Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Prisioneiro Satisfeito

Lição 4 dos Juvenis 27 de outubro de 2012

SERVIÇO: Seguimos a Jesus ao servir os outros.

Verso Para Memorizar “Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância [...] Tudo posso nAquele que me fortalece.” Filipenses 4:11, 13.

Resumo da Lição

Enquanto Paulo estava em prisão domiciliar em Roma, ele encontrou maneiras de partilhar o amor de Deus com outros, incluindo seus guardas. Ele respondeu às perguntas das pessoas e partilhou com elas os ensinos de Jesus. Esta lição fala sobre serviço. Podemos ministrar a outros, não importam as circunstâncias. Seja qual for a escola que frequentemos, ou a vizinhança que tenhamos, existem ali pessoas que precisam desesperadamente saber como Deus as ama. É um privilégio seguir a Jesus, vivendo para servir.

estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

“Juvenis Net” Providenciar para os cinco alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ ou bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação.

Roteiro da encenação “Juvenis Net”

Emiko: Está chovendo demais na Austrália.

Tendai: Alguém teve alguma notícia do Darren?

Ana: Não. Eu espero que ele esteja bem.

Ivan: É provável que ele esteja tentando surfar em meio ao temporal. (Risada.)

Ulla: Ivan, isso não é engraçado. Mais tarde...

Emiko: Eu vi o Darren na televisão!

Ivan: O quê?

Ulla: Quando?

Emiko: Ele estava sendo entrevistado poucos minutos atrás!

Tendai: O que aconteceu?

Emiko: Um garotinho estava perdido no meio da multidão que esvaziava a área. Darren o pegou e o carregou antes que ele fosse levado pelas águas. Depois, usou o telefone celular para contatar a equipe de resgate. Quando a equipe chegou, só tinha espaço para o menino. Darren concordou em esperar. Enquanto esperava, viu outras pessoas ilhadas e comunicou a situação.

Ana: E nós o atormentávamos tanto por causa daquele celular!

Analisando Hoje continuaremos com a história sobre como Paulo fez o melhor em uma situação má, usando a oportunidade para servir outros.

Nossa mensagem é: PODEMOS SERVIR A DEUS MESMO NAS CIRCUNSTÂNCIAS MAIS DIFÍCEIS.

Vivenciando a História

Pedir que alunos voluntários leiam Atos 28:16-31. Escolher dois ou três alunos para se revezarem lendo as partes faladas por Paulo, outro (um ou dois) lendo a parte do narrador e os demais lendo a parte dos judeus em Roma. Dar um sinal quando a parte deve ser lida por outra pessoa. Eu identifiquei pelo menos seis maneiras em que Paulo serviu outros durante sua estada em Roma. Releiam individualmente os versos e vejam se encontram essas seis maneiras. Eu farei uma lista daquilo que vocês mencionarem. Escrever as respostas no quadro. (Testemunhando ao soldado; tomando a iniciativa de falar com os romanos; fazendo arranjos para explicar o evangelho aos judeus; dando uma mensagem de advertência aos judeus quando eles rejeitaram a Cristo como Messias; dando boas-vindas a todos os visitantes; pregando o evangelho do reino onde se encontrava.) Analisando Que situações difíceis Paulo enfrentou ao servir? (Ficou acorrentado a um guarda; já estava enfrentando um julgamento que podia custar-lhe a vida; estava doente.) Quanto vocês estariam dispostos a fazer para servir outros em circunstâncias semelhantes? Qual seria a única maneira de conseguir realizar esse tipo de serviço? (Com a força de Deus, através do Espírito Santo.) Vamos repetir nossa mensagem de hoje: PODEMOS SERVIR A DEUS MESMO NAS CIRCUNSTÂNCIAS MAIS DIFÍCEIS.

Nenhum comentário: