Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dinâmicas para jovens e adolescentes

dinâmicas

ex2

Labirinto

1. Destinatários: Grupos de Adolescentes e jovens

2. Material: uma bandeja e um vaso ou copo com água

3. Desenvolvimento:

- O grupo se divide em duas equipes, com igual número de participantes.

Tomando-se pelos braços, os integrantes de cada equipe formam um círculo. O professor pede um voluntário de cada equipe e entrega-lhes a bandeja com um vaso ou copo cheio de água. Ao ouvirem o sinal de partida, iniciam a corrida

por entre os companheiros, entrando e saindo do círculo. Retornando ao ponto de partida, passarão a bandeja a outro companheiro que irá fazer o mesmo, e assim sucessivamente, até que todos tenham participado. A equipe vencedora será aquela que terminar primeiro, sem haver derramado água.

4- Avaliação:

- Para que serviu a dinâmica??

 

Familias de Pássaros

1-Passos:

- Participantes são divididos em duas equipes:

a) A família dos Joões-de-barro;

b) a família dos pardais

Nos extremos opostos da sala, marcam-se dois ninhos:

a) um dos Joões-de -barro; b) outro dos pardais.

Os Joões-de-barro caminham agachados e os pardais brincam saltitantes, num pé só. Uns e outros brincam juntos num mesmo espaço.

- Enquanto estiverem andando todos misturados, mas cada qual em seu estilo, será dado um sinal e as famílias terão de voltar a seus ninhos. Cada qual o fará agachado ou saltitando, conforme se trate de João-de-barro ou pardal. A

família vencedora será aquela, que, por primeiro, reunir todos os seus companheiros no ninho.

 

 

Confusão de Sapatos

1- Passos:

- Traçam-se 2 linhas paralelas a uma distancia de 10m.

- Atrás de uma das linhas, a de partida, ficam alinhados os participantes

- atrás da outra linha, ficam os sapatos dos participantes, todos misturados, porém sem estarem amarrados ou abotoados.

- Ao sinal de partida, todos correm para a linha de chegada, e cada qual procura calçar o seu sapato. Este deve ser amarrado ou abotoado, conforme a necessidade. Em seguida, retorna-se à linha de partida.

- O primeiro que transpuser a linha de partida, devidamente calçado com o seu sapato, será o vencedor.

 

 

Festival de Máscara

1- Destinatários: Grupos de Jovens

2- Material: Um saco de papel bem grande e um número para cada pessoa (evite-se que o material seja plástico).

3- Desenvolvimento:

- O professor distribui um saco de papel para cada participante, pedindo que façam com ele uma máscara, deixando apenas dois buracos para olhar. O número deverá ser afixado na altura do peito. Uma vez prontas as máscaras, o professor apaga as luzes um momento, para que cada qual possa colocar a sua, assim como o número. Ao se reacenderem as luzes, cada um terá que adivinhar quem são os mascarados, anotando o nome e o número numa folha de papel. As pessoas não podem falar. O vencedor será aquele que obtiver a maior quantidade de acertos.

4- Avaliação:

- Para que serviu a dinâmica??

 

 

Salvar do pecado

1- Passo:

- O pecado traça vários círculos dentro de seus domínios, como no esquema abaixo (no chão). No domínio do pecado só ele pode entrar. Os outros jogadores ficam dispersos.

Montar exemplo do Domínio *****

- O pecado sai em perseguição dos jogadores. Cada um que ela apanhar, será colocado num dos círculos. Os companheiros poderão salvar os colegas prisioneiros sem, penetrar nos domínios da bruxa, mas estendendo a mão para os mais próximos, e este, por sua vez, para os dos outros círculos, sem saírem dos próprios círculos.

- Se o pecado colocar mais de um prisioneiro num só círculo estes não poderão ser salvos.

- Os jogadores, que forem aprisionados mais de uma vez, serão auxiliadores do pecado.

- Será vencedor o jogador que não se deixar aprisionar.

 

 

Meu Vizinho

Formação : todos em círculo

Desenvolvimento:

O professor começa o jogo dizendo : "O meu vizinho é ..." ( aqui diz uma qualidade ). Conforme a letra que inicia a palavra dita, todos os outros jogadores devem dizer palavras que se iniciem com a mesma letra. Por ex.,

se o professor disser: "Meu vizinho é corajoso", todos os demais jogadores dirão palavras com a letra "C". Não podem repetir palavras. Terminada a primeira rodada, o professor escolhe outra letra e assim por diante prossegue

o jogo.

 

 

Baú das Recordações

(Dinâmica de auto-conhecimento)

Destinatários: grupos de jovens, formados há algum tempo.

Material: cada pessoa deve trazer para o encontro uma recordação, um objeto que guarda por algum motivo especial.

O professor deve confeccionar previamente um Baú, onde serão depositadas as recordações, e uma pequena chave numerada para cada integrante. A numeração da chave indica a ordem de participação.

O professor coloca o baú sobre uma mesa, no centro do grupo. Ao lado dele, encontra-se as chaves numeradas. À medida que os participantes vão chegando, depositam sua recordação no baú, retiram uma chave e vão ocupar o seu assento, formando um círculo em volta do baú.

Desenvolvimento:

1. O professor motiva o exercício, com as seguintes palavras: “Nós, seres humanos, comunicamo-nos também através das coisas... os objetos que guardamos como ‘recordações’ revelam a nós mesmos, assim como expressam aos demais, algo de nossa vida, de nossa história pessoal e familiar... Ao comentarmos nossas recordações, vamos revelar hoje parte dessa história. Preparemos nosso espírito para receber este presente tão precioso constituído pela intimidade do outro, que vai partilhá-la gratuitamente conosco”.

2. O professor convida a pessoa cuja chave contenha o número 1 a retirar sua recordação do baú, apresentá-la ao grupo e comentar o seu significado; os demais podem fazer perguntas. Assim se pode continuar a dinâmica até que seja retirada do baú a última recordação. O professor também participa.

3. Avaliação da Dinâmica:

· Para que serviu o exercício?

· Como nos sentimos ao comentar as nossas recordações?

· Que ensinamento nos trouxe a dinâmica?

· O que podemos fazer para nos conhecermos cada vez melhor?

10 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do site que Deus continue te abençoando!

Kelly disse...

Oi tia Malu o seu blog é lindo e você é muito criativa. Parabéns e que Deus te abençoe muito mais.....

val-mira-lima@hotmail.com disse...

oi minha linda!gostei e amei o seu blog.já sei que vc é abençoada e cheia de sabedoria.que o senhor te conserve cada vez melhor. fica na presença do altissímo.
val-mira-lima@hotmail.com

adriana cristina disse...

Bom dia tia Malu, estou amando seu site e a ajuda tem oferecido o povo interessado em trabalhar com adolescente.
Já fiz na igreja um Adolefantasi foi muito bom os adolescente foram fantasiado e premiados pela fantasia mais original e atividade que deixaram bem alegres.
bjs e continue nos enviando seus trabalhos
Adriana Cristina

adriana cristina disse...

Bom dia tia Malu, estou amando seu site e a ajuda tem oferecido o povo interessado em trabalhar com adolescente.
Já fiz na igreja um Adolefantasi foi muito bom os adolescente foram fantasiado e premiados pela fantasia mais original e atividade que deixaram bem alegres.
bjs e continue nos enviando seus trabalhos
Adriana Cristina

Anônimo disse...

olá Tia . sou Professora do jardim da infancia , tenho 14 anos e preciso de algumas ajudas de vez em quando . o site me ajudou muito ! obg . bgs&bgs

Isidra disse...

Parabéns pelo Site, Deus lhe enriqueça a cada dia de sabedoria, conhecimento.

Anônimo disse...

Que maravilha encontrar seu blog! Estou começando com os adolescentes agora e com certeza vc será meu blog de cabeceira! Que Deus te abençõe por esta iniciativa!

jailma lago disse...

parabéns amei tudo!!
estou formando um grupo de crianças entre 8 e 12 anos.
em minha casa...
vou usar todas as sua dinamicas. Deus te abençoe!!
pesso que me aceito no face book!!! pois tenho ainda muitas dúvidas e gostria muito de conversar com vc!!

jailma lago disse...

ssamei seu blogger que Deus te abençoe cada vez mais!!! estou formando um grupo de crianças de 8 a 12 anos em minha casa.. peço que me aceite no face book, pois estou ainda cheia de dúvidas e creio que vc pode me ajudar! obrigada!