Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pai Amoroso

Lição 3 dos Juvenis 19 de outubro de 2013

Verso Para Memorizar “Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos Céus. Porque Ele faz raiar o Seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos” Mateus 5:44, 45.

Resumo da Lição

Absalão e suas forças avançaram para lutar contra Davi e seus homens. Davi pediu ao seu comandante, Joabe, que fosse bondoso com Absalão, mas Absalão foi morto pelo próprio Joabe. Dois mensageiros levaram a notícia a Davi. O primeiro disse que as forças do exército dele venceram. O segundo deu a notícia de que Absalão estava morto. Davi ficou abalado e, ao sair da sala, lamentou em alta voz: “Oh, meu filho, Absalão!... Quem dera tivesse eu morrido por ti!” (2Sm 18:33). Esta lição fala sobre comunidade. O triste fim da história de Davi e Absalão nos lembra o profundo e duradouro amor que os pais têm por seus filhos, mesmo quando estes se afastam dos valores nos quais foram educados. Começamos a aprender sobre Deus a partir do relacionamento com nossos pais. Aprendemos a amar os outros, até mesmo os da própria família, nossos amigos e outros na comunidade cristã que têm feito escolhas que nos magoam.

Enriquecimento Para o Professor

Em sua reação diante da morte de Absalão, Davi agiu como pai, não como rei. “Ele deixou de ver em Absalão um traidor, um rebelde, cujos atos haviam causado tanto dano à estabilidade e bem-estar do reino, sem mencionar a grande perda de vidas na guerra civil (verso 7). Contudo, todos os pais se simpatizarão bastante com o ponto de vista de Davi” (David F. Payne, The Daily Study Bible [Old Testament], 1 e 2 Samuel [Philadelphia: Westminster Press, 1982], p. 245). Juvenis Lição 3 19 de outubro de 2013 Lição 3 18 “No outro extremo está Joabe, aparentemente frio, implacável e inflexível; no entanto, supostamente motivado pela absoluta lealdade a Davi. O problema pode ser habilmente proposto em uma única pergunta: a morte de Absalão era boa notícia ou má notícia? Era boa notícia para o exército de Davi e para a nação, e sem dúvida era boa-nova também para Davi, o rei; mas era uma notícia tremendamente má para Davi, o pai, e esta é a comovente observação com a qual o capítulo termina” (Ibidem). Como eu teria reagido se Absalão fosse meu filho? Como demonstro paciência e aceitação a outros? Como minha aceitação de outros representa uma bênção aos que me rodeiam?

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

O professor deve levar à classe fotografias de seus pais da época em que ele era criança. Deverá, então, mostrar à classe e contar duas ou três recordações mais queridas da própria infância. Se não tiver fotografias, deve simplesmente contar as melhores recordações dos tempos de infância. Hoje vamos aprender sobre o bondoso amor ou amor longânimo de um pai por seu filho. Vamos repetir juntos o Verso Para Memorizar, que se encontra em Mateus 5:44, 45. REFLETIMOS O AMOR DE DEUS QUANDO SOMOS PACIENTES E BONDOSOS PARA COM OUTROS. Vivenciando a história Com antecedência, fazer arranjos para que um bom contador de histórias venha à classe contar a história de Davi e Absalão, baseada em 2 Samuel 16:15-18:33. Imagine que você é Davi e hoje ficou sabendo que seu filho, Absalão, está morto. Anote como se sente e por quê. Depois de dar algum tempo para escreverem, pergunte: Quem gostaria de partilhar com os demais o que escreveu? Debater com a classe por que Davi ficou tão preocupado com a segurança de Absalão e depois lamentou a morte de Absalão. Talvez seja interessante partilhar com os alunos as informações contidas na seção Enriquecimento Para o Professor (ver no início desta lição).

Por que vocês acham que Davi chorou pela morte de Absalão? Podemos dizer que Davi deve ter tido emoções mistas – triste por um lado, mas alegre por outro. Como pode ser isso? Como isso se assemelha ou é diferente do amor dos pais de vocês? Em que sentido isso se assemelha ou é diferente do amor de vocês por seus pais? Como isso se assemelha ou é diferente do amor de Deus por vocês?

Aplicação da Lição

Situação Apresentar aos alunos a seguinte situação: Recentemente, Henrique entregou a vida a Jesus. Henrique tem sido muito abençoado por ter pais e amigos que refletem o bondoso amor de Deus no relacionamento com ele. Ele deseja que Deus o use da mesma forma em seu relacionamento com outros. Está decidido a permitir que Deus conduza seu relacionamento com outros, mas há um único probleminha. Uma pessoa luta contra ele em tudo que ele faz, fazendo com que seja muito difícil para Henrique manter o relacionamento. Ele vem pedir conselho a vocês sobre o que fazer. Analisando Que experiência pessoal vocês podem partilhar com ele? Como ele pode continuar a refletir o bondoso amor de Deus para essa pessoa? Como ele pode evitar tornar-se desagradável? Onde ele pode buscar forças? Lembrem a Henrique de que REFLETIMOS O AMOR DE DEUS QUANDO SOMOS PACIENTES E BONDOSOS para COM OUTROS.

Partilhando a Lição

Carta a Deus Escrevam uma cartinha a Deus pedindo que Ele conduza seus relacionamentos de modo que vocês possam refletir Seu bondoso amor. Pensem em pelo menos três maneiras pelas quais podem refletir o amor de Deus em seu relacionamento com outros durante a próxima semana e contem a Deus como pretendem usar esses métodos. Analisando Alguém gostaria de partilhar com a classe o que escreveu? Alguém tem um relacionamento especialmente difícil para o qual precisa da ajuda de Deus? Como vocês vão refletir o amor de Deus durante a semana? Quem deseja agradecer a Deus por ser bondoso com a gente diante dos muitos erros que cometemos? Quando estivermos para desistir de alguém, vamos nos lembrar de como Deus continua nos amando, mesmo quando somos rebeldes com Ele. Deus está sempre disposto a nos perdoar e Se reconciliar conosco, do mesmo modo que Davi desejou se reconciliar com Absalão. REFLETIMOS O AMOR DE DEUS QUANDO SOMOS PACIENTES E BONDOSOS para COM OUTROS.

Encerramento Querido Deus, queremos que outros vejam Teu infindável amor através de nós. Dá-nos força para não desistirmos das pessoas e, sim, continuarmos sendo pacientes e dispostos a aceitá-las. Nós Te agradecemos muito, Senhor. Amém.

Nenhum comentário: