Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Chuva, Pássaros e Milagres

Lição 9 Juvenis 28 de maio de 2011

Verso Para Memorizar
“E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito.” 1 Reis 17:5.

Resumo da Lição
Deus sustentou Elias durante o período de seca em que não choveu. Todos os dias, corvos traziam alimento para Elias e ele bebia água do ribeiro de Querite. Mas quando o ribeiro secou, Deus ainda o sustentou pela bondade da viúva de Sarepta. Apesar de a viúva ter apenas o suficiente para preparar uma última refeição para si mesma e o filho, ela incluiu Elias. A viúva teve fé na promessa de Elias de que a farinha e o azeite da sua vasilha não se acabariam até o dia em que o Senhor fizesse chover sobre a terra.
Esta lição fala sobre graça. Esses dois incidentes nos fazem lembrar da poderosa graça de Deus que supera todos os obstáculos. Deus promete salvar-nos por Sua graça, e nos concede fé a fim de crermos que Ele tem poder para cumprir Suas promessas.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Imaginem que vocês estejam guardando com economia uma caixa de bombons muito especiais, comendo apenas um de vez em quando. Vocês perguntam a um amigo se ele gostaria de provar um. Quando vão pegar a caixa, vocês percebem que há só um bombom de resto. O que fariam? Como se sentiriam?
Para a viúva de nossa história de hoje foi algo muito pior do que partilhar seu último bombom.
Elias pediu que ela partilhasse sua última porção de alimento. Como vocês se sentiriam se uma pessoa que vocês não conhecem lhes pedisse que fizessem isso?

Vivenciando a História
Dividir a classe em dois grupos. Atribuir a um grupo 1 Reis 17:1-6 e ao outro, 1 Reis 17:7-16. Pedir que cada grupo leia seu texto e procure maneiras de representar sua parte da história ao restante da classe. Por certo, eles desejarão ler o texto, encenar, cantar ou preparar um cartaz. Se os grupos ficarem grandes, subdividir cada
grupo e pedir que cada um trabalhe em uma parte da apresentação.
Dar tempo para que estudem, criem, apresentem e, então, recapitulem tudo o que aconteceu no texto de 1 Reis 17:1-16.
Reforçar a mensagem central:
O CUIDADO CONSTANTE DE DEUS NOS ENSINA A CONFIAR EM SUA GRAÇA.

Salientar também a reação de Elias a esta verdade – o Verso Para Memorizar: “E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito.” 1 Reis 17:5.

Nenhum comentário: