Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Perdido e Achado!

Lição 5 Primários 2 de novembro de 2013

VERSO PARA DECORAR “Sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma.” Deuteronômio 10:12.

Resumo da Lição

Quando os pais de Jesus iam cada ano a Jerusalém por ocasião da Páscoa, Jesus fi cava em casa. Mas quando Jesus fez 12 anos de idade, foi com eles à Festa da Páscoa. Depois da comemoração, todos começaram a voltar para casa, menos Jesus, que fi cou para trás, no templo. Maria e José viajaram durante um dia inteiro antes de perceberem que Ele estava ausente. Voltaram para Jerusalém à procura dEle. Depois de três dias, O encontram entre os professores do templo. Jesus perguntou aos pais por que O estavam procurando. Eles não sabiam que Ele tinha que estar na casa de Seu Pai? Jesus obedientemente voltou para casa com Seus pais e os ajudou ali. Esta lição fala sobre serviço. Deus deseja que Lhe sirvamos humildemente onde nos encontramos – o lugar que fi ca mais próximo de nós. Ele nos coloca ali para um propósito específi co. Não precisamos procurar um lugar para fazer grandes coisas para Deus. Crianças podem servir no lar, na escola, na comunidade enquanto ajudam outras pessoas.

Decoração da Sala

Fazer uma grande faixa de papel ou cartaz com os dizeres: “Sirvam uns aos outros mediante o amor” (Gl 5:13). Expor gravuras que mostrem crianças servindo a Deus ao ajudar pessoas no lar e fora dele. Podem ser acrescentadas gravuras de Jesus no templo como menino, Jesus ajudando na carpintaria de José, e/ou ajudando a mãe no lar; João Batista preparando o caminho para o ministério de Jesus, e a ajuda de Jesus no casamento em Caná.

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Palavras: Ações: Jerusalém erguer as mãos templo colocar o dedo nos lábios procuraram, procurado olhar em volta Jesus estava emocionado! Ele Se movia de um lado para outro através da estrada poeirenta, rindo com seus primos, amigos e vizinhos. O barulho e a alegria dos viajantes enchiam a estrada. Todos estavam indo em direção a Jerusalém [erguer as mãos] para celebrar a Páscoa. Jesus olhava fixamente em volta com olhos brilhantes. Ele havia esperado longo tempo para fazer essa viagem! Desde que era bebê era Sua primeira viagem a Jerusalém [erguer as mãos]. Quando o grupo de Nazaré se aproximou da cidade, começou a cantar um antigo e muito apreciado cântico: “Alegrei-me quando me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor.’ Nossos pés já se encontram dentro de tuas portas, ó Jerusalém!”[erguer as mãos] Salmo 122:1. De repente, os viajantes viram a cidade a distância. Um grande grito de alegria se levantou da multidão. No horizonte da cidade, Jesus avistou o alto do templo [colocar o dedo nos lábios], todo de mármore branco e ouro resplandecente. Então, esse era o edifício de que tanto ouvira falar! Estava ansioso por explorá-lo! Quando José e Maria finalmente levaram Jesus ao templo [colocar o dedo nos lábios], Ele viu os sacerdotes oferecendo sacrifícios pelos pecados do povo. Jesus ficou silencioso e pensativo enquanto observava ao redor. Seus pais O haviam ensinado cuidadosamente sobre essas coisas. Então, Ele estava vendo com os próprios olhos o que estava acontecendo. No último dia da Páscoa, Jesus percebeu que um dia Ele seria o Cordeiro da Páscoa. Enquanto isso, Maria e José se aprontaram para voltar para Nazaré. Envolvidos novamente com seus amigos, não perceberam que Jesus não estava com eles. O grupo de Nazaré se espalhou ao longo da estrada. Maria caminhava com as mulheres; José seguia logo atrás com o grupo de homens. As crianças corriam para frente e para trás entre os dois grupos. À tardinha, na hora de montar o acampamento, Maria perguntou a José: – Onde está Jesus? – Não vi Jesus – replicou José. – Pensei que Ele estivesse com você. A princípio, calmos, mas depois mais nervosos, chamaram e procuraram [olhar em volta] entre amigos e parentes. O último lugar que alguém se lembrava de ter visto Jesus era em Jerusalém [erguer as mãos]. Na manhã seguinte, Maria e José voltaram a Jerusalém [erguer as mãos] à procura [olhar em volta] de seu Filho. Procuraram [olhar em volta] nas praças do mercado e nas ruas da cidade. Procuraram [olhar em volta] durante todo o dia e durante toda a noite. No dia seguinte, em desespero, foram ao templo [colocar o dedo nos lábios] e procuraram [olhar em volta] ao redor de todas as colunas e pórticos de mármore. Por fim, ouviram a voz de Jesus. Seguindo a voz, O encontraram, sentado junto aos professores, ouvindo e fazendo perguntas. – Filho! – exclamou Maria, correndo ao Seu encontro. – Por que Você fez isso? Seu pai e eu ficamos terrivelmente preocupados! Nós O procuramos por toda parte! Jesus olhou para Seus pais com surpresa. – Por que estiveram procurando por Mim? – perguntou Ele. – Não sabiam que Eu precisava estar na casa de Meu Pai? Jesus demonstrou que Ele sabia quem era Seu verdadeiro Pai. Sentia-Se confortável no templo [colocar o dedo nos lábios] por ser ali a casa de Seu Pai celestial. Sentia-se feliz por servir a Deus naquele local. Jesus obedientemente retornou para Nazaré com Maria e José. Deus desejava que Ele continuasse a servir no lar e na carpintaria de José durante mais algum tempo. Como Jesus, podemos servir no lar, na escola e na igreja. Podemos servir a Deus onde quer que estejamos.

Analisando

Como os viajantes se sentiam em sua caminhada para Jerusalém? (Emocionados, alegres.) Por que essa viagem para a Festa da Páscoa era tão emocionante para as pessoas? (Para os judeus era a festa mais importante do ano.) Para vocês, qual é a festa mais importante? Por quê? Como vocês acham que Jesus Se sentiu quando finalmente chegou ao templo? Por que Jesus Se demorou no templo? (Ele Se sentia no lar na casa de Seu Pai. Ele desejava servir ali; desejava pensar acerca do significado do sacrifício do Cordeiro, etc.) Jesus foi desobediente a Seus pais terrestres? (Não; os pais O tinham perdido de vista.) O que Jesus fez quando Maria e José Lhe pediram que fosse para casa com eles? (Ele foi. Jesus ainda precisava servir no lar; e Ele o fazia alegremente.) Vocês ajudam alegremente no lar? Lembrem-se da mensagem de hoje. Vamos dizê-la juntos: SERVIMOS A DEUS ONDE QUER QUE ESTEJAMOS.

Aplicação da Lição

Família Feliz

Dividir a classe em grupos. Pedir que cada grupo encene, por meio de mímicas, algumas situações em que podem servir no lar, na escola, etc.

Analisando

Ler em voz alta Lucas 2:52. Dar tempo para respostas. O que aconteceu quando Jesus retornou à cidade de Nazaré para servir a Sua família? O que podemos aprender a respeito disso? Vamos dizer juntos a mensagem de hoje: SERVIMOS A DEUS ONDE QUER QUE ESTEJAMOS.

Partilhando a Lição

Servindo com Alegria Ler em voz alta Deuteronômio 10:12. Vamos fazer um crachá de serviço feliz para nos lembrarmos de servir com alegria durante a semana. Com antecedência, preparar um crachá. Desenhar um círculo de 10 cm de diâmetro no papel colorido e colar um cordão. Distribuir os crachás e pedir que cada criança desenhe no centro do círculo um rosto feliz. Em torno do círculo, ajudar as crianças a escrever: “Eu servirei onde quer que estiver.” Pedir que a criança coloque o crachá. Analisando O que vocês dirão a alguém que perguntar acerca do crachá que estão usando? Dar tempo para respostas. Lembrar às crianças: Sempre há alegria em servir a Deus. Vamos dizer juntos a mensagem de hoje: SERVIMOS A DEUS ONDE QUER QUE ESTEJAMOS.

Nenhum comentário: