Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Perseguido em uma Caverna

Lição 3 do Jardim da Infância 16 de abril de 2011

VERSO PARA DECORAR
“Não nos cansemos de fazer o bem.” Gálatas 6:9, NVI.

Resumo da Lição
O rei Saul sentia inveja de Davi porque Davi era abençoado por Deus e um dia seria rei. O rei Saul estava procurando Davi para matá-lo. Davi e seus soldados viram o rei Saul chegando, e se esconderam em uma caverna. O rei Saul entrou na caverna, mas não viu Davi nem seus homens. Os soldados de Davi cochicharam no ouvido dele, dizendo que agora ele teria oportunidade de matar Saul. Davi, porém, se recusou a fazer tal coisa. Em vez disso, foi quietinho por trás do rei e cortou um pedaço de seu longo manto. Quando Saul saiu da caverna, Davi o seguiu a distância e o chamou, dizendo a Saul que poderia tê-lo matado. Mas que não o fizera por ser Saul o rei escolhido por Deus. Saul disse que Davi era melhor do que ele. Saul reuniu seus soldados e foi embora.
Esta lição fala sobre comunidade. Embora Saul o odiasse, Davi respeitava Saul porque Deus o havia escolhido para ser o primeiro rei de Israel. Nós devemos tratar aqueles que não são bondosos conosco do mesmo modo como Davi tratou Saul – com respeito – porque eles também são filhos de Deus.

Decoração da Sala
Ver lição 1. Acrescentar uma “caverna” de papel preto, cinza ou marrom amassado em cima de uma mesa ou cadeira, ou usar uma pequena tenda. Esta deve ter espaço suficiente para que as crianças possam entrar nela. Esta folha de papel poderá ser usada para fazer a “fornalha ardente” da lição 7, a “cova dos leões” da lição 8, e a “cova” da lição 10.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Personagens: Adulto vestido como Davi para contar a história, adulto para representar Saul, crianças para serem os amigos de Davi.
Montagem do cenário: Fazer uma “caverna” em um canto da sala (ver Decoração da Sala).
Durante a semana que passou aprendemos que Davi e Jônatas disseram adeus um ao outro porque o pai de Jônatas, o rei Saul, queria matar Davi. Vocês se lembram de que o rei Saul tinha inveja de Davi porque as pessoas gostavam mais de Davi do que
dele? A história desta semana é sobre Davi e o rei Saul.
[O rei Saul diz: Tenho que fazer um plano para apanhar Davi!” e sai furiosamente da sala.]
O rei Saul estava indo atrás de Davi para apanhá-lo e matá-lo. Jônatas avisara Davi sobre os planos do pai. Davi e todos os seus amigos fugiram. Vamos fazer de conta que somos Davi e seus amigos, e vamos nos esconder! Onde devemos ir? [Guiar as crianças para que“entrem na caverna”, através do túnel de cadeiras cobertas em um dos cantos da sala, ou na tenda, se ela
for grande o suficiente.] Devemos ficar bem silenciosos. [Cochichar.] Não queremos que o rei Saul nos ouça. Ele está à nossa procura.
[O rei Saul volta à sala e diz: “Onde está Davi e seus amigos?” Ele olha em volta da sala, resmungando. Então se dirige e se agacha em direção à entrada da caverna, estendendo seu manto atrás dele.] O rei Saul está dentro da caverna! Vocês sabem o que os amigos de Davi queriam fazer? Quem adivinha? [Dar tempo para respostas.] Os amigos de Davi queriam matar Saul. Eles queriam que Davi matasse Saul antes que Saul matasse Davi. O que vocês acham que Davi fez? [Dar tempo para respostas.] Davi sabia que Saul era especial para Deus. Deus havia escolhido Saul para ser rei. Davi não podia matar Saul. Deus amava Saul, embora Saul não estivesse sendo bondoso para com ele.
Muito silenciosamente, Davi rastejou por detrás de Saul. Pegou sua faca e cuidadosamente cortou um pedaço do manto de Saul. Como um ratinho, Davi escapou de volta para o lado de seus amigos. Então, o rei Saul saiu da caverna. [Nesta parte da história, fazer de conta que corta um pedaço do tecido da capa de“Saul”. Saul deixa a caverna.]
Davi começou a sentir-se mal por ter cortado o manto do rei. Não era uma boa coisa o que ele fizera.
Ele saiu da caverna porque desejava conversar com o rei Saul. Vamos sair da caverna.
Então, Davi disse: “Rei Saul! Rei Saul! Rei Saul! Olhe! Eu tenho um pedaço de seu manto!
[Segurar um pedaço de tecido.] Quando você entrou na caverna, eu estava bem pertinho de você! Eu poderia tê-lo matado como você deseja me matar, mas não o fiz. Apenas cortei um pedaço de sua roupa. Estou triste pelo que fiz. Eu sei que Deus o ama. Deus o fez rei, e sei que você é especial para Deus. Eu não quero matá-lo. Não desejo a você nenhum mal. Você está aqui para me matar, mas eu não desejo fazer qualquer maldade a você.”
Saul se voltou e olhou. Viu Davi e todos os seus amigos junto à caverna. Ele viu o pedaço de tecido na mão de Davi. O rei Saul começou a chorar. Ele percebeu como tinha sido mau para com Davi. Ele sabia que Davi era um homem bondoso. Davi poderia ter matado o rei Saul, mas não matou. [O rei Saul diz: “Você tem sido bondoso comigo, mas eu tenho sido mau com você.”] Seria fácil para Davi ter sido mau com Saul, mas em vez disso ele escolheu mostrar bondade, porque ele sabia que o rei Saul era importante para Deus.

Um comentário:

Mamãe Nádia disse...

Olá! Sou adventista também e moro no interior do RS. Neste ano comecei o trabalho como coordenadora no ministário infantil da mniha igreja, e decidi fazer um blog sobre o assunto. Meu blog é www.nadiaministerioinfantil.blogspot.com. Ele é novinho ainda, mas pretendo cuidar bem dele e fazer muitos posts! Vamos trocar idéias? Eu adoro o seu blog! Eu tenho um blog há 2 anos sobre a educação dos meus filhos, é www.mamaenadia.blogspot.com
Bjus!