Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 3 de novembro de 2012

FESTA DA CAIXA

Fizemos este culto na Feira dos Talentos neste último trimestre. Foi muito bommmmm!!!!

Convites
"Você é nosso convidado especial para a Festa da Caixa."
Data, local e horário.
Ornamentação
Enfeite a sala com caixas de todos os tamanhos, cores e tipos. Algumas caixas podem ser naturais e outras podem ser enfeitadas. Será importante conseguir varias caixas grandes (tipo geladeira, televisão, som, etc)
Devocional
Cântico : Cada sala deve apresentar uma cântico.

Oração:
Meditação: Mostre três caixas às criança.
Uma caixa deve ser pequena e bem feita, mas dentro deve ter uma nota de R$ 10,00.
A maior caixa deve ser bem bonita, e dentro dela ter uma pedra.
A terceira caixa deve ser de tamanho médio, e vazia.
Chame três crianças para abrir as caixas. Pergunte qual caixa era mais valiosa e o que deu este valor à caixa.
Pergunte qual tipo de presente as crianças preferem ganhar, uma caixa bem bonita ou um presente bem legal.
Mostre caixas espalhadas pela sala e diga que vamos brincar muito com as caixas durante a festa, mas a caixa não é importante quanto o conteúdo dela.
É a mesma coisa com as pessoas. Não é a aparência que é importante, mas o que está dentro dela.
Uma vez, Samuel tinha a tarefa de escolher o rei de Israel.
Ele procurou o rei entre os homens altos e bonito, mas não o achou.
Deus falou com Samuel dizendo: "Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem.... Não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração" (I Samuel 16.7) Aí que Samuel encontrou a pessoa que Deus tinha escolhido para ser rei. Era Davi, o caçula e menor da família. Samuel não reconheceu que Davi seria um grande homem um dia, mas Deus sabia.
Em outras palavras, nossos corpos são como as caixas. Eles escondem o que está dentro de nós. O que sentimos, pensamos o que queremos como tratamos os outros e nosso relacionamento com Deus é mais importante do que a aparência.
Neste grupo há crianças pequenas e grandes.
Para Deus o tamanho não importa.
Todos são amados por ele. por este motivo ninguém deve olhar para uma criança pequena e dizer que ela não tem valor. Do mesmo modo as crianças pequenas não devem pensar que ela merece tratamento especial porque ela é pequena.
Para Deus todos são importantes.

Cânticos: Cante músicas de amizade e integração (Quão Bom, etc...)

Oração: Forme um circulo de mãos dadas e um dos professores

PEÇA

As ameaças do gigante e a coragem do baixinho

 

Personagens: 2 pessoas.
Davi e Golias.
A história bíblica de Davi e Golias, numa Versão Moderna para crianças. Baseada em 1 Samuel 17:1-54
Apresentação:
(Depois dos elogios, a Diretora dirá as crianças que tem que sair e buscar algo que esqueceu, mas que continuem em reverência e façam silêncio. Quando o cenário estiver vazio, Golias aparecerá, temível, ameaçador e lançará grandes ameaças).
GOLIAS (Dirigindo-se às crianças) Quem são vocês? O que fazem todos aí sentados e me olhando? Respondam-me! Não fiquem calados. O gato comeu a língua de vocês? Ah, já sei... Vocês estão aí, cantando para esse Jesus, não é? Então, se é assim, todos vocês são meus inimigos! Querem saber mais? Vou destruir todos vocês porque sou mais forte do que vocês, vou dar a vocês coisas que gostam, mas que levam à morte... Ha, ha, ha!
(Tem um saco com bexigas (ou bola) cheias. Cada bexiga representa uma tentação ou pecado que nos afasta de Deus)
(Golias, à medida que vai tirando as bexigas, as identifica claramente e pergunta quem quer. Ex. tira uma bexiga amarela que diz “MENTIRAS” e fala: “Olhem, crianças, que bexiga tão bonita e que cor tão brilhante. Quem quer?)
(Logicamente alguma criança pedirá; então Golias dirá: “Ha, ha, ha! Claro que te dou, pegue”. Joga-o para o público. E assim tira do saco bexigas com diferentes nomes como: ROUBO, EGOÍSMO, PALAVRÕES , MALDADE, DESOBEDIÊNCIA etc. Finalmente tira uma bexiga vermelha que diz “VIOLÊNCIA” e fala: “Oh, este é bonito e tenho mais destes aqui!” (Tira mais bexigas vermelhas que dizem “violência” e joga para as crianças). Diz a eles: “Peguem crianças, são todos para vocês, contagiem-se e destruam-se! Ha, ha, ha! Todos morrerão... a menos que... A menos que saia um valente e venha lutar comigo por suas vidas! Ha, ha, ha! Mas creio que não haja nenhum valente que se atreva a lutar comigo, ha, ha, ha! Todos são uns GALINHAS!
(De repente sai dentre as crianças, Davi, uma criança pequena, mas valente, com túnica, um biombo e várias pedras pequenas, atira nas bexigas que ainda estão em frente o cenário e deve estourá-los).
DAVI. (Para Golias) Pare! Em nome de Jesus! Eu defenderei estas crianças e te matarei.
GOLIAS. Ha, ha, ha! Você? E mais quantos? Não me faça rir, veja, é um anão! Como te atreves me desafiar?
DAVI. Tu vens aqui, com tuas mentiras e bobagens de presentes para destruir estas crianças, mas isso não vai ficar assim, porque tu não podes destruir. E sabe por quê? Existe algo que tu não sabes, eles têm um amigo poderoso que te vai tirar você daqui.
(Golias procura ver entre as crianças este tal Poderoso).
DAVI. (Para as crianças) Vamos ver, crianças, vamos chamar este amigo poderoso para que tire este gigante mentiroso deste lugar. (Todos num coro: JESUS, JESUS, JESUS, JESUS).
GOLIAS. (Quando escuta esse nome, cobre o rosto, dá vários pontapés e sai gritando) Não, não! Ele não, ele não! (sai correndo do cenário).
DAVI. (Para as crianças) Crianças! Quem de vocês quer morrer? Ninguém, verdade?
CRIANÇAS. Ninguém!

DAVI. Então, destruam todos os presentes que Golias deu, porque isso só fará mal. Vamos estourá-los!!

FONTE: http://www.escoladominical.net/showthread.php?2036-Festas-diversas-para-as-crianças

Nenhum comentário: