Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 10 de abril de 2012

O Senhor Servo

Lição 2 Juvenis 14 de abril de 2012

Verso Para MeMorizar

“Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz”. João 13:14, 15.

Resumo da Lição

Jesus é nosso melhor exemplo de serviço. Ele veio à Terra para ser Servo. Quando lavou os pés dos discípulos, Ele fez o que nenhum outro mestre faria por seu escravo, ou professor por seu aluno. Ele assim fez para mostrar o amor de Deus pelas pessoas daquela época e de agora. Esta lição fala sobre serviço. Podemos partilhar o amor de Deus com outros ao praticar atos de serviço para nossos amigos, familiares e vizinhos. Quando partilhamos o amor de Deus com outros através de atos de bondade, nós os estamos servindo.

atividades PreParatórias

Escolher a atividade que seja mais adequada ao grupo de alunos.

A. Necessidades Pedir aos alunos que se assentem, formando um círculo. Todas as pessoas precisam de ajuda uma vez ou outra. Nós vamos fazer a volta no círculo dizendo, um de cada vez, o seu nome e uma necessidade especial que você tem.

Em seguida, faremos outra vez a volta no círculo e cada um de vocês tentará dizer, na ordem, o nome de cada pessoa e sua necessidade especial mencionada. Para cada necessidade correta que vocês lembrarem, receberão um ponto. Dirigir a atividade. Dar a cada aluno, a oportunidade de dizer o nome e suas necessidades particulares, tanto quanto se lembrarem. Ao participante que conseguir fazer mais pontos, dar uma lembrancinha simples como um bloquinho de papel e um lápis. (Se a classe for muito grande, dividir em grupos.)

Analisando

Foi fácil ou difícil lembrar-se dos nomes e das necessidades de cada um? Por quê? Em que essa atividade foi semelhante ou diferente de servir os outros? Expliquem. (Aceitar respostas.) Os bons servos se lembram das necessidades daqueles a quem servem. Uma das maneiras pelas quais podemos partilhar o amor de Deus com outros é servindo.

PARTILHAMOS O AMOR DE DEUS COM OUTROS QUANDO OS SERVIMOS.

B. Jogo da Velha

Fazer o gráfico do jogo da velha no quadro. Formar dois grupos. Um grupo de cada vez deve mencionar um trabalho de servir e marcar um X ou um O no gráfico. (Exemplos: Enfermeira, pastor, secretária, escritor, faxineiro, coletor de lixo, médico, professor, caixa de loja, motorista, etc.)

Analisando

Como vocês se sentem ao serem servidos? Como se sentem ao servirem outros? De que maneira vocês servem as pessoas? Faz alguma diferença se a pessoa que está servindo vocês está sendo paga ou não? Jesus desejava que Seus discípulos, e nós, continuássemos servindo outros. Quando servimos os outros, estamos partilhando o amor de Deus. Nossa mensagem de hoje é:

PARTILHAMOS O AMOR DE DEUS COM OUTROS QUANDO OS SERVIMOS.

estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

“Juvenis Net”

A encenação “Juvenis Net” é uma forma criativa de introduzir a história bíblica. Se preferir não usar este elemento imaginário, ler o roteiro e apresentar o conceito nas próprias palavras. Providenciar para os quatro alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ ou bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação.

Analisando

Hoje vamos falar sobre servir. Jesus veio ao mundo para nos servir, e ao seguirmos Seu exemplo, serviremos outras pessoas, mesmo que às vezes isso signifique fazer coisas desagradáveis. Vivenciando a História Pedir a três alunos que leiam em voz alta o texto de João 13:1-17, designando um aluno para ler a parte de Jesus, outro a de Pedro, e outro a do narrador. Ao terminarem, dizer: O serviço de lavar os pés das pessoas nos dias de Jesus era um dos serviços mais baixos que alguém poderia fazer. As pessoas andavam por todo lugar e seus pés estavam sempre empoeirados e sujos. Elas também ficavam descalças dentro de casa, por isso os pés tinham de ser lavados antes de entrarem em um aposento. Unicamente os escravos ou servos (que geralmente eram estrangeiros ou gentios, nunca judeus) ou as mulheres (que não desfrutavam de uma posição muito boa na sociedade da época) faziam esse tipo de serviço. Quais são alguns serviços que ninguém quer fazer na sua cidade? (Coletar lixo, cuidar de pessoas que estão à beira da morte, ajudar alguém com AIDS, trocar fraldas dos bebês.) Jesus lavou os pés dos discípulos com amor, embora fosse um serviço desagradável. Em grupos de três escolham o pior serviço no qual puderem pensar e descrevam ou demonstrem algumas maneiras de realizá-lo para alguém com amor. Dar a cada grupo, a oportunidade de apresentar sua resposta.

PARTILHAMOS O AMOR DE DEUS COM OUTROS QUANDO OS SERVIMOS

Explorando o Texto Bíblico Jesus não só nos deixa um exemplo de serviço, mas também nos instrui acerca de como servir outros. Vamos procurar e ler alguns textos bíblicos que nos dizem sobre que espírito devemos ter ao servir outras pessoas. Pedir aos alunos que procurem e leiam Efésios 6:7 e 9 (de boa vontade, não ameaçando); 1 Pedro 5:5 (com humildade); Mateus 11:29 (sendo manso e humilde); Mateus 6:1 (não para ser visto); Gálatas 5:13 (sendo servos uns dos outros, pelo amor). 3 aPLicação da Lição Lava-pés Com antecedência, pedir ao pastor ou a um ancião da igreja para vir à classe e explicar aos alunos como é a cerimônia de lava-pés e o que ela significa.

Analisando

Em que aspecto a cerimônia de lava-pés pode influenciar no relacionamento de uns com os outros? Aceitar respostas. Vamos dizer juntos nossa mensagem?

PARTILHAMOS O AMOR DE DEUS PARA COM OUTROS QUANDO OS SERVIMOS.

4 PartiLhando a Lição Servindo o Próximo Distribuir papel e lápis. Hoje aprendemos como servir. Falamos sobre serviços desagradáveis e sujos que ninguém gosta de fazer. Vamos pensar em um serviço desagradável ou sujo que vocês sabem que alguém não gosta de fazer. Então, escrevam uma cartinha ou criem um cartão se oferecendo para fazer o serviço para essa pessoa. Durante a semana, vocês devem entregar a carta ou cartão para a pessoa e realizar o serviço para ela.

Analisando

Como vocês se sentiram ao se oferecerem para fazer um serviço que ninguém gosta de fazer? Como vocês acham que a pessoa se sentirá ao saber que vocês vão ajudá-la? Quando servimos alguém, estamos partilhando o amor de Deus. Vamos dizer nossa mensagem mais uma vez:

PARTILHAMOS O AMOR DE DEUS COM OUTROS QUANDO OS SERVIMOS.

5 encerramento Durante a semana, procurem uma oportunidade para servir e partilhar o amor de Deus. Fazer uma oração pedindo que Deus conceda Seu espírito de amor e disposição de servir a todos os alunos da classe.

Nenhum comentário: