Lição 13 Juvenis 24 de setembro de 2011
Verso Para MeMorizar “Aqueles que são sábios reluzirão como o fulgor do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.” Daniel 12:3.
Resumo da Lição
Daniel vivia em Babilônia em meio a grande tumulto político. Os antigos poderes estavam em guerra, e Daniel estava constantemente rodeado de conflitos políticos e militares. Ele almejava estar novamente em sua pátria, a “Terra Magnífica” (Daniel 11:41), adorando em liberdade com seu povo. Todas as suas visões nessa época giravam em torno do conflito entre as nações e antecipavam a vitória final do povo de Deus. No capítulo 11 de Daniel, o profeta vislumbrou outra vez o futuro e nada viu a não ser a continuação das mesmas circunstâncias. Os líderes do mundo são comandantes militares e heróis de guerra. Os governos são edificados sobre fraudes e tributos. As cidades são fortalezas ou estão em ruínas. As pessoas pertencem ao exército ou são prisioneiras. Tudo isso é um prelúdio para o capítulo 12, em que Daniel viu a volta de Miguel, o grande Príncipe (Daniel 12:1), e a recompensa dos resgatados que, finalmente, recebem sua herança eterna (verso 13). Esta lição fala sobre graça em ação. O que nos acontece quando honramos “o deus das fortalezas” (Daniel 11:38) em vez de adorar o Deus da paz? O que acontece quando fazemos unicamente a própria vontade e nos engrandecemos acima de Deus (verso 36)? Quando nosso inimigo é bem-sucedido na invasão da “Terra Magnífica”, ele nos rouba as riquezas do reino de Deus. Esta profecia nos ensina a valiosa lição de que o Deus da graça nos libertará deste mundo mau e que podemos depositar nossa confiança, não em força e poder, mas em Deus (Zacarias 4:6).
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Pedir aos alunos que mencionem os nomes das guerras e batalhas que já ocorreram em seu país. Escrever as respostas no quadro onde todos possam ver. Procurar colocar as guerras em ordem cronológica, tanto quanto possível. Tentar lembrar-se dos antagonistas em cada um dos conflitos. Se possível, anotar também os nomes dos líderes militares em ambos os lados da guerra ou batalha. Então, facilitar um debate sobre o assunto, fazendo perguntas como as que seguem: Como seria viver em um país onde toda a sua história fosse uma história de guerras? Que valores essas pessoas provavelmente defenderiam? Como seria sua poesia? Sobre que discorreriam seus filmes? Qual seria o efeito psicológico sobre as pessoas, caso não só o passado fosse repleto de guerras, mas também não se pudesse prever paz alguma para o futuro? O que vocês gostariam de falar às pessoas de um país assim?
Vivenciando a História
Dividir a classe em dois grupos e pedir que arrumem as cadeiras em duas filas, uma de frente para a outra. Colocar uma fila de cadeiras ao sul e outra ao norte da área disponível na sala. Pedir que dois alunos [bons leitores] leiam para o grupo todo o sumário que aparece mais adiante, das guerras mencionadas em Daniel 11. Um deles lê a parte A e o outro a parte B. Cada vez que o rei do norte for mencionado, os alunos sentados do lado norte da sala deverão ficar em pé, erguer os braços com os punhos cerrados. Os alunos do lado sul devem ficar sentados. Quando o rei do sul for mencionado, os alunos do lado sul da sala deverão se levantar, e fazer a mesma coisa. Os alunos do norte devem ficar sentados. Quando chegarem à parte que fala sobre os dois reis sentados à mesma mesa, mentindo um ao outro, todos os alunos deverão permanecer sentados, mas se inclinando para a frente em direção dos que estão do lado oposto. Os alunos deverão continuar se levantando e sentando até o fim da leitura do texto quando ambos os lados deverão estar em pé gesticulando uns para os outros.
As Guerras de Daniel 11 (NVI) A. “O rei do sul se tornará forte [...] e governará o seu próprio reino com grande poder” (verso 5). “Ele atacará as forças do rei do norte e invadirá a sua fortaleza; lutará contra elas e será vitorioso” (verso 7). B. “O rei do norte invadirá as terras do rei do sul” (verso 9). “Seus filhos se prepararão para a guerra e reunirão um grande exército, que avançará como uma inundação irresistível” (verso 10). A. “Em face disso, o rei do sul marchará furioso para combater o rei do norte” (verso 11). “O rei do sul se encherá de orgulho e matará milhares” (verso 12). B. “O rei do norte reunirá outro exército, maior que o primeiro” (verso 13). “As forças do sul serão incapazes de resistir; mesmo as suas melhores tropas não terão forças para resistir” (verso 15). “O invasor fará o que bem entender; ninguém conseguirá detê-lo” (verso 16). A. “Com um grande exército juntará suas forças e sua coragem contra o rei do sul” (verso 25). Mas “seu exército será arrasado, e muitos cairão em combate” (verso 26). B. “Os dois reis, com seu coração inclinado para o mal, sentarão à mesma mesa e mentirão um para o outro” (verso 27). A. “Mas sem resultado, pois o fim só virá no tempo determinado” (verso 27). B. “O rei do norte [...] (verso 28) “invadirá de novo o sul, mas desta vez o resultado será diferente do anterior” (verso 29). “Navios das regiões da costa ocidental se oporão a ele, e ele perderá o ânimo” (verso 30). A. “No tempo do fim o rei do sul se envolverá em combate” (verso 40). B. “E o rei do norte o atacará com carros e cavaleiros e uma grande frota de navios” (verso 40). A. “Ele invadirá muitos países e avançará por eles como uma inundação” (verso 40). B. “Também invadirá a Terra Magnífica” (verso 41). A. “Ele estenderá o seu poder sobre muitos países” (verso 42). B. “E irado partirá para destruir e aniquilar muito povo” (verso 44). A. “Armará suas tendas reais entre os mares, no belo e santo monte. No entanto, ele chegará ao seu fim, e ninguém o socorrerá” (verso 45).
PartiLhando a Lição
Contando a um Amigo
Dar a cada aluno uma folha de papel e uma caneta. Instruí-los a desenhar um círculo do tamanho de uma moeda no meio da folha de papel. Este círculo representa cada um de vocês. Escrevam seu nome dentro do círculo. Agora, imaginem que vocês desejam partilhar nossa mensagem central com duas outras pessoas. Desenhem um “X” de cada lado do seu círculo. Agora, imaginem que cada uma dessas duas pessoas vai partilhar com mais duas. Desenhem dois círculos ao lado de cada um dos “X” que fizeram. Continuem desenhando dois “X” para cada círculo e dois círculos para cada “X” até que não tenham mais espaço no papel. Quando todos terminarem de encher sua folha de papel de “X” e círculos, dar a seguinte explicação, e ao mesmo tempo escrever a lista de números no quadro: Cada um de vocês contou a duas pessoas, as quais contaram a quatro pessoas, e essas a oito, que contaram a 16, que contaram a 32, que contaram a 64, que contaram a 128, que contaram a 256, que contaram a 512, que contaram a 1.024, que contaram a 2.048, que contaram a 4.096 pessoas e, assim por diante. Vocês com certeza “conduziram” muitas pessoas “à justiça”, não foi mesmo? Levantem suas folhas de papel e olhem bem para elas. Esses desenhos os fazem lembrar das estrelas? Vamos repetir nosso Verso Para Memorizar, Daniel 12:3. Levar os alunos a assumir um compromisso de, durante a semana, cada um contar a duas outras pessoas o fato de que PODEMOS CONFIAR EM NOSSO DEUS DE PAZ, NÌO NOS PODERES E FORTALEZAS DESTE MUNDO.
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