Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 1 de março de 2012

Abrão Segue a Deus

Lição 9 Jardim da Infância 3 de março de 2012

VERSO PARA DECORAR “Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor.” Gênesis 12:4, NVI.

image

Resumo da Lição

Como um ato de amor, Deus conduziu Abrão, Sarai, Ló, e tudo o que possuíam, de Ur dos Caldeus para a terra de Canaã, onde fixariam nova residência. Deus prometeu fazer deles uma grande nação, abençoar o povo que trabalhava com eles e para eles, e abençoar todos os povos da Terra através da influência deles. Esta lição fala sobre comunidade. Abrão, sua família e seus parentes (incluindo a família de Ló) formavam uma comunidade de pessoas que se estabeleceram em um novo lugar por orientação divina. Eles formavam a igreja de Deus daquele tempo. Deus ainda hoje abençoa e dirige as famílias cristãs e Sua igreja.

Decoração da Sala

Criar a entrada de uma tenda, drapeando tecido a partir de um mastro e prendendo-o em um triângulo. Colocar alguns vasos e panelas, e talvez, junto à entrada, um tapete, toalha ou cobertor enrolado como uma esteira de dormir. Colocar ovelhas ou cabritos de brinquedo ao redor da entrada. Fazer um quadro ou cartaz com o letreiro “Aonde Jesus Conduzir, Seguirei”. Preencher com gravuras de vários mapas e diferentes meios de transporte. Fazer um quadro ou cartaz com o letreiro: “Onde Abrão Viveu.” Colocar no quadro gravuras de beduínos cuidando de seus rebanhos em um deserto do Oriente Médio.

Lição BíBLica

Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 105, CD faixa 11). Vivenciando a Hist—r ia Personagens: Um homem adulto para representar Abrão e conduzir as crianças em uma viagem à Terra Prometida; um homem escondido ou só a voz gravada com antecedência para representar Deus; um narrador. Montagem do cenário: Arrumar os móveis de modo que as crianças tenham que andar ao redor deles. Podem também considerar fazer uma caminhada com as crianças em alguma outra área da igreja ou ao ar livre. Voz: Abrão! Abrão: Sim, senhor! [Olha ao redor e coça a cabeça, imaginando quem estaria chamando.] Voz: Abrão! Eu sou o Senhor, o Deus que fez os céus e a terra. Abrão [ajoelhando-se]: Eis-me aqui, Senhor! Voz: Quero que você saia daqui da cidade de Ur. Tome sua família, seus servos e todos os seus animais e vá para uma outra terra que Eu lhe mostrarei. Abrão: Para outro lugar, Senhor? Para uma outra terra? Voz: Eu o abençoarei, Abrão. Eu o protegerei. E farei de você uma grande nação. Através da sua família, a Terra toda será abençoada. Abrão: Farei o que o Senhor quer que eu faça. Narrador: Abrão confiava em Deus e desejava obedecer-Lhe. Por isso, ele e seus familiares começaram a empacotar seus pertences. Ele conversou com seus servos e eles reuniram todas as ovelhas e os outros animais. Todos se prepararam para viajar. Ele conversou com sua esposa. Contou tudo a seus sobrinhos e amigos, mas só um sobrinho decidiu acompanhá-lo. Abrão [falando para a classe]: Hoje, quero que vocês representem minha família e meus servos. Deus me mandou empacotar as coisas e sair de Ur. Ele quer que nos mudemos para uma nova terra que Ele mesmo nos mostrará. Eu não sei onde é, mas quero seguir a Deus; portanto, iremos. Vamos começar a empacotar nossos pertences. Nossos camelos transportarão nossas coisas. Narrador: Assim, Abrão, sua esposa Sarai, seu sobrinho Ló e todos os seus servos empacotaram todos os seus pertences. [Incentivar as crianças a fazerem de conta que estão empacotando coisas e colocando sobre seus animais imaginários.] Narrador: Foi muito difícil para Abrão e Sarai dizerem adeus aos seus parentes e amigos de tantos anos. Mas eles sabiam que Deus os estava chamando e queriam segui-Lo. Logo, tudo estava pronto. Abrão: Adeus! Adeus! [Abrão acena aos parentes e amigos imaginários. Depois, se volta para as crianças e diz:] Aqui vamos nós! Sigam-me! Vamos todos juntos seguir a Deus!

Narrador: Todos os servos e ovelhas, cabritos e camelos seguiram Abrão ao ele sair da cidade de Ur. Era muito, muito longe a terra à qual Deus queria que eles fossem. Abrão não sabia exatamente para onde iam. Mas ele sabia que Deus estava guiando, e isso era suficiente. Abrão e todos que estavam com ele seguiam a Deus. Abrão [voltando-se para as crianças]: Eu não tenho certeza para onde estamos indo, mas estamos seguindo a Deus. Ele nos guiará ao lugar que preparou para nós. Por certo levará muitos dias, mas poderemos descansar ao longo do caminho. Vamos agora parar aqui para nosso primeiro período de descanso. [Abrão deve mostrar às crianças suas cadeiras e permitir-lhes que se assentem.]

Nenhum comentário: