Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O Bebê Jesus

Lição 3 Rol do Berço Dezembro

image

VERSO PARA DECORAR “Eu Te amo, ó Senhor.” Salmo 18:1, NVI.

Resumo da Lição José e Maria viajaram a Belém para ser contados conforme ordenara César Augusto, o imperador romano. Mas eles não conseguiram um lugar para se hospedar porque a cidade estava lotada de pessoas que para lá tinham ido pelo mesmo motivo. Um dos hospedeiros permitiu que eles se alojassem em seu estábulo. Jesus nasceu ali e Maria O envolveu em panos e O deitou em uma manjedoura. Os anjos mostraram aos pastores o lugar em que Jesus nasceu. Os pastores foram adorar Jesus. Os magos seguiram uma estrela muito brilhante para encontrar Jesus. Eles O adoraram e Lhe deram valiosos presentes. Esta lição fala sobre adoração. Adoração é nossa resposta a Deus quando O reconhecemos como a fonte de todas as coisas. Não é possível compreender totalmente o que significou para Jesus, o Deus do Universo e nosso Todo-poderoso Criador, deixar o Céu e vir à Terra como um bebê. Quando meditamos sobre este ato extremo de amor e aceitamos tal amor por nós, nada podemos fazer senão adorá-Lo.

Decoração da Sala

Dividir a sala em duas partes para fazer um cenário de interior e um de exterior. Para o cenário de interior, arranjar um presépio resistente com uma grande estrela brilhando sobre ele. Por trás do presépio, pendurar no teto algumas luzes pequeninas formando uma estrela, ou fixá-las na parede e pendurar na frente delas um lençol branco pequeno com uma moldura de madeira ou papelão em formato de janela (para que a estrela seja vista através da janela). Para o cenário de exterior fixar na parede papel verde ou marrom com desenho de montanhas. Acrescentar algumas árvores artificiais ou naturais fixadas em caixas cobertas de saco de estopa.

atividades Prévias

Planejar atividades simples sobre o tapete, coberta, lençol ou acolchoado para as crianças que chegam cedo. As crianças devem participar dessas atividades supervisionadas por um adulto até a hora de iniciar o programa. Os brinquedos usados nessas atividades devem estar relacionados com o programa que é baseado na história bíblica do mês. Escolher entre as seguintes atividades sugeridas para este mês. Certificar-se de incluir algo apropriado para a idade de cada uma das crianças da classe.

A. Cama Boa ou Ruim Providenciar itens de diferentes texturas e falar sobre a cama do Bebê Jesus. Sugestões: algodão, lixa superfina, pinhas, tirinhas de lenço de papel, palha limpa, flanela macia.

B. Quantos? Colocar vários animais de brinquedo, estrelas, bebês/bonecas no chão ou na mesa e contá-los com as crianças.

C. Sons de Animais do Sítio Mostrar às crianças animais do sítio (de brinquedo ou gravuras). Falar sobre o som de cada um deles e como o Bebê Jesus partilhou o estábulo com esses animais.

D. Cuidado do Bebê Providenciar bonecas, cobertinhas e mamadeiras para as crianças fazerem de conta que estão cuidando de bebês. Falar sobre como os papais e mamães cuidam de seus bebês. Colocar uma música suave para as crianças ninarem seus bebês ou cantarem para eles.

E. Luz Trazer várias lanternas pequenas que as crianças possam segurar, acender e apagar. Criar o efeito de estrelinhas cortando um pedaço de papel color set preto um pouco maior do que o vidro da lanterna. Fazer vários furos pequenos no papel e prendê-lo firmemente com fita adesiva sobre o vidro da lanterna. Então, acender a lanterna e apontá-la para o teto.

Iniciando a escola sabatina

A. Boas-vindas Bom-dia, meninos e meninas! Estou muito feliz em ver cada um de vocês hoje aqui! Dar um relógio para cada criança. O relógio está marcando nove horas. Está na hora de começar a Escola Sabatina. Cantar “Ouça o Relógio” (ver p. 55, CD faixa 4). O sábado é um dia muito feliz. Como é bom vir à Escola Sabatina cada sábado. Vocês estão contentes porque hoje é sábado? Vamos tocar os sininhos para louvar o nosso Deus. Distribuir os sininhos. Cantar “A Escola Sabatina Vai Começar” (ver p. 56, CD faixa 5).

B. Oração Falamos com Jesus quando fazemos oração. Vamos nos ajoelhar e conversar com Jesus agora. Incentivar as crianças a se ajoelhar e juntar as mãos enquanto cantam em preparo para a oração “Silêncio, Silêncio” (ver p. 56, CD faixa 8). Fazer uma oração simples e pedir que as crianças repitam as palavras, mais ou menos assim: Querido Jesus, muito obrigado pela Escola Sabatina e pelas histórias da Bíblia. Obrigado por ouvir nossa oração. Nós Te amamos. Amém. Depois, cantar “Obrigado” (ver p. 56, CD faixa 9). C. Visitas Dar as boas-vindas a cada visitinha (bem como aos pais que estiverem visitando). Preparar uma lembrancinha para as visitas. Cantar “Que Bom que Você Veio” (ver p. 57, CD faixa 1).

D. Ofertas Jesus ama todas as pessoas. Jesus ama os meninos e as meninas. E Jesus ama os papais e as mamães. Nós podemos ajudar outras pessoas a aprender que Jesus as ama. Podemos partilhar nosso dinheiro para que outros aprendam sobre o amor de Jesus. Enquanto as ofertas estiverem sendo recolhidas, cantar “Esta é Nossa Oferta” (ver p. 56, CD faixa 14). Muito obrigada, meninos e meninas, por trazerem suas ofertas. Agora vamos fechar os olhos enquanto pedimos que Jesus abençoe a oferta. Juntar as mãos, fechar os olhos e fazer uma oração simples, com palavras mais ou menos assim: Querido Jesus, desejamos que outras pessoas aprendam do Teu amor. Por favor, usa nosso dinheiro para isso. Amém.

E. Aniversariantes Continuamos sugerindo o “Cantinho do Aniversariante”. Enfeitar uma cadeira com flores, colocar uma almofada bonita, um tapete no chão, etc. Alguém aqui fez aniversário. Vocês querem saber quem é? Vamos fechar os olhos e cantar. Cantar “Quem Fez Aniversário?” (ver p. 57, CD faixa 15). Levar a criança que fez aniversário à frente enquanto todos cantam. Em seguida, cantar “Parabéns a Você” (ver p. 57, CD faixa 16). Jesus ama todas as crianças e também ama muito você, [nome da criança]. Vamos agradecer a Jesus por dar a você mais um ano de vida. Fazer uma oração especial pela criança. Dar um presentinho em nome da Escola Sabatina.

vivenciando a História

A. Verso Para Decorar Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vamos olhar dentro da nossa Bíblia? (Abrir a Bíblia). Na Bíblia podemos ler que Jesus nos ama. Vocês podem encontrar uma gravura de Jesus na Bíblia de vocês? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “No Livro de Deus” (ver p. 57, CD faixa 17).

O Verso Para Decorar de hoje é: “Eu Te amo, ó Senhor.” Salmo 18:1. Vocês podem dizer isso comigo? Pedir que as crianças repitam cada palavra. Cantar com gestos o cântico do Verso Para Decorar “Eu Te Amo, ó Senhor” (ver p. 62, CD faixa 83). “Eu (apontar para si mesmo) Te amo, (mãos cruzadas sobre o peito) ó Senhor.” (apontar para o alto) Salmo 18:1. (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

B. Viagem em Jumento Antes do Bebê Jesus nascer, Maria e José tiveram que viajar a Belém. A viagem a Belém foi longa. Maria estava muito cansada. Ela e José não viajaram de carro, nem de avião, nem de ônibus, nem de trem. Eles viajaram em um jumento. Dar os cavalinhos de pau para cada criança.“Clip-clop” faz o jumentinho na estrada para Belém.

C. Recitativo Maria e José estavam muito cansados quando chegaram a Belém. Mas não havia nenhum lugar para eles ficarem. Não Há Mais Lugar Clip-clop, clip-clop, Bater as mãos nas coxas para fazer o faziam as patas do jumento; som das patas do jumento. Clip-clop, clip-clop, Na estrada cheia de pedras. Toc, toc, toc, toc, Movimentar as mãos fechadas como José bateu na porta. que batendo à porta. Não, não, não, não, Mover o dedo indicador de um lado Não há mais lugar. para outro, dizendo “Não”.

De um lado para outro Olhos quase fechados e cabeça Pendia a cabeça de Maria. pendendo para um lado e para outro. Ela estava muito cansada, Palmas das mãos juntas sob a Precisando de uma cama. cabeça pendida.

“Esperem, esperem aí!” Mão erguida aberta em sinal de O hospedeiro falou. “Espere”. “Vocês podem usar o estábulo Apontar para trás de si, E fazer ali sua cama.” mostrando “ali”.

D. O Nascimento de Jesus Naquela noite, o bebê de Maria nasceu. Ele era um bebê muito especial. Era o Bebê Jesus! Escurecer a sala e acender uma lanterna. Cantar “Quando Jesus Veio” (ver p. 62, CD faixa 84). Maria amava o Bebê Jesus. E nós também amamos o Bebê Jesus. Vamos cantar a música do Verso Para Decorar fazendo os gestos. Cantar com gestos “Eu Te Amo, ó Senhor” (ver p. 62, CD faixa 83).

“Eu (apontar para si mesmo) Te amo, (mãos cruzadas sobre o peito) ó Senhor.” (apontar para o alto) Salmo 18:1. (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

E. Animais O Bebê Jesus não nasceu em um hospital limpinho nem em uma casa confortável. O Bebê Jesus nasceu em um estábulo, com todos os animais. Ele teve que partilhar a casa com as ovelhas, vacas e jumentos. Distribuir os animais de brinquedo e convidar as crianças a levá-los até a manjedoura.

F. Dia Feliz Jesus foi um bebê muito especial. Maria e José ficaram muito felizes quando Ele nasceu. Foi um dia muito feliz e alegre para todos. Distribuir sinos e bandeirinhas para as crianças agitarem enquanto cantam “Noite Feliz” (ver p. 62, CD faixa 85).

Maria amava o Bebê Jesus e nós também amamos Jesus. Vamos dizer outra vez o Verso Para Decorar e depois vamos cantar o verso fazendo os gestos. Cantar com gestos “Eu Te Amo, ó Senhor” (ver p. 62, CD faixa 83). “Eu (apontar para si mesmo) Te amo, (mãos cruzadas sobre o peito) ó Senhor.” (apontar para o alto) Salmo 18:1. (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

G. Pastores Os pastores estavam nas montanhas ao redor de Belém na noite em que Jesus nasceu. Eles estavam cuidando das suas ovelhas. Vestir as crianças como pastores de maneira simples (pedaço de tecido na cabeça preso com uma faixa e, se desejar, camisetas grandes de diferentes cores) e dar-lhes uma ovelhinha para segurar. Os pastores cuidavam de suas ovelhas à noite, quando o querido Bebê Jesus nasceu. Os pastores amavam o Bebê Jesus. Nós também amamos Jesus. Vamos dizer mais uma vez o Verso Para Decorar e depois cantar o verso com gestos. Cantar “Eu Te Amo, ó Senhor” (ver p. 62, CD faixa 83). “Eu (apontar para si mesmo) Te amo, (mãos cruzadas sobre o peito) ó Senhor.” (apontar para o alto) Salmo 18:1. (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

H. Anjos Cantam De repente, um anjo apareceu aos pastores. Os pastores ficaram assustados, mas o anjo disse: “Não tenham medo! O Salvador nasceu!” Então, muitos anjos cantaram uma gloriosa canção celebrando o nascimento de Jesus. Dar às crianças os sinos para tocarem e vesti-las com roupas brancas (opcional) enquanto todos cantam “Noite feliz” (ver p. 62, CD faixa 85). Os anjos amavam o Bebê Jesus. Nós também amamos Jesus. Vamos dizer mais uma vez o Verso Para Decorar e depois cantar o verso com gestos. Cantar “Eu Te Amo, ó Senhor” (ver p. 62, CD faixa 83). “Eu (apontar para si mesmo) Te amo, (mãos cruzadas sobre o peito) ó Senhor.” (apontar para o alto) Salmo 18:1. (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

I. Pastores Adoram Os pastores se apressaram para Belém a fim de ver o novo bebê. Encontraram o Bebê Jesus, Maria e José no estábulo. O Bebê Jesus estava deitado na manjedoura. Os pastores se ajoelharam ao lado do Bebê Jesus e O adoraram. Convidar as crianças a se ajoelharem perto da manjedoura. Então, cantar “Noite Feliz” (ver p. 62, CD faixa 85).

J. Estrela Alguns homens sábios chamados magos viviam muito distante de onde o Bebê Jesus havia nascido. Mas eles viram algo muito diferente no céu. Viram uma estrela especial que nunca tinham visto antes. Eles estudaram os rolos da Bíblia e aprenderam que a estrela significava que um bebê muito especial havia nascido. Escurecer a sala e usar uma lanterna para formar a estrela no teto ou dar a cada criança uma estrela no palito para agitar, enquanto cantam “Noite Feliz” (ver p. 62, CD faixa 85).

K. Passeio em Camelo Os magos montaram seus camelos para viajar e ir ver o Bebê Jesus. Foi uma viagem longa. Tinham que viajar à noite para poderem ver a estrela. A estrela os guiava a Belém para ver o Bebê Jesus. Convidar as crianças a fazer como se estivessem segurando rédeas imaginárias e dobrar os joelhos como se cavalgassem camelos.

L. Presentes Os magos levaram presentes ao Bebê Jesus. Eles levaram ouro, incenso e mirra. Esses eram presentes muito especiais para o Bebê Jesus. Quando eles encontraram o Bebê Jesus, se ajoelharam e O adoraram. Vestir as crianças como magos, se desejar, e dar-lhes os presentes para carregarem em volta da sala enquanto cantam “Noite Feliz” (ver p. 62, CD faixa 85).

M. Adorando o Bebê Maria e José amavam o Bebê Jesus. Os anjos amavam o Bebê Jesus. Os pastores e os magos amavam o Bebê Jesus. Nós também amamos o Bebê Jesus. Dar a cada criança um menino ou menina para levar à manjedoura no flanelógrafo enquanto cantam “Eu Te Amo, ó Senhor” (ver p. 62, CD faixa 83).

N. Conversando com Jesus Como podemos mostrar a Jesus que O amamos? Podemos falar com Ele. Quando oramos, falamos com Jesus. Agora vamos nos ajoelhar e juntar as mãos para falar com Jesus. Ajoelhar-se e juntar as mãos enquanto cantam “Vou a Jesus Orar” (ver p. 59, CD faixa 72).

O. Verso Para Decorar Nós também amamos a Jesus. E Jesus gosta de nos ouvir cantar em louvor e adoração a Ele. Repetir o Verso Para Decorar e depois cantar com gestos “Eu Te Amo, ó Senhor” (ver p. 62, CD faixa 83). “Eu (apontar para si mesmo) Te amo, (mãos cruzadas sobre o peito) ó Senhor.” (apontar para o alto) Salmo 18:1. (palmas das mãos juntas, se abrindo em forma de livro)

Nenhum comentário: