Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sozinho? Jamais!

Lição 9 dos Adolescentes 3 de março de 2012

História Bíblica: 1 Reis 17:1-16. Comentário: Profetas e Reis, capítulos 9 e 10 (primeira parte).

I. SINOPSE

A história do ministério de Elias começa com o impasse com o rei Acabe. Elias aparece de repente na Bíblia, faz um discurso e então desaparece, enquanto Acabe é deixado a pensar nos anos sem chuva que estavam adiante. Talvez esse começo tão audacioso tenha sido a razão de ele ser um dos profetas mais conhecidos da Bíblia. Ou quem sabe pelo fato de ter sido levado para o Céu no fi m do seu ministério entre o povo de Israel, sem ter passado pela morte. Quem sabe. A história de Elias é incrível, não apenas por Deus ter cuidado dele de formas tão impressionantes, mas porque Elias obedeceu a Deus, mesmo quando sua vida estava em jogo. Houve apenas uma ocasião na vida de Elias em que ele se entregou aos temores internos e fugiu da obra que Deus tinha para ele. Elias era um ser humano comum, com a mesma natureza que nós temos (Tiago 5:17), mas ele preferiu ir contra a maioria do povo que adorava ídolos e permanecer fi rme no que acreditava. Quase foi morto por isso. Várias vezes ele foi perseguido, mas Deus sempre cuidou de Seu servo. Muitas pessoas fi cam tentando entender por que Deus protege algumas pessoas e permite que outras sejam atingidas. De certa forma, esta lição traz a questão para ser discutida novamente. Nem sempre é assim, mas houve ocasiões em que aqueles que pregavam a mensagem de Deus foram mortos, como aconteceu com os outros profetas no tempo de Elias (1 Reis 19:10), mas Elias foi protegido.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte para a História

Em suas próprias palavras, compartilhe o seguinte: Há situações na vida em que aparecem alguns obstáculos. Você não sabe como voltar e todas as saídas parecem difíceis. Elias também enfrentou momentos assim por várias vezes. Ele confiou que Deus poderia socorrê-lo e aceitou os caminhos divinos. Mesmo quando Deus nos manda “pular”, e parece mais fácil fazer do seu jeito, dar o “passo da fé” sempre conduzirá ao melhor caminho no fim.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. • O ministério de Elias em Israel ocorreu durante a dinastia Omride (século 9 a.C.), um período marcado por relativa paz e prosperidade. Elias é apresentado como um poderoso guerreiro de Jeová contra a adoração a Baal pela realeza. • O perfil do Elias histórico, no entanto, esconde-se por trás do véu de milagres lendários. Até mesmo o nome do profeta (Jeová é meu Deus) tem sido visto por muitos como um nome que refletia o zelo de seu trabalho. Muitas vezes ele é chamado de “o Tisbita”, mas não se sabe ao certo o significado da palavra. • Elias carregava muitos dos traços de caráter dos vários profetas da história de Israel. Era um operador de milagres e sua palavra poderia resultar na cura ou na dor (1 Reis 17:1 e 16; 2 Reis 1:10 e 12; 2:8). Ele foi um poderoso intercessor tanto para pessoas específicas como para o povo (1 Reis 17:20-22; 18:42-45). Ele enfrentou o rei com uma condenação pela infidelidade religiosa e pelas injustiças sociais (1 Reis 17:1; 18:18; 21:20-22; 2 Reis 1:16). • Alusões a histórias do Êxodo permeiam 1 Reis 17-19 e estabelecem um paralelo entre os ministérios de Elias e Moisés. O contexto geográfico dos três capítulos lembra as regiões percorridas por Moisés: os dois profetas iniciaram sua jornada com uma fuga para o Oriente para escapar da ira do rei; os dois encontraram proteção e abrigo com uma família. Os dois retornaram ao seu país para enfrentar e desafiar o rei e despertar a fé dos israelitas. Ambos deixaram o país novamente para uma viagem em direção ao Sinai/Horebe, onde tiveram um encontro pessoal com Deus. Os dois foram para Israel atravessando o Jordão.

• A misteriosa ascensão de Elias ao Céu num redemoinho ocorreu logo depois da passagem do Jordão. Em 1 Reis 19, Elias fez uma peregrinação solitária em direção a Horebe, retornando com novas missões, inclusive a de escolher seu sucessor. Eliseu acompanhou seu mestre pelo caminho até o local em que Elias foi trasladado. Esse foi o momento do encontro sobrenatural em que Eliseu retornou transformado e cheio de poder. Atividade Encerre com uma atividade e explique em suas próprias palavras. Divida os alunos em grupos de dois ou quatro integrantes e peça para discutirem juntos as possíveis razões que levaram Deus a trasladar Enoque e Elias para o Céu. Dê a cada grupo um dos dois personagens para discutirem a respeito e entregue os versos a seguir para auxiliar no debate. No fim, abra a discussão das conclusões de cada grupo para toda a classe. Enoque (Gênesis 5:18-24; Hebreus 11:5) Elias (2 Reis 2) Resumo Em suas próprias palavras, compartilhe os seguintes pensamentos: Mesmo que Deus não opere em sua vida necessariamente da mesma forma miraculosa que atuou na vida de Elias, não quer dizer que Deus não cuida de você. Ao entregar a vida em Suas mãos, você terá a certeza de que Deus jamais o desamparará; sua vida estará nas mãos dEle. Coisas ruins acontecem na vida de todos e, muitas vezes, tudo parece dar errado. Mas, ao colocar sua confiança em Deus, o fim será sempre o melhor. Ao entregar a Deus sua vida e obedecer- Lhe, mesmo diante de situações de risco, Elias estava permitindo que Deus cuidasse de tudo. Algumas vezes vinha a dúvida se Deus iria realmente protegê-lo, mesmo quando pedia para que o próprio Deus tirasse sua vida. Mas foi mostrado a Elias que, mesmo que sua fé falhasse, Deus nunca o deixaria. Voltar nossa vida a Deus para que Ele nos use como instrumentos para levar a mensagem, como Elias pregou, pode ser perigoso e assustador. Mas, enquanto estivermos ao Seu lado, podemos ficar tranquilos na certeza de que Ele nunca nos deixará.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Tempo é tudo O professor “nota dez” dará tempo para o Espírito Santo ajudá-lo a preparar a lição. Uma passada rápida no conteúdo da lição na sexta-feira à noite pode ser suficiente para dar condições de apresentar o tema aos alunos por trinta ou quarenta minutos. Mas seria esse tempo o suficiente para você conhecer a fundo a mensagem que fará a diferença na vida deles? O famoso escritor Bruce Wilkinson recomenda que, após o estudo do assunto, se coloque ao lado o Manual do Professor, pegue um bloco de papel e pense. “Anote seus pensamentos no papel, registrando especialmente aqueles que se referem às mensagens que tocam fundo ao coração. Passe momentos em meditação durante toda a semana, antes de levar o assunto para a classe. Não espere conseguir as melhores ideias logo da primeira vez. Separe pelo menos três períodos durante a semana para meditar e será muito mais produtivo do que passar o mesmo tempo de uma única vez. – The Seven Laws of the Learner: How to Teach Almost Anything to Pratically Anyone!

Um comentário:

Tio Fausto - Apascentar os Pequeninos disse...

Irmã Malu... Graça e Paz! Estou muito feliz por estar seguindo o blog 'Apascentar os Pequeninos', já sigo seu blog a algum tempo, mas não lembro de convida-la para visitar o meu site. Quando o fiz fui prontamente atendido e conto com seu apoio e carinho. Sei que temos alguns discidentes doutrinários (Adventismo e Assembléia de Deus) mas não somos detentores da verdade única, e como vc mesmo disse nosso alvo é mostrar o amor de Deus através de Jesus Cristo. Quero dizer que respeito outras denominações e que podemos estar unidos, o site é uma prova disso. Quero parabeniza-la pelas excelentes postagens e desejo muitas felicidades. Fica com Deus!