LIÇÃO 9 dos Adolescentes 28 de maio de 2011
História Bíblica: Êxodo 29:1-9; 31:1-11; 40:33-38.
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítulo 30.
I. SINOPSE
Toda vez que a humanidade falhava em sua fidelidade, Deus iniciava a reconciliação e providenciava um meio claro e eficiente para a recuperação. O plano de Deus para restaurar a raça humana caída é o objeto central do tabernáculo que os israelitas levavam em sua viagem
à Terra Prometida. Está claro na Bíblia que o maior desejo de Deus é “habitar conosco”. Por causa da descrença e da desobediência deliberada dos israelitas, o tabernáculo teve que ser construído para abrigar a presença de Deus.
A construção de tal lugar de habitação exigiria tempo, recursos e muita atenção; afinal de contas, seria um refl exo daquele que existe no Céu (Hebreus 9:23 e 24). Cada detalhe do tabernáculo devia ser elaborado com precisão porque o aspecto da estrutura era repleto de significado. É por isso que 15 capítulos do livro de Êxodo são dedicados aos detalhes da edificação de um tabernáculo. É possível que ao estudar sobre o santuário haja tanta informação que a história do amor de Deus para salvar Seu povo algumas vezes possa passar despercebida.
Esta lição apresenta a história do santuário, dando ênfase a seu propósito fundamental e como o povo de Deus reagiu à oportunidade de construí-lo. A essência do
estudo desta semana é sobre o abrangente tema da maravilhosa iniciativa da graça de Deus na forma do tabernáculo. O texto bíblico central para este estudo começa com o processo de construção e termina com
uma rápida passagem para o ponto em que Deus ocupa Seu lugar de habitação. O pátio externo, o altar de oferta queimada, a pia, o lugar santo, a mesa dos pães, e o altar de incenso dão testemunho do cuidadoso plano de Deus para tornar novas todas as coisas. A cortina que separa o lugar santo do Santíssimo permanece entre nossa pecaminosidade e a santidade de Deus como o terrível lembrete de que precisamos de um mediador para acertar as coisas com Deus.
A própria presença de Deus repousava sobre a arca do concerto e representava Seu lugar legítimo próximo às tendas da humanidade.
O livro Patriarcas e Profetas dá os detalhes do processo de construção, bem como revela o que cada parte simboliza.
II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras:
Da mesma maneira que uma lâmpada no suporte ou o fogo na lareira iluminam nosso caminho e nos permitem saber que alguém está em casa, o tabernáculo era uma indicação clara e vívida de que Deus estava com Seu povo.
Os vários lembretes visuais eram difíceis de se esquecer – as colunas de fogo e de nuvem que abrigavam a presença de Deus, a glória do Shekinah que enchia o Santíssimo. A história da construção do santuário é apresentada na lição desta semana. Quando você estudar os textos selecionados, tenha em mente o plano de Deus de estar presente no tempo de necessidade.
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
A palavra tabernáculo significa um lugar de encontro ou um lugar de habitação. Enquanto é possível passar por alto todos os elementos do santuário, tais como: os diferentes compartimentos, móveis, materiais, e até os vários tipos diferentes de rituais que ocorriam dentro dos limites do santuário, é importante não perder de vista o propósito do tabernáculo. Ele é um indicador, e uma expressão, da obra de Cristo em favor da humanidade.
Além do mais, todos os seus aspectos estão reunidos na pessoa de Cristo. Observe: João 1:14 declara que “o Verbo Se fez carne e habitou entre nós” (VARA). O mesmo nome Cristo é mencionado em Mateus 1:23 como
Emanuel, que significa Deus conosco. Jesus deu continuidade a esse tema no Evangelho de Mateus quando disse: “Pois onde se reunirem dois ou três em Meu nome, ali Eu estou no meio deles.” Mateus 18:20. Quando Jesus dá aos discípulos a comissão evangélica, Ele insiste com eles ao dizer: “Eu estarei sempre com
vocês, até o fim dos tempos.” Mateus 28:20. E, finalmente, os últimos versos do livro de Apocalipse transmitem o mesmo tema: “Ouvi uma forte voz que vinha do trono, e dizia: ‘Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais Ele viverá. Eles serão os Seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.’” Apocalipse 21:3. Novamente, o tema da mensagem do santuário é a respeito de as pessoas estarem com Deus, uma condição que foi gravemente afetada pelos efeitos do pecado.
Uma Perspectiva Melhor Quando Seu Mundo Está Ruindo
Frequentemente tenho me perguntado:
“Como a mensagem do santuário de Deus realmente ajuda os jovens quando eles estão tristes, desanimados ou desiludidos com a vida?” Considere o que Asafe disse no Salmo 73 (NTLH): • No verso 1 Asafe declara: “Na verdade, Deus é bom para o povo de Israel.” Parece que Asafe precisava dizer isso quando você considera o que vem em seguida. Os quinze versos seguintes contêm uma descrição severa, até mesmo assustadora de sua frustração com a maneira pela qual as pessoas más prosperam e as boas sofrem. Asafe diz: “meus pés quase escorregaram”. Mas quando
Asafe junta todas as suas frustrações quanto ao que Deus está fazendo e o que Ele não está, ele finalmente adquire outra perspectiva. Onde ele consegue isso? Salmo 73:16 e 17 diz:
• “Então eu me esforcei para entender essas coisas; mas isso era difícil demais para mim.
Porém, quando fui ao Teu Templo, entendi o que acontecerá no fim com os maus.”
• Uma compreensão da obra do santuário é importante para todas as pessoas, porque nele vemos o plano de Deus para lidar com o pecado e para tornar novas todas as coisas.
Resumo
Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras:
A beleza e a complexidade do sistema do santuário induz algumas pessoas a mergulhar nos detalhes e deixar de lado o principal. Frequentemente, o problema é que elas não veem o significado e o propósito da construção do santuário. Ele era necessário. Os pecados ostensivos
de Israel causaram um grande muro de separação entre Deus e Seu povo. Mas Deus desejava desesperadamente comungar com eles. Dessa forma, Deus bolou um plano
para habitar com eles e para comunicar Seu maravilhoso plano de salvação a eles. Foi genial a maneira que Deus encontrou para fixar a mais importante obra para sua salvação à vida diária, assim eles não se esqueceriam.
Talvez isso seja o que os cristãos de hoje deveriam procurar fazer: Integrar a obra do Calvário a cada aspecto de sua vida. Isso é algo tão necessário e tão fácil de esquecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário