Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Superando Dificuldades

Lição 2 Juvenis 13 de abril de 2013

Verso Para Memorizar “Assim diz o Senhor dos Exércitos: [...] mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros.” Zacarias 7:9.

Resumo da Lição

A despeito de toda dor e sofrimento enquanto estava na cruz, Jesus expressou interesse no bem-estar dos que O circundavam: Seus amigos, os soldados, o ladrão na cruz e Sua mãe. Entre Seus amigos, uns poucos demonstraram preocupação por Ele, permanecendo perto quando Ele necessitava deles. Alguns até cuidaram de Seu corpo após a morte. Esta lição fala sobre comunidade. Podemos demonstrar interesse por outros em nossa comunidade religiosa mesmo quando nós mesmos enfrentamos situações difíceis. Ao nos concentrarmos nas necessidades dos outros, recebemos bênçãos.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

Pedir que os alunos partilhem experiências em que ajudaram alguém cujos problemas eles podiam entender por haverem passado por experiências semelhantes. Preparar uma experiência própria também, caso haja necessidade. Hoje vamos aprender como Jesus cuidou do bem-estar dos outros, mesmo quando Ele estava agonizando na cruz. Vivenciando a História Distribuir papel e caneta para cada aluno. Pedir que se imaginem na cena da crucifixão, observando e ouvindo enquanto é lido Lucas 23:26-56, em voz alta (ver observação abaixo). Pedir que descrevam a cena que estão visualizando durante a leitura (ou façam um desenho descritivo da cena) registrando tudo o que conseguirem visualizar e ouvir. Eles podem escolher descrever do seu próprio ponto de vista, ou do ponto de vista de um dos soldados, de um discípulo, de Maria, de um dos ladrões ou de qualquer outra pessoa em quem possam pensar. (Se desejarem, pode ser tocado um fundo musical apropriado enquanto é feita a leitura e os alunos escrevem ou desenham.) Observação: A informação abaixo poderá também ser partilhada com os alunos e debatidas as perguntas no fim do comentário. A crucifixão era um método comum de punição ou castigo entre as nações pagãs nos tempos primitivos. Era considerado o tipo de morte mais horrível que existia. Esta punição tinha início, sujeitando o condenado a açoites com um chicote que consistia de tiras de couro com pequenas peças de metal ou osso amarradas a elas. Então, o condenado carregava sua própria cruz até o local da execução, que era fora da cidade. Antes de ser pregado à cruz, era dado um copo de vinagre misturado com fel e mirra com o objetivo de reduzir a dor da vítima. Jesus recusou tomar esse analgésico a fim de que sua capacidade sensorial pudesse estar em perfeito estado. (M. G. Easton, Illustrated Bible Dictionary [Grand Rapids: Baker Book House, 1978], p. 174, 175.) Provavelmente o pulso direito primeiramente e depois o esquerdo eram pregados à travessa da cruz com pregos ou cravos pontiagudos enquanto o criminoso sentenciado se achava deitado sobre a cruz ainda no solo. Então, com cordas a travessa era presa à viga mestra. Um cravo prendia os pés da vítima à cruz. A morte por crucifixão era geralmente demorada. A pessoa crucificada raramente morria em menos de 36 horas. Em alguns casos o processo se prolongava por nove dias. Por este motivo, o centurião e quatro soldados montaram guarda para impedir um resgate. A dor obviamente era intensa, pois o corpo ficava tenso, enquanto as mãos e os pés, formados por uma massa de nervos e tendões, perdiam sangue pouco a pouco. Depois de algum tempo, as artérias da cabeça e do estômago ficavam sobrecarregadas de sangue, provocando uma dor de cabeça latejante e finalmente tétano e febre traumatizantes se alojavam no corpo. (The New Bible Dictionary [Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 1962], p. 281, 282.) Perguntas: Como vocês teriam se sentido se estivessem ali vendo Jesus sendo tratado dessa maneira? Que pensamentos teriam passado por sua mente se vocês fossem aquele que estava pendurado na cruz? Vocês podem imaginar-se preocupados com os sentimentos dos seus amigos em um momento como esse? Analisando Se o tempo permitir, pedir que um ou dois alunos partilhem com o restante da classe a descrição que fizeram. Que aspecto da cena parece ter-se destacado mais nessas descrições? Por quê? Jesus Se concentrou na Sua própria situação? Como Ele agiu com relação aos que O circundavam? Foi preciso que Lhe dissessem que devia Se preocupar com as necessidades dos outros? Como vocês demonstram preocupar-se com o bem-estar dos outros? Como demonstram preocupar-se com o bem-estar de outros quando vocês mesmos estão enfrentando dificuldades? Lembrem-se COMO JESUS, PODEMOS CUIDAR DE NOSSOS SEMELHANTES MESMO QUANDO ENFRENTAMOS DIFICULDADES.

Partilhando a Lição

Apoiando-se Mutuamente Pedir que os alunos formem um círculo de mãos dadas (um círculo grande ou vários círculos pequenos, dependendo do tamanho da classe). A um sinal do professor, todos deverão lentamente reclinar-se para trás, confiando que as mãos uns dos outros lhes segurarão firmemente. Repetir o movimento algumas vezes e depois perguntar: Como este círculo pode simbolizar nossa dependência uns dos outros? Embora nós mesmos estejamos precisando de apoio, podemos mesmo assim servir de apoio a outros. Pedir que os alunos formem duplas. Os seguidores de Jesus exerciam sua fé prestando apoio uns aos outros e lutando juntos contra as dificuldades que encontravam. Conceder dois ou três minutos para que os alunos compartilhem com os colegas de dupla os problemas e/ou questionamentos que estejam enfrentando atualmente. Depois, distribuir postais ou papel de carta para cada aluno. Pedir que escrevam algumas palavras de encorajamento e ânimo ao companheiro de dupla e entreguem.

Encerramento

Encerrar, pedindo que os alunos formem o círculo grande novamente, mas desta vez abraçando- se em grupo para simbolizar seu interesse mútuo no bem-estar uns dos outros. Orar juntos a Oração do Senhor (Pai Nosso), e terminar dizendo juntos em voz alta a mensagem da semana: COMO JESUS, PODEMOS CUIDAR DE NOSSOS SEMELHANTES MESMO QUANDO ENFRENTAMOS DIFICULDADES.

O Pastorzinho Davi

Lição 1 Rol do Berço Abril

VERSO PARA DECORAR “Filhos, obedeçam a seus pais em tudo.” Colossenses 3:20, NVI.

Resumo da Lição

Davi veio de uma família grande. Sua responsabilidade era cuidar das ovelhas de seu pai. Embora fosse apenas uma criança, ele era corajoso e executava bem seu trabalho. Esta lição fala sobre comunidade. Davi era um pastor fiel e leal. Ele tinha interesse especial pelas ovelhas confiadas ao seu cuidado. Ele era obediente e carinhoso para com seu pai. Davi demonstrava seu caráter na maneira como se comportava no relacionamento com a família. Nós somos chamados a ser carinhosos com nossos familiares e também obedientes.

Decoração da Sala

A decoração da sala é planejada para as três lições do trimestre. Algumas coisas podem ser acrescentadas ou removidas conforme apropriado para a história do mês. Lembre-se de manter as coisas bem simples para as crianças dessa idade. Uns poucos artigos de decoração grandes e bem escolhidos são melhores para crianças entre 0 e 4 anos. Criar um cenário dos tempos bíblicos. Colocar papel ou tecido marrom e verde junto ao piso para representar o solo e a grama. Colocar ali uma barraca pequena. De um lado colocar o maior número possível de ovelhas de brinquedo no campo, com pedras, árvores, um riacho, a capa e o cajado do pastor. Um riacho pode ser improvisado com papel água ou tecido azul e algumas pedras. Uma vasilha plástica pode ser usada para criar um bebedouro para as ovelhas. Usar qualquer outro artigo de decoração disponível para criar um cenário pastoril; folhas, galhos, arbustos, flores, etc.

Iniciando a Escola Sabatina

A. Boas-vindas Bom-dia, meninos e meninas! Estou muito feliz em ver vocês aqui. O sábado é um dia muito especial. Encontramos muitos amigos na igreja aos sábados. Vamos cumprimentar uns aos outros com um aperto de mão para dizer “Bom-dia”. Andar pela sala e apertar a mão de cada criança, com um sorriso, um abraço, ou um beijo enquanto cantam “Como é Bom na Igreja Estar” (ver p. 56, CD faixa 5).

