Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Rapaz e o Cordeiro

Lição 1 7 de janeiro de 2012 Juvenis

GRAÇA: Deus Se oferece por nós.

➥ Verso Para Memorizar “Abraão deu àquele lugar o nome de ‘O Senhor Proverá’. Por isso até hoje se diz: ‘No monte do Senhor se proverá.’” Gênesis 22:14.

➥ Referências: Gênesis 22:1-14; Patriarcas e Profetas, p. 145-155; História da Redenção, p. 79-83.

➥ Objetivos: O aluno deverá: Saber que Jesus deu a própria vida por ele para que ele pudesse ter salvação. Sentir-se agradecido pelo dom divino da graça através de Jesus. Responder aceitando o dom divino da graça através de Jesus.

➥ Mensagem central: Graça é Deus colocar-Se em nosso lugar.

Resumo da Lição

Deus ensinou a Abraão acerca da graça, pedindo-lhe que sacrificasse seu único filho, o filho da promessa. Abraão e seu filho foram ao Monte Moriá, em obediência à ordem de Deus. Quando Isaque perguntou onde estava o animal para o sacrifício, Abraão simplesmente respondeu: “Deus proverá.” Justamente quando Abraão estava para cravar a faca em Isaque, Deus o deteve e lhe mostrou o cordeiro preso pelos chifres a um arbusto. Abraão deu um novo nome ao lugar: “O Senhor Proverá.” Esta lição fala sobre graça. Graça é aquilo que Deus faz por nós e que não podemos fazer por nós mesmos. Deus é o herói desta história, não Abraão. A lição principal da graça é que o próprio Deus providencia o sacrifício. Jesus morreu em nosso lugar. Pela graça, Deus nos dá salvação.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

“Juvenis Net”

Providenciar para os seis alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ou bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Cada semana do trimestre, a lição pode ser introduzida pelos alunos apresentando a encenação de “Juvenis Net”. Funcionará melhor se for entregue o roteiro aos alunos escolhidos com uma semana de antecedência, e for pedido que decorem e ensaiem a encenação. Poderá também ser entregue o roteiro no sábado de manhã, antes do início da Escola Sabatina para que eles tenham tempo de ler o roteiro com antecedência e, combinem como fazer uma boa encenação. (Não é preciso usar as mesmas crianças todas as semanas.) Os roteiros podem ser encontrados no fim deste Auxiliar. Apresentar “Juvenis Net” à classe. “Juvenis Net” é um grupo internacional imaginário de crianças de 11 a 14 anos de idade que se comunicam regularmente por e-mail. Emiko e Darren se encontram em uma sala cristã de bate-papo e descobrem que ambos são adventistas do sétimo dia. Então, eles criam uma sala de bate-papo para juvenis e adolescentes adventistas e outros se unem a eles. Sempre que podem, eles se reúnem pela internet. Ulla, é uma garota de 11 anos de idade, da Suécia. Ivan, é um garoto de 12 anos, da Rússia. Tendai, é um garoto de 12 anos, de Zimbábue. Ana, é uma garota de 13 anos de idade, do Brasil. Darren, é um garoto de 13 anos, da Austrália. Emiko, é uma garota de 14 anos, do Japão. Cenário: Arrumar os alunos e seus “computadores” em carteiras ou cadeiras viradas como se fossem mesinhas, caso não haja mesinhas disponíveis. Pedir que enquanto leem ou apresentam sua parte, façam como se estivessem digitando no teclado de um computador. Sugestões para os “computadores” 1. Usar pedaços de papelão dobrados, imitando computadores Laptop com o nome de cada participante e o nome de seu país de origem, ou a bandeira, fixados no “computador”. O “computador” pode ser colocado na frente de cada participante de modo que seus colegas de classe possam identificá-los. 2. Conseguir imitações de computador de fornecedores de produtos de informática para lojas do ramo. 3. Verificar com membros da sua igreja que trabalham com informática se eles têm gabinetes vazios e teclados que poderiam emprestar para a classe durante os próximos três meses. Verificar também com escolas ou casas comerciais sobre a disponibilidade destes. 4. Criar uma atividade na Escola Sabatina ou alguma outra reunião de grupo de jovens nas quais os alunos possam “montar” computadores de papelão ou isopor. 5. Pedir aos alunos que possuem computadores Laptop, ou cujos pais os possuam, os tragam à classe. 6. Permitir aos alunos que usem a imaginação para conseguir seu próprio computador.

Encerramento

Encerrar com uma oração de agradecimento a Deus porque Ele Se coloca em nosso lugar. Pedir que Seu Santo Espírito esteja com cada aluno durante a próxima semana ao partilhar as boas-novas da graça de Deus. Que eles continuem a estudar a história de Isaque e do cordeiro.

Um comentário:

Tio Fausto - Apascentar os Pequeninos disse...

Quero desejar ao idealizador desse site e a todos que o visitam um feliz 2012 com Jesus!!! Essa é uma data festiva, de confraternização e de trocas de presentes. A chegada de um novo ano... e com ele criam-se expectativas de mudança , de feitos e realizações felizes. Mas o dia em si, nada pode mudar na vida de alguém! Astros, cores, crendices, enfim, também não. A grande diferença que pode ocorrer em nossa vida é quando decidimos mudar, ouvir, guardar e praticar o que Deus diz. Ele pode fazer algo novo em nossa vida e pode nos levar além, até mesmo mais do que podemos imaginar. Só Ele pode tirar a dor e a angústia da nossa alma. Ele nos vê por dentro, o nosso coração, a nossa ansiedade e também as nossas frustrações! Mas existe um segredo, Ele nos ama e quer cuidar de mim e de você. Ouse mudar e confiar no seu amor e cuidado. Com certeza não irá se arrepender! Lembre... “As aves do céu não plantam nem segam, e não passam fome e necessidade, porque Deus as sustenta”! Não permita que a ansiedade e seus ideais egoístas venham tomar conta de você e controlar sua vida, deixa Deus te conduzir para o que Ele quer! “O vento sopra aonde quuer, não se sabe de onde vem nem para onde vai”...! Ele sabe o que é melhor para nós. Cofie e aguarde nEle. Certa vez Pedro tentou pescar a noite toda e nada. Ao chegar Jesus, seguido de uma multidão, depois de pregar um belo sermão diz a ele: -Pedro lança a rede...! Pedro talvez tenha relutado – Sou pescador! Quem é esse homem? Ele pensa que é o que? Perdia noite e agora o dia... – Mas Pedro deixa de relutância e lança a rede, que veio cheios de grandes e fartos peixes! Deixa Deus te surpreender!
Parabéns pelo blog!