Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Provado Pelo Fogo

Lição 7 dos Adolescentes 14 de agosto de 2010

Texto Bíblico: Romanos 1:8-17.
Comentário: O Grande Conflito, capítulos 13 e 14.
Verso Bíblico: 1 Tessalonicenses 5:16-18.

I. SINOPSE
Geralmente, as causas dos problemas que nos deixam para baixo são bem piores do que uma noite mal dormida. Quem sabe a mãe de alguém tenha sido diagnosticada de câncer e não tenha chance de chegar ao final do ano com vida. A solução não é apegar-se a uma fé superficial que diz: “Tudo bem, vamos continuar louvando a Deus e fingir que o câncer não é real.”
Não foi isso que Paulo e Silas fizeram em Atos 16:12-40. Trancados numa cela de prisão, eles não fingiram que estavam em um hotel luxuoso, tomando sorvete à beira da piscina. Em vez de fingir que aquela situação era irreal, eles escolheram enfrentá-la – mas, primeiro, reconheceram o poder de Deus. Um poder que é maior e muito mais sábio e repleto de amor do que eles mesmos ou a situação desafiadora que enfrentavam. Em Romanos 8:28, Deus nos assegura que tudo o que acontece conosco tem um propósito maior e divino. Talvez as situações que enfrentamos hoje sejam necessárias para o desenvolvimento de nosso caráter. Quem sabe a nossa experiência possa ajudar outra pessoa a fi nalmente confiar em Deus e tomar a decisão de aceitá-Lo como seu Salvador. As provações e as dificuldades que enfrentamos nos capacitam a compreender o sofrimento de outras pessoas que enfrentam situações semelhantes e, assim, tornamo-nos mais aptos a confortar e a fortalecer o próximo. Por todas essas razões, é muito importante lembrar que servimos a um Deus onisciente e
onipotente, que controla o Universo inteiro e que não permite que nada ocorra sem o Seu consentimento. Pode ser que você esteja enfrentando uma situação difícil, mas isso não muda o fato de que Deus ainda está no controle.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Louvar a Deus quando está tudo bem em nossa vida talvez não chame a atenção das pessoas ao nosso redor. Louvar, porém, a Deus quando nossa vida está envolta em dificuldades e incertezas, certamente fará com que as pessoas parem para refletir. Deus está sempre trabalhando em nossa vida. Sempre. Muitas vezes não conseguimos entender, e muito menos descobrir a razão por trás do que está acontecendo conosco. Vemos apenas o problema e não sabemos o porquê de não conseguirmos sair dele.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia revela que a Carta aos Romanos foi escrita em Corinto em algum momento do período de três meses que Paulo permaneceu ali. O apóstolo estava retornando à Palestina e levando consigo os donativos das igrejas da Macedônia e Acaia destinados aos irmãos pobres daquela região. Apesar de ter pregado em grandes cidades como Éfeso, Atenas e Corinto, Paulo ainda não tinha visitado e proclamado o evangelho na capital do império romano. Roma era a capital do império romano e os viajantes constantemente passavam por ali para ir a outras partes do reino. Quem sabe foi assim que a mensagem de Jesus Cristo foi disseminada pelo mundo inteiro. O texto bíblico de Romanos 1:17 na versão Almeida Revista e Atualizada diz: “A justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé.” Compare esse texto com as palavras “de
glória em glória” encontrada em 1 Coríntios 3:18 e as palavras “de força em força” de Salmo 84:7. A fé, ao ser exercitada, nos habilita a receber mais fé e assim por diante. Inicia-se, assim, o ciclo da vitória!

III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Recorte algumas folhas de papel ou de cartolina no formato de marca-páginas. Distribua entre os alunos e oriente-os a lerem os textos bíblicos abaixo:
Salmo 34:1
Salmo 16:8-9
Salmo 90:1-2
Os alunos deverão selecionar um dos textos bíblicos acima e escrevê-lo no marca-páginas. Providencie fitas e outros materiais de artesanato e instrua-os a decorarem o marca-páginas da forma como desejarem. Incentive-os a guardarem o marca-páginas na Bíblia ou em seu quarto e a lerem o verso escolhido toda vez que sentirem dificuldade de enxergar o amor e o cuidado de Deus em meio aos problemas.

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: “Durante a Revolta dos  Boxeadores na China em 1900, os rebeldes invadiram a sede de uma missão, bloquearam todas as entradas, exceto uma, onde colocaram uma cruz deitada ao chão. Em seguida, avisaram aos reféns que todos aqueles que pisassem na cruz seriam libertados com vida, mas aqueles que se recusassem a fazê-lo morreriam a tiros. Morrendo de medo, os primeiros sete alunos pisaram na cruz e foram libertados, mas a oitava, uma jovem, recusou-se a cometer o sacrilégio. Ajoelhando-se ao lado da cruz em oração, rogando forças do alto, levantou-se e caminhou cuidadosamente ao redor da cruz e posicionou-se em frente aos atiradores.
Fortalecidos pelo seu exemplo, todos os noventa e dois alunos restantes fizeram o mesmo e posicionaram-se em frente ao pelotão de fuzilamento.” – Today in the Word, fevereiro de 1989, p. 17.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Corrija com Amor (a) Você pode criticar o comportamento do aluno, mas nunca criticar o aluno.
(b) Nunca humilhe seu aluno. Há uma grande diferença entre corrigir e agredir.
(c) Seja um professor “5 para 1”. Toda vez que impuser uma consequência pelo mau comportamento de um aluno, ofereça-lhe cinco oportunidades para conquistar elogios de sua parte ou uma recompensa.

Um comentário:

thiago disse...

kd a liçao 8 ????????