Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Amor Fraternal?

Lição 8 dos Primários 21 de maio de 2011

VERSO PARA DECORAR
“Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos
de Deus”, Mateus 5:9.

Resumo da Lição
Depois de Adão e Eva serem expulsos do Jardim do Éden, Deus não os abandonou. Continuou a Se encontrar com eles. Deu-lhes instruções acerca de trazer ofertas para adorá-Lo. Caim, um “lavrador do solo”, trouxe uma oferta das coisas que cultivava. Abel seguiu as instruções de Deus e trouxe um cordeiro do seu rebanho. Deus aceitou a oferta de Abel, mas não a de Caim. Quando Caim se enfureceu, Deus lhe perguntou: “Por que você está furioso? ... Se você fizer o bem, não será aceito?” Caim continuou irado, e em seu furor feriu seu irmão e o matou. Deus confrontou Caim e o mandou sair como errante pelo mundo.
Esta lição fala sobre adoração. No princípio Deus falava diretamente com a família de Adão. Ele arrazoou com Caim e procurou ajudá-lo a resolver seus problemas de ira e inveja de forma pacífica. Um modo de adorarmos e honrarmos a Deus é resolvendo pacificamente nossos problemas com outros.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Palavras: Ações:
Caim acenar com o legume Abel acenar com a bola de algodão Alternativa: Convidar um homem vestido em roupas dos tempos bíblicos para contar a história como se ele fosse Caim.
Depois que Adão e Eva deixaram o Jardim do Éden, eles tiveram dois filhos: Caim [acenar com o legume] e Abel [acenar com a bola de algodão]. Caim [acenar com o legume] se tornou lavrador. Abel [acenar com a bola de algodão] se tornou pastor de ovelhas Cada dia Caim [acenar com o legume] trabalhava em seus campos, enquanto Abel [acenar com a bola de algodão] levava suas ovelhas para pastar Abel [acenar com a bola de algodão] amava a Deus. Gostava de fazer o que Deus pedia. Ele gostava de dar presentes a Deus, e de adorá-Lo.
Caim [acenar com o legume] era diferente de seu irmão. Ele resmungava e se queixava. Gostava de fazer as coisas a seu modo. Não gostava de adorar a Deus. Caim [acenar com o legume] não queria pensar acerca do que acontecera a seus pais.
Você se lembra o que aconteceu? Deus dissera a Adão e Eva que eles poderiam comer de todas as árvores do jardim, menos de uma árvore. Se eles comessem daquela árvore, morreriam.
Mas Adão e Eva ouviram a Satanás e comeram o fruto daquela árvore.
Eles não morreram imediatamente, mas tiveram de deixar o belo lar. Deus lhes falara sobre Seu plano de enviar Seu Filho para morrer por eles.
Depois que Adão e Eva pecaram, as flores morriam e as folhas caíam das árvores. E Deus matou um animal para fazer roupas para Adão e Eva. Eles começaram a compreender um pouquinho
sobre morte.
Então Deus mostrou a Adão como fazer um altar de pedras. Mostrou-lhe como levar um cordeiro perfeito do rebanho e colocá-lo sobre o altar. Adão tinha que matar o cordeiro e oferecê-lo como um sacrifício. Sacrificar um animal era a maneira de Adão e Eva dizerem que se sentiam tristes pelo seu pecado. Era também um modo de agradecer a Deus pela promessa da vinda de
Jesus. O sacrifício era para lembrar a Adão e Eva que Jesus morreria pelos pecados deles. Adão e Eva sofreram terrivelmente quando compreenderam isso.
Quando Caim [acenar com o legume] e Abel [acenar com a bola de algodão] cresceram, eles também aprenderam a sacrificar animais em sua adoração. Abel [acenar com a bola de algodão]
aceitou a promessa de Deus de que Jesus morreria por ele. Ele desejava agradecer a Deus pela Sua promessa de um Salvador. Assim, ele construiu um altar e sacrificou um cordeiro de seu
rebanho. Deus aceitou sua oferta e enviou fogo do céu para queimar a oferta.
Caim [acenar com o legume] sabia por que devia fazer sacrifícios a Deus. Mas quando chegou sua vez de fazer um sacrifício, ele não o fez como Deus desejava. Ele construiu um altar exatamente como Abel [acenar com a bola de algodão] fizera, mas colocou sobre ele frutos em vez do cordeiro que Deus dissera para usar. Deus não aceitou a oferta de Caim [acenar com o legume]. Não enviou fogo do céu para queimar o sacrifício.
Abel [acenar com a bola de algodão] tentou dizer a Caim [acenar com o legume] para fazer o que Deus dissera. Mas Caim [acenar com o legume] era teimoso. Estava zangado por Deus não aceitar sua oferta. Ele também estava muito zangado com Abel [acenar com a bola de algodão].
Ficou tão zangado que matou seu irmão! Deus mandou Caim [acenar com o legume] para longe da família depois do que aconteceu. Foi um dia muito triste para todos.

Nenhum comentário: