Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 10 de novembro de 2013

Festa dos Talentos 2013

Sempre é muito boooom fazer esta feirinha com as crianças. Na minha igreja fazemos pelo menos uma vez a cada ano e sinto que se tivesse a cada trimestre, seria um grande incentivo para eles. Porém eles precisam seguir por amor e não só em troca de presentes, brindes ou outra coisa mais. Precisamos ensinar nossas crianças que nem tudo o que fazemos temos que receber e que muitas  coisas que realizamos aqui só receberemos o galardão quando estivermos no céu. Um grande bjo.

SAM_3509SAM_3510SAM_3511SAM_3512SAM_3515SAM_3516SAM_3517SAM_3519SAM_3518SAM_3520SAM_3521SAM_3522SAM_3523SAM_3524SAM_3525SAM_3526SAM_3527SAM_3528SAM_3529SAM_3530

Canetas Fofuchas

SAM_3545SAM_3548SAM_3555

CAPA PARA LIÇÃO

SAM_3565SAM_3566SAM_3567

1381650_574797255919775_930880459_n

Fonte:https://www.facebook.com/eulalia.mg/media_set?set=a.574791012587066.1073741832.100001685187338&type=3

Fé Recompensada

Lição 7 Juvenis 16 de novembro de 2013

servo

Verso Para Memorizar “Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.” Hebreus 12:2.

Resumo da Lição

Um centurião enviou anciãos da comunidade judaica para pedir a Jesus que curasse seu servo. Os anciãos disseram a Jesus que o centurião merecia esse favor especial porque ele era bom para a nação judaica. Antes, porém, de Jesus chegar à casa do centurião, este Lhe enviou uma mensagem por meio de amigos. Ele disse que não se sentia digno da atenção de Jesus e também expressou sua confiança nEle. Falou que bastava Jesus dizer uma palavra e o servo estaria curado. Jesus curou o servo sem sequer vê-lo, e usou o exemplo do centurião para ilustrar a fé que todos nós precisamos ter. Esta lição fala sobre serviço. Em uma comunidade de crentes nossa fé em Jesus aumenta, e somos preparados e compelidos a partilhar essa fé através de atos bondosos de serviço e bênção a outros.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

Com antecedência, convidar um membro da igreja (se possível) que trabalhe como médico, dentista, enfermeiro ou qualquer outra profissão relacionada com saúde para vir à classe de Escola Sabatina dos Juvenis. Nossa história bíblica desta semana é sobre Jesus curando alguém. Hoje temos a oportunidade de ter [dizer o nome da pessoa convidada e sua profissão] para nos falar um pouco sobre sua experiência no campo médico. Entrevistar o convidado com as seguintes perguntas: 1. Por que você escolheu seguir essa carreira profissional? 2. O que sua profissão tem a ver com “fé”? Há oportunidades de “servir”? 3. Que oportunidades seu trabalho tem oferecido de você falar a outros sobre Jesus? 4. Se você já testemunhou um milagre em seu trabalho, conte, por favor. 5. Que história ou texto bíblico tem maior significado para você em seu trabalho? Permitir que os alunos façam outras perguntas apropriadas, de preferência relacionadas com fé e serviço.

Vivenciando a História

Pedir que todos os alunos da classe leiam juntos em voz alta Lucas 7:1-10. Agora, formem duplas. Imaginem que um de vocês é um dos amigos que o centurião enviou para falar com Jesus, enquanto o outro faz o papel de âncora de um noticiário de televisão. Aqueles que atuarão como amigos do centurião, quando voltam para casa encontram o menino bem. À medida que a notícia do milagre se espalha, você se vê entrevistado pelo âncora da televisão local. Escreva um breve roteiro da entrevista e da reação da pessoa entrevistada. Depois, dar oportunidade para os alunos partilharem com os demais colegas na classe.

Analisando

Como deve ter sido ver a fé do centurião sendo usada por Jesus para realizar tal milagre? Em que aspecto a fé do centurião é semelhante ou diferente da sua própria fé? Quão profunda vocês desejam que sua fé seja? Que influência sua vida exerce sobre outros? À MEDIDA QUE NOSSA FÉ SE DESENVOLVE, AUMENTA NOSSA HABILIDADE PARA SERVIR.

Julgamento Injusto

Lição 7 dos Adolescentes 16 de novembro

VERSO BÍBLICO: "Desejando soltar a Jesus, Pilatos dirigiu-se a eles novamente. Mas eles continuaram gritando: 'Crucifica-O! Crucifica-O!' Pela terceira vez ele lhes falou: 'Por quê? Que crime este homem cometeu? Não encontrei nEle nada digno de morte. Vou mandar castigá-Lo e depois O soltarei.' Eles, porém, pediam insistentemente, com fortes gritos, que Ele fosse crucificado; e a gritaria prevaleceu." Lucas 23:20-23,
FLASH: "De pé por trás de Pilatos, à vista de todo o pátio, ouvia Cristo os insultos; mas não respondeu nem uma palavra a todas as falsas acusações contra Ele feitas. Toda a Sua atitude dava prova da inocência consciente. Ficou inabalável em face da fúria das ondas que se Lhe quebravam em torno. Era como se os violentos ímpetos da ira, erguendo-se mais e mais alto, como as vagas do clamoroso oceano, se despedaçassem ao Seu redor sem O tocar, no entanto. Ficou mudo, mas eloquente era o Seu silêncio. Era como se o homem exterior fosse iluminado por uma luz provinda do interior."- O Desejado de Todas as Nações, p. 725,
ESTUDANDO A HISTÓRIA: "Então toda a assembleia levantou-se e o e vou a Pilatos. E começaram a acusá-Lo, dizendo: 'Encontramos este homem subvertendo a nossa nação. Ele proíbe o pagamento de imposto a César e Se declara Ele próprio o Cristo, um rei.'
Pilatos perguntou a Jesus: 'Você é o rei dos judeus?' 'Tu o dizes', respondeu Jesus. Então Pilatos disse aos chefes dos sacerdotes e à multidão: 'Não encontro motivo para acusar este homem'.
Mas eles insistiam: 'Ele está subvertendo o povo em toda a Judeia com os Seus ensinamentos. Começou na Galileia e chegou até aqui.'
Ouvindo isso, Pilatos perguntou se Jesus era galileu. Quando ficou sabendo que Ele era da jurisdição de Herodes, enviou-O a Herodes, que também estava em Jerusalém naqueles dias.
Quando Herodes viu Jesus, ficou muito alegre, porque havia muito tempo queria vê-Lo. Pelo que ouvira faiar dEte, esperava vê-Lo realizar algum milagre. Interrogou-O com muitas perguntas, mas Jesus não lhe deu resposta.
Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam ali, acusando-O com veemência. Então Herodes e os seus soldados ridicularizaram-no e zombaram dEle, Vestindo-O com um manto esplêndido, mandaram-nO de volta a Pilatos. Herodes e Pilatos, que até ali eram inimigos, naquele dia tornaram-se amigos.
Pilatos reuniu os chefes dos sacerdotes, as autoridades e o povo, dizendo-lhes: 'Vocês me trouxeram este homem como alguém que estava incitando o povo à rebelião. Eu O examinei na presença de vocês e não achei nenhuma base para as acusações que fazem contra Ele. Nem Herodês, pois ele O mandou de volta para nós. Como podem ver, Ele nada fez que mereça a morte. Portanto, eu O castigarei e depois O soltarei.'
Ele era obrigado a soltar-lhes um preso durante a festa.
A uma só voz eles gritaram; 'Acaba com ele! Solta-nos Barrabás!'
(Barrabâs havia sido lançado na prisão por causa de uma insurreição na cidade e por assassinato.) Desejando soltar a Jesus, Pílatos dirigiu-se a eles novamente. Mas eles continuaram gritando: "Crucifica-O! Crucifica-O!"
Pela terceira vez ele lhes falou: "Por quê? Que crime este homem cometeu? Não encontrei nEle nada digno de morte. Vou mandar castigá-Lo e depois O soltarei 'Eles, porém, pediam insistentemente, com fortes gritos, que Ele fosse crucificado; e a gritaria prevaleceu. então Pilatos decidiu fazer a vontade deles. Libertou o homem que havia sido lançado na prisão por insurreição e assassinato, aquele que eles haviam pedido, e entregou Jesus à vontade deles." Lucas 23:1-25.
VOCÊ SABIA?: O Sinédrio era uma corte suprema com 71 membros compostos pelos escribas, rabinos, fariseus, sacerdotes, saduceus e anciãos, presidido pelo sumo sacerdote.   A constituição do Sinédrio era fiel à lei: não poderia reunir-se à noite - somente durante o dia e somente no Saguão da Pedra Partida nas cortes do Templo, Também, um homem só poderia ser condenado à morte baseado no depoimento de duas testemunhas - nunca pelo testemunho de apenas uma pessoa. Além disso, uma sentença de morte nunca devia ser cumprida no mesmo dia do julgamento ou durante a Páscoa, para que a corte tivesse certeza de que seus membros não tinham  cometido algum equívoco. Essas regras sempre foram estritamente cumpridas -exceto em um caso.

LEMBRANCINHA DE CORUJA E SUCRILHOS

SAM_2228SAM_2233SAM_2234SAM_2235SAM_2236SAM_2237

MOLDE

owl-template

RECURSOS PARA A HISTÓRIA DE SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE NEGO

Recursos usados na história da adoração infantil de 2013

SAM_3202SAM_3203

SAM_3204SAM_3205SAM_3206SAM_3207SAM_3208SAM_3210SAM_3211

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Um Cego se Torna Líder

Lição 6 Jardim da Infância 9 de novembro de 2013

imagesCACIWN4R

VErsO PArA DECOrAr “O Senhor […] me mandou para que você veja de novo.” Atos 9:17, NTLH.

Resumo da Lição

Saulo, que estivera perseguindo os cristãos, fi cou cego ao ver a glória de Deus. Ele estava viajando em direção a Damasco. Deus pediu que Ananias se encontrasse com Saulo e orasse por ele a fi m de que enxergasse de novo. Ananias fi cou com medo de Saulo, mas obedeceu. A vista de Saulo foi restaurada, e ele se tornou um servo de Deus. Esta lição fala sobre serviço. Deus pode nos guiar a outros que necessitam de ajuda. Nós devemos estar dispostos a ser conduzidos a lugares ou pessoas que talvez nos deixem receosos. Devemos servir a Deus ajudando a outros a quem Ele nos conduzir.

Decoração da Sala

Ver lição 1. Usar fita-crepe para marcar um caminho sobre o piso. Fazer o contorno dos pés das crianças e colocar as pegadas no caminho. No fim do caminho, colocar uma bandeira com os dizeres: “Deus nos guiará para servirmos a outros.” Ou, pôr os nomes das crianças em contornos de “mãos” e “pés” e colocá‑los na parede em volta de uma gravura grande de Jesus. Ligá‑los a Jesus, colocando um fio de lã das mãos/pés a Jesus. Acima da gravura, escrever: “Deus nos guia para servirmos a outros.”

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Com antecedência, combinar com um adulto para representar Saulo e contar a história. Pedir a outro adulto que fique escondido e diga, na hora apropriada, as palavras de Jesus a Paulo. Olá, meninas e meninos! Meu nome é Saulo. Vou contar‑lhes sobre algo maravilhoso que aconteceu comigo. A princípio não foi nada maravilhoso. Tenho que confessar que não me sinto orgulhoso de meu comportamento. Vejam vocês, eu sou judeu, e não gostava dos cristãos. Soube que havia cristãos em Damasco, e desejei capturar todos eles e colocá‑los na prisão. Eu, realmente, não era uma pessoa bondosa. Enquanto eu estava viajando com outros homens em direção a Damasco, de repente, uma luz muito brilhante me deixou cego. [Projetar sobre ele uma luz brilhante/lanterna.] Eu não conseguia enxergar. Caí de joelhos. Não sabia o que estava acontecendo. De repente, ouvi uma voz dizendo: [Voz escondida]: – Saulo, Saulo, por que Me persegues? [Saulo]: – Quem és Tu, Senhor? Que queres que eu faça? [Voz escondida]: – Eu sou Jesus, Aquele a quem você persegue. Levante‑se, entre na cidade e alguém lhe dirá o que você deve fazer. [Saulo]: Eu não enxergava, assim precisava de ajuda para conseguir chegar à cidade. Os homens que viajavam comigo me guiaram até lá. [Encorajar as crianças a guiar Saulo a uma cadeira.] Agradeço a ajuda de vocês. Eu pensei muito acerca do que havia acontecido antes de alguém me dizer o que eu deveria fazer. Durante três dias, permaneci cego. Não comi nada, nem bebi. Finalmente, ouvi uma batida à porta. Um homem chamado Ananias entrou e me disse que Jesus lhe falara naquela manhã e lhe dissera que fosse me ver. Ananias não queria conversar comigo. Ele sabia que eu queria ferir os cristãos, e ele era cristão. Mas Jesus lhe dissera que tinha um trabalho muito especial para eu fazer para Ele. Assim, Ananias colocou suas mãos sobre mim e pude ver! Deus guiou Ananias para me curar da cegueira e para encher‑me do Espírito Santo a fim de que eu pudesse fazer o trabalho que Ele desejava que eu fizesse. Jesus transformou o meu coração enquanto permaneci cego naqueles três dias. Eu tive tempo para pensar sobre quem Ele era. Tive certeza de que desejava obedecer a Jesus e contar aos outros sobre Ele. Fui batizado imediatamente. Então, passei algum tempo com os discípulos de Jesus e aprendi muito com eles. Logo, comecei a pregar sobre Jesus nas igrejas. As pessoas se surpreendiam ao verem aquele que odiara a Jesus e a Seus seguidores, agora falando aos outros sobre Jesus. Eu me sentia feliz por Jesus me ter guiado para servir a outros. Deus me guiou para servir a outros e ajudá‑los a se tornarem cristãos. E Ele também deseja guiar vocês para servir a outros. Analisando Dar tempo para respostas. O que teriam feito se vocês tivessem visto a luz brilhante no caminho para Damasco e ficassem cegos? O que Ananias pensou quando Deus o guiou para ir se encontrar com Saulo, a pessoa que odiava os cristãos? Vocês teriam ido ao encontro de Saulo? O que vocês acham que Saulo sentiu quando ouviu Ananias dizer que Deus tinha um trabalho especial para ele fazer? Como Saulo se sentiu quando pôde enxergar novamente? Vamos dizer nossa mensagem juntos: DEUS NOS GUIA PARA SERVIRMOS a OUTROS.