Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Alimento Para Elias

Lição 2 Rol do Berço Agosto

VERSO PARA DECORAR
“O meu Deus […] dará tudo o que vocês precisam.” Filipenses 4:19, NTLH

Resumo da Lição
Deus enviou Elias para avisar o rei Acabe sobre uma fome que viria sobre sua terra por causa da adoração de ídolos. Elias deu a mensagem e foi embora. O rei Acabe ficou zangado. Deus disse a Elias que fosse para o ribeiro de Querite, onde estaria seguro. Deus cuidou dele ao enviar corvos com comida para alimentá-lo, e água do ribeiro para saciar a sede. Esta lição fala sobre graça. Deus cuida de nossa segurança e de nossas necessidades físicas.
Ele usa maneiras miraculosas e/ou outras pessoas para fazer isso. Ele ainda faz milagres da graça para garantir nossa segurança e salvação. As crianças podem confiar que Deus cuida das necessidades delas. Todos podemos ser agradecidos pelo amor e cuidado de Deus.

Decoração da Sala
Pendurar pequenas lâmpadas brancas de Natal (as mesmas do mês passado) no teto, para servirem de estrelas. Usar gravuras de árvores grandes e de animais da selva para criar a cena onde Elias se esconde. Acrescentar alguns itens para dar uma noção de seca (galhos secos ou árvores feitas de papel pardo (sem folhas) para serem coladas na parede. Colocar pássaros artificiais nas árvores. Usar TNT ou papel azul para formar o ribeiro.

Iniciando a Escola Sabatina
A. Boas-vindas
Bom-dia, meninos e meninas! Estou muito feliz em ver cada um de vocês hoje aqui! O sábado é um dia especial. Encontramos muitos amigos na igreja aos sábados. Vamos cumprimentar uns aos outros para mostrar como estamos felizes. Andar pela sala e apertar a mão de cada criança enquanto canta “Que Bom que Você Veio” (ver p. 49, CD faixa 1). Jesus está muito feliz porque vocês vieram à Escola Sabatina. Ele nos ama muito. É muito bom
estar aqui para louvar o nome de Jesus. Cantar “Que Bom é Ver Você” (ver p. 50, CD faixa 2).

B. Oração
Hoje falaremos sobre como Deus cuida de nós. Vamos agradecer a Jesus por cuidar de nós e nos dar nossa família para também cuidar de nós. Incentivar as crianças a se ajoelharem e se prepararem para a oração enquanto cantam “Agora Nós Vamos Orar” (ver p. 50, CD faixa 7). Fazer uma oração simples, dando tempo para as crianças repetirem. Depois cantar “Obrigado, Bom Jesus” (ver p. 50, CD faixa 10).

C. Visitas
Dar as boas-vindas a cada visitinha (bem como aos pais que estiverem visitando). Depois cantar “Visita Hoje Temos” (ver p. 51, CD faixas 11 e 12).

D. Ofertas
Algumas famílias não sabem que Jesus as ama. Nossa oferta vai ajudar outras famílias a aprender sobre o amor de Jesus. Colocar o recipiente de oferta em uma mesinha para que as crianças coloquem as ofertas dentro dele. Enquanto as ofertas estiverem sendo colocadas, cantar “Minha Ofertinha Eu Vou Dar” (ver p. 53, CD faixa 13). Muito obrigada, meninos e meninas, por trazerem suas ofertas. Agora vamos fechar os olhos enquanto pedimos que Jesus abençoe a oferta. Juntar as mãos, fechar os olhos e fazer uma oração simples, mais ou menos assim: Querido Jesus, desejamos que outras famílias aprendam do Teu amor. Por favor, usa nosso dinheiro para isto. Amém.

E. Aniversariantes
Neste ano estamos sugerindo o “Cantinho do Aniversariante”. Você pode enfeitar uma cadeira com flores, colocar uma almofada bonita, um tapete no chão, etc. Alguém aqui fez aniversário. Vocês querem saber quem é? Vamos fechar os olhos e cantar. Cantar “Quem Fez Aniversário?” (ver p. 50, CD faixa 15). Levar a criança que fez aniversário à frente enquanto cantam. Em seguida cantar “Parabéns a Você” (ver p. 51, CD faixa 16). Jesus ama todas as crianças e também ama muito você, [nome da criança]. Vamos agradecer a Jesus por dar a você mais um ano de vida. Fazer uma oração especial pela criança. Dar um presentinho em nome da Escola Sabatina.

Vivenciando a História
A. Verso Para Decorar
Está na hora de ler nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vamos olhar dentro de nossa Bíblia? (Abrir a Bíblia.) Na Bíblia podemos ler que Deus nos ama. Vocês podem encontrar uma gravura de Jesus em sua Bíblia? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “No Livro de Deus” (ver p. 52, CD faixa 17).
Sim, a Bíblia nos diz que Deus nos ama muito. A Bíblia também nos conta a história de um homem chamado Elias. Elias amava a Deus e Lhe obedecia. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento para comer nem água para beber. Deus lhe deu o que ele necessitava. Ele dará também o que vocês necessitarem. Repetir diversas vezes o Verso Para Decorar.

B. Orar a Deus
Certa vez, muito tempo atrás, onde Elias morava, as pessoas pararam de orar a Deus. O rei mau daquele lugar disse às pessoas que elas deveriam orar aos ídolos em vez de orar a Deus. Ídolos são estátuas de madeira ou de pedra. Madeira e pedra não podem ouvir orações como Deus pode ouvir. Ídolos não podem cuidar de nós como Deus pode cuidar. Deus nos ouve quando oramos. Ele é muito poderoso, amável e bondoso para conosco. Podemos mostrar nosso amor a Deus quando O louvamos e O adoramos. Vamos cantar bem bonito para louvar a Deus. As crianças podem usar seus instrumentos musicais de brinquedo ao cantarem “Louvem a Jesus” (ver p. 54, CD faixa 60).

C. Elias Ajuda a Deus
Deus precisava de Elias para fazer um trabalho especial para Ele. Deus pediu que Elias levasse uma mensagem ao rei Acabe. Elias não perguntou por que deveria ir. Ele fez justamente o que Deus lhe pediu, porque era um ajudante de Deus. Ele desejava fazer o que Deus lhe pedia que fizesse. Deus ainda deseja que as pessoas levem mensagens aos outros, para ajudá-Lo a falar às pessoas sobre Jesus. Vocês desejam ser ajudantes de Deus? Querem fazer o que Ele pede que façam? Vamos cantar sobre isso. Cantar “Serei Ajudante” (ver p. 52, CD faixa 53).

D. Deus Envia Chuva
Deus precisava que Elias fizesse um trabalho especial para Ele. Deus pediu para Elias dizer ao rei que não choveria até que o povo voltasse a orar somente a Ele. E foi isso que aconteceu. Durante muitos e muitos dias não choveu. E isso aconteceu porque Deus é o único que pode enviar a chuva. Cantar “Linda Chuva” (ver p. 55, CD faixa 61), enquanto você segura um pequeno guarda-chuva sobre a cabeça de cada criança e borrifa um pouco de água sobre o guarda-chuva (ou joga algumas gotas de água sobre as mãos de cada criança). Fico muito contente ao pensar que é Deus quem envia a chuva. Por que precisamos de chuva? Isso mesmo, a chuva faz as plantinhas crescerem. Cantar “Agradeço a Jesus” (ver p. 54, CD faixa 62), enquanto colhe uma fruta da árvore (você pode usar fruta de plástico pendurada em algo que sirva para representar uma árvore, ou uma fruta e árvore de feltro). As crianças, então, colocam a fruta em uma cesta.
Sem a chuva, as plantas ficariam secas e morreriam. E foi isso o que aconteceu com as plantas, as flores e as árvores quando Deus não enviou chuva. Mas, ainda assim, as pessoas não voltaram a orar a Deus. Cantar “Linda Chuva” (ver p. 55, CD faixa 61).

E. Deus Cuidou de Elias
Elias amava e obedecia a Deus. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha comida nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará o que vocês precisarem. Cantar e fazer os gestos do cântico “Jesus me Ama” (ver p. 56, CD faixa 50).

F. Deus Amava Elias
Já que não chovia, o rei mau estava muito zangado com Elias. Deus disse que Elias devia morar durante algum tempo junto a um ribeiro. Elias dormia ao ar livre. Ele podia ver as estrelas e a Lua que Deus havia feito, e se lembrava de que Deus o amava. Cantar com gestos “Jesus me Ama” (ver p. 56, CD faixa 50).


G. Deus Enviou Alimento e Água
Deus providenciou para que houvesse um pouco de água no ribeiro para Elias beber. E Ele fez algo muito especial para alimentar Elias. Enviou aves para alimentarem Elias! Essas aves eram grandes pássaros chamados corvos. Cada manhã e cada tarde, essas aves traziam alimento para Elias. Dar a cada criança uma bola de algodão ou outro objeto pequeno para representar o pão. Permitir que elas façam de conta que são corvos. Elas devem balançar os braços como um pássaro e “voar” para trazer o pão até você.
Cantar “O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).
Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento nem água. Deus lhe deu tudo o que ele precisava. Deus dará a vocês tudo o que precisarem. Cantar “O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).

H. Partilhando Alimento
Deus cuidou de Elias. Quando ficou sem chover durante muito tempo e o ribeiro secou, Deus disse o que Elias devia fazer. Ele o enviou a uma cidade onde moravam uma mamãe e seu filho. Deus pediu para a mulher lhe dar um pouco de água para beber e um pouco de pão para comer. A mamãe disse para Elias que eles não tinham alimento de sobra. Mas Elias disse que Deus lhes daria o suficiente para comerem.
Ela confiou em Deus e deu a Elias seu último pedaço de pão. Daquele dia em diante, sempre havia um pouco mais de farinha e um pouco mais de azeite para fazer mais pão. Deus cuidou deles. Vocês não ficam contentes em saber que aquela mamãe partilhou seu último pedaço de pão e confiou em Deus para cuidar deles? Não é bom quando nós também partilhamos nosso alimento? Usar o alimento de plástico para que as crianças partilhem umas com as outras.
Cantar “Uma Vez Cada Um” (ver p. 55, CD faixas 43 e 44).
Elias amava e obedecia a Deus. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha mais alimento nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará para vocês tudo o que precisarem. Cantar “Deus é Tão Bom” (ver p. 50, CD faixa 63).

I. Deus Cuida de Mim
Da mesma maneira que Deus cuidou de Elias, Ele também cuida de nós. Ele nos dá um lar, alimento e roupas. Dar as figuras para as crianças e pedir que coloquem no flanelógrafo. Cantar “Deus é Tão Bom” (ver p. 50, CD faixa 63).
Jesus também nos vê e nos mantém em segurança. Vamos segurar a gravura de Jesus para nos lembrarmos disso enquanto cantamos. Cantar “Jesus me Ama” (ver p.
56, CD faixa 50).

J. Pessoas Cuidam de Mim
Deus usou as aves e outras pessoas para cuidarem de Elias. Deus usa nossa família e outras pessoas para cuidarem de nós. Ele nos deu o papai e a mamãe para cuidarem de nós e nos ajudarem. Cantar “Jesus me Deu Papai e Mamãe” (ver p. 55, CD faixa 64).
Como sua família cuida de vocês? Ela prepara bom alimento para vocês comerem; dá para vocês roupas para vestir; conta histórias da Bíblia para vocês; ela brinca com vocês e os ama. Vamos fazer de conta que vocês e sua mamãe ou papai estão cozinhando alguma coisa muito gostosa para comer. Providenciar panelas, tigelas, colheres de brinquedo, etc.
Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará tudo o que vocês precisarem. Cantar “O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).

K. Deus Cuida da Natureza
Assim como Deus cuida das árvores, das flores e dos animais, Ele também cuida de nós.
Cantar “Cristo Sempre Cuida” (ver p. 51, CD faixa 42).
Elias amava a Deus e Lhe obedecia. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará o que vocês precisarem. Cantar “O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).

L. Somos Felizes
Somos felizes por saber que Jesus cuida de nós. Vamos bater palmas enquanto cantamos. Cantar “Louvem a Jesus” (ver p. 54, CD faixa 60). Elias amava a Deus e Lhe obedecia. Deus cuidou de Elias quando ele não tinha alimento nem água. Deus lhe deu o que ele precisava. Deus também dará o que vocês precisarem. Cantar
“O Meu Deus Dará” (ver p. 56, CD faixa 80).

M. Somos Agradecidos
Já que Deus faz tantas coisas maravilhosas para cuidar de nós, precisamos agradecer-Lhe. Vamos marchar em círculo enquanto cantamos em agradecimento a Deus. Cantar “Louvem a Jesus” (ver p. 54, CD faixa 60).

N. Deus Cuida de Mim
Não precisamos nos preocupar com nada, pois Deus está conosco em todos os momentos, cuidando de nós e nos amando. Vamos ficar de pé e fazer os gestos de trabalhar, brincar, andar, correr, dormir e acordar enquanto cantamos junto . Cantar “Cristo Sempre Cuida” (ver p. 51, CD faixa 42).

Prim4corvos

Nenhum comentário: