Lição dos Adolescentes 4ª semana 23/01
Texto Bíblico: Atos 3; 4:1-31.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulo 7.
Verso Bíblico: Atos 5:1 e 2.
SINOPSE
Uma das demonstrações mais emocionantes de generosidade relatada na Bíblia encontra-se em Atos 4:32-36. Logo após a descrição de abnegação e união do povo de Deus em que “compartilhavam tudo o que tinham” e repartiam “segundo a necessidade de cada um” é relatada a história de Ananias e Safira. A justaposição dessas duas narrativas é no mínimo chocante.
Ellen White, inspirada por Deus, comentou as duas histórias. Em relação à generosidade da igreja cristã primitiva, escreveu:
“Esta liberalidade da parte dos crentes foi o resultado do derramamento do Espírito. ‘Era um o coração e a alma’ (Atos 4:32) dos conversos ao evangelho. Um comum interesse os guiava — o êxito da missão a eles confiada; e a avareza não tinha lugar em sua vida. Seu amor aos irmãos e à causa que haviam abraçado era maior do que o amor ao dinheiro e às posses.” — Atos dos Apóstolos, p. 70 e 71.
Já em relação à história de Ananias e Safira, Ellen White comentou: “Contraste flagrante com o exemplo de generosidade manifestada pelos crentes, foi a conduta de Ananias e Safira, cuja experiência, traçada pela pena da Inspiração, deixou uma escura nódoa na história da igreja primitiva.” — Atos dos Apóstolos, p. 71.
A lição desta semana apresenta exemplos bíblicos contrastantes de hipocrisia e integridade. Não podemos deixar de notar o apelo radical à autenticidade e o caráter inflexível de Deus nesta história. Apresente a história e permita que os alunos façam uma reflexão sobre a grande diferença das duas narrativas abordadas. Leia o texto bíblico e uma discussão calorosa sobre integridade, hipocrisia e abnegação provavelmente surgirá naturalmente.
Uma Ponte Para a História
Há muito tempo, Jesus já havia ensinado esse princípio: “Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês.” Lucas 6:38.
O ato de doar é terapêutico. Quanto mais doamos, mais somos beneficiados. Em sua opinião, quais são os benefícios principais do ato de doar?
Aplicando a História (Para Professores)
Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles.
• Atos 4:32-35
Faça uma lista das semelhanças e das diferenças entre a igreja cristã primitiva descrita no texto bíblico e a sua igreja. Você se adaptaria bem ao costume da igreja primitiva? É fácil para você partilhar o que tem? Em sua opinião, quais são as dificuldades que impedem as pessoas de serem generosas hoje? De que maneira Deus pode usá-lo esta semana para ajudar alguém necessitado?
• Atos 4:36-37 Você tem algum apelido? Qual é? Por que recebeu esse apelido? Ele expressa alguma verdade a seu respeito? As pessoas conheciam José por seu apelido — “encorajador”. O que levou José a merecer o apelido de “encorajador”? Quem é a pessoa mais encorajadora que você conhece? Explique. Quem precisa ser encorajado hoje? O que Deus quer que você faça a esse respeito?
• Atos 5:1-11
A punição divina que Ananias e Safira receberam parece ter sido severa demais? Justifique. De que maneira o “grande temor” foi usado por Deus na igreja primitiva? Em sua opinião, o que os membros daquela época aprenderam sobre o julgamento de Deus ao verem o que aconteceu com Ananias e Safira? Se você tivesse sido um dos sepultadores de Ananias e Safira, como teria se sentido em relação a Deus? O que podemos aprender a respeito do temor do Senhor nesta história? Como podemos aplicar isso à nossa vida hoje?
Apresentando o Contexto e o Cenário
William Barclay fez o seguinte comentário a respeito da história de Ananias e Safira:
“Essa é uma das histórias que demonstram a honestidade inflexível da Bíblia. O autor bíblico poderia muito bem ter omitido esse fato, pois mostra que mesmo na igreja primitiva havia cristãos imperfeitos. Mas a Palavra de Deus recusa-se a apresentar uma imagem irreal de qualquer coisa. Certa vez, um artista pintou o retrato de Oliver Cromwell. Cromwell apresentava algumas verrugas no rosto que deixavam sua aparência desfigurada. O pintor, pensando em agradá-lo, omitiu as verrugas. Assim que Cromwell viu o quadro, ordenou: ‘Tire esse quadro daqui, pinte a realidade.’ Uma das grandes virtudes da Bíblia é que mostra seus heróis como realmente são.
“Há certo encorajamento nessa história, pois demonstra que mesmo no auge da igreja cristã havia uma mistura de bem e mal.”
Em Atos 5:1 a 8:3 vemos problemas internos e externos que assolaram a igreja primitiva. Internamente, havia desonestidade (5:1-11) e problemas administrativos (6:1-7). Externamente, a igreja estava sendo perseguida. Mesmo assim, os líderes não se desviaram do foco de sua missão — espalhar o evangelho de Jesus Cristo.
Esta história nos lembra de que o inimigo estava vivo e ativo na época da igreja primitiva e ainda hoje a igreja está sob seus ataques (ver Efésios 6:12; 1 Pedro 5:8). Apesar de o destino eterno de Satanás ter sido selado na cruz, ele não será cumprido plenamente até que Jesus volte (ver Apocalipse 20:10).
O pecado que Ananias e Safira cometeram não foi o ato de poupar ou economizar dinheiro — mas, sim, a decisão de vender ou não a terra e depois a quantia de dinheiro que doariam. Pecaram ao mentir para Deus e para o Seu povo — alegando que estavam doando toda a quantia adquirida com a venda da propriedade quando, na verdade, estavam retendo parte para si, demonstrando assim uma generosidade falsa.
Ainda hoje, a desonestidade, a avareza e a cobiça destroem a igreja. Todas as mentiras são malignas, mas, ao mentirmos com a intenção de enganar a Deus e a Sua igreja, abrimos mão de nosso testemunho por Cristo.
Atividade de encerramento
Encerre perguntando quais são os benefícios de agir com generosidade. De que maneira podemos influenciar outras pessoas agindo assim? Como o ato de doar transforma o doador? O que acontece quando os doadores doam demais? Ou quando os beneficiados recebem demais? Discuta a importância de haver equilíbrio entre doar e receber. Juntos, descubram maneiras de demonstrar na Escola Sabatina a generosidade da igreja primitiva.
Resumo
Wayne Cordeiro, pastor da New Hope Christian Fellowship de O’ahu, em Honolulu, no Havaí, escreveu:
“Algum tempo atrás, algumas pessoas maravilhosas de nossa igreja presentearam Anna, minha esposa, e a mim com um vale jantar em um restaurante chique no valor de 100 dólares. Pensamos: ‘Uau, 100 dólares.
Vamos aproveitar!’ Escolhemos a data, nos arrumamos... Lavei e encerei o carro, pois estacionaríamos num local com manobrista e queria que minha ‘lata velha’ estivesse pelo menos limpa. A grande noite chegou e estávamos muito empolgados.
“Ao entrarmos naquele restaurante luxuoso, acomodaram-nos numa mesa bem arrumada à luz de velas, com vista para uma lagoa que parecia terminar no lindo luar do Havaí. Que maravilha...
“Quando a conta chegou, pedi:
“— Querida, por favor, pegue o vale.
“— Não estou com o vale. Pensei que você tinha trazido — respondeu.
“— Não acredito que não está com você. É a sua responsabilidade. Você é a esjosa!
“— Não estou com ele — disse ela.
“Pensei: ‘Estamos encrencados. Aqui estamos nós. Parecemos ricos, agimos como ricos e até cheiramos como ricos. Mas se não encontrarmos o vale, tudo irá por água abaixo.’
“Há momentos em nossa vida que parecemos santos, agimos como santos e podemos até cheirar como santos. Mas sem um relacionamento com o Senhor, sempre nos faltará algo. É esse relacionamento com Cristo que valida tudo o mais.”
Se você possui o livro, encontrará mais comentários sobre este texto em: Atos dos Apóstolos, de Ellen G. White, no capítulo 7.
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha Aprendendo na Prática
A declaração de Jesus: “Há maior felicidade em dar do que em receber” (Atos 20:35) é verdadeira — especialmente para os jovens. Como podemos ensinar essa verdade de maneira a formar jovens generosos?
Os alunos geralmente apenas recebem — recebem alimento, roupas, educação e assim por diante. Conceda a oportunidade de sair desse ciclo e aprender a satisfação de serem generosos. Certamente, vibrarão ao experimentarem a sensação de ajudar alguém. Eles se sentirão maduros e úteis.
Se realmente deseja ensinar seus alunos a ser generosos, você deve fazer com que pra1 tiquem essa virtude. O ato de levar alguns produtos a uma campanha de arrecadação de alimentos não é o suficiente. Apesar de ser um bom começo, os alunos não estão realmente participando do processo, pois estão apenas entregando algo adquirido pelos pais.
A diferença entre agir com generosidade usando o dinheiro dos pais ou o próprio dinheiro é a mesma entre observar um ato de generosidade ou praticá-lo. Deixe os alunos decidirem o que farão com o que acabaram de aprender. Incentive-os a buscarem uma maneira de ajudar os desabrigados, a levantarem recursos para financiar algum projeto importante e necessário na comunidade, a atenderem as necessidades de uma família carente da igreja ou a fazerem qualquer outra coisa a fim de ajudar o próximo, contanto que façam por si mesmos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário