Lição 9 dos Juvenis 27 de agosto de 2011
Verso Para Memorizar
“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31.
Resumo da Lição
Nabucodonosor, rei da Babilônia, conquistou Jerusalém e levou Daniel, Ananias, Misael e Azarias (mais tarde conhecidos como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego) para que fossem educados e treinados a servir o rei Nabucodonosor. Daniel pediu que lhes servissem uma alimenta•‹o simples constituída de legumes e água, em vez de comida e bebidas elaboradas da mesa do rei. Finalmente, quando Daniel e seus companheiros compareceram perante o rei Nabucodonosor, ele os encontrou dez vezes mais sábios do que todos os outros jovens príncipes. Esta lição fala sobre adoração. Daniel e seus três companheiros decidiram não compartilhar do alimento elaborado e das bebidas alcoólicas que exerceriam efeitos prejudiciais à sua saúde e ao seu corpo. Em vez disso, preferiram adorar a Deus ao fazer a escolha sábia de preservar o dom da saúde que Deus lhes concedeu.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Vocês têm um minuto para fazer uma lista de todos os tipos de frutas que conhecem. Então, perguntar: Quem tem a lista mais longa? Pedir que esse aluno leia sua lista. Pedir aos demais alunos que marquem em sua lista cada fruta mencionada que tenham anotado e acrescentem as frutas que não constam em sua lista. Desse modo, todos terminarão com a mesma lista. Hoje, estamos falando a respeito de como podemos adorar a Deus cuidando de nosso corpo e de nossa mente – presentes importantes que Deus nos deu. Na lição bíblica de hoje, o jovem Daniel e seus três companheiros adoraram a Deus dessa maneira. Vamos dizer em voz alta nosso Verso Para Memorizar e, depois, a mensagem central. ADORAMOS A DEUS QUANDO CUIDAMOS DO NOSSO CORPO E DA NOSSA SAúde.
Vivenciando a História
Pedir aos alunos que se revezem fazendo a leitura, em voz alta, do capítulo 1 de Daniel. Precisarei de três voluntários para participar da encenação de um debate que tem lugar na mente de Daniel. (Se possível arranjar os voluntários com antecedência para que tenham tempo de ler o roteiro e praticar boa leitura com expressão ou encenação independentemente do roteiro.) Precisamos de duas pessoas para se sentar em duas cadeiras, uma de frente para a outra, com “Daniel” sentado no meio delas. “Daniel” precisa agir como se estivesse enfrentando uma luta mental para tomar uma decisão; deverá utilizar expressões faciais e corporais adequadas enquanto a conversa tem lugar. Dar aos três voluntários cópias do roteiro da encenação “A Decisão”. Não sabemos se a decisão de Daniel foi imediata ou se ele pensou um pouco sobre o que fazer. Algumas decisões que temos de tomar são fáceis e rápidas, enquanto outras exigem uma luta mental. Daniel se encontrava em situação difícil. Ele poderia estar correndo risco de vida. Vamos ouvir com atenção o diálogo que deve ter ocorrido em sua mente entre os dois “desejos” – o “Desejo de Fazer o que é Certo” e o “Desejo de Optar Pelo Mais Fácil”.
PartiLhando a Lição
Enfrentando o Desafio Recapitular o acróstico CELEBRAR da Atividade Preparatória A. Procurem um companheiro aqui na classe e comentem sobre um (ou mais) elemento(s) do acróstico que vocês percebem que precisam incluir mais extensamente em sua vida diária. Comentem sobre os desafios que possam enfrentar. Tomem decisões sobre um plano de ação para melhorar nessa área. Analisando Alguém gostaria de partilhar com os demais colegas de classe seu plano de ação para melhor celebrar a boa saúde? Se houver um grupo ou número significativo de alunos que estejam aceitando o desafio de melhorar na mesma área, ver se é possível organizar uma atividade em grupo para incentivá-los e prestar apoio. Quando cuidamos de nós mesmos e utilizamos os dons que Deus nos concedeu para promover boa saúde, sentimos os benefícios, mental, física e espiritualmente. Além disso, temos a oportunidade de exercer grande influência sobre aqueles que nos rodeiam. ADORAMOS A DEUS QUANDO CUIDAMOS DO NOSSO CORPO E DA NOSSA SAúDE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário