Lição 6 dos Juvenis 11 de fevereiro de 2012
Verso Para MeMorizar
“Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina! Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com Ele à minha direita, não serei abalado.” Salmo 16:7, 8.
Resumo da Lição
Jesus ia todos os sábados à sinagoga para adorar a Deus. Ele participava do culto. Lia as Escrituras Sagradas. Ele conhecia as histórias do Antigo Testamento e sabia aplicar os textos às coisas que estavam acontecendo em Seus dias. Muitas vezes, porém, as pessoas não apreciavam Jesus nem as coisas que Ele dizia. Certo dia, elas praticamente O empurraram para fora da igreja e penhasco abaixo. Esta lição fala sobre adoração. Cristo é o centro de toda a adoração cristã. Respondemos ao Seu amor, mantendo-O como o enfoque e centro de nossa adoração.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
“Juvenis Net”
Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação.
Analisando
Vocês usam um livro especial para sua adoração pessoal? Qual é o assunto dele? Ele os motiva a ler também a Bíblia? Hoje, vamos falar sobre o que podemos fazer para tornar Jesus o centro da nossa adoração. A mensagem central da lição desta semana é: QUANDO RESPONDEMOS AO AMOR DE DEUS, CRISTO SE TORNA O CENTRO DE NOSSA ADORAÇÃO. Vivenciando a História
Nossa história bíblica na verdade fala sobre pessoas que decidiram NÃO fazer de Jesus o centro de sua adoração. Vamos ler a história na própria Bíblia, em Lucas 4:16 e 17. Pedir a um aluno que leia o texto em voz alta. (Escolher sempre alunos que tenham boa leitura e incentivar os outros a participar respondendo às perguntas.) Onde estava Jesus? (Em Nazaré, onde morava.) Quão surpreso ficou o povo ao vê-Lo ali? (Não ficaram surpresos; estavam acostumados a vê-Lo ali.) Por que vocês acham que O convidaram para ler? (Ele conhecia bem as Escrituras; provavelmente Ele tivesse uma boa voz.) Pedir que outro aluno leia em voz alta os versos 18 e 19. Que fez Jesus ao terminar de ler o texto bíblico de Isaías? Pedir que outro aluno leia em voz alta o verso 20. As pessoas sentadas ali estavam surpresas pelo grande significado que Jesus dera às palavras da profecia. Mas Ele era um jovem que eles haviam conhecido durante toda sua vida. As pessoas simplesmente não podiam aceitar que Jesus fosse quem dizia ser. Além disso, Ele mencionou que não faria as coisas que todos esperavam que o Messias fizesse. Como eles responderam a isso? Pedir a outro aluno que leia em voz alta os versos 28 e 29. Vocês podem imaginar uma multidão zangada, expulsando esse Jovem da sinagoga em direção a um penhasco para lançá-Lo abaixo? Que sons vocês imaginam, eram ouvidos dentre a multidão? Que tipo de semblante vocês imaginam que as pessoas mostravam? Mas Jesus sabia que não havia chegado a Sua hora de morrer. Por isso, Ele saiu de modo despercebido. Pedir a alguém que leia em voz alta o verso 30. Vocês podem imaginar o semblante das pessoas na multidão à beira do penhasco quando perceberam que o Jovem desaparecera?
Por acaso existem ocasiões em que Jesus parece não ser o centro de nossa adoração? Quando? Por que vocês acham que isso acontece? Lembrem-se de que QUANDO RESPONDEMOS AO AMOR DE DEUS, CRISTO SE TORNA O CENTRO DE NOSSA ADORAÇÃO.
aPLicação da Lição
Situação
Apresentar aos alunos a seguinte situação: Cíntia ora a Deus assim que se levanta de manhã, ora antes de cada refeição e a última coisa que faz antes de deitar-se à noite é orar. Mas, por alguma razão, não sente estar conversando com alguém a quem realmente conheça como amigo. Considerando os versos que acabamos de estudar, que conselho vocês lhe dariam acerca de adorar a Deus? Incentivar os alunos a debater sobre a necessidade de se concentrar em Jesus com o propósito de conhecer a Deus e de fazer de sua vida uma resposta ao amor de Deus. QUANDO RESPONDEMOS AO AMOR DE DEUS, CRISTO SE TORNA O CENTRO DE NOSSA ADORAÇÃO.
PartiLhando a Lição
Comissões de Adoração Arranjar assentos em volta da sala para formar grupos. Cada grupo deverá considerar um aspecto do culto divino de sua igreja, baseado nas últimas semanas (música, sermão, oferta, louvor, oração, etc.). Para a divisão dos grupos deve-se levar em consideração o interesse dos participantes nos diversos assuntos. Cada grupo deve fazer plano para dirigir seu tema de modo cristocêntrico. (Prover um moderador adulto para cada grupo, mas instruir essa pessoa a deixar os alunos se expressarem e serem criativos.) Os assuntos ao serem discutidos devem incluir: número de participantes, material necessário, tempo, etc. Recolher os planos no fim do tempo estipulado para a atividade. Guardá-los para o próximo sábado.
Analisando
Como vocês se sentiram planejando vocês mesmos, parte do culto de adoração? (Entusiasmados; empolgados.) Lembrem-se de que continuaremos trabalhando nesses planos para elaborar um culto que possamos partilhar com os demais em nossa igreja em alguma ocasião futura.
Encerramento
Orar pedindo que, durante a semana, Jesus Se revele aos alunos de modo especial, através do Espírito Santo. Você Precisa
Explorando o Texto Bíblico
Deus criou seres humanos para que O conhecessem. Embora as pessoas pertençam a diferentes religiões no mundo inteiro, todas elas estão em busca do único Deus verdadeiro. Como podemos aprender sobre Deus? Vamos procurar e ler João 14:9 e 10. (Ler o texto todos juntos.) Quem é o enfoque da nossa adoração? Vamos procurar e ler o texto de 1 Coríntios 2:2. (Jesus e Seu sacrifício por nós.) Quem torna possível a nossa adoração? Vamos procurar e ler o texto de Gálatas 2:20. (Cristo vive em nós, e torna possíveis todas as coisas que fazemos.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário