Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A Viagem de Paulo

Lição 2 do Rol do Berço Novembro

VERSO PARA DECORAR “Falem dos Seus atos maravilhosos.” Salmo 105:2, NTLH.

Resumo da Lição

Paulo estava viajando de navio. Ele advertiu o capitão da embarcação de que haveria uma grande tempestade, mas o capitão não lhe deu atenção. Quando começou os perigos da tempestade, todos fi caram com medo, mas Deus mostrou a Paulo que ninguém perderia a vida. Paulo animou as pessoas, compartilhando com todas elas a mensagem de esperança. Esta lição fala sobre serviço. Se estivermos dispostos, Deus poderá usar-nos para ministrar aos outros que não pertencem à nossa família e comunidade cristãs. Eles precisam do conforto de Jesus, o qual nós podemos compartilhar.

Decoração da Sala

Um cenário da natureza será apropriado – árvores, flores, pedras, arbustos, etc. Um barco (plástico, inflável, canoa, etc.) ajudará a completar a cena. Esse barco será utilizado na seção Vivenciando a História. Um lençol ou tecido azul pode ser colocado em volta do barco para representar a água.

Iniciando a Escola Sabatina

A. Boas-vindas

Bom-dia, meninos e meninas! É muito bom ver cada um de vocês. Como é bom estar na Escola Sabatina. Vocês estão contentes por terem vindo à Escola Sabatina? O relógio está marcando 9 horas. É hora de começarmos nossa Escola Sabatina. Distribuir relógios para as crianças segurarem enquanto cantam juntas “Ouça o Relógio” (ver p. 49, CD faixa 3).

Estou muito feliz em ver vocês aqui. O sábado é um dia muito especial. Vamos cumprimentar uns aos outros dando um aperto de mão. Andar pela sala e apertar a mão de cada criança, com um sorriso, um aperto de mão ou um abraço enquanto cantam “Como é Bom na Igreja Estar” (ver p. 49, CD faixa 5). B. Oração Vamos agradecer a Jesus a Escola Sabatina e todos os amiguinhos que vieram hoje aqui. Conversamos com Jesus quando oramos. Preparar‑se para a oração cantando “Quando Oro, Eu Falo com Jesus” (ver p. 50, CD faixa 8). Fazer uma oração simples dando tempo para as crianças repetirem as palavras, que podem ser assim: Querido Jesus, muito obrigado pela Escola Sabatina. Muito obrigado pelas histórias da Bíblia. E muito obrigado porque nos amas. Amém. Então, cantar “Ouve, Senhor” (ver p. 50, CD faixa 10).

C. Visitas Dar as boas‑vindas a cada visitinha (bem como aos pais que estiverem visitando). Depois, cantar “Hoje Temos Visita” (ver p. 50, CD faixa 12).

D. Ofertas Algumas famílias não sabem que Jesus as ama. O dinheiro da nossa oferta vai ajudar essas pessoas a aprender que Jesus ama a cada uma delas também. Por isso, trazemos nossas ofertinhas para ajudar outras pessoas a aprender que Jesus ama a todos nós. Convidar as crianças a trazer suas ofertas para dar a Jesus. Cantar “Abençoa Esta Oferta” (ver p. 50, CD faixa 16). Muito obrigado, meninos e meninas, por trazerem uma ofertinha. Agora, vamos fechar os olhos enquanto pedimos que Jesus abençoe o dinheiro da oferta. Fazer uma oração simples, com palavras mais ou menos assim: Querido Deus, queremos que outras famílias saibam que Jesus ama a cada uma delas. Por favor, usa nossa ofertinha para isso. Amém.

E. Aniversariantes Há alguém em nossa classe que fez aniversário. Querem saber quem é? É [nome da criança]. Levar a criança que fez aniversário a uma cadeira especial para aniversariantes. Acender as velas do bolo. Enquanto as velas ainda estiverem acesas, cantar “Cântico de Aniversário” inserindo o nome da criança (ver p. 51, CD faixas 18 e 19). Incentivar a criança a soprar a(s) vela(s). Jesus ama muito você. Vamos agradecer a Jesus pelo seu aniversário. Fazer uma oração especial pela criança. Se possível, dar a ela um presentinho em nome da Escola Sabatina.

Vivenciando a História A. Verso Para Decorar Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vocês podem encontrar uma figura de Jesus em sua Bíblia? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “A Bíblia, a Palavra de Deus” (ver p. 51, CD faixa 23). Nossa história bíblica de hoje é sobre Paulo e Lucas. Eles eram missionários. Isso quer dizer que saíam de casa e viajavam para outros lugares a fim de falar sobre Jesus às pessoas. Nosso Verso Para Decorar diz: “Falem dos Seus atos maravilhosos.” Salmo 105:2. Vamos cantar a música do nosso verso? Cantar “Cantem Louvores” (ver p. 53, CD faixa 69). É exatamente isso que Paulo e Lucas faziam. Eles falavam aos outros a respeito das coisas maravilhosas que Deus fizera. Ensinar às crianças o Verso Para Decorar com os seguintes gestos: “Falem (levar as mãos à boca como que amplificando a voz) dos Seus (apontar para o alto) atos maravilhosos.” (braços junto ao corpo e então se erguendo e abrindo) Repetir várias vezes.

B. Luzes Paulo e Lucas amavam muito a Jesus. Eles queriam que outras pessoas também aprendessem sobre Jesus. Quando as pessoas partilham as boas‑novas sobre Jesus, às vezes dizemos que elas estão deixando sua luz brilhar. Em nossa história de hoje, Paulo e Lucas estavam deixando sua luz brilhar. Apagar as luzes da classe, acender a vela e segurar para que todas as crianças possam ver enquanto cantam o hino “Sempre Vou Brilhar” (ver p. 53, CD faixa 52).

Alternativas: Distribuir velas de feltro para que as crianças coloquem no flanelógrafo ao cantar. Ao deixar sua luz brilhar, vocês falam a outros sobre as coisas maravilhosas que Deus faz por vocês? Sim! Paulo e Lucas falavam a muitas pessoas a respeito de Jesus e de como Ele perdoa nossos pecados. Vamos cantar outra vez o hino do Verso Para Decorar. Cantar “Cantem Louvores” (ver p. 53, CD faixa 69).

C. Viajando no Barco Paulo e Lucas falaram sobre Jesus a muitas pessoas. Mas nem todas as pessoas queriam ouvir a respeito de Jesus. Agora, soldados estavam levando Paulo e Lucas para a cidade de Roma. Eles precisaram viajar em um grande barco. Convidar uma criança de cada vez para sentar‑se no barco enquanto um adulto a balança gentilmente. Se não for possível conseguir um barco, pedir que uma ou duas crianças de cada vez se sentem sobre um lençol ou coberta e dois adultos pegam as pontas do lençol ou coberta e as balançam de um lado para outro enquanto cantam “Vai um Barco Sobre o Mar” (ver p. 54, CD faixa 57).

D. Paulo Adverte o Capitão A viagem de Paulo e Lucas levaria muitos dias. O barco devia parar várias vezes em muitos lugares diferentes. Essa era a época do ano em que havia muitas tempestades. Mas o capitão do navio queria chegar logo a Roma. Por isso, um dia quando uma suave brisa começou a soprar ele decidiu que estava na hora de partir. Mas Paulo sabia que logo cairia uma forte tempestade. Então, ele foi falar com o capitão. Ensinar às crianças o seguinte recitativo com gestos: Senhor capitão, ouça o que vou dizer: (levantar e bater continência) Uma forte tempestade vai logo cair; ( levantar os braços e agitá‑los de um lado para outro imitando galhos sob o efeito de forte vento) Hoje não devemos sair; ( acenar “não” com a cabeça e com o dedo indicador) Escute bem o que estou a dizer. ( mão em forma de concha atrás do ouvido e então apontar para a boca)

E. A Tempestade O capitão não se importou com o que Paulo disse. Achou que era um dia perfeito para viajar de barco. Por isso, recolheu a âncora e começou a navegar. Eles não estavam muito longe quando o vento começou a soprar bem forte. Ligar o ventilador na direção das crianças para que sintam o vento, ou abaná‑las com leque. Logo começou a chover. Borrifar água levemente sobre as crianças. Então, houve trovões e relâmpagos. Tocar a fita cassete com o som de trovões. Apagar e acender repetidas vezes as luzes da sala, ou apagar as luzes e piscar várias vezes uma lanterna. As ondas ficaram cada vez mais altas e agitadas. Estavam no meio de uma tempestade terrível! Se desejar, distribuir tambores e chocalhos às crianças e permitir que façam o barulho de trovões enquanto cantam. Se tiver o barco da Atividade C à disposição, convidar algumas crianças para sentarem no barco enquanto os adultos o balançam de um lado para outro. Borrifar um pouco de água nas crianças.

F. O Anjo As ondas subiam cada vez mais alto. O barco balançava fortemente de um lado para outro. A tempestade durou muitos dias. Todos que estavam no barco ficaram com medo e se sentiram mal. Até Paulo e Lucas estavam tristes. Então, uma noite enquanto Paulo estava tentando dormir, um anjo veio falar com ele. O anjo disse: “Não tenha medo, Paulo. O barco vai virar, mas ninguém vai se afogar.” Jesus enviou o anjo a Paulo com um recado para todas as pessoas que estavam no barco. Distribuir anjos para as crianças e, dependendo do tipo de material, convidá‑las a acenar com os anjos ou colocá‑los no flanelógrafo enquanto cantam “Um Anjo ao Meu Lado” (ver p. 54, CD faixa 35). O anjo queria que Paulo desse a boa notícia a todos que estavam no barco. Vocês podem dizer comigo o Verso Para Decorar? Convidar as crianças para que façam os gestos enquanto falam juntos o verso.

“Falem (levar as mãos à boca como que amplificando a voz) dos Seus (apontar para o alto) atos maravilhosos.” (braços junto ao corpo e então se erguendo e abrindo) Que coisa maravilhosa Deus ia fazer? Ele salvaria a todos da tempestade.

G. Vamos Comer Alguma Coisa Os marinheiros perceberam que o barco estava se aproximando da praia. Já fazia alguns dias que os marinheiros e as outras pessoas que estavam no barco não comiam nada; estavam se sentindo mal e com muito medo. Mas o anjo tinha dito a Paulo que o barco ia virar. Por isso, ele sabia que poderiam precisar nadar até a praia. Precisariam ter forças para nadar. Então, Paulo insistiu que todos comessem alguma coisa. Distribuir alimentos de plástico ou de feltro para cada criança. Então, convidá‑las a colocar as gravuras de feltro no flanelógrafo, ou os alimentos de plástico na cesta.

H. Salvos na Praia No dia seguinte, os homens do barco viram uma ilha com uma praia bonita. Mas o barco encalhou na areia antes de chegar à praia. As fortes ondas quebraram todo o barco. Todas as pessoas tiveram que nadar até a praia ou agarrar algum pedaço de madeira do navio e segurar firme até conseguir chegar à praia. Finalmente, todos estavam a salvos na praia! Convidar as crianças para que acenem suas bandeiras ou toquem seus instrumentos em louvor a Deus por salvar as pessoas, enquanto cantam o hino “Louvem a Jesus” (ver p. 52, CD faixa 24). Deus fez algo maravilhoso! Ele salvou a vida de todas as pessoas que estavam no barco! Vamos dizer outra vez nosso Verso Para Decorar. Vocês se lembram dos gestos? Convidar as crianças para que repitam o verso enquanto fazem os gestos. “Falem (levar as mãos à boca como que amplificando a voz) dos Seus (apontar para o alto) atos maravilhosos.” (braços junto ao corpo e então se erguendo e abrindo)

I. Precisamos Falar Quando Deus faz alguma coisa maravilhosa para nós, gostamos de contar aos outros. Paulo e Lucas contaram aos outros a respeito das coisas maravilhosas que Deus fez por eles. Nós também podemos contar aos outros sobre Jesus. Ensinar o seguinte recitativo com gestos: Quando conhecemos Jesus (apontar para o alto) E também o Seu amor (braços cruzados sobre o peito) Há uma coisa importante (levantar dedo indicador) Que precisamos fazer. (sacudir o dedo indicador com insistência) Precisamos contar, contar, (mãos em forma de concha junto à boca) Cochichando (mãos em forma de concha bem juntinho à boca) Ou gritando. (abrir as mãos como que ampliando o som) Precisamos falar do amor de Jesus (dar alguns pulinhos com os punhos cerrados) Para todas as pessoas! (mão estendida mostrando de um lado a outro)

J. Bocas Bondosas Que tipo de boca fala aos outros a respeito de Jesus? Boca bondosa. As pessoas que falam sobre Jesus aos outros sempre escolhem palavras bondosas e amáveis. Distribuir a gravura de boca às crianças. Vamos colocar as bocas bondosas no flanelógrafo enquanto cantamos “Cuide Bem ao Falar” (ver p. 54, CD faixa 55). Vamos usar nossa boca bondosa para falar mais uma vez o Verso Para Decorar. Convidar as crianças para que repitam o verso enquanto fazem os gestos com você. “Falem (levar as mãos à boca como que amplificando a voz) dos Seus (apontar para o alto) atos maravilhosos.” (braços junto ao corpo e então se erguendo e abrindo)

K. Partilhando as Boas‑novas Quais são as boas‑novas que queremos partilhar com outros? Queremos contar aos outros que Deus os ama tanto que enviou Jesus à Terra para nos salvar. Distribuir às crianças as bandeirinhas ou gravuras de Jesus em feltro para segurarem enquanto cantam “Cantem Louvores” (ver p. 53, CD faixa 69). Deus fez muitas coisas maravilhosas para nós assim como fez para Paulo e Lucas. Vocês podem falar a alguém a respeito de Jesus e de quanto Ele ama vocês? Vão lembrar‑se de fazer isso? Então, vamos cantar novamente a música do nosso Verso Para Decorar “Cantem Louvores” (ver p. 53, CD faixa 69). Vocês se lembram dos gestos? Convidar as crianças para que repitam o verso com os gestos. “Falem (levar as mãos à boca como que amplificando a voz) dos Seus (apontar para o alto) atos maravilhosos.” (braços junto ao corpo e então se erguendo e abrindo)

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Mãos Ajudadoras

Lição 5 do Jardim da Infância   2 de novembro de 2013

VErsO PArA DECOrAr “Aquele que faz o bem aos pobres é feliz.” Provérbios 14:21, NTLH.

Resumo da Lição

Dorcas usou as mãos para ajudar os necessitados. Ela fez roupas para os pobres. Também confortou os tristes e levou alegria a muitas pessoas. Ela foi amada por muitos em Jope. Quando morreu, os crentes de Jope mandaram chamar Pedro. Eles mostraram as roupas que Dorcas fez e contaram sobre sua bondade e amor. Pedro, com o poder de Deus, ressuscitou Dorcas. Esta lição fala sobre serviço. Embora não possamos ressuscitar pessoas, podemos servir aos outros. Podemos levar alegria às pessoas que nos rodeiam por meio de simples atos de bondade e amor. Portanto, nossa vida pode ser uma bênção aos outros.

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Vestir a roupa dos tempos bíblicos e encenar que está costurando enquanto conta a história. – Olá, meninos e meninas. Meu nome é Tabita. Esse é meu nome aramaico. Mas algumas pessoas me chamam Dorcas. Vocês podem me chamar por qualquer um dos nomes que eu responderei. Desde que aprendi sobre Jesus e me tornei cristã, realmente desejei ajudar as pessoas como Ele ajudou. Eu acho que as pessoas sabem que ajudarei como puder. Assim, estou ocupada o tempo todo. Quando alguém fica doente, eu descubro, e vocês podem imaginar o que eu faço? [Dar tempo para respostas.] Sim, eu vou visitar o doente. Algumas vezes, levo alimento [encenar dar um prato a alguém] ou talvez um cobertor quentinho [abraçar‑se como se estivesse com frio]. Se eu perceber que a casa precisa ser limpa, eu também faço isso [encenar varrer]. Procuro sempre orar com a pessoa doente [juntar as mãos e fechar os olhos], e sorrir [sorrir], e talvez cantar para ela um cântico alegre sobre Jesus.

Perdido e Achado!

Lição 5 Primários 2 de novembro de 2013

VERSO PARA DECORAR “Sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma.” Deuteronômio 10:12.

Resumo da Lição

Quando os pais de Jesus iam cada ano a Jerusalém por ocasião da Páscoa, Jesus fi cava em casa. Mas quando Jesus fez 12 anos de idade, foi com eles à Festa da Páscoa. Depois da comemoração, todos começaram a voltar para casa, menos Jesus, que fi cou para trás, no templo. Maria e José viajaram durante um dia inteiro antes de perceberem que Ele estava ausente. Voltaram para Jerusalém à procura dEle. Depois de três dias, O encontram entre os professores do templo. Jesus perguntou aos pais por que O estavam procurando. Eles não sabiam que Ele tinha que estar na casa de Seu Pai? Jesus obedientemente voltou para casa com Seus pais e os ajudou ali. Esta lição fala sobre serviço. Deus deseja que Lhe sirvamos humildemente onde nos encontramos – o lugar que fi ca mais próximo de nós. Ele nos coloca ali para um propósito específi co. Não precisamos procurar um lugar para fazer grandes coisas para Deus. Crianças podem servir no lar, na escola, na comunidade enquanto ajudam outras pessoas.

Decoração da Sala

Fazer uma grande faixa de papel ou cartaz com os dizeres: “Sirvam uns aos outros mediante o amor” (Gl 5:13). Expor gravuras que mostrem crianças servindo a Deus ao ajudar pessoas no lar e fora dele. Podem ser acrescentadas gravuras de Jesus no templo como menino, Jesus ajudando na carpintaria de José, e/ou ajudando a mãe no lar; João Batista preparando o caminho para o ministério de Jesus, e a ajuda de Jesus no casamento em Caná.

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Palavras: Ações: Jerusalém erguer as mãos templo colocar o dedo nos lábios procuraram, procurado olhar em volta Jesus estava emocionado! Ele Se movia de um lado para outro através da estrada poeirenta, rindo com seus primos, amigos e vizinhos. O barulho e a alegria dos viajantes enchiam a estrada. Todos estavam indo em direção a Jerusalém [erguer as mãos] para celebrar a Páscoa. Jesus olhava fixamente em volta com olhos brilhantes. Ele havia esperado longo tempo para fazer essa viagem! Desde que era bebê era Sua primeira viagem a Jerusalém [erguer as mãos]. Quando o grupo de Nazaré se aproximou da cidade, começou a cantar um antigo e muito apreciado cântico: “Alegrei-me quando me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor.’ Nossos pés já se encontram dentro de tuas portas, ó Jerusalém!”[erguer as mãos] Salmo 122:1. De repente, os viajantes viram a cidade a distância. Um grande grito de alegria se levantou da multidão. No horizonte da cidade, Jesus avistou o alto do templo [colocar o dedo nos lábios], todo de mármore branco e ouro resplandecente. Então, esse era o edifício de que tanto ouvira falar! Estava ansioso por explorá-lo! Quando José e Maria finalmente levaram Jesus ao templo [colocar o dedo nos lábios], Ele viu os sacerdotes oferecendo sacrifícios pelos pecados do povo. Jesus ficou silencioso e pensativo enquanto observava ao redor. Seus pais O haviam ensinado cuidadosamente sobre essas coisas. Então, Ele estava vendo com os próprios olhos o que estava acontecendo. No último dia da Páscoa, Jesus percebeu que um dia Ele seria o Cordeiro da Páscoa. Enquanto isso, Maria e José se aprontaram para voltar para Nazaré. Envolvidos novamente com seus amigos, não perceberam que Jesus não estava com eles. O grupo de Nazaré se espalhou ao longo da estrada. Maria caminhava com as mulheres; José seguia logo atrás com o grupo de homens. As crianças corriam para frente e para trás entre os dois grupos. À tardinha, na hora de montar o acampamento, Maria perguntou a José: – Onde está Jesus? – Não vi Jesus – replicou José. – Pensei que Ele estivesse com você. A princípio, calmos, mas depois mais nervosos, chamaram e procuraram [olhar em volta] entre amigos e parentes. O último lugar que alguém se lembrava de ter visto Jesus era em Jerusalém [erguer as mãos]. Na manhã seguinte, Maria e José voltaram a Jerusalém [erguer as mãos] à procura [olhar em volta] de seu Filho. Procuraram [olhar em volta] nas praças do mercado e nas ruas da cidade. Procuraram [olhar em volta] durante todo o dia e durante toda a noite. No dia seguinte, em desespero, foram ao templo [colocar o dedo nos lábios] e procuraram [olhar em volta] ao redor de todas as colunas e pórticos de mármore. Por fim, ouviram a voz de Jesus. Seguindo a voz, O encontraram, sentado junto aos professores, ouvindo e fazendo perguntas. – Filho! – exclamou Maria, correndo ao Seu encontro. – Por que Você fez isso? Seu pai e eu ficamos terrivelmente preocupados! Nós O procuramos por toda parte! Jesus olhou para Seus pais com surpresa. – Por que estiveram procurando por Mim? – perguntou Ele. – Não sabiam que Eu precisava estar na casa de Meu Pai? Jesus demonstrou que Ele sabia quem era Seu verdadeiro Pai. Sentia-Se confortável no templo [colocar o dedo nos lábios] por ser ali a casa de Seu Pai celestial. Sentia-se feliz por servir a Deus naquele local. Jesus obedientemente retornou para Nazaré com Maria e José. Deus desejava que Ele continuasse a servir no lar e na carpintaria de José durante mais algum tempo. Como Jesus, podemos servir no lar, na escola e na igreja. Podemos servir a Deus onde quer que estejamos.

Analisando

Como os viajantes se sentiam em sua caminhada para Jerusalém? (Emocionados, alegres.) Por que essa viagem para a Festa da Páscoa era tão emocionante para as pessoas? (Para os judeus era a festa mais importante do ano.) Para vocês, qual é a festa mais importante? Por quê? Como vocês acham que Jesus Se sentiu quando finalmente chegou ao templo? Por que Jesus Se demorou no templo? (Ele Se sentia no lar na casa de Seu Pai. Ele desejava servir ali; desejava pensar acerca do significado do sacrifício do Cordeiro, etc.) Jesus foi desobediente a Seus pais terrestres? (Não; os pais O tinham perdido de vista.) O que Jesus fez quando Maria e José Lhe pediram que fosse para casa com eles? (Ele foi. Jesus ainda precisava servir no lar; e Ele o fazia alegremente.) Vocês ajudam alegremente no lar? Lembrem-se da mensagem de hoje. Vamos dizê-la juntos: SERVIMOS A DEUS ONDE QUER QUE ESTEJAMOS.

Aplicação da Lição

Família Feliz

Dividir a classe em grupos. Pedir que cada grupo encene, por meio de mímicas, algumas situações em que podem servir no lar, na escola, etc.

Analisando

Ler em voz alta Lucas 2:52. Dar tempo para respostas. O que aconteceu quando Jesus retornou à cidade de Nazaré para servir a Sua família? O que podemos aprender a respeito disso? Vamos dizer juntos a mensagem de hoje: SERVIMOS A DEUS ONDE QUER QUE ESTEJAMOS.

Partilhando a Lição

Servindo com Alegria Ler em voz alta Deuteronômio 10:12. Vamos fazer um crachá de serviço feliz para nos lembrarmos de servir com alegria durante a semana. Com antecedência, preparar um crachá. Desenhar um círculo de 10 cm de diâmetro no papel colorido e colar um cordão. Distribuir os crachás e pedir que cada criança desenhe no centro do círculo um rosto feliz. Em torno do círculo, ajudar as crianças a escrever: “Eu servirei onde quer que estiver.” Pedir que a criança coloque o crachá. Analisando O que vocês dirão a alguém que perguntar acerca do crachá que estão usando? Dar tempo para respostas. Lembrar às crianças: Sempre há alegria em servir a Deus. Vamos dizer juntos a mensagem de hoje: SERVIMOS A DEUS ONDE QUER QUE ESTEJAMOS.

Sendo uma Bênção

Lição 5 dos Juvenis 2 de novembro de 2013

Versos Para Memorizar “Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.” Lucas 2:52. “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos.” Marcos 10:45.

Resumo da Lição

Jesus cresceu na cidade de Nazaré e Sua vida, mesmo na mais tenra idade, foi uma bênção para todos os que viviam naquela cidade. Em interessante comentário sobre a infância de Jesus, Ellen White declara que até mesmo a vida dos animais da floresta e dos animais de carga era mais feliz em Nazaré porque Jesus estava ali. Esta lição fala sobre serviço. Se Jesus tornou melhor até a vida dos jumentos e esquilos, quanto melhor não tornaria a vida das pessoas de Sua cidade! Usando Seu exemplo, considere quantas coisas maravilhosas podemos fazer para servir a outros enquanto ainda somos jovens. Não precisamos esperar para realizar grandes coisas!

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

Dividir o quadro em duas partes. Um de cada vez, gostaria que vocês mencionassem palavras que representam ocupações geralmente consideradas de um servo. À medida que os alunos forem falando, escrever no quadro: garçom, cozinheira, arrumadeira, enfermeira, diarista, assistente, atendente, etc. Agora, vocês devem mencionar palavras que caracterizam o servo de Deus (humilde, manso, amável, bondoso). Vocês gostariam de ter um servo com essas qualidades para servi-los? Hoje, vamos estudar sobre as maneiras através das quais Jesus serviu a outras pessoas quando Ele era da idade de vocês. COMO JESUS, EM QUALQUER IDADE, PODEMOS SERVIR AOS OUTROS.

Vivenciando a História

Pedir que os alunos leiam juntos em voz alta Lucas 2:51, 52. Depois, distribuir cópias do texto “Em Criança”, com trechos do livro O Desejado de Todas as Nações sobre a idade juvenil e jovem de Jesus. Designar partes a diferentes alunos. Após cada uma das leituras, fazer as seguintes perguntas: Após a leitura 1: Como o lugar em que Jesus viveu poderia ter facilitado servir aos outros? Como poderia ter dificultado? Após a leitura 2: O que vocês acham que as “mãos cheias de boa vontade” de Jesus encontraram para fazer de modo a servir aos outros? Que tipo de coisas as “mãos cheias de boa vontade” de vocês podem encontrar para fazer diariamente no lar, na escola, ou no trabalho? O que vocês imaginam que a expressão “abnegada cortesia” significava na vida diária de Jesus? O que ela pode significar na vida de vocês? Após a leitura 3: O que pode a vida das plantas e dos animais ensinar a vocês quanto a maneiras de beneficiar os outros? Após a leitura 4: Que responsabilidades da vida doméstica vocês assumem? O que um “servo voluntário” e um “filho amorável e obediente” têm em comum? Alguma dessas expressões se aplica a vocês? Após leitura 5: Como vocês podem encontrar verdadeira glória e alegria da vida e tornar-se membros úteis da sociedade? Após a leitura 6: De que forma Jesus foi um ajudante? Vocês alguma vez já pensaram em cantar como forma de servir aos outros? De que maneira isso poderia acontecer? Como vocês poderiam servir a outros cantando? Se alguém não souber cantar, de que outras maneiras poderia levar alegria a um ambiente enfadonho ou sombrio? Após a leitura 7: Para que classe de pessoas e/ou animais vocês podem ser de alguma ajuda? Após a leitura 8: Vamos procurar e ler juntos em voz alta, Isaías 42:1: “Eis o Meu servo, a quem sustento, o Meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nEle o meu Espírito, e Ele trará justiça às nações” Imaginem só! Vocês podem reivindicar essas palavras de Deus para si mesmos. COMO JESUS, EM QUALQUER IDADE, PODEMOS SERVIR AOS OUTROS.

Explorando o Texto Bíblico Escrever no quadro onde todos possam ver as quatro características das pessoas que servem, mencionadas abaixo, e a lista de textos bíblicos que acompanha cada uma. 1. Doar (2 Coríntios 8:2-4; 9:7; 2 Timóteo 1:16-18; 1 Pedro 5:2) 2. Perdoar (Mateus 5:23, 24; 18:21, 22) 3. Esquecer (Mateus 7:1-5; 1 Coríntios 13:5; Filipenses 3:13, 14) 4. Pacificar (Provérbios 15:1, 18; Romanos 12:18; 14:19) O que exatamente é um servo? Vamos procurar e ler os textos listados. Então, vocês escreverão algumas definições. Permitir que os alunos trabalhem em pequenos grupos, individualmente, ou todos juntos, dependendo do tamanho da classe. Quando estiverem prontos, debater o que encontraram e completar a lista no quadro com as definições (que poderão ser algo mais ou menos assim): 1. Os servos, pessoas que servem, dão de si mesmos a Deus e aos outros. Eles dão voluntariamente. 2. As pessoas que servem perdoam aos outros porque Deus lhes perdoou. 3. As pessoas que servem recusam deixar-se abalar com problemas e ressentimentos insignificantes do passado. 4. As pessoas que servem procuram restituir a paz e animar uns aos outros. Elas aceitam os outros, são tolerantes e positivas. Como Jesus, quando jovem, refletiu as características de alguém que está sempre pronto a servir? Como vocês podem refleti-las? O que aconteceria a sua família se vocês refletissem essas características em seu lar? Qual é nossa mensagem central de hoje? COMO JESUS, EM QUALQUER IDADE, PODEMOS SERVIR AOS OUTROS.

Aplicação da Lição

Nenhuma Glória

Montar o cenário. Pedir que as duas alunas escolhidas na semana anterior apresentem a encenação. Analisando O que Glória quis dizer quando afirmou que não há glória nenhuma em servir? Vocês concordam com a afirmação dela? Por quê? Como as ações das garotas demonstraram que estavam prontas para servir? Seria realmente boa vontade em servir quando alguém faz a outro aquilo que lhe pode ser retribuído? O que a encenação mostrou a respeito de ter um coração pronto a servir? Em que aspectos as pessoas nessa encenação agiram de maneira semelhante ou diferente do que Jesus agiria como jovem? Vocês acham que Ele servia apenas às pessoas que apreciavam o que Ele fazia? Como vocês se assemelham ou são diferentes das pessoas na encenação? Como o Verso Para Memorizar e nossa mensagem central se relacionam com a encenação? COMO JESUS, EM QUALQUER IDADE, PODEMOS SERVIR AOS OUTROS.

Partilhando a Lição

Sendo uma Bênção Para servir é preciso ter atitude e disposição serviçal. Considerando a atitude serviçal de Jesus como jovem, há alguma coisa que vocês poderiam decidir e permitir que Ele os ajude a mudar quanto à sua atitude no que se refere a servir a outros? Tomem um momento para pensar e escrever no cartão que estão recebendo qual é a atitude para a qual precisam da ajuda dEle para mudar. Escrevam também pelo menos três maneiras em que podem e decidem ser uma bênção a outros durante a semana. Analisando Quem está disposto a partilhar o que escreveu? (Incentivar os alunos a partilhar, mas não forçar ninguém.) Levem para casa o cartão e o coloquem onde possam ver com frequência para se lembrarem de executar seus planos de servir. Orem durante a semana pedindo a Deus oportunidades de ser uma bênção a outros e para terem a atitude serviçal de Jesus. Lembrem-se de que COMO JESUS, EM QUALQUER IDADE, PODEMOS SERVIR AOS OUTROS.

O Traidor

Lição 5 dos Adolescentes 2 de novembro de 2013

I. SINOPSE Nesta lição aprenderemos a respeito do sacrifício de Cristo e o dom da salvação. Descobriremos que, para nos submetermos verdadeiramente a Deus, devemos nos humilhar, assim como Jesus Se humilhou. Aprenderemos que, na Última Ceia, Jesus instituiu uma cerimônia para ser realizada em memória de Seu sacrifício por nós. Para aceitarmos plenamente a morte de Cristo, devemos submeter nossa vida à Sua vontade e obedecer-Lhe humildemente. Judas não se submeteu à vontade do Mestre. Amava o dinheiro e era também muito orgulhoso. Traiu Jesus, mesmo sendo tão amado por Ele. Jesus teria salvado Judas se ele tivesse submetido sua vida a Ele. Judas, porém, não aceitou submeter-se à vontade de um Messias tão humilde. Desejava um guerreiro poderoso. Ao estudarmos as cenas da Última Ceia, devemos pedir que Deus purifi que nosso coração. Tiago 4:6 (NTLH) diz: “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.” Explique para os alunos o signifi cado de humildade e de que maneira a humildade nos torna conscientes de nossa fraqueza e necessidade da graça de Deus. Uma pessoa humilde é aquela que está disposta a aprender com os outros e sabe que sempre há o que melhorar. O objetivo da lição desta semana é apresentar aos alunos a experiência de Judas e ajudá-los a aprender com os erros desse ex-discípulo para que não cometam os mesmos equívocos mais tarde. Ajude os alunos a entender que a necessidade da graça de Cristo em nossa vida deve nos tornar humildes diante de Deus e do próximo.

Ilustração

Conte esta ilustração em suas próprias palavras: Plutarco, um biógrafo famoso, contou que certa vez César, o imperador romano, ao cruzar os Alpes juntamente com seu grupo de oficiais, encontrou uma pequena vila nativa praticamente abandonada. Parecia ser um lugar muito triste. Os oficiais riram entre si e disseram em tom irônico: – Com certeza aqui também encontraremos pessoas usando o próximo para se beneficiar, fazendo qualquer coisa para conseguir o primeiro lugar e homens importantes brigando pelo poder. César respondeu com profunda seriedade: – Preferiria ser o primeiro homem dessa vila do que o segundo de Roma.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Comente com os alunos em suas próprias palavras: Em Marcos 9:35, Jesus afirmou: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos.” Em nossa sociedade moderna, é muito fácil esquecer o que Cristo fez por nós e nos envolvermos com um mundo que está longe do reino de Deus. Ao refletirmos sobre o sacrifício de Jesus, somos levados a nos humilhar diante de Deus e submeter nossa vida completamente a Ele. Não é fácil submeternos à vontade divina por uma série de razões (orgulho, amor ao mundo, desejo de fazer as coisas à própria maneira, etc.). A Última Ceia nos traz à lembrança a morte de Cristo e o sacrifício que fez em nosso lugar. Porém, a história de Judas nos lembra o que acontece quando escolhemos nos distanciar do Mestre.

Aplicando a História (Para Professores)

Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles. O que Jesus quis dizer com as seguintes palavras: “Eu lhes digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de Meu Pai” (Mateus 26:29)? Em sua opinião, o que levou Judas a trair Jesus? Será que Jesus alguma vez foi realmente seu Mestre? De que maneira Judas apresentava um coração mesquinho? O que você acha que se passou na mente de Cristo ao saber que estava jantando com alguém que em breve O trairia? O que impediu Judas de submeter-se verdadeiramente ao Mestre? Será que há coisas que podem nos impedir de agirmos com humildade? Se sim, quais? Será que para cada pessoa há coisas diferentes? Explique. Utilize as passagens a seguir como fontes alternativas relacionadas à lição desta semana: Salmo 147:6; Provérbios 22:4; Gálatas 6:14.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. Havia chegado a Páscoa e por isso Jesus instruiu os discípulos a prepararem um jantar especial. A Páscoa é uma das festas judaicas mais antigas e ainda hoje é comemorada pelo povo judeu no mundo inteiro. O povo judeu comemora a Páscoa durante a primavera e a consideram um dia sagrado. As origens dessa cerimônia encontramse no livro de Êxodo. “Nessa noite Eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primeiros filhos, tanto das pessoas como dos animais. E castigarei todos os deuses do Egito. Eu Sou o Senhor. O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, Eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga. Comemorem esse dia como festa religiosa para lembrar que Eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre.” Êxodo 12:12-14, NTLH. Os israelitas que viveram na época do Êxodo receberam a ordem divina de sacrificar um cordeiro sem defeito e assá-lo sem quebrar nenhum de seus ossos. Em seguida, deveriam passar o sangue do cordeiro nos batentes das portas de entrada da casa. Isso os protegeria do Anjo da Morte, que mataria o primogênito da casa, caso os batentes não estivessem manchados com o sangue do cordeiro. Essa era a primeira etapa do plano de Deus para retirar o povo do Egito e da escravidão que os afligiu por tantos anos. O mais impressionante a respeito dessa história é que os primogênitos foram salvos pelo sangue colocado nas portas. Ao passar pelas casas e ver o sangue, o Anjo da Morte não fez mal nenhum ao filho mais velho da família. Tratava-se de um símbolo poderoso da salvação pela fé no sangue de Cristo. A família que obedeceu à ordem divina foi protegida pelo sangue do cordeiro. Claro que o sangue de um animal não tinha poder para salvá-los, mas simbolizava o sangue de Jesus que seria derramado pela humanidade. Essa é a razão de séculos mais tarde o apóstolo Paulo ter escrito: “Porque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício.” 1 Coríntios 5:7, NTLH. A comemoração da Páscoa judaica oferece-nos um tipo, um símbolo do plano da salvação. No momento em que o mundo enfrentar o julgamento final de Deus, aqueles que estiverem cobertos pelo sangue do Cordeiro, e que pela fé reivindicam a salvação encontrada em Jesus, serão salvos.

Resumo

Compartilhe os seguintes pensamentos com as suas próprias palavras: Jesus foi o exemplo perfeito de humildade e graça. Muitas pessoas tendem a considerá- Lo um Deus poderoso e arrogante, mas, na realidade, ao vir a este mundo, tomou sobre Si 28 a forma de servo. Muitas vezes nos esforçamos para alcançar o primeiro lugar. Almejamos a glória e as honras. No entanto, essa atitude é muito diferente da atitude demonstrada por Jesus. Marcos 9:35 diz: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos.” Devemos nos achegar a Cristo com espírito de humildade e dispostos a submetermos nossa vida à Sua vontade. Devemos pedir a ajuda do Espírito Santo para vencermos o orgulho que habita em nosso coração. Cristo morreu por nós. Sacrificou-se em nosso lugar.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Dicas Importantes

Procure tornar a lição o mais relevante possível para os alunos. Uma maneira de fazer isso é ressaltar as lições espirituais que podem ser colocadas em prática no cotidiano dos alunos. Pergunte o que significa estar protegido pelo “sangue no batente das portas” hoje. De que maneira podemos estar protegidos pelo sangue? Pense em quais mudanças os alunos precisam fazer como resultado do que acabaram de aprender. Tente tornar a lição prática. Pergunte-se: Será que os alunos serão influenciados pelo que acabaram de aprender? De que maneira poderão fazer as mudanças necessárias em casa? Programe uma visita a uma sinagoga local (se houver uma em sua região). Com antecedência, faça os contatos necessários e, se possível, peça ao rabino responsável para explicar à classe o que significa a Páscoa para os judeus. Lembre os alunos sobre o plano de leitura, em que eles estudarão, na série O Grande Conflito, o comentário inspirado da Bíblia. A leitura correspondente a esta lição é O Desejado de Todas as Nações, capítulos 72 e 73. Ao aceitar Sua morte expiatória, achegue-se a Ele em humildade e aceite o dom da salvação que Ele lhe oferece.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Vivendo Para Servir

Lição 4 dos Adolescentes 26 de outubro de 2013

PREPARANDO-SE PARA ENSINAR

I. SINOPSE O ato de servir geralmente é visto como um dever desagradável, uma obrigação ou um castigo. No entanto, Jesus ensinou que servir deve ser o estilo de vida do cristão. Servir ao próximo não se trata de uma ideia teológica, mas algo que o Espírito Santo coloca no coração humano, quer o indivíduo seja cristão ou não. Ellen White afi rmou que haverá muitas pessoas no Céu que nunca abriram a Bíblia ou souberam da existência de Deus, mas que seguiram os ditames da consciência e ajudaram as pessoas que estavam em necessidade. Jesus ensinou os discípulos sobre a importância de servir ao próximo de uma maneira muito objetiva. Na ocasião, não havia nenhum servo presente para lavar os pés de Jesus e de Seus discípulos. O coração dos discípulos estava cheio de orgulho para se rebaixar à posição de servo, por isso Jesus Se prontifi cou, lavando os pés sujos e empoeirados de todos eles. Naquele momento, Jesus demonstrou a importância do serviço. Através desse ato também ensinou que a ideia de importância social que tinham não condizia com os princípios de Seu Reino. Jesus também contou a parábola das ovelhas e das cabras. As pessoas que fi zerem parte do Reino de Deus e forem salvas serão aquelas que alimentaram, vestiram e confortaram “o menor dos Meus irmãos”. O ato de servir não se trata apenas de levantar fundos para causas sociais, mas também requer que coloquemos a “mão na massa” e ajudemos as pessoas socialmente marginalizadas, desprezadas e rejeitadas. A condição de nosso coração não pode ser medida por aquilo que falamos ou por nossa crença teológica, mas pelas nossas ações. Como temos tratado as pessoas à nossa volta? Quando vemos pessoas em necessidade, tentamos ajudá-las?

Ilustração

Conte esta ilustração em suas próprias palavras: Durante a Revolução Americana, um pequeno grupo de soldados trabalhava no reparo de uma trincheira. O trabalho era árduo, a coluna doía por ter que suportar tanto peso e o comandante não parava de gritar ordens a alguns metros de distância com os braços cruzados sobre o peito. Não era um trabalho grande, mas muito difícil de ser realizado por apenas alguns homens. O comandante estava cada vez mais irritado. Gritava para que trabalhassem depressa e não dessem importância para a dor que sentiam nas costas. Passando por ali a cavalo e vestindo roupas civis, um homem parou para observar a cena. Dirigiu-se ao comandante e fitou-o em silêncio por alguns minutos. – Por que você não os ajuda? – o homem perguntou. – Senhor, sou um oficial militar! – o comandante respondeu rispidamente, irritado com a pergunta. O homem balançou os ombros, desceu do cavalo e começou a ajudar os soldados. Trabalhou, sujou as roupas e forçou a coluna, assim como os outros. Após longas horas, o trabalho finalmente foi concluído. O homem limpou o rosto e as mãos e montou no cavalo. – Senhor oficial – disse –, da próxima vez que tiver que fazer um trabalho como esse e não tiver homens suficientes para realizá-lo, procure o comandante-chefe e virei ajudar. Aquele homem nada mais era do que George Washington.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. A sociedade na Judeia antiga era altamente estratificada. As pessoas nasciam numa certa posição social e havia pouco a fazer para mudar de situação. Os meninos aprendiam o ofício do pai e as meninas aprendiam a cuidar da casa. Se os pais fossem ricos e respeitados, os filhos também seriam. Por outro lado, se os pais fossem pobres e marginalizados pela sociedade, os filhos também herdariam a pobreza e a má reputação dos pais. Raramente as pessoas casavam com parceiros de outra posição social, pois os casamentos eram arranjados e decididos pelas famílias, que se preocupavam muito com propriedades, riquezas e relações comerciais. A atração física não importava. Se a pessoa nascesse pobre, carregaria essa condição social até a morte. Se fosse servo, não havia nenhuma esperança de ser outra coisa. Iria se casar com outro servo e os filhos seriam servos também. Os servos eram os responsáveis pelos trabalhos mais humildes da sociedade. Lidavam com a sujeira e a imundice. Lavavam os pés malcheirosos dos patrões usando uma bacia d’água e as mãos para remover a sujeira. Ninguém queria ser um servo. Jamais! As pessoas respeitadas pela sociedade agiam de acordo com a reputação que carregavam. Associavam- se com pessoas da mesma posição social e sempre tentavam impressionar os outros. Ninguém queria ser confundido com alguém pertencente a uma classe social inferior à que pertenciam. Isso era considerado um insulto. Algo totalmente humilhante. Por isso, a lição de Jesus foi tão radical. Jesus ensinou que a posição social não tem o menor valor no Reino de Deus. Aos olhos do Pai, somos todos iguais. Jesus ensinou que servir é o aspecto mais importante da vida! Isso quebrou todos os paradigmas da época. Jesus mostrou às pessoas comuns que elas tinham valor fora da estrutura social. As pessoas fariam parte de Seu reino de acordo com a habilidade de servir ao próximo, não devido à procedência ou à popularidade. De acordo com Jesus, a família, o nível social ou as riquezas que a pessoa possui não têm o menor valor para o Pai. Na verdade, de acordo com alguns estudiosos, Jesus escolheu os alunos que foram rejeitados pelas escolas dos rabinos. Escolheu pescadores que não foram aceitos pelo sistema escolar da época e tiveram que aprender o ofício dos pais. Jesus repreendeu os ricos arrogantes por sua hipocrisia e por abusar dos pobres. Jesus realmente foi radical.

O Pacificador

Lição 4 dos Juvenis 26 de outubro de 2013

Verso Para Memorizar “O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.” Tiago 3:18.

Resumo da Lição

Depois de Absalão ter sido derrotado, as tribos de Israel ficaram confusas quanto a quem dedicar sua lealdade – a Absalão que agora estava morto, ou a Davi. Assim, Davi reconciliou consigo o povo e nomeou Amasa como responsável pelo exército em lugar de Joabe. Nada poderia ser feito até que a paz fosse restaurada. Esta lição fala sobre comunidade. Os atos de Davi nos ensinam como uma comunidade cristã lida com os desacordos. Assim como Davi procurou reconciliação e paz para Israel e Judá, podemos hoje procurar a reconciliação entre todos no lar, na igreja e na comunidade cristã.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

Com antecedência, escrever no quadro em letras grandes as seguintes palavras: ódio, egoísmo, orgulho, indelicadeza, desonestidade, hipocrisia. Iniciar a introdução ao estudo da lição da semana, pedindo que um voluntário que possua a Bíblia na Nova Tradução na Linguagem de Hoje ou na Nova Versão Internacional leia em voz alta o Salmo 32:1. (“Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados Ele apaga!” ou “Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!”) Nessas duas versões, o perdão é comparado a um apagador, ou a um quadro limpo. Depois de ouvir a leitura do texto, o professor deverá apagar da melhor maneira possível todas as palavras que estavam escritas no quadro, enquanto explica que o perdão de Deus remove nossos pecados tão completamente quanto (ou melhor ainda do que) foi possível apagar as palavras do quadro.

O que essa ilustração do perdão de Deus nos diz a respeito da espécie de perdão que devemos demonstrar às pessoas em nossa comunidade cristã (bem como aos de fora) com quem temos tido desentendimentos? Como esta espécie de perdão ajuda a restaurar a amizade e a harmonia? Vamos repetir juntos o Verso Para Memorizar, em Tiago 3:18. Lembrem-se de que RESOLVER PACIFICAMENTE OS PROBLEMAS EM NOSSA COMUNIDADE É PARTE DO PROPÓSITO DE DEUS PARA NÓS.

Vivenciando a História

Pedir que os alunos se revezem na leitura em voz alta de 2 Samuel 19. Imaginem que vocês são repórteres para a Folha da Tarde da cidade de Jerusalém. O rei Davi acabara de derrotar Absalão e enviara uma mensagem a Zadoque e Abiatar, os sacerdotes, para que verificassem como ele poderia se reconciliar com os anciãos de Judá. Então, escrevam um artigo para a primeira página do jornal fazendo a cobertura da contenda entre o povo. Incluam o que Davi fez para pôr fim à contenda, reconciliar-se com o povo e promover a paz. Dar tempo suficiente para todos escreverem alguma coisa. Quem gostaria de partilhar com a classe o que escreveu? O que Davi fez para pôr fim à contenda? Que diferença isso causou? Como isso se assemelha ou é diferente (1) do que acontece em nossa própria igreja, (2) de como somos afetados pelo desacordo ou contenda? (3) como lidamos com essas diferenças?

Explorando o Texto Bíblico

Escrever no quadro a tarefa abaixo para grupos de três ou quatro alunos completarem: Você se encontra no centro de um forte desentendimento entre dois de seus melhores amigos. Por causa da maneira agressiva com que Carlos joga basquete, ele feriu um dos olhos de Paulo. Carlos pediu perdão, mas Paulo recusa até mesmo conversar com ele. Qual dos textos bíblicos abaixo pode ajudá-lo na tentativa de persuadir Paulo a perdoar Carlos? 1. Mateus 6:9-15; 2. Mateus 18:21-35; 3. Marcos 11:22-25; 4. Lucas 6:37; 5. Lucas 11:1-4; 6. Lucas 17:3, 4; 7. 2 Coríntios 2:5-8; 8. Colossenses 3:12-14 Depois que os grupos tiverem tido tempo para preparar sua resposta, pedir que um voluntário de cada grupo apresente aos demais colegas da classe o que seu grupo decidiu. O que vocês aprenderam com essa atividade? Quando seria justificável não perdoar? Sabemos que RESOLVER PACIFICAMENTE OS PROBLEMAS EM NOSSA COMUNIDADE É PARTE DO PROPÓSITO DE DEUS PARA NÓS.

Batalha Silenciosa

Lição 4 dos Primários  26 de outubro de 2013

VERSO PARA DECORAR “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” Salmo 133:1.

Resumo da Lição

Deus confiou a Josué instruções exatas sobre como conquistar Jericó. Liderados por sete sacerdotes tocando trombetas de chifre de carneiro e levando a arca, o exército de Israel marchou em volta de Jericó uma vez por dia durante sete dias. No sétimo dia, marcharam em volta da cidade sete vezes e, depois do toque de trombeta, gritaram alto. Juntos, seguiam as instruções, e os muros de Jericó desabaram. Deus entregou Jericó nas mãos deles. Esta lição fala sobre comunidade. Quando o povo de Deus trabalha junto e obedece às Suas instruções, Ele abençoa os esforços unidos. A vitória é do Senhor, mas a comunidade tem uma parte a desempenhar ao trabalhar unida.

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Personagens: Josué, sete sacerdotes tocando trombetas, quatro sacerdotes transportando a arca do concerto, soldados. (Grupo pequeno: Todos tocam trombetas, marcham, gritam.)

Montagem do cenário: Com antecedência, providenciar réguas ou varas para servirem de espadas; enrolar o papel sulfite em forma de cone para representar as trombetas; providenciar uma caixa de papelão pintada de dourado para representar a arca; desenhar pedras na faixa de papel para ser o muro. (O muro cai ao som das trombetas.) Vestir as crianças com roupas dos tempos bíblicos e envolvê-las interativamente na história bíblica. [Chamar Josué para ficar em pé no centro da sala.]

“Marchem em volta de Jericó”, Deus dissera a Josué, o líder de Israel. Hoje é o dia que vocês devem começar a marchar. Assim, todos da comunidade de Israel levantaram cedinho. – Venham aqui quatro sacerdotes para levar a arca do concerto – chamou Josué. Rápida e cuidadosamente os sacerdotes obedeceram. [Prontamente os sacerdotes se posicionam ao lado de Josué.] – Sete sacerdotes com trombetas – Josué chama novamente. – Fiquem em frente à arca. [Prontamente os sacerdotes se posicionam em frente à arca.] – Um grupo de soldados armados se posicione na frente dos sacerdotes e da arca – novamente pediu Josué. [Alguns soldados armados tomam seus lugares à frente da fila.] – O restante do exército segue a arca. [Os demais soldados armados se posicionam atrás dos sacerdotes com a arca.] Josué explica, então, que todos começarão a marchar quando os sacerdotes soprarem as trombetas. Eles, porém, não devem dar um grito de guerra nem levantar a voz. Um grito de guerra significava lutar contra o inimigo. Por que Josué não deixou Israel soar o grito de guerra? Porque todos deveriam confiar apenas em Deus. – Não digam nenhuma palavra até o dia que eu disser que vocês podem gritar – Josué relembrou. Eles apenas concordaram silenciosamente com a cabeça. Então, o longo desfile marchou em frente. Os soldados armados abriam caminho. Atrás deles, vinham os sete sacerdotes tocando as trombetas de chifres de carneiro. Depois, vinham os sacerdotes transportando a arca do concerto, seguida pelos demais. [Instruir os “israelitas” a marchar em volta da sala uma vez enquanto é narrado o seguinte:] Quando os israelitas se aproximaram de Jericó, viram que os portões da cidade estavam fortemente fechados. Sabiam que o povo de Jericó estava observando. Olhavam das janelas no alto das muralhas. Quando os sacerdotes pararam de tocar as trombetas durante uns poucos minutos [sacerdotes seguram as trombetas ao lado do corpo], o único som que se ouvia era o som de milhares de pés. O desfile dos israelitas deu toda a volta em torno de Jericó. Depois, os silenciosos israelitas marcharam de volta ao acampamento. No dia seguinte, o mesmo desfile partiu do acampamento israelita e marchou em direção a Jericó. [O desfile começa novamente.] Marcharam em torno de Jericó. Primeiro, os soldados. Depois, sete sacerdotes tocando trombetas. A seguir, os sacerdotes transportando a arca. E finalmente, mais soldados. As trombetas soavam. Os soldados marchavam. Ninguém falava. Cada soldado sabia que estava ajudando, apenas marchando e não dizendo nenhuma palavra. De novo, o desfile circundou a cidade. Novamente marcharam de volta ao acampamento. Que espécie de guerra era aquela? O povo de Jericó não sabia. As pessoas começaram a ficar com medo. O mesmo desfile em torno de Jericó aconteceu no terceiro dia. E também no quarto dia. No quinto e no sexto dias, a mesma coisa. Ao nascer do sol do sétimo dia, o longo desfile de soldados e sacerdotes mais uma vez deixou o acampamento israelita. Silenciosamente, partiram em direção a Jericó. As muralhas da grande cidade pareciam mais altas do que antes. O desfile deu mais uma vez a volta em torno da cidade. Dessa vez, porém, não voltou diretamente para o acampamento como fizera nos dias anteriores. Em vez disso, os soldados e sacerdotes deram uma segunda volta ao redor da cidade. Depois, marcharam pela terceira vez em volta da cidade. [Os “israelitas” marcham continuadamente em volta do muro enquanto a história é narrada.] Marcharam sete vezes em volta da cidade. Ninguém falava, ninguém gritava. Ninguém saiu do desfile. Todos queriam ajudar ao trabalharem juntos como Josué os orientara. Então, o desfile parou. Os sacerdotes levaram as trombetas aos lábios e sopraram fortemente. – Gritem – ordenou Josué. O Senhor lhes tem dado a cidade! [Incentivar “Josué” e seus soldados a gritar.] Os soldados dobraram a cabeça para trás e gritaram com todas as forças. Então, o que era completamente inesperado, absoluta e positivamente impossível, aconteceu. Com um estrondo ensurdecedor, os muros de Jericó se partiram e vieram abaixo. Os israelitas apressadamente entraram em Jericó e tomaram a cidade. Deus havia entregue Jericó às mãos de Israel. A vitória era de Deus. Mas os israelitas fizeram a sua parte. Tinham trabalhado juntos, enquanto Josué os instruía.

Liberto da Prisão

Lição 4 Jardim da Infância 26 de outubro de 2013

VErso PArA DECOrAr “A igreja continuava a orar […] por ele.” Atos 12:5, NTLH.

Resumo da Lição

Pedro foi preso por ensinar sobre Jesus. Seus amigos oraram por ele. Deus ouviu as orações e enviou um anjo para libertá-lo da prisão de modo maravilhoso. Quando ele se encontrou com seus amigos, eles se surpreenderam e fi caram felizes. Eles oraram novamente para agradecer a Deus porque havia trazido Pedro de volta. Esta lição fala sobre comunidade. Os amigos de Pedro se preocuparam com ele. Eles oraram juntos pela segurança dele. Quando oramos pelos outros, mostramos que nos preocupamos com eles. As pessoas na família de Deus oram umas pelas outras.

Decoração da Sala

Acrescentar grades de prisão à casa (ver lição 1) ou fazer uma cela separada, usando uma mesa. Fixar tiras de fita-crepe do topo da mesa até o piso, uns cinco centímetros distante uma da outra e acrescentar um anjo. Ou colocar um formato de janela em uma parede com grades de cartolina na janela e uma cama de enrolar sobre o piso. Um jarro velho e correntes completam a cena.

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Antes de começar a história, deixar as crianças se revezarem. Colocar as correntes em volta dos pulsos delas para que possam sentir quão pesadas são. Dar tempo para respostas. Como vocês se sentem acorrentados? Como se sentiriam se vocês tivessem que usar essas correntes durante o tempo todo, mesmo quando fossem comer ou dormir? Nossa história de hoje é sobre Pedro e a ocasião em que foi lançado em uma prisão e preso com correntes. Vamos encenar a história bíblica de hoje.

Escolher algumas crianças para ser soldados postados junto à prisão, outras para orar pela libertação de Pedro, Pedro, um anjo e Rode (que foi atender à porta da casa). Posicionar os que vão orar dentro ou junto à “casa”. Colocar Pedro em um canto. Manter um anjo em pé junto à prisão (mesa imitando uma cela – ver decoração da sala). Pedir às crianças que ouçam atentamente a história para poder fazer os movimentos certos à medida que a história for sendo relatada. O rei Herodes era um rei mau. Ele queria deixar os judeus felizes. Para que isso acontecesse, ele mataria as pessoas que criam em Jesus. Assim, para que os judeus gostassem dele, o rei Herodes resolveu colocar Pedro na prisão. O rei Herodes gritou aos guardas: – Procurem aquele pregador Pedro e o coloquem na prisão! [Assegurar‑se de que os soldados coloquem Pedro na prisão.] Na prisão, Pedro é acorrentado a dois homens. [Colocar dois soldados ligados a Pedro na prisão, um de cada lado dele.] Soldados estão por todos os lados em volta da prisão. Eles não querem que Pedro fuja! Logo, os amigos de Pedro ouvem a notícia de que Pedro está preso. Eles choram. [Os amigos de Pedro soluçam.] Então, os amigos dele se reúnem em uma casa e decidem orar por ele. Eles oram durante a noite inteira. [Os amigos de Pedro mantêm‑se ajoelhados, como se estivessem orando.] Eles oram, oram e oram. Lá na prisão, de repente, uma luz brilhante aparece na cela de Pedro. [Apontar a luz de uma lanterna sobre o anjo.] Era um anjo! Pedro está dormindo! O anjo toca em Pedro para acordá‑lo. [O anjo faz de conta que acorda Pedro.] O anjo diz: – Levante‑se, Pedro. As correntes caem. Pedro acha que está sonhando. – Coloque suas sandálias – o anjo continua dizendo – e venha comigo. O anjo conduz Pedro pelo meio de todos os soldados. [Fazê‑los sair da “prisão” e ir na direção da casa, deixando os soldados paralisados.] Um grande portão de ferro se abre para eles passarem. Depois disso, o anjo desaparece. Pedro caminha em direção da casa onde ele acha que seus amigos estão. Ele bate à porta. [Pedro chega a casa e encena bater à porta.] Rode, uma serva vai atender. Quando ela ouve a voz de Pedro, fica tão feliz que corre de volta para contar aos outros que Pedro está ali, e se esquece de deixá‑lo entrar. – Pedro está lá fora! – diz ela às pessoas que estão orando na casa. Ninguém acredita nela. Pedro continua batendo. Finalmente, algumas pessoas vão até a porta e veem por si mesmas que Pedro está ali. Agarram Pedro e o levam para dentro. Então, Pedro conta o que Deus fez por ele. Agora, eles mudam sua oração! Louvam a Deus e agradecem por enviar o anjo para levar Pedro de volta para eles. Deus estava com Pedro o tempo todo. Ele também está com vocês durante todo o tempo.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A Cura de um Aleijado

Rol do Berço Lição 1 Outubro

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VERSO PARA DECORAR “Precisamos ajudar [as] pessoas.” 3 João 8, NTLH.

Resumo da Lição]

Um aleijado pediu esmolas a Pedro e João. Eles não tinham dinheiro, mas lhe deram algo melhor. Pelo poder de Jesus, Pedro e João curaram o homem. Ele se levantou, entrou no pátio do templo e louvou a Deus. Esta lição fala sobre comunidade. Deus oferece ajuda e realiza curas através do Seu povo. Nós somos Suas mãos, pés, voz, ouvidos e coração para ministrar aos necessitados em Sua família.

Enriquecimento Para o Professor

“Antes deste incidente, Lucas já fi zera referência a ‘sinais e prodígios’ realizados pelos apóstolos (At 2:43); portanto, esse não deve ter sido o primeiro milagre de Pedro após o Pentecoste. Neste texto, Pedro fala com muita segurança. Diante deste notável incidente, cada cristão deve perguntar a si mesmo: Que tenho eu para dar? Ninguém pode dar o que não recebeu, nem pode dar com sinceridade se o próprio coração não for generoso. Ninguém pode dar de Cristo se não possuir Cristo. Mas quando essa pessoa possuir Cristo, ela o saberá, e não poderá esperar para partilhar esse precioso dom com outros” (Comentario Bíblico Adventista del Séptimo Día, tomo 6, p. 157).

Decoração da Sala

Criar uma área que represente porta e paredes do templo. Sugestões: Enfileirar cadeiras com o encosto voltado para as crianças, deixando uma abertura para a porta. Empilhar caixas vazias, deixando uma abertura para a porta. Desenhar uma parede e uma porta em papel pardo e fixar na parede da sala ou fazer o desenho em um lençol e pendurar junto ao teto.

Atividades Prévias Planejar atividades simples sobre o tapete, coberta, lençol ou acolchoado para as crianças que chegam cedo. As crianças devem participar dessas atividades supervisionadas por um adulto até a hora de iniciar o programa. Os brinquedos usados nessas atividades devem estar relacionados com o programa que é baseado na história bíblica do mês. Escolher entre as seguintes atividades sugeridas para este mês. Certificar-se de incluir algo apropriado para a idade de cada uma das crianças da classe.

A. Bonecas Doentes Providenciar para cada criança uma boneca com a cabeça ou perna enfaixada, ou com manchas laváveis feitas com tinta guache representando machucados. Permitir que as crianças embrulhem as bonecas em cobertor, ofereçam mamadeira, coloquem curativo nos machucados ou cuidem delas de alguma outra forma.

B. Porta do Templo Levar à classe caixas vazias ou blocos de madeira e deixar que as crianças construam o templo ou a porta do templo.

C. Cesta de Livros Providenciar uma cesta com livrinhos infantis duráveis com gravuras de pessoas que prestam ajuda como enfermeiras, médicos, bombeiros, policiais, etc.

D. Tenho um Amigo Agora vamos cantar sobre nossos amigos e amigas. Convidar uma criança de cada vez para ir à frente enquanto todos cantam “O Meu Melhor Amigo” (ver p. 49, CD faixa 32). Depois de cada canção, incentivar as crianças a darem um abraço na criança que foi à frente. Cantar incluindo o nome de cada criança da classe, uma de cada vez. Encerrar a atividade cantando a terceira estrofe do hino “O Meu Melhor Amigo” (ver p. 49, CD faixa 32).

E. Cesta de Louvor Encher a cesta com uma variedade de instrumentos musicais ou rítmicos de brinquedo. Incentivar as crianças a tocar os instrumentos enquanto cantam um cântico simples de louvor. Explicar que louvamos a Deus quando somos agradecidos pelo que Ele nos faz.

Vivenciando a História A. Verso Para Decorar Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vocês podem encontrar uma figura de Jesus em sua Bíblia? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “A Bíblia, a Palavra de Deus” (ver p. 51, CD faixa 23). Nossa história bíblica de hoje é sobre Pedro e João. Eles viram um homem que estava em dificuldade e ficaram com pena dele, então o ajudaram. Foi muito bom que eles puderam ajudar aquele homem. Nós também podemos ajudar outras pessoas. Hoje nosso Verso Para Decorar diz: “Precisamos ajudar [as] pessoas.” Cantar “Precisamos Ajudar” (ver p. 52, CD faixa 68). B. Pedro e João Oram Um dia Pedro e João foram ao templo. Pedro e João foram orar. Pedro e João foram conversar com Jesus Como só eles sabiam conversar. Convidar as crianças a andar até a porta do templo (no cenário preparado), se ajoelhar e juntar as mãos em oração. Enquanto estiverem ajoelhadas cantar “Quando Oro, Eu Falo com Jesus” (ver p. 50, CD faixa 8). Pedir que as crianças voltem aos seus assentos. Distribuir telefones de brinquedo. Será que Pedro e João precisavam de telefone para falar com Jesus? Não! E quando você fala com Jesus, você usa o telefone? Cantar “Quando Oro, Eu Falo com Jesus” (ver p. 50, CD faixa 8). C. O Aleijado Pedro e João não estavam sozinhos no templo. Muitas pessoas iam ali orar. Mas um homem não fora ali para orar. Ele não podia andar. Suas pernas eram aleijadas. Todos os dias os amigos desse homem o levavam ao templo para ficar sentado à porta. Ele pedia às pessoas que vinham ao templo que lhe dessem algum dinheiro para comprar alimento. Convidar uma criança de cada vez para sentar‑se no chão em frente à porta do templo na decoração da sala e segurar a cesta ou recipiente de dinheiro. Distribuir moedas ou dinheiro de brinquedo às demais crianças. Convidá‑las a colocar seu dinheiro na cesta.

D. Pedro Ajuda o Aleijado Quando Pedro viu o homem aleijado, ele parou. Bater o pé no chão e convidar as crianças a fazer o mesmo. Pedro olhou! Colocar a mão acima dos olhos como quem procura alguma coisa, e convidar as crianças a fazer o mesmo. Pedro ouviu! Colocar a mão por trás do ouvido para ouvir melhor, e convidar as crianças para fazer isso. Então, Pedro disse ao homem... (ajudar as crianças a aprender as palavras e gestos do seguinte recitativo): Hoje não tenho dinheiro pra dar, (estender as mãos vazias, palmas para cima) Mas não vou passar direto. (acenar negativamente com a cabeça) O que tenho vou partilhar, (sorriso, mãos estendidas como quem dá algo) Algo muito melhor do que dinheiro. (braços abertos mostrando algo grande) Em nome de Jesus, (apontar para o alto) Levante‑se e ande. ( estender a mão como se fosse ajudar alguém a levantar‑se) Não foi bom que Pedro e João pararam para ajudar o homem aleijado? Vamos cantar outra vez o cântico do nosso Verso Para Decorar. Cantar “Precisamos Ajudar” (ver p. 52, CD faixa 68). E. O Aleijado Louva a Deus De repente, os pés do homem ficaram fortes! As crianças devem mexer os dedos dos pés e os próprios pés. As pernas do homem ficaram fortes! As crianças devem levantar‑se e curvar os joelhos. As pernas do homem ficaram boas! As crianças se levantam totalmente. Ele deu um passo. Crianças dão um passo. Ele deu dois passos. Crianças dão dois passos. Ele deu três passos. Crianças dão três passos. Ele conseguiu andar! Distribuir instrumentos musicais ou rítmicos para que as crianças toquem e marchem enquanto cantam o hino “Louvem a Jesus” (ver p. 52, CD faixa 24). Incentivar as crianças a saltar enquanto cantam. Alternativa: Em vez de usar instrumentos rítmicos, deixar que as crianças marchem na sala enquanto cantam. Pedro e João ajudaram o homem aleijado? Sim, eles ajudaram. Foi bom que eles o ajudaram? Sim, foi muito bom. Vocês se lembram do nosso Verso Para Decorar? Ele diz: “Precisamos ajudar as pessoas.” Vamos cantar outra vez sobre nosso Verso Para Decorar. Cantar “Precisamos Ajudar” (ver p. 52, CD faixa 68). F. Saltando de Alegria Todas as pessoas que estavam no templo viram e ouviram o homem. Elas diziam umas às outras: “Não é esse o homem que pedia moedas junto à porta do templo? E, agora, ele pode andar? Isso é maravilhoso!” O homem adorou a Jesus por estar curado. Ele deve ter saltado de alegria! Vamos correr sem sair do lugar e saltar de alegria como o homem que foi curado.

G. Ajudando Através da Oração Pedro e João ajudaram o homem que não podia andar. Eles pediram que Jesus curasse aquele homem e Jesus curou! Nós também podemos ajudar as pessoas. Podemos pedir que Jesus ajude as pessoas doentes, do mesmo modo que Pedro e João fizeram. Quando podemos orar por outras pessoas? Podemos orar a qualquer momento, em qualquer lugar. Convidar as crianças a juntar as mãos, curvar a cabeça e fechar os olhos como em oração enquanto cantam “Orar Sempre” (ver p. 52, CD faixa 43). H. Partilhando Alimento Nós podemos ajudar de outras maneiras também. Podemos ajudar quando partilhamos alimento com pessoas que não têm muito para comer. Distribuir os alimentos para as crianças. Então, convidá‑las a colocar os alimentos na cesta ou caixa. Será que Jesus gosta quando ajudamos outras pessoas partilhando alimento com elas? Sim! Então, vamos cantar outra vez o cântico do Verso Para Decorar. Cantar “Precisamos Ajudar” (ver p. 52, CD faixa 68). I. Partilhando Roupas De que outra maneira podemos ajudar? Será que podemos ajudar quando partilhamos roupas com pessoas que não têm muito o que vestir? Sim! Distribuir peças de roupa a cada criança. Então, convidá‑las a colocar as roupas na cesta ou caixa enquanto cantam “Precisamos Ajudar” (ver p. 52, CD faixa 68). J. Partilhando Brinquedos De que outra maneira podemos ajudar? Será que podemos ajudar ao partilhar nossos brinquedos com crianças que não têm com que brincar? Sim! Pedir que duas crianças de cada vez venham à frente. Dar dois brinquedos para uma delas e no momento certo do cântico, incentivar a criança que tem dois brinquedos a partilhar um com a criança que não tem brinquedo. Repetir o cântico invertendo as partes. Cantar “Reparto Meus Brinquedos com Você” (ver p. 53, CD faixa 48). Não é bom podermos ajudar partilhando nossa roupa e nossos brinquedos com as pessoas que precisam? Então, vamos cantar outra vez o cântico do Verso Para Decorar. Cantar “Precisamos Ajudar” (ver p. 52, CD faixa 68). K. Sendo Bondoso Vocês podem pensar em outro modo de ajudar? Será que podemos ajudar sendo bondosos? Sim! Então, vamos virar para o amiguinho do lado e dar‑lhe um grande abraço. Distribuir as gravuras e pedir que as crianças as coloquem no flanelógrafo enquanto cantam “Precisamos Ajudar” (ver p. 52, CD faixa 68). Pedro e João ajudaram o homem aleijado. Nós também podemos ajudar outras pessoas. Jesus pode ajudar‑nos a ajudar outras pessoas. Vamos cantar outra vez o cântico do Verso Para Decorar. Cantar “Precisamos Ajudar” (ver p. 52, CD faixa 68).

Somos Todos Iguais

Jardim da Infância Lição 3 19 de outubro de 2013

Verso Para Decorar “Deus trata a todos de modo igual.” Atos 10:34, NTLH.

Resumo da Lição

Deus enviou um anjo a Cornélio que disse: mandem buscar Pedro. Cornélio obedeceu. Mas antes de os homens o encontrarem, Pedro recebeu uma visão de Deus. A visão o deixou confuso. Quando os homens enviados por Cornélio chegaram, Pedro compreendeu o que a visão significava, e foi com eles. Cornélio, sua família e amigos ouviram a mensagem e receberam o Espírito Santo. Eles louvaram a Deus. Pedro os batizou, então permaneceu com eles durante alguns dias para ensinar mais sobre Jesus. Esta lição fala sobre comunidade. Deus ama e aceita as pessoas não importando a aparência que tenham, onde moram ou o idioma que falem. Deus enviou Pedro para ensinar algumas pessoas de outra cultura sobre Seu amor. Nós também podemos partilhar o amor de Deus com os outros.

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Providenciar um lençol pendendo do teto com animais de pelúcia ou de plástico. As crianças imitarão o animal quando for mencionado (elefante: estender os braços em direção ao rosto como uma tromba; cachorro: colocar a língua para fora; coelho: mãos no alto da cabeça como orelhas; porco: nariz erguido como fungando; pássaro: mãos abanando; rinoceronte: mão estendida à altura da cabeça, imitando chifre, etc.). Crianças, hoje eu tenho uma emocionante história para contar a vocês. A propósito, meu nome é Pedro, e eu tive uma visão sobre animais. Vocês gostam de animais? Animais como porcos, jumentos e cobras? Certo dia, eu estava visitando alguns amigos em Jope, uma cidade junto ao mar. Subi na parte de cima da casa para orar. Eu estava com muita fome e o almoço estava quase pronto. Resolvi orar até a hora de comer. Mas aconteceu uma coisa maravilhosa! Bem no meio de minha oração, tive uma visão! Vocês sabem o que é uma visão? Visões são mais ou menos como sonhos. Mas as visões dão uma mensagem de Deus a uma pessoa. Naquela visão, eu vi um grande lençol descendo do céu. Ele estava cheio de todas as espécies de animais e aves. (Apontar para a decoração da sala.) Então, uma voz dizia: “Pedro, mate os animais e coma.” Eu respondi: “Não posso fazer isso, Senhor! Nunca comi nada comum ou imundo!” Ouvi outra vez a voz dizer: “Não considere imundo o que Deus purificou.” Vi a visão dos animais mais duas vezes! Fiquei muito confuso. Então, o Espírito Santo interrompeu meu pensamento e me disse que descesse por que havia três homens que estavam querendo falar comigo. Eu deveria viajar com eles e não me preocupar. No dia seguinte, convidei seis de meus amigos para ir comigo e os mensageiros até a casa de Cornélio. Cornélio morava cerca de 50 quilômetros distante dali. Era uma longa caminhada. Durante a viagem, eu soube que Cornélio estivera orando para aprender mais sobre Deus. Um anjo viera e lhe dissera onde me encontrar e que ele mandasse algumas pessoas para me buscar. Eu era judeu. Onde eu morava, muito tempo atrás, os judeus não entravam na casa de alguém que não fosse judeu – os judeus achavam que isso os tornaria impuros ou sujos. Bem, logo compreendi o que a visão significava. Deus queria que eu entrasse na casa de Cornélio, embora ele não fosse judeu. Aprendi que Deus ama todas as pessoas. Ele deseja que Seus filhos aprendam a amar todas as pessoas também. Quando cheguei à casa de Cornélio, a casa estava cheia de gente – amigos e todos os familiares de Cornélio. Ele ficou feliz por me ver e poder aprender sobre Jesus. Depois de falar‑lhe a respeito de Jesus, Cornélio e sua família decidiram seguir a Jesus e foram batizados.

Eu aprendi naquele dia uma coisa muito importante: Aprendi que Deus ama todas as pessoas, não importa que língua falem, nem a cor de sua pele, ou em que parte do mundo morem. Deus deseja que vocês e eu as amemos também.

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Encerramento

Pedir que Deus nos ajude a amar uns aos outros e a mostrar esse amor a todas as pessoas. Cantar “Foi Muito Bom Vir à Igreja” (ver p. 105, CD faixa 17).

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Pai Amoroso

Lição 3 dos Juvenis 19 de outubro de 2013

Verso Para Memorizar “Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos Céus. Porque Ele faz raiar o Seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos” Mateus 5:44, 45.

Resumo da Lição

Absalão e suas forças avançaram para lutar contra Davi e seus homens. Davi pediu ao seu comandante, Joabe, que fosse bondoso com Absalão, mas Absalão foi morto pelo próprio Joabe. Dois mensageiros levaram a notícia a Davi. O primeiro disse que as forças do exército dele venceram. O segundo deu a notícia de que Absalão estava morto. Davi ficou abalado e, ao sair da sala, lamentou em alta voz: “Oh, meu filho, Absalão!... Quem dera tivesse eu morrido por ti!” (2Sm 18:33). Esta lição fala sobre comunidade. O triste fim da história de Davi e Absalão nos lembra o profundo e duradouro amor que os pais têm por seus filhos, mesmo quando estes se afastam dos valores nos quais foram educados. Começamos a aprender sobre Deus a partir do relacionamento com nossos pais. Aprendemos a amar os outros, até mesmo os da própria família, nossos amigos e outros na comunidade cristã que têm feito escolhas que nos magoam.

Enriquecimento Para o Professor

Em sua reação diante da morte de Absalão, Davi agiu como pai, não como rei. “Ele deixou de ver em Absalão um traidor, um rebelde, cujos atos haviam causado tanto dano à estabilidade e bem-estar do reino, sem mencionar a grande perda de vidas na guerra civil (verso 7). Contudo, todos os pais se simpatizarão bastante com o ponto de vista de Davi” (David F. Payne, The Daily Study Bible [Old Testament], 1 e 2 Samuel [Philadelphia: Westminster Press, 1982], p. 245). Juvenis Lição 3 19 de outubro de 2013 Lição 3 18 “No outro extremo está Joabe, aparentemente frio, implacável e inflexível; no entanto, supostamente motivado pela absoluta lealdade a Davi. O problema pode ser habilmente proposto em uma única pergunta: a morte de Absalão era boa notícia ou má notícia? Era boa notícia para o exército de Davi e para a nação, e sem dúvida era boa-nova também para Davi, o rei; mas era uma notícia tremendamente má para Davi, o pai, e esta é a comovente observação com a qual o capítulo termina” (Ibidem). Como eu teria reagido se Absalão fosse meu filho? Como demonstro paciência e aceitação a outros? Como minha aceitação de outros representa uma bênção aos que me rodeiam?

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

O professor deve levar à classe fotografias de seus pais da época em que ele era criança. Deverá, então, mostrar à classe e contar duas ou três recordações mais queridas da própria infância. Se não tiver fotografias, deve simplesmente contar as melhores recordações dos tempos de infância. Hoje vamos aprender sobre o bondoso amor ou amor longânimo de um pai por seu filho. Vamos repetir juntos o Verso Para Memorizar, que se encontra em Mateus 5:44, 45. REFLETIMOS O AMOR DE DEUS QUANDO SOMOS PACIENTES E BONDOSOS PARA COM OUTROS. Vivenciando a história Com antecedência, fazer arranjos para que um bom contador de histórias venha à classe contar a história de Davi e Absalão, baseada em 2 Samuel 16:15-18:33. Imagine que você é Davi e hoje ficou sabendo que seu filho, Absalão, está morto. Anote como se sente e por quê. Depois de dar algum tempo para escreverem, pergunte: Quem gostaria de partilhar com os demais o que escreveu? Debater com a classe por que Davi ficou tão preocupado com a segurança de Absalão e depois lamentou a morte de Absalão. Talvez seja interessante partilhar com os alunos as informações contidas na seção Enriquecimento Para o Professor (ver no início desta lição).

Por que vocês acham que Davi chorou pela morte de Absalão? Podemos dizer que Davi deve ter tido emoções mistas – triste por um lado, mas alegre por outro. Como pode ser isso? Como isso se assemelha ou é diferente do amor dos pais de vocês? Em que sentido isso se assemelha ou é diferente do amor de vocês por seus pais? Como isso se assemelha ou é diferente do amor de Deus por vocês?

Aplicação da Lição

Situação Apresentar aos alunos a seguinte situação: Recentemente, Henrique entregou a vida a Jesus. Henrique tem sido muito abençoado por ter pais e amigos que refletem o bondoso amor de Deus no relacionamento com ele. Ele deseja que Deus o use da mesma forma em seu relacionamento com outros. Está decidido a permitir que Deus conduza seu relacionamento com outros, mas há um único probleminha. Uma pessoa luta contra ele em tudo que ele faz, fazendo com que seja muito difícil para Henrique manter o relacionamento. Ele vem pedir conselho a vocês sobre o que fazer. Analisando Que experiência pessoal vocês podem partilhar com ele? Como ele pode continuar a refletir o bondoso amor de Deus para essa pessoa? Como ele pode evitar tornar-se desagradável? Onde ele pode buscar forças? Lembrem a Henrique de que REFLETIMOS O AMOR DE DEUS QUANDO SOMOS PACIENTES E BONDOSOS para COM OUTROS.

Partilhando a Lição

Carta a Deus Escrevam uma cartinha a Deus pedindo que Ele conduza seus relacionamentos de modo que vocês possam refletir Seu bondoso amor. Pensem em pelo menos três maneiras pelas quais podem refletir o amor de Deus em seu relacionamento com outros durante a próxima semana e contem a Deus como pretendem usar esses métodos. Analisando Alguém gostaria de partilhar com a classe o que escreveu? Alguém tem um relacionamento especialmente difícil para o qual precisa da ajuda de Deus? Como vocês vão refletir o amor de Deus durante a semana? Quem deseja agradecer a Deus por ser bondoso com a gente diante dos muitos erros que cometemos? Quando estivermos para desistir de alguém, vamos nos lembrar de como Deus continua nos amando, mesmo quando somos rebeldes com Ele. Deus está sempre disposto a nos perdoar e Se reconciliar conosco, do mesmo modo que Davi desejou se reconciliar com Absalão. REFLETIMOS O AMOR DE DEUS QUANDO SOMOS PACIENTES E BONDOSOS para COM OUTROS.

Encerramento Querido Deus, queremos que outros vejam Teu infindável amor através de nós. Dá-nos força para não desistirmos das pessoas e, sim, continuarmos sendo pacientes e dispostos a aceitá-las. Nós Te agradecemos muito, Senhor. Amém.