Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Você Faria Isso?

Lição 2 dos Adolescentes 9 de abril de 2011

História Bíblica: Gênesis 42-50.
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítulo 21.

I. SINOPSE
Esta é a história do reencontro de José com sua família. É uma longa porção das Escrituras, que tem seu ponto alto no capítulo 45. José faz um jogo com seus irmãos quando eles vêm ao Egito, e, ao fazer isso, ele percebe que eles estão realmente arrependidos por tê-lo vendido como escravo. Então, José tem que tomar uma decisão: deve perdoar ou punir? Para ele, seria fácil punir por causa do poder que lhe havia sido conferido por Faraó. No entanto, José decide que a punição e a vingança não serão tão saudáveis quanto o perdão que Deus lhe mostrou tantas vezes.
Porque José permaneceu fiel a um Deus perdoador, ele sabia da responsabilidade dos filhos de Deus para perdoar. Ele percebeu que seus irmãos estavam arrependidos, e desejou se reconciliar com eles o mais rápido possível.
Sentia falta de sua família e de seu pai em particular.
Ele não estava disposto a permitir que seu orgulho ou desejo de vingança o impedissem de juntar-se a sua família.
Quando estudar a lição de hoje, tenha em mente que todos nós temos alguém a quem devemos perdoar, ou alguém que pode nos perdoar por alguma coisa que fi zemos. Logo que todos nós estamos nessa situação, a história de José tem um apelo e aplicação universais.
A lição que aprendemos é que todos podem ser tão bem-sucedidos e desenvolver um caráter tão firme quanto José; apenas é necessário esforçar-se e aderir ao plano de Deus.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras:
José fez o que Tim e Sara não conseguiram fazer. Ele observou o que realmente estava no coração de seus irmãos. Está certo que ele fez isso de uma maneira que pareceu enganosa (ouvindo a conversa deles), mas ele fez isso para conhecer o coração deles. Nós podemos tomar o mesmo tempo para conhecer o coração daqueles ao nosso redor e nos tornarmos mais preparados para amar e perdoar no tempo certo para os dois lados.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
Essa parte da história de José é o acerto de contas. Vemos José jogando com seus irmãos para descobrir o que ia no coração deles. Pode parecer cruel, mas isso foi necessário para que ele compreendesse quem eles eram. Teria sido simples para ele nunca revelar sua identidade.
Faraó havia lhe dado um nome egípcio. E, depois de décadas, as pessoas assumem aparência diferente. No entanto, José esteve disposto a reconciliar-se com sua família quando ele percebeu a dedicação dos irmãos a seu pai, a seu irmão Benjamim e a Deus.
Sempre é interessante considerar como o Egito passou a fazer parte da história de José.
Ele compõe o cenário para Moisés e o Êxodo posterior. Mas aqui os egípcios não são vistos negativamente. Antes, são vistos como um povo inteligente, disposto a ouvir alguém de caráter (José e sua interpretação dos sonhos).
Do mesmo modo, eles parecem benevolentes em seu procedimento com os hebreus, especificamente com Jacó e sua família.
O tema do amor filial, ou amor fraternal, é bem tratado neste capítulo. O amor de José por seus irmãos e a família predominou, a despeito de sua história com os irmãos. José havia permitido que Deus removesse de seu caráter qualquer necessidade de guardar antigos rancores ou de buscar vingança.
A profecia, isso deve ser destacado, também é um tema nesta história. A habilidade de Deus de ver além do véu do tempo é evidenciada.
Nos textos bíblicos desta semana, vemos sonhos sendo cumpridos. Até os mais primitivos sinais de grandeza que foram dados a José como um vislumbre em sua juventude se confirmam nesses capítulos. A que Deus poderoso nós servimos, Alguém que
responde às orações de Jacó quando seu filho José ainda era jovem e impulsivo, disposto a ser sincero com a mensagem que Deus estava lhe dando. José nunca deixou de ser essa pessoa de caráter, e sua firmeza foi-lhe muito útil durante sua vida.

Resumo
Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras:
Que parte o perdão desempenha em nossa vida? Especialmente quando lidamos com irmãos e membros da família parece difícil perdoar e pedir perdão àqueles que amamos.
Talvez porque nos tornamos tão íntimos, ou talvez sejamos tão egoístas às vezes. Muitas vezes guardamos os maiores ressentimentos contra aqueles que estão mais próximos de nós. Às vezes é difícil ser um irmão ou irmã, e algumas vezes é uma alegria. Temos que procurar enxergar as coisas boas nas pessoas à
nossa volta, e não nos prendermos ao passado, mantendo uma atitude de não desejar perdoar ou pedir perdão.
A história de José é poderosa não apenas porque José esteve disposto a perdoar, mas porque ele estava ansioso para reconciliar-se com aqueles que o trataram tão mal no passado.
Sua boa vontade para amar é uma lição maravilhosa para nós. Ele não estava disposto a olhar para trás e exigir vingança. Em vez disso, ele olhou para a frente. Ao fazer isso, ele foi capaz de salvar sua família da fome e até mesmo trazê-la para a terra estrangeira
que agora ele chamava de lar.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Não diga a eles; permita que eles lhe digam!
No ensino, frequentemente pensamos que precisamos transmitir a sabedoria que temos. Muitas vezes damos aos jovens respostas a perguntas que eles não estão fazendo. É importante conduzi-los
ao processo de pensar para que eles compreendam os temas que estamos tentando partilhar com eles. Ao fazer muitas perguntas e permitir-lhes processar suas respostas, eles podem encontrar seu caminho para os temas e lições sem muita indução da parte dos professores. Dê bastante crédito aos alunos. Os jovens com quem você está trabalhando são indivíduos muito inteligentes que apenas precisam de orientação para lidar com algumas das questões mais importantes. Não tenha receio de ser flexível e simpático com os estudantes se você sentir que a discussão está indo numa direção diferente do que você havia planejado. Talvez Deus os esteja

conduzindo!

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