Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 3 de abril de 2012

Jesus, o Servo

Lição 1 Primários 7 de abril de 2012

VERSO PARA DECORAR

Se Eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pé s uns dos outros.” João 13:14.

Resumo da Lição

Nesta história familiar da última Ceia, Jesus fez o papel de servo e lavou os pés empoeirados de Seus discípulos. Pedro, sempre rápido em dizer o que pensava, recusou o serviço. Jesus explicou pacientemente a Pedro o que estava acontecendo e, então, disse aos discípulos que esse era um exemplo para que eles seguissem. Esta lição fala sobre serviço. Uma comunidade de fé não vive apenas para si mesma. De fato, seria correto dizer que o propósito de uma comunidade cristã é servir aos membros da comunidade e demonstrar-lhes amor semelhante ao de Cristo, revelando a graça de Deus aos que ainda não a conhecem. Jesus ensinou esse princípio a Seus discípulos e também a nós, por meio da última Ceia e outras ilustrações.

Decoração da Sala

Pregar dois pedaços de madeira ou varetas para fazer uma cruz de pelo menos 30 cm de altura. Essa cruz será usada no Vivenciando a História da lição 3. Colocar sobre uma mesinha a bacia de lava-pés e a toalha que será usada hoje durante Vivenciando a História como cenário de apoio. Ter por perto uma gravura de Jesus.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Montagem do cenário: Colocar a bacia, a toalha e a jarra com água sobre uma mesa em um canto da sala. Pedir a dois voluntários que não se importam em tirar meias e sapatos que os tirem. Mostrar para os alunos o recipiente com areia ou terra e perguntar: O que a areia ou a terra faz a seus pés quando vocês andam com chinelos ou sandálias? (Deixa-os sujos.) O que acontece com o piso de sua casa quando vocês entram com os pés sujos e suados? (Fica sujo.) Um dos costumes do povo onde Jesus vivia era ter servos para lavar os pés das pessoas que vinham visitá-los. Se vocês estivessem com sandálias caminhando fora na areia quente e entrassem em casa para comer, como se sentiriam se alguém lhes lavasse os pés com água fria? Era mais ou menos nesta época – abril – que Jesus foi a Jerusalém para a festa da Páscoa. Pensem por um momento no significado da Páscoa. Vocês se lembram dos israelitas e das dez pragas? Vocês se lembram da última praga quando eles tiveram que colocar sangue de um cordeiro nos umbrais da porta, para que o filho mais velho não morresse? Cada ano depois daquilo, o povo judeu fazia uma festa para celebrar aquele milagre – o milagre do anjo da morte passando sobre suas casas e deixando vivos seus filhos. Os judeus ainda hoje celebram a Páscoa. Jesus participaria da ceia com Seus discípulos. A refeição estava pronta para ser servida, mas não havia servo para lhes lavar os pés. Antes de morrer, Jesus queria fazer alguma coisa por Seus discípulos. Também queria mostrar-lhes que alguém realmente grande não se importaria em fazer o trabalho de um servo. Assim, Ele Se levantou e foi até onde estava uma bacia e um jarro com água. [Ir até onde está a bacia e a jarra.] Ele colocou água na bacia [fazer isso]. Então, Jesus amarrou uma toalha em volta da cintura [fazer isso] e começou a lavar os pés dos discípulos. [Lavar os pés das duas crianças que tiraram os sapatos, e enxugá-los com a toalha.] Então, Jesus Se aproximou de Pedro – o pescador – e Se ajoelhou à sua frente. Talvez Jesus tocasse os pés de Pedro e lhe pedisse que os colocassem na água. Mas Pedro ficou chocado. – Senhor, vais lavar os meus pés? – perguntou ele. Não podia admitir Jesus como servo. Jesus sabia o que Pedro estava pensando e lhe disse bondosamente: – Você não compreende agora o que estou fazendo, mas mais tarde compreenderá. Pedro puxou os pés para trás e disse: – Nunca me lavarás os pés! – Ele amava muito a Jesus para permitir que Ele fosse servo. – Se Eu não lavar seus pés, Pedro, você não pode ser um de Meus filhos – Jesus replicou. Então, Pedro disse: – Tudo bem, Senhor. Não laves apenas meus pés, mas também minhas mãos e minha cabeça! – Ele certamente desejava ser uma pessoa de Jesus! Mais tarde, Jesus disse a Seus discípulos: – Estou dando um exemplo a vocês. – Explicou-lhes que, daquela data em diante, eles deviam lavar os pés uns dos outros para se lembrar de servir uns aos outros. Vocês já viram seus pais tomando parte nessa cerimônia especial na igreja, não viram? E alguns de vocês já participaram dessa cerimônia. Agora, já sabem por que fazemos isso. Por causa do exemplo de Jesus, desejamos servir os outros. Pensem em maneiras em que vocês podem ser servos à sua família e aos outros, hoje.

Analisando

Dar tempo para respostas. Por que os discípulos de Jesus não se ofereceram para lavar os pés uns dos outros? Por que Jesus o fez? Por que Pedro não queria que Jesus lavasse seus pés? O que Jesus lhe disse? Por que Jesus deseja que continuemos a fazer isso? Quais são algumas maneiras em que podemos servir os outros, ou colocar outros em primeiro lugar? Jesus deseja que nos lembremos de viver servindo outros como Ele nos mostrou. Ao fazermos isso, mostramos aos outros o quanto Jesus os ama.

Nosso Verso Para Decorar diz: “Se Eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.” João 13:14. Vamos dizer juntos nossa mensagem de hoje:

MOSTRAMOS QUE AMAMOS A DEUS QUANDO SERVIMOS OS OUTROS.

Nenhum comentário: