Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Abrão Segue a Deus

Lição 9 Jardim da Infância 27 de fevereiro de 2010

COMUNIDADE
Significa amarmos uns aos outros.
VERSO PARA DECORAR
“Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor.” Gênesis 12:4, NVI.
REFERÊNCIAS
Gênesis 12:1-9; Atos 7:2-7; Hebreus 11:8-12; Patriarcas e Profetas,
p. 125-131.

Resumo da Lição
Como um ato de amor, Deus conduziu Abrão, Sarai, Ló, e tudo o que possuíam, de Ur dos Caldeus para a terra de Canaã, onde fixariam nova residência. Deus prometeu fazer deles uma grande nação, abençoar o povo que trabalhava com eles para eles, todos os povos da Terra através da influência deles.
Esta lição fala sobre comunidade. Abrão, sua família seus parentes (incluindo família de Ló) formavam uma comunidade de pessoas que se estabeleceram em um novo lugar por orientação divina. Eles formavam a igreja de Deus daquele tempo. Deus ainda hoje abençoa dirige as famílias cristãs Sua igreja.

Decoração da Sala
Criar a entrada de uma tenda, drapeando tecido partir de um mastro prendendo-o em um triângulo.
Colocar alguns vasos panelas, talvez, junto à entrada, um tapete, toalha ou cobertor enrolado como uma esteira de dormir. Colocar ovelhas ou cabritos de brinquedo ao redor da entrada.
Fazer um quadro ou cartaz com o letreiro “Aonde Jesus Conduzir, Seguirei”. Preencher com gravuras de vários mapas diferentes meios de transporte.
Fazer um quadro ou cartaz com o letreiro: “Onde Abrão Viveu.” Colocar no quadro gravuras de beduínos cuidando de seus rebanhos um deserto do Oriente Médio.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 105, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: Um homem adulto para representar Abrão conduzir as crianças em uma viagem à Terra Prometida; um homem escondido ou só a voz gravada com antecedência para representar Deus; um narrador.
Montagem do cenário: Arrumar os móveis de modo que crianças tenham que andar ao redor deles. Podem também considerar fazer uma caminhada com crianças alguma outra área da igreja ou ar livre.
Voz: Abrão!
Abrão: Sim, senhor! [Olha ao redor e coça a cabeça, imaginando quem estaria chamando.]
Voz: Abrão! Eu sou o Senhor, o Deus que fez os céus terra.
Abrão [ajoelhando-se]: Eis-me aqui, Senhor!
Voz: Quero que você saia daqui da cidade de Ur. Tome sua família, seus servos todos os seus animais vá para uma outra terra que Eu lhe mostrarei.
Abrão: Para outro lugar, Senhor? Para uma outra terra?
Voz: Eu o abençoarei, Abrão. Eu o protegerei. E farei de você uma grande nação. Através da sua família, Terra toda será abençoada.
Abrão: Farei o que o Senhor quer que eu faça.
Narrador: Abrão confiava em Deus desejava obedecer-Lhe. Por isso, ele seus familiares começaram empacotar seus pertences. Ele conversou com seus servos eles reuniram todas as ovelhas os outros animais. Todos se prepararam para viajar. Ele conversou com sua esposa. Contou tudo seus sobrinhos amigos, mas só um sobrinho decidiu acompanhá-lo.
Abrão [falando para a classe]: Hoje, quero que vocês representem minha família meus servos.
Deus me mandou empacotar as coisas sair de Ur. Ele quer que nos mudemos para uma nova terra que Ele mesmo nos mostrará. Eu não sei onde é, mas quero seguir Deus; portanto, iremos. Vamos começar nossos pertences. Nossos camelos transportarão nossas coisas.
Narrador: Assim, Abrão, sua esposa Sarai, seu sobrinho Ló todos os seus servos empacotaram todos os seus pertences. [Incentivar as crianças a fazerem de conta que estão empacotando coisas e colocando sobre seus animais imaginários.]
Narrador: Foi muito difícil para Abrão Sarai dizerem adeus aos seus parentes amigos de tantos anos. Mas eles sabiam que Deus os estava chamando queriam segui-Lo. Logo, tudo pronto.
Abrão: Adeus! Adeus! [Abrão acena aos parentes e amigos imaginários. Depois, se volta para as crianças e diz:] Aqui vamos nós! Sigam-me! Vamos todos juntos seguir Deus!

Narrador: Todos os servos ovelhas, cabritos camelos seguiram Abrão ao ele sair da cidade de Ur.
Era muito, muito longe terra à qual Deus queria que eles fossem. Abrão não sabia exatamente para onde iam. Mas sabia que Deus estava guiando, isso era suficiente. Abrão todos que estavam com seguiam Deus.
Abrão [voltando-se para as crianças]: Eu não tenho certeza para onde estamos indo, mas estamos seguindo Deus. Ele nos guiará lugar que preparou para nós. Por certo levará muitos dias, mas poderemos descansar ao longo do caminho. Vamos agora parar aqui para nosso primeiro período de descanso. [Abrão deve mostrar às crianças suas cadeiras e permitir-lhes que se assentem.]

O Chamado de Abraão

Deus chama Abrão e lhe faz promesas

Para colorir

Para Todas as Pessoas

Lição 9 dos Primários 27 de Fevereiro de 2010

ADORAÇÃO
Respondemos à bondade de Deus adorando-O.
VERSO PARA DECORAR
“Todas as nações virão à Tua presença e Te adorarão.” Apocalipse 15:4, NVI.
REFERÊNCIAS
1 Reis 8:1-9:3, 2 Crônicas 5:4-13, Profetas e Reis, p. 37-50.

[salomaoPORT6203.jpg]

Resumo da Lição
Assim que a construção do templo foi concluída, houve uma grande cerimônia de dedicação.
A arca da aliança foi levada para o templo e multidões de todas as partes do reino se reuniram para adorar a Deus. Uma nuvem, indicando a presença do Senhor, inundou o templo. Salomão proferiu uma linda oração de dedicação, não apenas do templo, mas da vida de todas as pessoas que adorariam o Senhor ali. Salomão pediu a bênção de Deus, como também o perdão dos pecados, até mesmo de pecados futuros. Mais tarde, o Senhor falou em particular com Salomão, afirmando que tinha ouvido sua oração.
Esta lição fala sobre adoração. Nossa dedicação a Deus não começa e termina com a construção de uma igreja. Trata-se de um culto contínuo, planejado, intencional ao Deus da igreja, o nosso Deus.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Montagem do cenário: Com antecedência, prender os ganchos ou as argolas no teto, um em cada extremidade da frente da classe. Prender o fio de náilon no TNT branco (para representar a nuvem). Passar a linha pelos ganchos ou argolas, esticá-la e amarrá-la num local ao seu alcance. As crianças podem participar usando os instrumentos musicais. Escolher uma criança para ser Salomão e quatro para serem os “levitas” que carregarão a réplica da arca.
A construção do templo levou sete longos anos. Praticamente todas as famílias de Israel tinham pelos menos uma pessoa trabalhando na construção. Como estava lindo! Os raios de sol faziam as pedras das paredes do templo brilhar como se fossem jóias preciosas. Por dentro, as paredes foram cobertas com madeira perfumada de cedro e revestidas de ouro puro que refletiam a luz das velas do candelabro. A construção do templo foi como montar um imenso quebra-cabeça. Os trabalhadores prepararam todas as partes do templo fora do local em que foi construído. O trabalho foi feito com tanta perfeição que as partes se encaixaram perfeitamente umas nas outras. Não foi necessário
utilizar martelos ou nenhuma outra ferramenta para unir as peças.
Finalmente, o dia da cerimônia de dedicação havia chegado. Pessoas de várias partes do reino foram participar da festa. Aguardaram, com muita emoção, o início da cerimônia no caminho entre o antigo santuário e o novo templo. [As crianças formam duas filas e ficam de frente umas para as outras.] Ao chegar ao antigo santuário, o rei Salomão [Salomão fica em pé em frente aos levitas] liderou todos os sacerdotes e líderes [os levitas carregam a arca] no percurso até o novo templo. Levaram, com muito respeito, a arca da aliança e os lindos utensílios do santuário. As pessoas seguiram-nos cantando louvores a Deus. [As crianças tocam instrumentos musicais e cantam “Alegrei-me Quando me Disseram”, (ver p. 109, CD faixa 6).] Levaram muito tempo para percorrer o trajeto, pois Salomão e os israelitas ofereceram sacrifícios ao longo do caminho para demonstrar que estavam arrependidos de seus pecados.
Os sacerdotes carregaram a arca para dentro do templo todo revestido de ouro. [Os levitas colocam a arca no chão, embaixo da “nuvem” pendurada no teto.] Assim que os sacerdotes saíram
louvando e adorando a Deus, uma nuvem tomou conta do templo. [Descer vagarosamente a nuvem do teto. Assim que cobrir a arca, ligar a lanterna para iluminar a arca.] Quando Salomão viu a nuvem, soube que Deus estava ali presente. Virou-se, então, para os israelitas e disse:
– Louvado seja Deus! Ele cumpriu Sua promessa. Deus sempre cumpre Suas promessas. Deus está conosco hoje. Ele habitará entre nós.
Ajoelhando-se com os braços erguidos, o rei proferiu uma linda oração. [Liderar as crianças ao repetirem, uma frase por vez, a oração de Salomão.]
“Senhor, Deus de Israel, não há Deus como Tu em cima nos céus nem embaixo na terra! Tu que guardas a Tua aliança de amor com os Teus servos que, de todo coração, andam segundo a Tua vontade. [...]
“Mas será possível que Deus habite na terra? Os céus, mesmos os mais altos céus, não podem conter-Te. Muito menos este templo que construí! Ainda assim, atende à oração do Teu servo e ao pedido de misericórdia, ó Senhor, meu Deus. [...] Estejam os Teus olhos voltados dia e noite para este templo. [...] Ouve as súplicas do Teu servo e de Israel, o Teu povo, quando orarem voltados para este lugar. [...] Ouve dos céus e perdoa o pecado de Israel, o Teu povo” (1 Reis 8:23-33, NVI).
Após a oração, Salomão e os israelitas festejaram a dedicação do templo por catorze dias. [As crianças contam até catorze.] Todos participaram recordando e contando histórias das bênçãos de Deus em sua vida. Ao fim da festa, o povo foi embora rendendo louvores a Deus por Sua bondade.
[As crianças voltam para seus lugares.]
Salomão, os israelitas e outras pessoas que vieram de muito longe dedicaram a vida a Deus através de louvores e orações. Fazemos o mesmo quando participamos do culto na igreja. Em todas as partes do mundo, há pessoas que se reúnem para adorar a Deus. Ao rendermos louvores ao Senhor, aproximamo-nos mais de Deus e O conhecemos um pouco mais a cada dia.

Recursos para o enrriquecimento da Lição

temploPORTB091 altar2PORT6005oaltardesacrificio2 altarPORTB315oaltardesacrificos arca2PORTD1C4 arcaPORTE2F5 candelabroPORTF1E4 estruturaPORT242comoeraaconstrução incensoPORT2132 mesaPORT3000eospaesdaproposição piaPORT40F0 porticoPORT4370 tabernaculoPORT8062interior

Para Colorir

Salomão constrói  o Templo

O Sonhador

Lição 9 dos Juvenis 27 de fevereiro de 2010
COMUNIDADE: Tratamos uns aos outros com respeito.
Verso Para Memorizar: “Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.” 1 Pedro 2:17.
Referências: Gênesis 37:1-11; Patriarcas e Profetas, p. 208-212.
Resumo da Lição Jacó tinha uma predileção pelo seu filho José e lhe dava presentes mais valiosos em comparação com o que os outros filhos recebiam. Esse tratamento parcial causava problemas. Seus irmãos sentiam ciúmes, mas seu pai não mudou de atitude.
Então, José teve dois sonhos nos quais os membros de sua família se curvavam diante dele. Ao contar os sonhos a seus irmãos, a tensão familiar aumentou.
Esta lição fala sobre comunidade. O senso de comunidade é destruído quando agimos como se fôssemos melhores do que os outros. Cada pessoa foi criada e remida por Deus. Tratar a todos com amizade e respeito, assim como Deus nos trata, cria um senso de comunidade.
Estudo da Lição Introduzindo a História Bíblica
Bárbara e seus amigos sempre fazem gozação da professora de matemática, que se chama Solange. Sempre que seus alunos precisam de ajuda, Solange interrompe o que está fazendo e os ajuda.
Sara sempre se sente desconfortável quando suas colegas ficam cochichando sobre o excesso de peso da professora Solange. Ela nunca diz algo desagradável sobre a professora, mas, às vezes, ela acha algumas brincadeiras engraçadas.
Analisando
O que Sara deveria fazer quando suas amigas fazem piadinhas? O que ela deveria falar às colegas? O que é respeito? O que significa tratar todas as pessoas com respeito? O que acontece quando tratamos as pessoas injustamente? Hoje, estudaremos a história de uma família que teve dificuldade com a imparcialidade e o respeito.
Vivenciando a História Pedir que os alunos leiam Gênesis 37:1-11. Cada um poderá ler um verso em voz alta. Usar uma versão moderna.
Depois da leitura, dividir a classe em duplas. Dar a cada dupla um retrós de linha. Um deve passar a ponta do fio de linha para o outro segurar (deixando uma folga entre os dois). As duplas deverão obedecer às instruções a seguir à medida que forem lidas:
1. Você é apresentado por um amigo. (Acrescente outro pedaço de fio.)
2. Você não encontra esse amigo por meses. (Arrebente um fio.)
3. Vocês se encontram novamente. (Acrescente outro fio.)
4. Vocês vão a um passeio no mesmo grupo. (Acrescente dois fios.)
5. Você ouve uma fofoca sobre a outra pessoa. (Arrebente um fio.)
6. Você senta com a pessoa e conversa sobre o assunto. (Acrescente dois fios.)
7. Vocês telefonam um ao outro no mínimo duas vezes na semana. (Acrescente mais um fio.)
8. Vocês têm um desentendimento. (Arrebente um fio.)
9. Vocês fazem as pazes. (Acrescente três fios.)
10. Você ouve uma grave fofoca sobre seu amigo. (Arrebente todos os fios.)
Os alunos não serão capazes de arrebentar o fio porque seu relacionamento é forte o suficiente para resistir à ameaça.

Missionários em Ação

Lição 9 dos Adolescentes 27 de fevereiro de 2010

Texto Bíblico: Atos 11:19-26; 13; 14:1-26.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulos 16, 17, 18.
Verso Bíblico: Atos 13:38.

I. SINOPSE
Você pode imaginar o choque que os membrosda igreja primitiva sentiram ao receber a tarefa de levar o evangelho ao mundo? Na verdade, Lucas não mencionou em nenhum momento que se sentiram assim! O que ficou evidente é que em meio à perseguição e às dificuldades, os cristãos primitivos estavam cheios de alegria – e não conseguiam ficar parados. Estavam tão repletos de Cristo que sua empolgação era contagiante. Quando falamos de trabalho missionário hoje, parece que sentimos o peso de tudo o que ainda precisa ser feito “antes de podermos finalmente voltar para casa”. Esse tipo de atitude não aparece em nenhum momento ao lermos o relato da primeira viagem missionária liderada por Paulo.
Os cristãos de Antioquia estavam tão firmes na fé que dois eventos interessantes aconteceram:
(1) A notícia de sua fé chegou a Jerusalém e dois líderes da igreja primitiva foram enviados para ver o que estava acontecendo. (2) O povo de Antioquia criou o termo “cristão” para descrever as pessoas que aceitaram o evangelho de Cristo.
Deus escolheu o lugar certo para que Seu povo iniciasse a todo vapor o trabalho missionário.
Antioquia localizava-se num ponto estratégico do império romano. Os cristãos daquele lugar formavam um grupo multicultural e multirracial. Foram escolhidos dois indivíduos com as características perfeitas para ir até lá. Barnabé, um ancião cheio de compaixão e que possuía o dom do encorajamento, e Paulo, um judeu altamente educado que também era um cidadão romano e um helenista.
Que equipe! Que grupo especial de cristãos deveria ser aquele!

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras:
Há quase dois mil anos, os discípulos de Jesus de Nazaré aceitaram um grande desafio: levar a boa-nova da salvação para um mundo desesperançado. Podemos viver em várias partes do mundo sem um automóvel, mas não poderemos ver Deus sem Jesus. Os discípulos entregaram a vida para levar essa mensagem de esperança às pessoas de sua época. Hoje, é a nossa vez de obedecer à Grande Comissão e tornar o Deus de Abraão, Isaque e Jacó acessível às pessoas que não O conhecem. Quais métodos nossa igreja tem usado atualmente para cumprir a ordem de Cristo em nossa geração? De que maneira Deus o tem chamado para participar desse ministério tão importante?

Aplicando a História
(Para Professores)
Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles.
• Há muitos relatos na Bíblia que descrevem como Deus transformou uma situação desanimadora e a usou para cumprir Seus propósitos, sim, para Sua glória. Seja a história de José sendo lançado no poço pelos irmãos, a caminho da escravidão no Egito e depois numa prisão, ou a expulsão de Moisés do palácio do Faraó, ou a dispersão dos cristãos primitivos de Jerusalém, Deus sempre pode transformar uma tragédia numa oportunidade.
Escreva alguns exemplos de transformações assim que ocorreram em sua vida ou na vida de alguém que você conhece.
• O grupo de pessoas que aceitou as boas-novas de Cristo em Antioquia não era formado apenas por judeus, mas também por gentios – pessoas que desconheciam o Deus de Israel e julgavam-nO inacessível, a menos que fossem circuncidadas e aceitassem as tradições judaicas. Os evangelistas enviados para visitar a cidade não se importaram com os paradigmas da época. Pregaram as boas-novas do evangelho e as pessoas aceitaram. Você vê uma oportunidade semelhante ao seu alcance hoje? Há grupos de alunos ou colegas de trabalho para quem você possa levar a mensagem de Cristo?
• Paulo e Barnabé passaram um ano ensinando em Antioquia antes de receberem o chamado para o campo missionário. Há algo que deva fazer hoje para começar a se preparar para cumprir o propósito que o Senhor talvez tenha para você daqui a um ou dois anos?
• Em sua primeira viagem missionária, Paulo e Barnabé visitaram primeiro as sinagogas locais e pregaram para as pessoas que estavam mais suscetíveis a aceitar a mensagem.
No entanto, os gentios ouviram e aceitaram a mensagem também. Isso se assemelha de alguma forma à sua experiência? O trabalho
missionário de sua igreja se depara com resultados inesperados?
• Em Antioquia da Pisídia, os missionários pregaram tão bem que foram convidados a voltar no sábado seguinte para continuar o assunto. De que maneira podemos expressar nossa fé de uma forma que as pessoas continuem nos fazendo perguntas?
Utilize as passagens a seguir como fontes alternativas relacionadas à lição desta semana:
Atos 7; 8:1-3; 9; 18:1-10; Romanos 15:14-22; Efésios 3:7-13; 1 Tessalonicenses 2:1-12.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
Deus trabalha de maneira maravilhosa. Pode-se ver um exemplo disso na forma com que Saulo de Tarso foi escolhido para formar a equipe, juntamente com Barnabé, para realizar a primeira viagem missionária. Note que a perseguição de Estêvão foi uma das razões pelas quais os cristãos foram obrigados a fugir da Judeia e espalharem-se pela região. Não se esqueça de que Paulo liderava com todo furor a perseguição à igreja primitiva. A Bíblia relata que Saulo segurou as túnicas das pessoas que apedrejaram Estêvão até a morte. Enquanto Saulo perseguia os cristãos que fugiram de Jerusalém e da Judeia, Deus o encontrou, tirou-lhe a visão e revelou mais tarde que levaria a mensagem da salvação aos gentios.
Paulo era altamente qualificado para desempenhar a tarefa. Primeiro, porque Deus o havia escolhido e, segundo, porque Paulo era um fariseu e um líder de destaque entre os judeus. Além disso, também era cidadão romano e um helenista. Não se restringia apenas à comunidade judaica, mas era um judeu que havia sido criado entre os “pagãos”. Sua visão de mundo não se limitava ao judaísmo. Falava grego e hebraico. Vale a pena ressaltar também que Deus escolheu iniciar o trabalho missionário na Antioquia. Ali havia uma comunidade cristã multicultural e multirracial. Esse grupo estava unido na alegria de espalhar a mensagem por toda a região, sem se incomodar com as diferenças culturais ou étnicas. Haviam aceitado a Cristo e sua alegria era tanta que desejam que outras pessoas O conhecessem, independentemente se eram “pagãs” ou não. Para eles, não havia preconceito.
Outro fato interessante foi a maneira com que Paulo lidou com o feiticeiro e falso profeta judeu chamado Barjesus na visita que fez, juntamente com Barnabé e João Marcos, à ilha de Pafos. Na ocasião em que Barjesus tentou impedi-los de levar a mensagem de salvação ao procônsul, Paulo o repreendeu e disse que ficaria cego. Paulo, cheio do Espírito Santo, fez com Elimas (como se interpreta o nome Barjesus) o mesmo que Deus havia feito com ele na época em que lutava para impedir a disseminação do evangelho. Assim como Paulo, Elimas não ficaria para sempre cego. Não se sabe se Elimas aceitou a verdade depois, mas a Palavra de Deus foi levada ao procônsul, que creu no ensino do Senhor.
Deus é infinitamente sábio e utiliza todas as nossas experiências para fortalecer nossa fé ao sermos duramente provados e “bombardeados” pelo inimigo. No momento em que aceitamos
o chamado de Deus para realizarmos Sua obra, somos capacitados a servi-Lo e isso fortalece nossa fé e nos dá a alegria de mantermos um relacionamento com o Senhor.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PEQUENOS GRUPOS

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Pequenos Grupos dirigidos por Juvenis e Adolescentes

Esse projeto está de acordo com o pensamento de Deus. Ele deseja que as crianças trabalhem em seu lar em favor da salvação de outros.
Ellen White afirmou: "As crianças podem ser aceitas como obreiras missionárias no lar e na igreja. Deus deseja que lhes seja ensinado acharem-se elas no mundo para prestar serviço, e não somente para brincar. Podem ser exercitadas no lar a fazerem trabalho missionário que as prepare para uma esfera mais ampla de utilidade." Mensagem aos Jovens, p.225.

Como implantar o PG Juvenil e Adolescente

Ter uma equipe bem animada com: um líder, secretária, recepcionista e a pessoa que vai ceder a casa para a reunião.
Tendo decidido qual a equipe decidir:
. Que dia e hora será a reunião?
. Qual vai ser o programa? Que materiais?
. Que faixa etária vamos trabalhar? Juvenis ou adolescentes? Ou os dois?
. Que local vamos nos reunir?
Depois comunique o Pastor e líder dos Ministérios da Criança e Adolescente da sua igreja para cadastrar o PG.
Faça convite no boletim da igreja e nos departamentos dos juvenis e adolescentes.

Características do Pequeno Grupo

Freqüência das reuniões: uma vez por semana.
Horário e local: na mesma hora e local combinado pelos componentes.
Duração: aproximadamente 1 hora e 15 minutos.
Tamanho: 3 a 12 pessoas (dividir em dois quando chegar a 12).
Alvos e Objetivos: cada PG precisa ter seus alvos e objetivos claramente conhecidos por seus membros.
. Alvo de estudos
. Alvo de batismo
. Escolher um nome, hino, texto, bandeira.

Ideais do Pequeno Grupo

Igreja: ___________________________________
Distrito: __________________________________
Nome do Pequeno Grupo: ____________________
Nosso Lema: ______________________________
Nossa Oração: ____________________________
Nosso Hino: ______________________________
Nossa Bandeira: ___________________________

Proposta Para o PG

Quem deve ser convidado para PG:
- parentes; vizinhos, amigos e interessados.
- deve haver uma agenda de oração intercessória, onde serão anotados nomes de interessados e pedidos de oração. Veja mais idéias no projeto de Oração Intercessória.

Programa Semanal

- Recepção e Louvor (10 minutos): pode ser por um juvenil ou adolescente; neste momento a secretária deve ter em mãos a ficha de cadastro para anotar a presença e o nome dos componentes do PG.
- Oração (10 minutos): agradecimentos e pedidos; Oração Intercessória (ver sugestões no Projeto de Oração Intercessória).
- Estudo da Bíblia (35 minutos):
. Todos deverão ter o estudo e a Bíblia nas mãos.
. Participação de todos na leitura da Bíblia.
. Aplicação da mensagem estudada na vida de cada um dos integrantes.
. Apelo para que todos pratiquem o que foi aprendido.
. Será interessante levar atividades ilustradas para a história contada, por exemplo: vídeo, livro ilustrado, figuras e objetos concretos para o estudo com cnanças menores.
. Os menores deverão ter o caderno de atividades fornecido pela Associação/Missão.

Jogos de Memorização de versos bíblicos e concursos bíblicos (10 minutos):

Escolha a atividade para o verso áureo que melhor se ajuste às necessidades e interesse dos integrantes do PG. Os concursos também ajudarão a dinamizar e fixar o estudo.

Formulário para Pequenos Grupos:
Igreja: ___________________________________________________
Distrito: ___________________________________________________
N° de PG para crianças até 6 anos: ____________ N° de crianças: _________

N° de PG para Juvenis e Adolescentes: _________ N° de participantes: ________
Quantos PG dirigidos por Juvenis: ________ Quantos PG dirigidos por professores: _______
Preencha esta ficha e entregue na Associação/Missão.

Fonte: http://www.paulistana.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=667&Itemid=323