Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Um Desfile de Animais

6ª Lição do Jardim da Infância 06/02/10

ADORAÇÃO
É louvar a Deus por Seu amoroso cuidado.
VERSO PARA DECORAR
“Ó Deus, eu sempre Te louvarei pelo que tens feito.” Salmo 52:9, NTLH.
REFERÊNCIAS
Gênesis 6:19 a 7:24; 8:15-19; Patriarcas e Profetas, p. 97-104.

Resumo da Lição
Deus disse a Noé que ele deveria salvar os animais, fazendo um lugar para eles na arca e também armazenando alimento para eles. Noé obedeceu a Deus, e no momento certo, pouco antes de começar a chover, os anjos conduziram os animais para a arca e eles entraram nela. Depois do dilúvio, os animais saíram de perto de Noé e de sua família. Eles se espalhararam pela Terra inteira.
Esta lição fala sobre adoração. Louvamos a Deus porque atualmente Ele cuida de nós como cuidou de Noé e dos animaiais na época do dilúvio.

Decoração da Sala
A decoração da sala deve incluir uma arca, no flanelógrafo/quadro, ou feieita de madeieira ou papelão em tamanho grande; vários animaiais (de pelúciaia, plástico, papel ou qualquer outro materiaial disponível); gotas de chuva penduradas no teto ou nas paredes; água; ferramentas de plástico e um banco de carpinteieiro (pode ser uma mesinha ou duas cadeieiras com um pedaço de madeieira entre elas); um anjo grande junto à arca; gravuras de Noé e sua esposa; e um arco-íris ou vários. Outros itens podem ser acrescentados à decoração à medida que a históriaia for apresentada.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quieietinhos” (ver p. 105, CD faiaixa 11).
Vivenciando a História
Noé e seus filhos finalmente terminaram de construir a arca. Noé estava satisfeieito. Sabiaia que haviaia seguido todos os planos de Deus na construção daquele grande barco. Agora, eles precisavam providenciaiar todo o alimento para as pessoas e para os animaiais. [Pedir às crianças que ajudem a carregar todos os sacos de “mantimento” ou alimentos não perecíveis até o lugar designado como arca.] Agora, tudo estava pronto. Haviaia só maiais uma coisa que Noé queriaia fazer.
Durante todo o tempo que Noé gastara para construir a arca, ele avisara as pessoas a respeieito do dilúvio que logo viriaia. Algumas pessoas simplesmente fingiaiam não ouvir Noé. Outras, entretanto, zombavam dele e o xingavam de nomes feieios. Muitas diziaiam que ele estava louco. Sabem de uma coisa? Nunca haviaia chovido. Até aquela época, a terra era regada durante a noite por um orvalho que evaporava da própriaia terra e das águas. Ninguém jamaiais vira água caiair do céu. Eles não tinham ideiaeiaeia do que era uma enchente, um dilúvio.
Aquelas pessoas não amavam nem adoravam a Deus. Elas não acreditavam nEle. Por isso, quando Noé diziaia que Deus lhe falara que iriaia chover bastante, as pessoas riaiam muito.
Mas Noé queriaia dar às pessoas maiais uma oportunidade de se salvarem. A arca ficou totalmente pronta e Noé se levantou diaiante da porta e insistiu em dizer que as pessoas que quisessem se salvar entrassem na arca junto com a famíliaia dele. Mas todos simplesmente davam gargalhadas.
De repente, alguém apontou e gritou:
– Olhem os leões!
Andando em direção à arca, vindo da floresta, vinha um casal de leões.
– Olhem aqueles coelhos! – gritou outro. E muitos outros começaram a gritar, admirados:
– Olhem os cangurus!
– Olhem os cachorros!
– Olhem os pássaros!
[Arranjar as crianças de duas em duas ou, se houver poucas crianças, que cada uma use duas “luvinhas” de dedo do mesmo animal e os leve a entrar na área designada
como “arca” na classe; ou as crianças podem imitar os animais enquanto entram na “arca”.]
As pessoas ficaram em silêncio, observando aquele estranho desfile de animaiais. Animaiais vinham andando, pulando ou voando até entrarem na arca. Como eles podiaiam
saber que deviaiam ir para a arca e aonde ir? Pareciaia que ninguém os conduziaia. As pessoas não podiaiam ver, mas um anjo de Deus conduziaia os animaiais. Noé e seus familiaiares ajudavam cada um a ir para o seu devido lugar, suas gaiaiolas, jaulas ou cercados dentro da arca. [Arrumar as crianças como se estivessem em gaiolas ou jaulas dentro da “arca”.]
Depois que os últimos animaiais entraram na arca, Noé veieio maiais uma vez até à porta.
– Por favor, entrem para salvar-se – ele convidava. Mas ninguém entrou. Então, Noé, sua esposa, seus filhos e as esposas deles entraram na arca. Finalmente, Deus fechou a porta da arca e os trancou com segurança ali dentro. [Se houver uma porta que se feche em sua “arca”, fechar a porta com as crianças dentro da arca e pedir que elas tentem abrir, enquanto um adulto a segura com firmeza, mantendo-a fechada.] Deus mesmo cuidariaia deles. Eles estariaiam seguros ali.

image

Arca de Noé

Idéias de dedoches para trabalhara este tema

Um comentário:

Darlene Garcêz disse...

Que gracinha seu blog, quanta dedicação, quanto empenho em dar sugestões lindas pra quem busca uma ideia pra trabalhar com as crianças!! Vou já levar a ideia dos dedoches com a história de Noé pros meus alunos! Que Jesus te abençoe muito!!