Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 3 de novembro de 2012

A Ovelha Perdida

Lição 6 do Jardim da Infância 10 de novembro de 2012

image

VERSO PARA DECORAR
“Eu estarei sempre com vocês.” Mateus 28:20, NVI

Resumo da Lição

Um pastor possuía 100 ovelhas. Quando faltava uma delas, o pastor deixava as outras em segurança no aprisco e saía à procura daquela única ovelha perdida. Ao encontrá-la ele a trazia a salvo para casa. O pastor ficava muito feliz por ter encontrado sua ovelha perdida. A ovelha também ficava feliz! Esta lição fala sobre graça. O dom da graça de Deus inclui Seu cuidado por nós onde quer que formos. Ele continua a cuidar daqueles que estão perdidos. Ele deseja guiá-los em segurança a Seu lar no Céu.

Decoração da Sala

Preparar um cenário que pode ser usado este mês e o próximo. Incluir as montanhas de Belém com um pastor e algumas ovelhas, um edifício que poderá ser usado como casa ou hospedaria, e uma árvore grande.

Lição Bíblica

Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 106, CD faixa 11).

Vivenciando a História

Enquanto o líder conta a história, um ajudante adulto deverá fazer a parte do pastor (vestido apropriadamente) e liderar as crianças enquanto a história é contada. Duas crianças podem ser lobos. As demais crianças imitam as ovelhas. Escolher uma “ovelha” para ser a ovelha perdida, e pedir que a criança se esconda atrás do arbusto artificial. Montagem do cenário: Arrumar a sala de maneira que haja espaço para as crianças caminharem. Arrumar algumas cadeiras em círculo com uma pequena entrada para ser o aprisco. De um lado, colocar algumas pedras e arbustos de espinhos. Do outro, um pedaço de pano ou papel azul para representar um riacho e tiras de pano ou papel verde para representar pastagem.

image

[Contar a história.] Um pastor possuía cem ovelhas. Ele cuidava bem de suas ovelhas. Ele as levava para campos de grama verdinha onde havia comida em abundância. [Levar as crianças ao local de grama.] Ele as levava a um lugar de água limpa e fresquinha, onde podiam beber à vontade. [Levar as crianças ao local da água.] Ele enxotava os lobos e os animais selvagens que podiam machucar suas ovelhas. [Enxotar os dois lobos.] Todas as noites ele as levava a um lugar seguro. Antes de ir dormir, o pastor contava suas ovelhas para estar seguro de que todas estavam ali. [Dar uma pausa para que o pastor guie as ovelhas para o aprisco, conte e toque gentilmente cada ovelha enquanto elas entram para o aprisco.] O pastor amava suas ovelhas, e as ovelhas sentiam-se seguras sob o cuidado do pastor. Certa noite, quando o pastor contou suas ovelhas [dar uma pausa para o pastor contar], uma expressão de tristeza apareceu em seu rosto. Alguma coisa não estava certa. Ele contou novamente, para ter certeza, e então contou mais uma vez [dar uma pausa para contar novamente]. Definitivamente algo estava errado. Faltava uma das ovelhas. O pastor não parou para pensar como se sentia faminto. Não estava preocupado com seus pés doloridos. Não estava nem um pouco preocupado. O pastor amava cada uma de suas ovelhas, assim parou tudo o que estava fazendo e foi procurar sua ovelha perdida. [O pastor fecha a porta do aprisco para que as outras ovelhas fiquem seguras, e sai à procura de sua ovelha perdida.] Procurar à noite uma ovelha perdida não é fácil. O pastor tropeçava e se chocava contra as pedras. Ele se arranhava em arbustos espinhosos. Mas ao longe, podia ouvir a voz da ovelha amedrontada chamando. [Incentivar a criança que representa a ovelha perdida a fazer Béééé algumas vezes]. A pobre ovelha sabia que estava perdida. Ela sabia que não estaria em segurança até que estivesse de volta com o pastor. O pastor seguia o balido da ovelha. Ele podia perceber que se aproximava dela cada vez mais. E então, à luz da lua, ele pôde ver sua ovelha presa em um arbusto espinhoso. O pastor gentilmente empurrou de lado o arbusto. [O pastor se aproxima do arbusto.] Não se preocupou com os espinhos que sobressaíam e lhe feriam as mãos. Ele queria apenas libertar sua ovelha e levá-la a salvo para casa. E então, uma vez livre, o pastor gentilmente a coloca sobre os ombros e a leva para casa. [O pastor levanta a “ovelha” e a leva para o aprisco.] A ovelha era pesada, mas o pastor não se importava. Ele estava contente por ter achado sua ovelha. E a ovelha também estava contente. Ela sabia que agora estava segura porque o pastor a encontrara. Jesus é nosso Pastor. Ele ama todas as pessoas. Deseja que sejamos bondosos com todos. Ele cuida bem de nós como o pastor cuidou bem de sua ovelha. Um dia Ele virá e nos levará ao lar do Céu.

Analisando

Dar tempo para respostas. Quem em nossa história estava perdido? (A ovelhinha.) Quem foi à procura da ovelhinha? (O pastor.) Se alguém de vocês se perder, quem vai à sua procura? (A mamãe e o papai.) Quem cuida de vocês? (A mamãe e o papai.) Vocês sabem que há mais alguém que cuida de vocês? Quem vocês acham que é? Sim, JESUS CUIDA DE NÓS TODO O TEMPO.

Nenhum comentário: