Publish at Scribd or explore others:
Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
domingo, 21 de dezembro de 2008
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
O MENINO QUE DEU UM PRESENTE A JESUS

terça-feira, 16 de dezembro de 2008
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
PLAQUINHAS DE PORTA - TURMA DO NOSSO AMIGUINHO
Fiz essas plaquinhas para o departamento infantil da minha igreja. Elas serão colocadas hoje para a inauguração. Usei os personagens da Turma do Nosso Amiguinho, que foram comprados já prontos e colei-os sobre uma placa 30x40 que pintei com a ajuda das amigas Andréa e Denise. As letras e o matinho são de eva. Ficou uma graça!





segunda-feira, 17 de novembro de 2008
LIÇÃO 8 - PRIMÁRIOS 22/11
A PARÁBOLA DO GRANDE BANQUETE
Verso Bíblico para memorizar:
“Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus.” Lucas
14:15, NVI.
Texto(s) Chave e Referências:
Lucas 14:15-24; Parábolas de Jesus, págS. 219-237
Objetivos:
SABER que Jesus convida todos ao Seu “banquete”, Seu presente da salvação.
SENTIR Gratidão pelo convite ao banquete de Jesus.
RESPONDER dizendo sim a Jesus ao aceitar Seu convite.
A Mensagem
Jesus nos convida a estar com Ele no Céu
LIÇÃO 8 - JARDIM 22/11

PROMOÇÃO DE CRIANÇAS

terça-feira, 11 de novembro de 2008
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
LIÇÃO 5 DOS PRIMÁRIOS - 01/11
LIÇÃO 5 DO JARDIM DA INFÂNCIA - 01/11
IDÉIAS PARA TRABALHAR A LIÇÃO DO BOM PASTOR
CURRÍCULO DO ELO DA GRAÇA

Escola Sabatina

Departamento dos Ministérios das Crianças

DICAS PARA O SEU DEPARTAMENTO INFANTIL

terça-feira, 28 de outubro de 2008
PRECISAMOS PRATICAR O IDE DE JESUS!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
COMO AMAR O SEU ADOLECENTE.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Dinâmica: Descobrindo o Personagem

Dinâmica: Toma Que a Fé é Tua

Dinâmica: Quem Sou Eu?

Dinâmica : Presente de Amigo

Objetivos:Enaltecer qualidades dos integrantes do grupo.
Material:Lápis e papel para os integrantes.
Como Fazer:
1. O coordenador divide o grupo em subgrupos de quatro a seis integrantes e, em seguida, expõe o seguinte: a) "Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para alguns integrantes do grupo."
2. Prosseguindo, o coordenador convida os integrantes para que escrevam mensagens para todos os integrantes de seu subgrupo.
3. As mensagens devem ser da seguinte forma: a) Provocar sentimentos positivos no destinatário com relação a si mesmo; b) Ser mais específicas, descrevendo detalhes próprios da pessoa ao invés de características muito genéricas; c) Indicar os pontos positivos da pessoa dentro do contexto do grupo; d) Ser na primeira pessoa; e) Ser sinceras; f) Podem ser ou não assinadas, de acordo com a vontade do remetente.
4. As mensagens são dobradas e o nome do destinatário é colocado do lado de fora.
5. Então elas são recolhidas e entregues aos destinatários.
6. Depois que todos tiverem lido as mensagens, segue-se a conclusão da dinâmica com um debate sobre as reações dos integrantes.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
INCENTIVANDO A AUTO ESTIMA

segunda-feira, 20 de outubro de 2008
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
FELIZ DIA DO PROFESSOR

ACRÓSTICO
Procura apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar e que maneja bem a Palavra da verdade. (II Tim. 2:15)
Remindo o tempo porque os dias são maus. (Efésios 5:16)
Ora, além disso o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. (I Co. 4:2)
Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. (I Ts. 5:24)
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele. (Pv. 22:6)
Seja a paz de Cristo o árbitro em vossos corações. ( Cl. 3:15)
Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap. 2:10)
O que ensina, esmere-se no fazê-lo. (Rm, 12:7)
Regozijai-vos sempre. (I Tes. 5:16)
Cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo. (Cl.3:24)
Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas. (Prov. 3:6)
Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim. (Sl. 119:112)
Sede pois, imitadores de Deus como filhos amados. (Ef. 5:1)
Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus decretos. (Sl. 119:68)
à terra, Senhor, está cheia da tua bondade: ensina-me os teus decretos. (Salmos 119:64)
O fruto do justo é árvore da vida, e o que ganha almas é sábio. (Prov.11:30)
A VOCÊ PROFESSOR CRISTÃO, que se dedica à evangelização das crianças nas Igrejas, os nossos cumprimentos, rogando a Deus que sustente sua vida par o Seu serviço. As nossas palavras pouco expressam do que gostaríamos de lhe escrever.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
ABELHINHAS PARA VERSO ÁUREO
MOLDANDO VIDAS

sábado, 11 de outubro de 2008
DIA DAS CRIANÇAS

PROGRAME UMA FESTA
1. PROGRAMAÇÃO DA FESTA
a) Recepção: Receba as crianças com alegria. Faça etiquetas adesivas escrito “Jesus ama o (a) nome da criança” e cole nas crianças. Deixe um CD tocando com músicas alegres enquanto todos os convidados chegam.
b) Boas-vindas: Quando estiver pronto para começar, reúna as crianças e fale da alegria de estarem juntos.
c) Cânticos
d) Oração
2. PREPARATIVOS PARA A FESTA
a) CONVITES: Um papel A5 dobrado ao meio. Por fora desenhe motivos de festa (balões coloridos, por exemplo). Dentro faça um grande coração e dentro escreva o nome do convidado e as informações da festa.
b) DECORAÇÃO: Decore como uma festa de criança, com balões coloridos. Se você tem filhos, podem ser os amigos deles. Se não, podem ser os filhos dos seus amigos e vizinhos. No dia da festa marque na lista os que vierem. Marque também aqueles que receberem Jesus para que você trabalhe mais com eles.
3. RECURSOS VISUAIS: Use as figuras como estão ou amplie em xérox colorido e cole em papel cartão. Depende do tamanho da sua festa. O versículo deve ser visualizado. Pode ser dentro de um grande coração colorido. Ele pode até já fazer parte da decoração da festa.
4. MÚSICAS: Você pode cantar músicas que falem do amor de Jesus
5. ESPECIAL: Improvise uma história de fantoches com três personagens. Um menino que acha que ninguém o ama, uma menina que tenta convencê-lo do contrário e um adulto que explica aos dois que Jesus ama.
6. BRINCADEIRAS: Jesus ama. Dê a cada criança um cartão em forma de coração escrito “Jesus Ama” e uma caneta ou lápis. A um sinal a criança deve assinar seu próprio nome no cartão e sair em busca de mais assinaturas das outras crianças e pessoas que estiverem na festa. Depois de um ou dois minutos, dê outro sinal para pararem.Verifique a criança que conseguiu mais assinaturas.Jesus me ama, eu sei!
7. LANCHE: Tenha um coração colorido de papel cartão escrito “Jesus ama você” (seria interessante se fosse o próprio nome da criança) com balas e bombons grampeados ao redor.
A FESTA DAS CORES: Use algum método de evangelismo com cores (Livro sem palavras ou outro)
1. PROGRAMA DA FESTA
a) Recepção: Receba as crianças com alegria. Faça etiquetas adesivas nas cores amarelo, vermelha e verde com o nome da criança e cole nas crianças. Deixe um CD tocando com músicas alegres enquanto todos os convidados chegam.
b) Boas-vindas: Quando estiver pronto para começar, reúna as crianças e fale da alegria de estarem juntos.
c) Cânticos:
d) Oração
Lembrançinhas
2. PREPARATIVOS PARA A FESTA
a) CONVITES: Faça círculos em papel dobradura nas cores do Livro sem palavras. Cada círculo de uma cor deve ter tamanho diferente dos das outras cores. Cole um dentro do outro por ordem de tamanho. No centro escreva o nome do convidado. Ao redor vá escrevendo as informações da festa.
b) DECORAÇÃO: Decore o local com balões, faixas, toalhas, copos, guardanapos, etc, nas cores do Livro sem palavras.
c) LISTA DE CONVIDADOS: Tenha uma lista das crianças que convidou para a festa. Se você tem filhos, podem ser os amigos deles. Se não, podem ser os filhos dos seus amigos e vizinhos. No dia da festa marque na lista os que vierem. Marque também aqueles que receberem Jesus para que você trabalhe mais com eles após a festa.
3. RECURSOS VISUAIS: Escolha o método que você for usar e faça do tamanho apropriado para o número de convidados da sua festa. O versículo pode ser um cartaz já usado para a decoração da festa.
4. MÚSICAS: Você pode cantar músicas que conheça e falem do plano da salvação.
5. ESPECIAL: Improvise uma história de fantoches onde um menino tem na mão o Livro sem palavras e, encontrando uma amiguinha, resolve falar com ela sobre ele.Divida as crianças em três times conforme as cores das etiquetas (se forem poucas crianças divida só com duas cores). Faça uma competição entre as cores.
6. BRINCADEIRAS: Corrida do tatu. Cada time se posiciona em fila, com os pés afastados formando um túnel. A um sinal, o último da fila deve engatinhar por debaixo das pernas dos companheiros e se posicionar na frente da fila e assim até que o que estava em primeiro volte a sê-lo. Ganha o time que fizer em menos tempo.Gosto secreto. Tenha uma caixa grande com vários lápis de cor dentro. Cada criança recebe um cartão branco. Tenha uma caixa grande com vários lápis de cor dentro. Cada criança recebe um cartão em branco. A um sinal, uma criança de cada time vai até a caixa e colore o cartão com a cor preferida. Volta ao seu lugar sem permitir que ninguém veja que cor escolheu. Quando todos tiverem ido, ganha o time com a maior variedade de cores ou o time que todos escolheram a mesma cor.
7. LANCHE: Além de sanduíches e salgadinhos, tenha docinhos nas cinco cores do Livro sem palavras.
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Contando histórias

Para ser bem-sucedido ao contar a história, damos algumas sugestões:
1. Busque a mensagem central da história e escreva-a em uma única sentença. Repita essa sentença várias vezes durante a história a fim de que as crianças a memorizem. Na história de Mefibosete, a mensagem central é: “Embora você possa se sentir como um cão morto, vindo de “lugar nenhum”, Deus o vê como um de Seus filhos favoritos”.
2. Leia a história e atente para os momentos sensoriais. Como Mefibosete sentiu a diferença ao trocar suas roupas ásperas pelas roupas de seda de um príncipe? Qual era o aroma do palácio? Como o cheiro era diferente de sua casa em Lo-Debar? De que cores eram as cortinas nos aposentos do palácio? Descreva o som da voz do rei Davi. Como sua voz soava a Mefibosete?
3. Busque os detalhes da história. Onde ficava Lo-Debar? Por que Mefibosete estava escondido lá? Qual é o significado do nome da cidade? Quem o escondeu lá? Por que ele se sentia como um “cão morto”? Como ele imaginava que Davi iria tratá-lo? As respostas a perguntas como essas irá encher sua história com detalhes fascinantes que a tornam mais verossímil, pessoal e real. Sua melhor fonte de pesquisa inclui livros sobre a vida e tempos bíblicos, comentários bíblicos, dicionários bíblicos e notas marginais de seu estudo da Bíblia. Mantenha seus olhos abertos aos detalhes que poderiam chamar a atenção das crianças e levá-las a se maravilharem.
4. Escolha palavras sensoriais e use-as de forma descritiva. Enquanto seca a testa e sorve longamente a água do copo, dê um suspiro profundo e diga: “Mefibosete vivia em uma cidade quente e poeirenta”, as crianças deveriam sentir-se suadas e com sede. Algumas delas de fato irão imitar seus gestos e suspirar junto com você. Quando o rei Davi coloca Mefibosete para sentar-se à sua mesa, descreva como as almofadas eram macias, o cheiro delicioso da comida e o sabor gostoso do suco fresco de maçã.
5. Envolva os sentidos das crianças. Faça-as sentarem-se como Mefibosete se assentava, com os pés que não podiam caminhar, escondidos sob o corpo. Faça com que encenem como se estivessem com medo do rei, assombrados com a vista a Jerusalém, repelido por cheirar como um cão morto, e admirados com o alimento delicioso na mesa de Davi.
6. Esteja preparado para as respostas das crianças. As crianças gostam tanto de participar quanto de ouvir. Se a sua história for bem-sucedida, as crianças terão se envolvido e estarão buscando retratos de sua própria vida ao sua história repassar o vídeo da vida de Mefibosete. Quando você descreve os sentimentos de tristeza dele, “como um cão morto”, esteja preparado pois a criança irá desejar falar a respeito de seu bichinho de estimação que morreu. Outra poderá lembrar-se de haver caminhado por um lugar poeirento e quente e outras ainda desejarão falar a respeito de seus alimentos prediletos – “assim como Mefibosete à mesa do rei”. Quando a criança o interrompe para descrever algo de sua própria vida, ouça, reafirme e então ligue o comentário à sua história. “Lucas, estou triste de que você já tenha caminhado por um lugar poeirento e quente. Foi assim que Mefibosete se sentiu quando teve de deixar o palácio onde vivia com seu pai. Mas, quando Mefibosete chegou em Lo-Debar ...”
7. Ore para que Deus capacite sua imaginação a fim de que seja capaz de contar a história de forma honesta, clara e interessante. Quando findá-la, peça às crianças para resumi-la. Portanto, quando vocês estão realmente tristes e sentem como se ninguém se importasse, que sentimentos Deus tem por vocês? Ouça-lhes a resposta e então use sua mensagem central para consolidar o significado da história na mente das crianças.
Acima de tudo, lembre-se de que ao contar a história você está sendo a voz de Deus, descrevendo-Lhe o caráter às crianças.
[Extraído de Kids’ Ministry Ideas, janeiro-março de 2005, pp. 6-7.]
Assinar:
Postagens (Atom)