Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O Traidor - 5ª semana 31/10

Adolescentes

Texto Bíblico: Mateus 26:20-29; Marcos 14:17-25; Lucas 22:14-23; João 13:18-38; 14-17
Comentário: O Desejado de Todas as Nações, 72 e 73.
Verso Bíblico: João 13:33 e 34.

 

SINOPSE
Nesta lição aprenderemos a respeito do sacrifício de Cristo e o dom da salvação. Descobriremos que, para nos submetermos verdadeiramente a Deus, devemos nos humilhar, assim como Jesus Se humilhou. Aprenderemos que, na Última Ceia, Jesus instituiu uma cerimônia para ser realizada em memória de Seu sacrifício por nós. Para aceitarmos plenamente a morte de Cristo, devemos submeter nossa vida à Sua vontade e obedecer-Lhe humildemente. Judas não se submeteu à vontade do Mestre. Amava o dinheiro e era também muito orgulhoso. Traiu Jesus, mesmo sendo tão amado por Ele. Jesus teria salvado Judas se ele tivesse submetido sua vida a Ele. Judas, porém, não aceitou submeter-se à vontade de um Messias tão humilde. Desejava um guerreiro poderoso.
Ao estudarmos as cenas da Última Ceia, devemos pedir que Deus purifique nosso coração. Tiago 4:6 diz: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.” Explique para os alunos o significado de humildade e de que maneira a humildade nos
torna conscientes de nossa fraqueza e necessidade da graça de Deus. Uma pessoa humilde é aquela que está disposta a aprender com os outros e sabe que sempre há o que melhorar.
O objetivo da lição desta semana é apresentar aos alunos a experiência de Judas e ajudá-los a aprender com os erros desse ex-discípulo para que não cometam os mesmos equívocos mais tarde. Ajude os alunos a entender que a necessidade da graça de Cristo em nossa vida deve nos tornar humildes diante de Deus e do próximo.


OBJETIVOS  PARA OS ALUNOS ALCANÇAREM
Perceber a importância da humildade e do sacrifício de Cristo para a nossa salvação. (Saber)
• Sentir a necessidade de submeter-se plenamente a Deus. (Sentir)
• Esforçar-se, com a ajuda do Espírito Santo, para eliminar o orgulho de seu coração e submeter-se completamente à vontade de Deus. (Responder)

PARA SEREM EXPLORADOS PELOS PROFESSORES:
• Humildade
• Salvação
• O Evangelho

INICIANDO
Atividade
Distribua papel e caneta e peça para escreverem as dez melhores maneiras que, na opinião deles, podem levar alguém a aceitar a Cristo. Em seguida, cada grupo deverá ler a lista em voz alta e discutir as respostas em classe.


Ilustração
Plutarco, um biógrafo famoso, contou que certa vez César, o imperador romano, ao cruzar os Alpes juntamente com seu grupo de oficiais, encontrou uma pequena vila nativa praticamente abandonada. Parecia ser um lugar muito triste. Os oficiais riram entre si e disseram em tom irônico:
— Com certeza aqui também encontraremos pessoas usando o próximo para se beneficiar, fazendo qualquer coisa para conseguir o primeiro lugar e homens importantes brigando pelo poder.
César respondeu com profunda seriedade:
— Preferiria ser o primeiro homem dessa vila do que o segundo de Roma.

Uma Ponte Para a História
Em Marcos 9:35, Jesus afirmou: “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos.”
Em nossa sociedade moderna, é muito fácil esquecer o que Cristo fez por nós e nos envolvermos com um mundo que está longe do reino de Deus. Ao refletirmos sobre o sacrifício de Jesus, somos levados a nos humilhar diante de Deus e submeter nossa vida completamente a Ele. Não é fácil submeter-nos à vontade divina por uma série de razões (orgulho, amor ao mundo, desejo de fazer as coisas à própria maneira, etc.). A Última Ceia nos traz à lembrança a morte de Cristo e o sacrifício que fez em nosso lugar. Porém, a história de Judas nos lembra o que acontece quando escolhemos nos distanciar do Mestre.

Aplicando a História
(Para Professores)
O que Jesus quis dizer com as seguintes palavras: “Eu afirmo a vocês que nunca mais beberei deste vinho até o dia em que beber com vocês um vinho novo no Reino do Meu Pai” (Mateus 26:29)?
Em sua opinião, o que levou Judas a trair Jesus? Será que Jesus alguma vez foi realmente seu Mestre? De que maneira Judas apresentava um coração mesquinho?
O que você acha que se passou na mente de Cristo ao saber que estava jantando com alguém que em breve O trairia?
O que impediu Judas de submeter-se verdadeiramente ao Mestre?
Será que há coisas que podem nos impedir de agirmos com humildade? Se sim, quais? Será que para cada pessoa há coisas diferentes? Explique.


Utilize as passagens a seguir como fontes alternativas relacionadas à lição desta semana:

Salmo 147:6

Provérbios 22:4

Gálatas 6:14

Apresentando o Contexto e o Cenário
Havia chegado a Páscoa e por isso Jesus instruiu os discípulos a prepararem um jantar especial. A Páscoa é uma das festas judaicas mais antigas e ainda hoje é comemorada pelo povo judeu no mundo inteiro. O povo judeu comemora a Páscoa durante a primavera e a consideram um dia sagrado.
As origens dessa cerimônia encontram- se no livro de Êxodo. “Nessa noite Eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primeiros filhos, tanto das pessoas como dos animais. E castigarei todos os deuses do Egito. Eu Sou o Senhor. O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, Eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga. Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que Eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre.” Êxodo 12:12-14.
Os israelitas que viveram na época do Êxodo receberam a ordem divina de sacrificar um cordeiro sem defeito e assá-lo sem quebrar nenhum de seus ossos. Em seguida, deveriam passar o sangue do cordeiro nos batentes das portas de entrada da casa. Isso os protegeria do Anjo da Morte, que mataria o primogênito da casa, caso os batentes não estivessem manchados com o sangue do cordeiro. Essa era a primeira etapa do plano de Deus para retirar o povo do Egito e da escravidão que os afligiu por tantos anos.
O mais impressionante a respeito dessa história é que os primogênitos foram salvos pelo sangue colocado nas portas. Ao passar pelas casas e ver o sangue, o Anjo da Morte não fez mal nenhum ao filho mais velho da família. Tratava-se de um símbolo poderoso da salvação pela fé no sangue de Cristo. A família que obedeceu à ordem divina foi protegida pelo sangue do cordeiro. Claro que o sangue de um animal não tinha poder para salvá-los, mas simbolizava o sangue de Jesus que seria derramado pela humanidade. Essa é a razão de séculos mais tarde o apóstolo Paulo ter escrito: “Porque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício.” 1 Coríntios 5:7. A comemoração da Páscoa judaica oferece-nos um tipo, um símbolo do plano da salvação. No momento em que o mundo enfrentar o julgamento final de Deus, aqueles que estiverem cobertos pelo sangue do Cordeiro, e que pela fé reivindicam a salvação encontrada em Jesus, serão salvos.

ENCERRAMENTO
Atividade
Desafie os alunos a encontrarem todos os versos bíblicos que puderem a respeito do orgulho e da humildade. Determine um período de tempo para essa atividade. Em seguida, peça-lhes para ler em voz alta os versos encontrados. Discuta os resultados em classe. O que a Bíblia fala sobre esses dois assuntos? Por que o orgulho é tão ruim? De que forma podemos nos libertar do orgulho? Ao contemplarmos o exemplo de Cristo, quais lições podemos aprender sobre a humildade e como evitar o orgulho?


Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos com as suas próprias palavras:
Jesus foi o exemplo perfeito de humildade e graça. Muitas pessoas tendem a consideráLo um Deus poderoso e arrogante, mas, na realidade, ao vir a este mundo, tomou sobre Si a forma de servo. Muitas vezes nos esforçamos para alcançar o primeiro lugar. Almejamos a glória e as honras. No entanto, essa atitude é muito diferente da atitude demonstrada por Jesus. Marcos 9:35 diz: “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos.” Devemos nos achegar a Cristo com espírito de humildade e dispostos a submetermos nossa vida à Sua vontade. Devemos pedir a ajuda do Espírito Santo para vencermos o orgulho que habita em nosso coração. Cristo morreu por nós. Sacrificou-se em nosso lugar.


Ao aceitar Sua morte expiatória, achegue-se a Ele em humildade e aceite o dom da salvação que Ele lhe oferece.

 

Dicas importantes

ENSINANDO AOS Adolescentes DE MODO MAIS EFICAZ


Procure tornar a lição o mais relevante possível para os alunos. Uma maneira de fazer
isso é ressaltar as lições espirituais que podem ser colocadas em prática no cotidiano dos
alunos. Pergunte o que significa estar protegido pelo “sangue no batente das portas” hoje.
De que maneira podemos estar protegidos pelo sangue?  
Pense em quais mudanças os alunos precisam fazer como resultado do que acabaram de  
aprender. Tente tornar a lição prática. Pergunte-se: Será que os alunos serão influenciados
pelo que acabaram de aprender? De que maneira poderão fazer as mudanças necessárias  
em casa?  
Programe uma visita a uma sinagoga local (se houver uma em sua região). Com antece dência faça os contatos necessários e, se possível, peça ao rabino responsável para explicar  
à classe o que significa a Páscoa para os judeus.

Nenhum comentário: