Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 3 de novembro de 2012

Ninguém me Entende

Lição 6 Juvenis 10 de novembro de 2012

image

Verso Para MeMorizar “Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.” 1 Coríntios 13:12.

Resumo da Lição

Jó e seus quatro amigos debateram sua compreensão de quem Deus é e de como Ele Se relaciona com Seus filhos na Terra. Ficou claro que Jó e cada um de seus amigos sabiam apenas um pouco sobre Deus; eles não estavam corretos em sua teologia. Contudo, Deus é paciente e esperou pelo melhor momento para esclarecer os conceitos errados. Desta história aprendemos que é correto explorar nosso relacionamento com Deus e continuar a aprender sobre Ele. Esta lição fala sobre graça. O amor de Deus por nós não muda, mesmo quando não entendemos a Sua pessoa ou o que Ele está fazendo em nossa vida.

estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

“Juvenis Net”

Providenciar para os quatro alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ ou bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação. Analisando Nossa história de hoje é sobre Jó e alguns de seus amigos que vieram para confortá- lo. Eles não entendiam o que estava acontecendo com Jó; provavelmente entendiam menos do que o próprio Jó. Mas, Deus foi paciente com todos eles, e esperou pelo tempo certo para esclarecer todas as coisas malcompreendidas.

Vivenciando a História

Antes de começar a Escola Sabatina ligar a lâmpada na tomada a um canto da sala e conservá- la apagada até o momento oportuno. Escurecer um pouco a sala, se possível. Reunir os alunos em volta da lâmpada e colocar a Bíblia, os alfinetes e o papel color set ao lado.

Nossa lição de hoje é sobre as conversas que Jó e seus amigos tiveram depois de ficarem sentados em silêncio durante sete dias e sete noites. É óbvio, pelo debate, que nenhum deles conhecia toda a verdade acerca de Deus. Mas mesmo assim Deus os amava e foi paciente com eles. Ele esperou o momento certo para lançar luz sobre seus conceitos errados. Algumas vezes temos problemas e preocupações, como Jó teve, que nos fazem sentir como se estivéssemos no escuro. Talvez esses problemas e preocupações até nos façam sentir como se ninguém nos amasse ou se preocupasse conosco. Vocês já se sentiram assim? Dar tempo para respostas. Então, incentivar os alunos a falar sobre os momentos em que eles tiveram preocupações ou temores, os quais fizeram com que duvidassem de Deus, ou se sentissem não amados e sozinhos. Vamos ler um trecho na Bíblia que nos fala sobre o amor e a graça de Deus, e como o amor de Deus pode nos ajudar a superar as preocupações e problemas que enfrentamos. Ler em voz alta 1 Coríntios 13:4-8.

Isso foi escrito para pessoas que precisavam saber que o amor de Deus jamais acaba. De fato, o amor de Deus está à nossa disposição, tanto em momentos bons quanto ruins, quer estejamos felizes, tristes, ou mesmo quando temos dúvidas. Dar a cada aluno um pedaço do papel escuro e um alfinete. Desafiar os alunos a pensar em suas maiores preocupações ou temores e “escrever” os mesmos no papel escuro por meio de furos feitos com os alfinetes. Quando todos terminarem, escurecer a sala e acender a lâmpada. Podemos pensar no amor de Deus como uma lâmpada brilhante. Seu amor brilha através dos problemas e temores mais tenebrosos que enfrentamos. Pedir aos alunos que se revezem para colocar seu papel contra a luz e deixar que a luz brilhe através dos furos. Jó e seus amigos podiam ver da mesma forma que vocês estão vendo por si mesmos através desse papel. Mas Deus queria fazer Sua luz brilhar através dos problemas e temores que Jó enfrentava. Vamos repetir nossa mensagem de hoje: NOSSA FALTA DE COMPREENSÃO NÃO MUDA O AMOR DE DEUS POR NÓS.

Nenhum comentário: