Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Como Tudo Começou

Jardim da Infância

Lição 1
7 de janeiro de 2012

GRAÇA É o amor de Deus por nós.

VERSO PARA DECORAR “De us viu que tudo o que havia feito era muito bom.” Gênesis 1:31, NTLH.

image

REFERÊNCIAS Gênesis 1; Patriarcas e Profetas, p. 44; Caminho a Cristo, p. 9-15.

OBJETIVOS A criança deverá: SABER que Deus criou um mundo maravilhoso para mostrar Seu amor por nós. SENTIR-SE querida e amada por Jesus. RESPONDER dizendo a Jesus que ela O ama.

MENSAGEM CENTRAL Deus fez um mundo maravilhoso porque Ele me ama.

Resumo da Lição

Durante a semana da Criação, Deus fez um mundo maravilhoso. Do primeiro ao quinto dia da semana da Criação, Ele prepara um lar ideal. No sexto dia, Ele cria os animais. Deus, então, contemplou tudo que havia criado e afi rmou que era bom. (A criação de Adão e Eva e do sábado serão estudadas na próxima lição.) Esta lição fala sobre graça. O amor de Deus é demonstrado à humanidade através de tudo que Ele criou. Nós nos revigoramos no dom da Sua graça concedido gratuitamente, o qual expressa Seu amor por nós. Embora a beleza original da Terra tenha sido danifi cada pelo pecado, ainda desfrutamos muitas bênçãos de Sua graça, pois o solo supre nossa necessidade de alimento e nos oferece lugares belos para apreciar.

Decoração da Sala

Em um quadro ou flanelógrafo, montar uma cena intitulada “Deus fez um mundo maravilhoso porque Ele me ama”. Incluir gravuras de coisas que Deus criou. Montar um outro quadro intitulado “Louvo a Deus pela Criação”. Pedir às crianças que façam desenhos das coisas que elas mais gostam dentre o que foi criado por Deus. Enfeitar a parede com sete círculos que ilustrem os sete dias da Criação. Pendurar no teto móbiles com gravuras ou recortes de sol, lua e estrelas, animais, flores, etc. Arranjar uma mesa com coisas interessantes da natureza que as crianças possam olhar e manusear como conchas, sementes, etc.

Lição BíBLica

Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 105, CD faixa 11).

Vivenciando a Histór ia

Nossa lição de hoje conta como Deus fez o mundo e tudo o que nele há. Deus viu que as coisas que Ele fez eram boas. Pedir às crianças que se assentem embaixo das mesas cobertas ou da caixa, ou que fechem bem os olhos. Antes de Deus começar a criar o mundo não havia nada nele. Era escuro demais. Não havia Sol, Lua, animais nem belas plantas. Só se ouvia o barulho das águas. [Tocar a gravação do som das águas, se estiver disponível. Sentar-se em silêncio, no escuro ou com os olhos fechados, durante uns dois minutos.] Então, Deus disse: “Haja luz.” E a luz apareceu! Essa foi a primeira coisa que Deus criou. [Pedir às crianças que saiam de debaixo da mesa ou caixa, ou abram os olhos.] Como é bom ficar onde há luz, não é verdade? Mas Deus sabia que precisaríamos também de um pouco de escuridão, por isso, Ele criou o dia e a noite. Assim terminou o primeiro dia da Criação. No segundo dia, Deus criou o ar que precisamos para respirar. Vocês podem ver o ar? Como sabemos que ele existe? Nós podemos sentir o ar em nosso pulmão quando respiramos. [Pedir que as crianças segurem a respiração tanto quanto puderem; ver quem consegue segurar mais tempo.] Podemos também ver o espaço que o ar ocupa dentro de uma bolha ou de um balão. [Fazer bolhas de sabão ou encher um balão e deixar escapar o ar.] No segundo dia, Deus fez o ar. E, no fim do dia, “Deus viu que isso era muito bom!” No terceiro dia, Deus disse: “Que a água que está debaixo do céu se ajunte num só lugar e que apareça a terra seca!” Agora, em vez de apenas água, a Terra tinha uma porção seca, o solo marrom. Mas isso não era tudo. Deus falou novamente, e a terra ficou coberta de um lindo verde, com gramas e árvores. Daí, apareceram lindas flores vermelhas, alaranjadas, roxas e amarelas que se inclinavam gentilmente com a brisa. As plantas e árvores começaram a produzir frutas gostosas. [Distribuir frutas e legumes artificiais; depois, dar a cada criança uma planta ou flor, e também uma folha; ou pedir-lhes que façam de conta que são flores]. O que vocês acham que Deus viu quando olhou para todas essas coisas lindas e gostosas à Sua volta? “Deus viu que isso era bom!” O que vemos durante o dia lá no céu? O Sol! [Levar as crianças a uma janela para ver a luz do sol. Cuidar para que não olhem diretamente para o Sol.] E o que vemos lá no céu, durante a noite? A Lua e as estrelas. [Ajudar as crianças a formar com as mãos um grande círculo acima da cabeça para representar a Lua; depois abrir e fechar rapidamente as mãos para imitar estrelas piscando.] No quarto dia, Deus fez com que o Sol brilhasse durante o dia, e de noite, a Lua e as estrelas começassem a brilhar no céu. O que acham que Deus pensou a respeito do Sol, da Lua e das estrelas? “Deus viu que isso era bom!” Então, a Terra estava muito bonita, mas ainda era um lugar muito silencioso e sem movimento. Bem, uma mudança estava para acontecer! No quinto dia, Deus falou novamente, dizendo: “Que as águas fiquem cheias de todo tipo de criaturas vivas, e que na Terra haja aves que voem!” Assim, apareceram peixes na água dos rios e dos mares e pássaros de todas as cores voavam no céu. [Deixar que as crianças imitem pássaros a voar ou peixes a nadar. Levantar o rosto alegre e dizer juntos:] “Deus viu que isso era bom!” Quando o sexto dia amanheceu, Deus falou novamente. Desta vez,Ele criou os animais que vivem sobre a Terra. [Distribuir animais de brinquedo para as crianças e permitir que uma de cada vez fale o nome do animal e imite o som daquele animal; ou pedir que as crianças imitem diferentes animais e deixem a classe adivinhar que animal estão imitando.] Quando Deus contemplou o belo mundo que havia criado, deu um sorriso de satisfação. O que Ele viu? “Deus viu que isso era bom!”

Encerramento

Terminar com uma oração curta, agradecendo a Deus pelo mundo maravilhoso que Ele criou: tantas coisas diferentes que podemos ouvir, ver, provar, tocar e cheirar. Cantar o “Cântico de Despedida” (ver p. 106, CD faixa 13).

Nenhum comentário: