como ele se sentiu quando André o levou a Jesus? Como se sentiu quando viu que Jesus alimentou todo o povo com seus cinco pães e dois peixes.
Depois, explicar o conceito da graça que Jesus demonstrou ao alimentar 5.000 pessoas.
(As pessoas tinham uma necessidade, e Jesus supriu essa necessidade sem fazer perguntas.)
Pedir que os alunos encontrem na Bíblia um texto que demonstre a bondade e a graça de Deus ao lidar com eles e escrevam no papel. Dar tempo para enfeitarem com o material disponível. Os alunos poderão usar como marca-páginas. Se o tempo permitir,
cada aluno deverá ler para a classe o texto escolhido.

Encerramento
Quando Jesus perguntou aos discípulos como alimentar todo o povo, estava desafiando-os a reconhecer suas próprias necessidades. Durante esta semana, vamos enfrentar situações que parecem impossíveis. Quando isto acontecer, vamos olhar para elas como necessidades que a graça de Deus pode suprir, e confiar que Jesus nos mostrará Seu poder.
Orar para que cada aluno perceba e tenha a certeza de que Jesus tem a resposta para todas as situações nas quais se encontram.