Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Hora de Escolher

Lição 11 dos Adolescentes 10 de setembro de 2011

História Bíblica: Josué 23; 24.
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítulo 49.

I. SINOPSE

De acordo com a evidência bíblica, quando Israel conquistou Canaã, Josué era o israelita mais antigo do grupo. E que vida ele levou! Provavelmente ele havia suado sob o sol escaldante do Egito, trabalhando nos projetos de Faraó; observado com admiração como as dez pragas forçaram uma nação a se submeter; comemorado a salvação à beira-mar; lutado com os amalequitas no deserto; acompanhado Moisés na escalada do Monte Sinai; espionado a Terra Prometida; e quatro décadas depois conduziu os israelitas de vitória a vitória em Canaã. Quando Josué falava, as pessoas ouviam. Em sua mensagem de despedida, Josué lembrou o povo de como Deus os havia conduzido, então não mediu as palavras: Sirvam a Deus e prosperem, ou O ignorem e... virá a desgraça. Josué conduziu o povo na renovação do concerto com Deus, contudo traçou uma linha clara para eles. Comprometer-se é assunto sério, ele insistiu. Deus é zeloso. Ele não aceitará nada menos do que rendição completa – de nossos pensamentos, nossas ações, nossos motivos, nossa mente. Ele é responsável por todas as coisas boas que nos aconteceram, e agora deseja que retribuamos o favor. Foi uma convocação séria, mas nunca se esqueça de que até isso estava fundamentado na graça. Da mesma forma, Deus lembrou os israelitas: “Eu lhes causei pânico para expulsá- los de diante de vocês. [...] Não foram a espada e o arco que lhes deram a vitória. Foi assim que lhes dei uma terra que vocês não cultivaram e cidades que vocês não construíram. Nelas vocês moram, e comem de vinhas e olivais que não plantaram.” Josué 24:12 e 13. Nesta lição seus alunos explorarão questões tais como: • Os dois enganos de pensar que Deus passará por alto o pecado, e a ideia de que as pessoas podem de alguma maneira ser boas o sufi ciente para serem salvas. • A importância de servir a Deus por amor e não por interesse ou medo do castigo. • A certeza de que Deus fará conforme o que Ele prometeu.

ENSINANDO I.

INICIANDO

Atividade

Encaminhe os alunos à seção da lição intitulada O Que Você Acha? Depois que eles tiverem concluído a atividade, discuta suas respostas. Discuta o significado de “coragem”, de acordo com a aplicação de Josué. Peça que seus alunos deem exemplos de algumas das ações mais corajosas que eles já praticaram ou viram. Se tiver um grupo grande, peça-lhes para votar levantando a mão para as ações que eles consideram mais corajosas: Rejeitar um trabalho em que eles ganhariam mais, porém teriam que trabalhar no sábado. Orar por alguém que nem olha na sua cara. Fazer sem reclamar o que seu pai pediu, embora isso pareça extremamente injusto, enquanto sua irmã sai para passear. Convidar alguém que normalmente não faz parte do seu grupo de amigos para participar de alguma atividade. Falar para algum parente que despreza sua religião o quanto Deus o ama, e você também. Ilustração Conte esta ilustração com suas próprias palavras: Era um esquema perfeito. Os cassinos administrados pelas tribos de índios americanos queriam pessoas influentes para fazer lobby em seu favor. Entra em cena Jack Abramoff, o homem que possuía todas as ligações. Quando legisladores tentavam fechar o negócio deles, Abramoff estava lá, feliz em ajudá-los a continuar no negócio – pelo preço certo, é óbvio. Quando um cassino queria que o governo fechasse um concorrente, Abramoff estava lá também, dando uma força. Na verdade, algumas vezes ele até ajudava o cassino concorrente ao mesmo tempo. Dessa forma, não importava que lado vencia, ele se dava bem e conseguia muito dinheiro com isso. Em 1999 o Estado do Alabama pensou em começar sua própria loteria. Para a tribo Choctaw, vizinha de Mississippi, isso significava concorrência para seus cassinos. Então eles chamaram Abramoff. Abramoff chamou seu velho amigo Ralph Reed, que havia se tornado famoso como o primeiro diretor do grupo político Coalizão Cristã. Abramoff pagou a Reed 1,3 milhão para encorajar os cristãos de Alabama a fazerem oposição à loteria estadual. Através de anúncios na rádio, inserções em comunicados da igreja, e dos pastores que incitavam suas congregações, os cristãos de Alabama acharam que estavam envolvidos numa grande causa moral. O que eles não sabiam era que o dinheiro que eles estavam usando para fazer oposição à propagação do jogo vinha de um cassino. A triste saga nos lembra que, como Jesus disse: “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.” Mateus 6:24, NTLH. Abramoff foi declarado culpado de conspiração, fraude e sonegação de imposto, e a carreira de seus amigos foi manchada para sempre. Como na história de Acã, a mensagem de despedida de Josué nos lembra de que não podemos servir a Deus e ao mundo – precisamos escolher. Embora a graça de Deus esteja sempre disponível, sofreremos as consequências e deixaremos de receber as bênçãos de Deus se tentarmos levar uma vida dupla, com um pé no arraial de Deus e o outro no mundo.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras: “Josué lutou a batalha de Jericó, e os muros vieram ao chão.” Impressionante – mas não menos impressionante do que seu legado de uma nação que entregou seu coração a Deus por duas gerações. Josué abriu o jogo: Não há dois caminhos – você vai seguir a Deus ou fazer as coisas à sua maneira? “Faça sua escolha”, Josué disse. “Você pode seguir os deuses inúteis a quem seus ancestrais adoraram, que não fizeram nada por eles, ou pode seguir ao Deus Todo-Poderoso. Vou continuar seguindo a Deus, e minha família também fará isso. E você?” Aplicando a História (Para Professores) Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles. Por sua natureza, o amor não pode ser forçado. Quando Josué repetiu o chamado de Moisés para seguir a Deus (veja Deuteronômio 30), ele desejava que os israelitas servissem a Deus de boa vontade, como uma resposta natural ao amor de Deus por eles. Seguir a Deus requer dedicação e comprometimento. Como Deus recomendou que os israelitas mantivessem o foco nEle? Peça que um aluno leia Deuteronômio 6:4-9 e 11:16- 21. Explique que ainda hoje as pessoas que seguem rigorosamente o judaísmo conservam um pequeno pergaminho, com as palavras de Deuteronômio 6:4-9 e 11:13-21, preso a cada um dos batentes da porta. O recipiente e o pergaminho são conhecidos como mezuzah. Peça que seus alunos deem ideias sobre como podemos aplicar esse princípio a nossa vida espiritual hoje. Pergunte aos alunos que palavras lhes veem à mente quando ouvem a palavra “lei”. Por que com frequência lei tem uma conotação negativa? Como Satanás tem distorcido o conceito das pessoas de seguir a Deus com todo o coração? Peça que um aluno leia Lucas 18:18-23. Como uma típica pessoa moderna se relacionaria com essa história? Os israelitas amavam a lei de Deus. Divida os alunos em grupos, para que cada grupo leia uma seção diferente do extenso Salmo 119 (o mais longo capítulo da Bíblia). Peça que cada grupo encontre razões pelas quais o autor do Salmo 119 se regozijava na lei, e partilhe suas respostas com o grupo maior. Algumas respostas podem ser que a lei dá vida, traz liberdade, fortalece o espírito, impede que as pessoas sejam egoístas, etc. Ainda assim, as pessoas atualmente têm muitos pontos de vista distorcidos da lei de Deus. Se possível, apresente seu testemunho pessoal ou peça que um convidado fale sobre como sua visão da lei de Deus mudou quando o Espírito Santo o conduziu, e como Deus o tem abençoado desde que ele passou a ter uma compreensão melhor dEle. Desafie seus alunos a viverem com o foco nas coisas celestes, como Jesus recomendou na história do jovem rico.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. Adorar a deuses cananeus como Baal e Aserá era um negócio complicado e arriscado, mas definitivamente mantinha você ocupado. O problema era que os deuses eram muito imprevisíveis. Certamente eles eram poderosos e surpreendentes, mas eram enjoados e precisavam de muita insistência para serem convencidos. Os cananeus acreditavam que seus deuses precisavam ser regularmente lembrados de tomar conta deles, de continuar enviando chuva e sol nas quantidades necessárias, de lhes dar bebês saudáveis, de manter suas plantações livres de serem destruídas por uma virada do clima. A fertilidade era tudo para os cananeus, por isso seus rituais religiosos sempre eram em homenagem aos deuses a quem eles atribuíam a origem de comida e dos bebês. Você nunca estaria certo quanto aquilo que agradaria aos deuses pagãos, mas Deus expôs isso claramente aos israelitas. O Deus Criador não precisava ser persuadido a sair de Sua caverna celestial para ajudar Seu povo. Finalmente aqui estava um Deus em quem você poderia confiar, poderia reivindicar Sua palavra. Deus tornou-Se próximo ao fazer um acordo com as pessoas: Você fará isso, e Eu cuidarei de você. Estarei atento a você – na verdade, o cumularei de bênçãos que você terá que ver para crer. Era uma religião baseada não em rituais, mas em relacionamento. Quando Josué insistiu com Israel para deixar o pecado e seguir a Deus, ele desejava que eles seguissem a Deus por amor, não porque temiam o castigo ou desejassem recompensa. Nos próximos mil anos, Israel oscilou da idolatria à hipocrisia. Na época de Isaías, Deus estava cansado de sua piedade superficial, seu egoísmo e avidez pelo poder embrulhados numa roupagem religiosa. “Parem de trazer ofertas inúteis!” Deus pediu. “O incenso de vocês é repugnante para Mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembleias cheias de iniquidade.” Isaías 1:13, NTLH. Deus desejava uma religião que não estivesse baseada em formalidades e aparência, mas uma religião que transformasse as pessoas de dentro para fora e mudasse a maneira deles tratarem os outros. “Removam suas más obras para longe da Minha vista! Parem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos dos órfãos, defendam a causa da viúva.” Isaías 1:16 e 17, NTLH. O apóstolo contrastou isso desta forma: “Deus é luz; nEle não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado.” 1 João 1:5-7.

Resumo

Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras: Josué convocou seu povo a escolher – ou se perder. Havia ainda muito território para ser conquistado, e a complacência apenas conduziria à calamidade. Ou as pessoas avançariam pela fé, ou sucumbiriam à desgraça. Hoje, um mundo que conhece bem pouco o amor de Deus espera por nós, e necessita que nós o demonstremos. As pessoas se perdem por não terem uma clara compreensão da misericórdia, paciência, perdão e ansiedade de Deus para nos transformar. Jesus oferece nova vida a todos que O invocarem. Jesus nos convida a vivermos a alegre expectativa de Seu breve retorno, e Mateus 25:34- 36 nos diz algo sobre como devemos gastar nosso tempo como cristãos num mundo arruinado. É uma vida de coragem em frente à adversidade, de carinho e compaixão por aqueles que estão envolvidos pelo pecado, de comprometimento com os princípios de amor e fidelidade de Cristo, e com as expressões criativas do caráter de Deus.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Pensar e aplicar – esses são dois dos mais importantes objetivos para seus alunos em cada aula semanal. Você quer que eles pensem sobre o assunto e compreendam sua relevância e implicação para a vida deles. É seu desejo que eles apliquem na vida diária o que tem sido discutido. Toda classe é composta de diferentes temperamentos. Alguns alunos sempre têm algo a dizer sobre o assunto, e precisam aprender a dar aos outros a chance de falar. Outros alunos precisam ser gentilmente tirados de sua zona de conforto para participar e falar. Ainda assim, todo aluno tem a capacidade de surpreender você. Enquanto orienta seus alunos acerca de um assunto, sempre mantenha em mente como as questões podem modelar a vida diária deles. A natureza humana – e o amor de Deus – não mudaram em 3.000 anos. Para uma lição como a desta semana, que se centraliza em tomar uma posição, ajude seus alunos a perceberem que seguir a Deus não é apenas uma lista de “faça” e “não faça”; é uma atitude, uma maneira de compreender e relacionar- se que determina como eles enfrentarão as coisas na vida.

Nenhum comentário: