Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Bebê Moisés

Lição 3 Rol do Berço  Setembro

VERSO PARA DECORAR
“Deem graças a Deus.” Salmo 136:1, NTLH.

Resumo da Lição

Deus estava com o bebê Moisés e sua família. Ele os protegeu de Faraó. À medida que Moisés crescia no palácio egípcio, Deus continuava com ele. Moisés sempre se lembrava de adorar a Deus. Esta lição fala sobre adoração. O amor e a presença de Deus em nossa vida são mais evidentes em tempos de aflição. Ter Deus conosco é tudo o que precisamos para superar os problemas da vida na Terra. À medida que Deus nos protege, soluciona nossos problemas e realiza milagres, nosso coração fica repleto de gratidão.

Decoração da Sala

Em um canto da sala colocar no piso uma faixa de tecido ou papel azul para representar o rio. Acrescentar arbustos, árvores e plantas (em vasos) à margem onde possa esconder o cestinho de Moisés. Se houver espaço disponível em outra parte da sala, considerar a montagem de uma cena simples que sugira o interior de uma casa.

Iniciando a Escola Sabatina

A. Boas-vindas Bom-dia, crianças! Estou muito feliz em ver vocês aqui. O sábado é um dia especial. Encontramos muitos amigos na igreja aos sábados. Vamos cumprimentar uns aos outros para mostrar como estamos felizes. Andar pela sala e apertar a mão de cada criança, com um sorriso, um abraço, ou um beijo enquanto canta “Bom-dia!” (ver p. 54, CD faixa 1). Jesus está muito contente porque viemos à Escola Sabatina. Ele nos ama muito. É muito bom estarmos aqui para louvar o nome de Jesus. Segurar a igreja com espelho para que cada criança veja sua própria imagem enquanto canta “Boas-vindas” (ver p. 54, CD faixa 13).

B. Oração Hoje, nós vamos aprender a respeito de pessoas que mostraram o amor de Deus aos outros. Vamos orar e pedir que Deus nos ajude a mostrar Seu amor a outros. Pedir que todos se ajoelhem. Preparar para a oração cantando “Hora da Oração” (ver p. 54, CD faixa 6). Fazer uma oração simples dando tempo para as crianças repetirem as palavras. Então, cantar “Ouve, ó Pai do Céu” (ver p. 55, CD faixa 9).

C. Visitas Dar boas-vindas a cada visitinha e depois cantar “Amiguinho, Você é Bem-vindo” (ver p. 55, CD faixa 11).

D. Ofertas Algumas famílias não sabem que Jesus as ama. O dinheiro da nossa oferta vai ajudar essas pessoas a aprender que Jesus ama a cada uma delas também. Por isso, trazemos nossas ofertinhas para ajudar outras pessoas a aprender que Jesus ama a todos nós. As crianças podem trazer suas ofertas para colocar no recipiente da oferta enquanto todos cantam “Minha Ofertinha” (ver p. 55, CD faixa 14). Muito obrigado, meninos e meninas, por trazerem uma ofertinha. Agora, vamos fechar os olhos enquanto pedimos que Jesus abençoe o dinheiro da oferta. Fazer uma oração simples, com palavras mais ou menos assim: Querido Jesus, queremos que outras famílias saibam que Jesus ama cada uma delas. Por favor, usa nossa ofertinha para isso. Amém. Cantar “Obrigado, Bom Deus” (ver p. 55, faixa 17).

E. Aniversariantes Há alguém em nossa classe que fez aniversário. Querem saber quem é? É [nome da criança]. Levar a criança que fez aniversário a uma cadeira especial para aniversariantes. Acender as velas do bolo. Enquanto as velas ainda estiverem acesas, cantar “Cântico de Aniversário” inserindo o nome da criança (ver p. 56, CD faixas 18 e 19). Incentivar a criança a soprar a(s) vela(s). Jesus ama muito você. Vamos agradecer a Jesus porque você fez aniversário. Fazer uma oração especial pela criança. Se possível, dar a ela um presentinho em nome da Escola Sabatina.

Vivenciando a História

A. Verso Para Decorar Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vocês podem encontrar uma figura de Jesus em sua Bíblia? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “A Bíblia, a Palavra de Deus” (ver p. 56, CD faixa 23). Nossa história de hoje é sobre um bebê muito especial chamado Moisés. Deus sempre estava com Moisés. Ele também está sempre conosco. Nós podemos agradecer a Deus por estar sempre conosco. Nosso Verso Para Decorar diz: “Deem graças a Deus.” Vocês podem repetir comigo? Dizer novamente o verso para as crianças repetirem. Nós temos um hino para o Verso Para Decorar. Vamos cantar fazendo os gestos? Cantar “Deem Graças a Deus” (ver p. 60, CD faixa 67).

“Deem graças (juntar as mãos como em oração) a Deus.” (apontar para o alto)

B. Bebê Especial Muito tempo atrás, nasceu um bebê especial. A família dele ficou muito, muito contente. Distribuir bonecas (bebês) para as crianças abraçarem e ninarem.

C. Agradecendo A família de Moisés ficou muito agradecida com esse bebê tão lindo! Toda a família agradeceu a Deus o bebê especial. Cantar novamente o hino do Verso Para Decorar “Deem Graças a Deus” (ver p. 60, CD faixa 67). “Deem graças (juntar as mãos como em oração) a Deus.” (apontar para o alto)

D. Cuidando de Moisés O nome da mãe de Moisés era Joquebede. Ela cuidava muito bem dele porque ela o amava. Ela dava banho no bebê Moisés com muito cuidado. Vamos fazer de conta que estamos dando banho em nosso bebê. Dar a cada criança uma boneca e uma toalhinha. Deixar que elas façam de conta que estão dando banho na boneca. Agora que o bebê de vocês está limpinho, vamos agasalhar o bebê para que ele não fique com frio. Dar às crianças as cobertinhas. O rei queria machucar o bebê Moisés e todos os outros meninos do povo de Israel. Joquebede precisava fazer com que o bebê Moisés ficasse bem quietinho. Se ele chorasse, os soldados podiam ouvir e levar o bebê embora. Por isso, Joquebede balançava e cantava para o bebê quando ele chorava. Vamos balançar nosso bebê. Cantar “Nana, Nenê, Querido Nenê” (ver p. 60, CD faixa 34). Quando Moisés ficou maior, era difícil escondê-lo. Sua mãe precisou fazer outros planos. Por isso, ela fez um cestinho para colocar o bebê dentro, para que ele pudesse flutuar no rio como um barquinho, e ninguém o ouvisse chorar.

E. No Rio Quando o cesto ou barco ficou pronto, a mãe de Moisés colocou o nenê dentro dele e, agora, estava pronta para levá-lo para o rio. Então, ela chamou Miriã, a irmã maior de Moisés, para ir com ela ao rio. Miriã teria um trabalho especial para fazer. Ela ficaria cuidando do cesto ou barco para ter certeza de que o bebê ficaria bem e em segurança. Colocar um lenço na cabeça para representar Joquebede. Enrolar a boneca em uma cobertinha e colocá-la no cesto. Convidar uma criança que quiser ser Miriã para que venha vestir uma roupa dos tempos bíblicos e vá até o rio para se esconder entre os juncos. (Ver as sugestões na parte de Decoração da Sala para criar o cenário do rio.)

Precisamos andar bem de mansinho, na ponta dos pés até o rio. Você me ajuda a carregar o cesto? Pssssiu! Não queremos que ninguém nos escute, nem veja o que estamos fazendo. Colocar o cesto entre os “juncos” (arbustos).

F. Balançando o Barco Miriã tinha um trabalho especial a fazer. Ela devia vigiar o cestinho que flutuava como um barco com o bebê Moisés dentro. Talvez ela tivesse que balançar delicadamente o cestinho para o bebê Moisés ficar quietinho e dormir em segurança ali no rio. Convidar uma ou duas crianças para vestir-se com roupas dos tempos bíblicos e balançar suavemente o cesto do bebê Moisés, enquanto cantam “Nana, Nenê, Querido Nenê” (ver p. 60, CD faixa 34).

G. Anjos Deus estava com Moisés lá no rio. Ele enviou Seus anjos para vigiar o cestinho que flutuava e guardar o bebê Moisés em segurança. Dar a cada criança um anjo para segurar enquanto cantam “Tenho um Anjo que me Guarda” (ver p. 60, CD faixa 36).

H. Agradecendo Sabem, vamos dar graças a Deus por Ele estar sempre conosco assim como esteve com Moisés. Cantar “Deem Graças a Deus” (ver p. 60, CD faixa 67). “Deem graças (juntar as mãos como em oração) a Deus.” (apontar para o alto)

I. A Princesa Vestir uma criança para ser a princesa, usando também uma coroa em forma de tiara (comprada em loja de brinquedos) ou algo semelhante. Miriã ouviu os passos de alguém. Ela não sabia quem era, e imagino que até ficou com medo. O barulho dos passos pareciam cada vez mais próximos do lugar em que ela estava escondida entre os juncos. Miriã não sabia, mas o bebê Moisés estava escondido no rio exatamente no lugar em que a princesa gostava de ir tomar seu banho. Pedir a uma professora auxiliar que ajude a criança que está vestida de princesa a ir até o “rio” e encontrar o cesto do bebê Moisés. Se mais de uma criança quiser ser princesa, repetir a atividade dando oportunidade a cada uma de se vestir como princesa e ir ao rio encontrar o cesto do bebê Moisés. Se a classe for muito grande, a probabilidade de muitas crianças quererem vestir-se de princesa será bem maior e você deve pensar em providenciar mais de uma roupa de princesa e coroa, ou permitir que algumas crianças sejam as acompanhantes da princesa.

J. Não Chore A princesa viu o cestinho flutuando no rio. Ela pediu que uma de suas servas pegasse o cestinho. Vocês acham que ela ficou surpresa quando abriu o cestinho e viu um bebê ali dentro? Moisés também ficou surpreso. Ele não conhecia aquela mulher estranha e começou a chorar. Pedir que uma criança se faça de princesa e pegue a boneca de dentro do cesto. Dar a cada criança uma boneca para acalentar. Cantar “Deus Guardou Moisés” (ver p. 61, CD faixa 39).

K. Miriã Ajuda Vestir uma criança como Miriã e outra como princesa para dialogarem (se possível). A princesa ficou com dó do bebê Moisés. Ela percebeu que ele era um dos bebês que o rei queria machucar. Ela também sabia que se ela adotasse o bebê como seu filho, ele estaria seguro. Então, ela disse às suas servas: “Eu quero esse bebê para mim, ele será meu filhinho.” Então, Miriã saiu correndo do meio dos juncos e perguntou: – Quer que eu chame alguém para cuidar do bebê para você? (Se achar conveniente, encorajar a criança vestida de Miriã a fazer a pergunta.) – Sim, eu quero – a princesa respondeu. (Encorajar a criança vestida de princesa a responder.) Então, Miriã foi correndo à sua casa chamar a mãe. O bebê Moisés foi de volta para casa com sua família. E, agora, ninguém mais precisava se preocupar em esconder o bebê.

L. Agradecendo Acho que a família de Moisés ficou muito contente naquela noite. Deus cuidara do seu bebê enquanto ele flutuava no cestinho lá no rio. Deus enviara a princesa ao rio para tomar banho justo no lugar em que o cestinho de Moisés estava. Então, ele pôde ir para casa e viver com a própria família até que crescesse e tivesse idade para ir morar no palácio com a princesa. Deus ficou com Moisés o tempo todo. Tenho certeza de que a família agradeceu muito a Deus por Ele cuidar sempre do bebê Moisés. Cantar “Deem Graças a Deus” (ver p. 60, CD faixa 67). “Deem graças (juntar as mãos como em oração) a Deus.” (apontar para o alto)

M. Jesus Está Comigo Jesus está conosco também, assim como esteve com Moisés. Não importa onde estamos nem o que estamos fazendo. Jesus está sempre conosco. Colocar no flanelógrafo a gravura de Jesus. Distribuir as gravuras de crianças em diversas atividades. Convidar as crianças a colocar suas gravuras no flanelógrafo ao lado da gravura de Jesus enquanto cantam “Cristo Sempre Cuida” (ver p. 61, CD faixa 33).

N. Agradecendo Nós também devemos dar graças a Deus por Ele estar sempre conosco assim como Ele esteve com o bebê Moisés. Vamos juntos cantar o hino do Verso Para Decorar? Cantar “Deem Graças a Deus” (ver p. 60, CD faixa 67). “Deem graças (juntar as mãos como em oração) a Deus.” (apontar para o alto)

image

Um comentário:

Maristela disse...

Amei o novo visual.