Todos os sábados de manhã vamos à Escola Sabatina. O sábado é um dia muito feliz! Vamos bater os pauzinhos enquanto cantamos juntos. Distribuir os pauzinhos para as crianças baterem enquanto cantam “Hoje é Sábado” (ver p. 56, CD faixa 4).

B. Oração Quando oramos estamos falando com Jesus. Quero pedir a Jesus que nos ajude hoje a ser bondosos com todas as pessoas aqui na Escola Sabatina. Preparar-se para a oração ao cantar “Oração” (ver p. 56, CD faixa 7). Como responso cantar após a oração “Ouve, Senhor” (ver p. 56, CD faixa 10).

C. Visitas Dar boas-vindas a cada visitinha e depois cantar “Hoje Temos Visita” (ver p. 57, CD faixa 12).

D. Ofertas Uma das maneiras de sermos bondosos aos outros é trazendo nosso dinheiro para a oferta. Esse dinheiro vai ajudar outras crianças a aprender como ser bondosas a outras pessoas. As crianças podem trazer suas ofertas para colocar no recipiente designado para oferta enquanto cantam “Amo a Jesus” (ver p. 57, CD faixa 15). Muito obrigado por terem trazido sua ofertinha para Jesus. Agora, vamos fechar os olhos enquanto pedimos que Jesus abençoe a oferta. Fazer uma oração simples, com palavras semelhantes a essas: Querido Jesus, esse dinheiro é Teu. Queremos que outros saibam a respeito do Teu amor. Amém.

E. Aniversariantes Há alguém em nossa classe que fez aniversário. Querem saber quem é? É [nome da criança]. Levar a criança que fez aniversário a uma cadeira especial para aniversariantes. Acender as velas do bolo. Enquanto as velas ainda estiverem acesas, cantar “Cântico de Aniversário” (ver p. 57, CD faixas 18 e 19), inserindo o nome da criança. Incentivar a criança a soprar a(s) vela(s). Jesus ama muito você. Vamos agradecer a Jesus por ter feito você. Fazer uma oração especial pela criança. Se possível, dar a ela um presentinho em nome da Escola Sabatina.

Vivenciando a História

A. Verso Para Decorar Está na hora de ler nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena. Vamos olhar dentro de nossa Bíblia enquanto cantamos. Cantar “A Bíblia, a Palavra de Deus” (ver p. 58, CD faixa 23). A Bíblia também nos fala que Deus nos deu uma família. Deus nos deu o papai e a mamãe para cuidar de nós. Queremos obedecer ao papai e à mamãe. Queremos mostrar amor a todas as pessoas em nossa família. Vamos juntos cantar o hino do Verso Para Decorar. Cantar “Filhos, Obedeçam” (ver p. 58, CD faixa 62).

B. Davi Tinha uma Família A Bíblia nos conta uma história sobre um menino chamado Davi. Ele pertencia a uma família. Ele tinha um papai, uma mamãe e sete irmãos! Vamos contar até sete nos dedos? Contar até sete devagar enquanto levanta os dedos. Davi amava sua família. Ele obedecia a seus pais. Davi era carinhoso e ajudava sua família.

C. Ovelhas Lanudas Como Davi pertencia a uma família, ele ajudava sua família. Ele era um pastorzinho. Seu trabalho era cuidar bem das ovelhas de seu pai. Havia ovelhas grandes e ovelhas pequenas no rebanho. Quando as ovelhas são bebês, elas são chamadas de cordeirinhos. Jesus fez os cordeirinhos muito macios e lanudos. Tenho certeza de que Davi gostava de alisar os cordeirinhos. Vocês podem vir à frente e alisar esse cordeirinho macio e lanudo. Cantar “Quem Fez?” (ver p. 58, CD faixa 37). Davi era bondoso e carinhoso para com as ovelhas lanudas de seu pai.

D. Procurando e Encontrando a Ovelha Davi amava sua família e suas ovelhas. As ovelhas por certo também amavam Davi. Quando ele chamava as ovelhas, elas vinham correndo para ele. Vamos fazer de conta que vocês são ovelhinhas. Quando me ouvirem chamar, vocês podem vir bem rápido aqui à frente perto da graminha. Repetir o exercício várias vezes para as crianças correrem até você enquanto você anda em volta da sala com o cajado ou bengala na mão. Cantar a 1a estrofe do hino “Quero Bem Alegre Obedecer” (ver p. 59, CD faixa 44). Recitativo Animado: “Minha Ovelhinha”. (Pode ser usado no 13o sábado.) Minha ovelhinha é branca, branca E mansa, mansa; é um amor. Não morde, nem arranha Como a gatinha. Ai, que dor! Eu de Jesus sou ovelhinha; Por isso, vou ser meiga e boa. Sou tão feliz se Lhe obedeço E sei que Ele me abençoa. Esconder algumas ovelhas de brinquedo em lugares óbvios em volta da sala. Às vezes, uma ovelha não obedecia a Davi, e saía a passear até ficar perdida. Davi precisava procurá-la até achar. Algumas ovelhinhas estão escondidas em nossa sala. Vocês podem ser ajudantes bondosos como Davi. Procurem pela sala, para ver quantas ovelhas vocês podem achar. Então, tragam as ovelhinhas aqui pertinho da grama. Enquanto as crianças procuram pelas ovelhas, cantar “Quem Fez?” (ver p. 58, CD faixa 37). Davi cuidava muito bem das ovelhas de seu pai. Esse era seu trabalho na família. Ele estava obedecendo a seu pai. Vamos cantar mais uma vez o hino do Verso Para Decorar. Cantar “Filhos, Obedeçam” (ver p. 58, CD faixa 62).

E. Dando Comida às Ovelhas

Davi sempre cuidava das ovelhas com muita atenção. Deus o ajudava a protegêlas dos animais ferozes, como o urso ou o leão que podiam machucar as ovelhas. Vocês sabem imitar os ursos ou os leões? Incentivar as crianças a rosnar ou rugir. Uuui, vocês me fazem ficar com medo! Tenho certeza de que as ovelhas também ficavam com medo dos ursos e leões. Davi protegia suas ovelhas. Davi cuidava para que suas ovelhas sempre tivessem comida. O que as ovelhas comem? Dar tempo para respostas. Isso mesmo, elas comem grama. Davi levava as ovelhas aonde havia grama bem verdinha. Vocês podem nos ajudar a dar comida a essas ovelhinhas? Dar às crianças um pouco de grama ou palha artificial ou papel cortado para que deem às ovelhas de brinquedo usadas na decoração da sala. As ovelhas também ficavam com sede. Davi levava as ovelhas aonde havia água fresquinha para beber. Vocês gostam de beber água fresca? As ovelhas também gostam. Vamos fazer de conta que somos ovelhas e vamos até o rio beber um pouco de água. Levar todas as crianças até o “rio” da decoração da sala. Davi protegia e cuidava das ovelhas da sua família como seu pai lhe pedira que fizesse. Vamos cantar outra vez o hino do Verso Para Decorar? Cantar “Filhos, Obedeçam” (ver p. 58, CD faixa 62)

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F. Música de Harpa Davi gostava de tocar sua harpa e cantar. Ele tocava e cantava louvores a Jesus. O som da harpa é muito bonito e produz música agradável. As ovelhas por certo gostavam de ouvir a música que Davi oferecia a Deus. Vamos fazer de conta que estamos tocando a harpa e cantando como Davi fez. Dar a cada criança uma harpa pequena feita com cartolina laminada e cordão. Cantar “Harpa de Davi” (ver p. 59, CD faixa 41).

G. Nós Temos Família Deus deu uma família a cada um de nós. Nós temos pais que nos amam muito. Talvez vocês tenham irmãos e irmãs que também amam muito vocês. Você pode dar um abraço no seu coleguinha enquanto cantamos? Cantar “Eu me Sinto Tão Feliz” (ver p. 59, CD faixa 42).

H. Podemos Obedecer Como cada um de nós pertencemos a uma família, nós temos coisas especiais para fazermos em casa. Uma das coisas que precisamos fazer é obedecer. Nós obedecemos à mamãe e ao papai porque os amamos. Quando eles pedem que vocês ajuntem os brinquedos, vocês obedecem? Que bom, gosto de ouvir isso! Agora, vocês poderão ajudar a ajuntar os brinquedos e guardá-los na cesta enquanto cantamos. Espalhar alguns brinquedos em volta da sala. Cantar “Quero Vê-lo Feliz” (ver p. 60, CD faixa 54). Quando obedecemos à mamãe e ao papai, todos ficam felizes. Vamos cantar outra vez o hino do Verso Para Decorar. Cantar “Filhos, Obedeçam” (ver p. 58, CD faixa 62).

I. Podemos Ajudar Como fazemos parte de uma família, todos trabalhamos juntos. Outra coisa especial que vocês precisam fazer é ajudar em casa. Vocês ajudam a mamãe e o papai? Dar tempo para respostas. Fico muito contente por ouvir isso! Vocês vão fazer de conta que estão ajudando em casa. Dar a cada criança um artigo de brinquedo para limpeza como vassourinha, rodo, pano de tirar pó, etc. Enquanto as crianças trabalham, cantar “Quero Vê-lo Feliz” (ver p. 60, CD faixa 54).

J. Cuidando dos Animais Davi era bondoso para com as ovelhas. Ele sempre verificava se elas tinham suficiente água para beber e suficiente comida para comer. Quando nós cuidamos de nossos animaizinhos de estimação e somos bondosos para com os animais, fazemos Jesus ficar contente. Vamos cantar a respeito de ser bondosos para com os animais. Dar a cada criança um animal de brinquedo ou luvinha de animal enquanto cantam “Sempre Bondoso” (ver p. 60, CD faixa 49).

K. Filhos de Deus Distribuir uma gravura de meninos ou meninas para cada criança. Sabem que nós somos filhos de Deus? Todos nós somos muito importantes para Deus. Davi era importante para Deus. Você também é importante para Deus. Ser filho de Deus significa que ajudamos, obedecemos, somos amigos uns dos outros, somos felizes e bondosos. Agora, vocês podem trazer as gravuras de meninos e meninas que receberam e colocar aqui no flanelógrafo enquanto cantamos. Cantar “Jesus Ficará Feliz” (ver p. 60, CD faixa 45).

Como Davi, podemos ser obedientes a nossos pais, ajudando, amando, sendo bondosos para com nossa família e cuidando dos animais. Vamos cantar mais uma vez o hino do Verso Para Decorar. Cantar “Filhos, Obedeçam” (ver p. 58, CD faixa 62).

Encerramento

Davi fazia parte de uma família. Ele obedecia ao cuidar das ovelhas do seu pai. Ele sempre tratava as ovelhas com bondade e carinho. Vamos cantar outra vez o hino do Verso Para Decorar. Cantar “Filhos, Obedeçam” (ver p. 58, CD faixa 62). Antes de sair, queremos dizer obrigado a Jesus pela nossa família. Fazer uma breve oração, mais ou menos assim: Querido Jesus, muito obrigado pela nossa família. Ajuda-nos a obedecer e a ser bondosos e carinhosos para com todos. Amém. É hora de dizer tchau, tchau. Vamos cantar juntos o hino de despedida. Cantar enquanto as crianças deixam a sala: “Foi Muito Bom Vir à Igreja” (ver p. 58, CD faixa 21).

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Setenta Vezes Sete

Primários Lição 1        6 de abril de 2013

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VERSO PARA DECORAR “Assim lhes fará também Meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão.” Mateus 18:35.

Resumo da Lição

Em uma parábola que Jesus contou, um rei perdoou a um de seus servos uma dívida inconcebível, mais do que o servo jamais poderia ganhar na vida inteira. Negligenciando o fato de que devia sua liberdade ao rei, o servo saiu e exigiu pagamento de um homem que lhe devia uma quantia insignifi cante e mandou colocá-lo na prisão. Esta lição fala sobre comunidade. Embora o povo de Deus faça parte da Sua família, todos são humanos. Cometem erros e outros os ofendem. Deus deseja que Seus filhos perdoem uns aos outros incondicionalmente e sem limite – como Ele lhes perdoa. Embora seja naturalmente difícil perdoar de modo incondicional vez após outra, Deus capacita Seus fi lhos para que façam isso.

Decoração da Sala

Colocar na frente da sala um cartaz com as seguintes palavras: “Tratamos uns aos outros como Deus nos trata.” Do lado esquerdo, abaixo do cartaz, colocar uma gravura de uma criança atormentando outra. No centro, colocar uma fita métrica mostrando números elevados como 450, e identificá-la com o nome de “Medidor de Erros”. Do lado direito do “Medidor de Erros”, mostrar as mesmas duas crianças, sorrindo e dando um aperto de mão, com Jesus sorrindo ao lado. Em volta dessas gravuras, colocar outras de crianças ajudando umas às outras de diversas maneiras (visitando uma criança doente, ajudando a fazer os deveres escolares, etc.).

Atividades Preparatórias

Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe.

A. Corações Com antecedência, preparar 10 recortes de coração e fixá-los nas quatro paredes da sala da seguinte maneira: um coração em uma das paredes, dois corações na parede seguinte, três corações na terceira e quatro corações na quarta parede. Como alternativa, pode-se usar os quatro cantos de uma mesa grande ou grupos de cadeiras. Vou mencionar algumas coisas que as pessoas fazem e que ofendem os outros. Pensem no que eu disser e decidam se seria fácil ou difícil perdoar alguém que fizesse isso a vocês. Um coração significa que é difícil perdoar, quatro corações significa que é bem mais fácil perdoar. Quando tiverem decidido, coloquem-se perto do grupo de corações que representa sua escolha. Mencionar algumas situações como: mentir, quebrar uma promessa, deixar alguém fora da brincadeira, dizer palavras grosseiras, bater em alguém ou feri-la fisicamente. Outras situações poderão ser acrescentadas conforme se perceber que são especificamente importantes para o grupo de alunos.

Analisando Dar tempo para respostas. Por que algumas coisas são mais fáceis de perdoar do que outras? Como vocês se sentem quando precisam dizer que estão arrependidos? Como se sentem quando perdoam alguém? É fácil perdoar os outros? É fácil pedir perdão? Não importa o que façamos, Deus está sempre pronto a nos perdoar se nós realmente estivermos arrependidos. E Ele deseja que estejamos sempre prontos a perdoar os outros. Vamos ler Salmo 103:1-3. Dar tempo para que encontrem o texto e então leiam juntos. DEUS DESEJA QUE EU, DE CORAÇÃO, PERDOE OS OUTROS.

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Personagens: Um rabino, uma criança, Pedro, alguns discípulos, Jesus, servo do rei, servo do servo do rei, terceiro servo (como servo pode-se usar tanto meninos como meninas). Montagem do cenário: Colocar o “trono” de um lado da sala e a porta da cela da “prisão” do outro. Atribuir as partes e pedir que os auxiliares ajudem os participantes a se vestirem.

No tempo de Jesus, os sacerdotes e rabinos ensinavam ao povo que eles só precisavam perdoar alguém três vezes. [Acenar para que o rabino venha ficar perto do professor.] Imaginem que um de vocês estivesse correndo para ir dizer alguma coisa a um amigo [acenar para que a criança venha para perto] e acidentalmente pisasse na ponta do pé do rabino. [Criança pisa no pé do rabino.] Ai! Isso dói. – Desculpe- me. E o rabino diz: – Eu te perdoo, menino(a). Sem querer, você pisa novamente na ponta do pé dele. Uh! Isso dói de verdade! Você pede desculpas. Mas o rabino conhece as regras e por isso lhe diz: – Eu te perdoo, menino(a). Ao virar-se para sair, sem perceber, você pisa nele outra vez. Rapidamente você lhe pede desculpas e ele responde da mesma forma: – Eu te perdoo, menino(a). Agora, você sabe que já chegou ao limite do perdão com o rabino e quer sair dali o mais depressa possível. Ao correr para a porta, esbarra o cotovelo no estômago dele. O rabino não precisa mais lhe perdoar! É melhor você correr mesmo. [Os dois se apressam para os seus lugares.] Por isso, quando Pedro perguntou a Jesus quantas vezes devia perdoar alguém que o ofendesse, achou que estava sendo bastante generoso ao sugerir o número sete. – Não sete vezes – disse Jesus – mas setenta vezes sete. Isto é, 490 vezes. Isso é bem mais do que você tentaria guardar na memória. Jesus quis dizer que não devemos contar quantas vezes perdoamos alguém – não há limite para o perdão. Então, Ele contou uma história para explicar o que queria dizer. Certo homem trabalhava para um rei, controlando o dinheiro dele. [O servo do rei entra com o livro contábil e se mostra ocupado registrando alguma coisa nele.] Um dia, o rei sentou-se para verificar seus registros contábeis. [O rei entra, pega o livro e começa a verificá-lo página por página.] Ele descobriu que aquele homem lhe devia vários milhões, muito mais do que jamais seria capaz de pagar. [O rei escreve algo em um pedaço de papel e entrega ao homem.] O rei ficou furioso. – Guardas! – gritou ele – peguem este homem, sua mulher, seus filhos e tudo que ele possui. Vendam tudo para pagar a dívida dele. [Os guardas agarram o homem.] O homem caiu de joelhos e implorou por misericórdia: – Por favor, dê-me tempo – disse ele – e eu pagarei tudo o que devo. O rei sabia que ainda que aquele homem economizasse tudo o que ganhasse durante o resto da vida, nunca poderia pagar aquela dívida tão alta. Contudo, ficou com pena de seu servo e, pegando novamente o papel da mão do servo, escreveu por cima: “Cancelado.” E mandou soltálo. [O rei e os guardas ficam de um lado. O servo do rei sai para outro lado.] Ao sair do palácio, encontrou outro servo, que lhe devia algum dinheiro. Era só um pouquinho. O salário de um dia (Mateus 20:2). O servo do rei pegou o segundo servo pelo pescoço e começou a estrangulá-lo. – Devolva o dinheiro que me deve – ordenou ele. – Por favor, seja paciente – implorou o segundo homem. – Dê-me tempo e eu pagarei tudo que lhe devo. Mas o servo do rei não concordou. – Pague-me agora – rosnava ele. E mandou que o segundo homem fosse lançado na prisão até que pagasse a dívida. Outros servos do rei viram o que se passara. Imediatamente, contaram tudo ao rei. [Um outro servo entra, cochicha no ouvido do rei e aponta para o servo mau.] – Tragam-me aquele servo mau – o rei ordenou. [O primeiro servo volta.] – Seu malvado – gritou o rei. – Eu lhe perdoei uma dívida de milhões que você me devia. Não deveria você demonstrar a mesma misericórdia por outra pessoa, alguém que lhe devia tão pouco? O rei então ordenou que aquele homem fosse lançado na prisão. [Os guardas conduzem o servo do rei até a prisão, colocando-o atrás das grades. O rei passa pela prisão e com o dedo em riste olha muito sério para o prisioneiro.] – Agora fique aí até me pagar o último centavo. – É isso que acontece – disse Jesus – com aqueles que não perdoam. Jesus queria dizer aos discípulos que deviam perdoar os outros assim como Deus os perdoava. Ele deseja que façamos o mesmo. Lembrem-se de nossa mensagem: DEUS DESEJA QUE EU, DE CORAÇÃO, PERDOE OS OUTROS.

 

 

Dormindo na Hora Errada

Lição 1 Juvenis 6 de abril de 2013

Verso Para Memorizar “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.” Gálatas 6:2.

Resumo da Lição

Na última noite, antes da crucifixão, no Jardim do Getsêmani, Jesus precisou do apoio de Seus discípulos. Ele precisou de amigos que orassem por Ele e com Ele, alguém a quem pudesse tocar e com quem falar; alguém que Lhe pudesse dar ânimo. Mas os discípulos estavam cansados, exaustos, e não foram sensíveis às necessidades de Jesus. Eles pegaram no sono e deixaram de dar-Lhe apoio. Os discípulos perderam a preciosa oportunidade de compreender o que estava para acontecer a Jesus e como isso os afetaria. Esta lição fala sobre comunidade. São-nos dadas muitas oportunidades de apoiar e animar nossos amigos e familiares em tempos de necessidade. Quando somos capacitados pela graça de Deus, podemos transmitir graça a outros.

Atividades Preparatórias

Escolher a atividade que seja mais adequada ao grupo de alunos. A. Avaliando Amigos Individualmente ou em grupos de no máximo quatro pessoas, troquem ideias e elaborem uma lista de pelo menos 10 características importantes esperadas em um amigo. Então, as classifiquem por prioridade, de 1 (para a mais importante) a 10 (para a menos importante). Analisando Que características vocês encontraram? (Escrever as respostas no quadro.) Qual foi a resposta mais frequente? O que vocês procuram em um amigo? Alguém pode partilhar uma experiência em que recebeu apoio de um amigo? Os amigos e familiares apoiam uns aos outros quando sentem necessidade. Vamos ler juntos nosso Verso Para Memorizar, Gálatas 6:2. Dar tempo para que os alunos encontrem o texto e o leiam em voz alta. Oferecer apoio faz parte da responsabilidade de ser amigo? O que mais este verso nos ensina? (Levar as cargas uns dos outros é o cumprimento da lei do amor, a lei de Cristo.) Lembremo-nos de que O AMOR DE JESUS NOS LEVA A APOIAR UNS AOS OUTROS EM TEMPOS DE NECESSIDADE.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica Contem-nos a respeito de alguma ocasião em que tiveram dificuldade de manter-se acordados. O que fizeram na tentativa de ficar acordados? Depois de vários alunos terem a oportunidade de partilhar sua experiência, explicar-lhes que os discípulos de Jesus enfrentaram o mesmo problema. Alternativa: Será que vocês poderiam contar a respeito de alguma ocasião em que desfrutaram de uma amizade verdadeira? O que seu amigo fez para demonstrar-lhe consideração, ou o que vocês fizeram para demonstrar a um amigo que o consideravam muito? Preparar-se para contar a própria experiência, caso ninguém tenha uma para contar. Lembrem-se O AMOR DE JESUS NOS LEVA A APOIAR UNS AOS OUTROS EM TEMPOS DE NECESSIDADE.

Vivenciando a História

Com antecedência, escrever no quadro as perguntas abaixo. Dividir a classe em dois grupos para debater as perguntas e depois apresentar suas respostas ao restante da classe. Pedir que os alunos se revezem ao ler em voz alta Mateus 26:29-46. Grupo 1: 1. Por que Jesus sentia tão grande angústia, e por que queria que Seus discípulos orassem e ficassem despertos?

2. Coloquem-se no lugar de Jesus e escrevam como acham que Ele Se sentia: a. quando enfrentou a decisão de morrer ou não por pessoas que não mostravam nenhuma gratidão nem compreendiam Seu sacrifício; b. quando encontrou Seus discípulos dormindo em vez de orarem juntos por Ele, embora lhes tivesse pedido que o fizessem. 3. Relatem experiências nas quais dependiam do apoio de amigos em tempos de grande necessidade, mas eles não demonstraram preocupação alguma. Grupo 2: 1. Por que vocês acham que os discípulos tiveram tanta dificuldade em ficar acordados? 2. Coloquem-se no lugar dos discípulos e escrevam como se sentiriam se Jesus lhes dissesse: “Vocês não puderam vigiar comigo nem uma hora?” E, então, procurem visualizar um anjo se inclinando sobre Jesus para ajudá-Lo quando Ele cai prostrado no chão. 3. O que Jesus quis dizer ao mencionar que “o espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca”?

Partilhando a Lição

Estrutura de Apoio Dividir a classe em duplas. Vendar os olhos de uma criança de cada dupla e amarrar as mãos da outra criança atrás das costas. As crianças com mãos amarradas devem orientar as que estiverem de olhos vendados a encontrar uma passagem na Bíblia. As crianças de mãos atadas devem ler o texto bíblico em voz alta. (Uns ajudando os outros.) Analisando Como se sentem quando não conseguem realizar alguma tarefa sozinhos? Vocês seriam capazes de encontrar o texto bíblico sem o apoio do colega? Que espécie de apoio podemos oferecer a outros? Dar uns dois minutos para os alunos pensarem sobre o que especificamente podem fazer para oferecer apoio a seus amigos e familiares durante a semana. Vamos assumir um compromisso de pôr em prática nosso plano de ajudar alguém durante a semana, prestando-lhe algum apoio. Pode ser algo simples como orar com alguém, tendo em mente nossa mensagem de hoje: O AMOR DE JESUS NOS LEVA A APOIAR UNS AOS OUTROS EM TEMPOS DE NECESSIDADE.

Encerramento Orar: Querido Jesus, agradecemos muito por estares sempre disposto a nos apoiar e ajudar quando necessitamos de Ti. Por favor, usa-nos para apoiar uns aos outros mesmo quando as coisas são difíceis. Agradecemos por demonstrares o Teu amor através de nós. Amém.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Festa na caixa

 
 
Achei esta super ideia!!!! Na net! Não é de minha autoria. Uma festa que já vem pronta dentro da caixa. Pode encapar uma caixa de papel chamex ou outra e colocar os comes e bebes dentro e fazer uma surpresa. Dá até para o4 pessoas participarem