Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 30 de dezembro de 2012

O Primeiro Arranha-Céu

Lição 1 Primários 5 de janeiro de 2013

image

VERSO PARA DECORAR “Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas [...] aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo.” Atos 10:34, 35.

Resumo da Lição

Depois do dilúvio, Deus disse a Noé e sua família: “Tenham filhos e se espalhem pela Terra.” Com o passar do tempo, pessoas sem religião decidiram construir uma torre na planície de Sinear, a fi m de proteger-se de um futuro dilúvio. Começaram a construir com tijolos e usavam piche como massa. Deus os impediu de continuar ao confundir-lhes o idioma. Eles se separaram de acordo com o idioma que falavam e se espalharam pela Terra. Esta lição fala sobre serviço. Servir os outros é algo que requer compreensão das suas necessidades. As pessoas podem ser diferentes de nós, mas ainda assim têm necessidades que podemos satisfazer ao ajudá-las. Deus deseja que ajudemos os outros, inclusive aqueles que são diferentes de nós.

Decoração da Sala

Durante este mês, enfatizar o trabalho conjunto para construir alguma coisa. Usar gravuras de trabalhadores de construção, ferramentas, prédios em construção, etc. Se possível, manter um “cantinho da construção” onde as crianças possam usar blocos, caixas e outros objetos para construir alguma coisa.

Lição Bíblica

Vivenciando a História

Vestir as crianças com roupas dos tempos bíblicos. As crianças farão como se estivessem trabalhando na construção da torre. Formar quatro grupos. Designar a cada grupo uma das palavras abaixo. Quando eles ouvirem aquela palavra mencionada na história da lição, deverão fazer o som ou a ação descrita abaixo. Para começar, todas as crianças devem estar juntas em um grande grupo. Palavras: Ações: martelos bater o punho fechado na outra mão tijolos com duas pedras pequenas, bater uma pedra na outra piche passar sobre a cadeira a mão aberta com dedos juntos, como se fosse um “pincel” pá(s) virar-se para a pessoa do lado e estender a mão Vocês sabem por que pessoas de diferentes países falam idiomas diferentes? Tudo começou na Torre de Babel. Muito tempo atrás, algumas pessoas acharam que deviam construir uma torre que chegasse até o céu. Assim, fizeram tijolos. Recolheram piche em grandes baldes. Juntaram todos os martelos que conseguiram e pediram que todos os que pudessem trouxessem pás ao local da construção. Então, começaram a trabalhar! Deus observava enquanto o povo construía sua torre. Deus não estava satisfeito. Depois do dilúvio, Ele lhes dissera que se espalhassem para viver na superfície de toda a Terra. Mas aquelas pessoas não estavam obedecendo. Estavam se aglomerando em uma cidade. Por isso, Deus resolveu fazer alguma coisa. Ele confundiu o idioma, as palavras que falavam. Quando as pessoas tentavam falar umas com as outras, suas palavras eram trocadas. E assim, não conseguiam entender uns aos outros. – Preciso de mais tijolos – deve ter pedido um dos trabalhadores. Seu ajudante não entendendo o que pedira, deve ter pedido aos homens lá embaixo: – Mandem uma carga de piche. – Pás! – gritam os homens lá embaixo. – Estamos mandando pás! Vocês podem imaginar quão zangados ficaram os ajudantes, quando as pás chegaram. – Nós não pedimos pás – gritam eles. – Pedimos piche, estão entendendo? Piche! Aquela massa preta! – Ah! Martelos – dizem os homens lá embaixo. – Por que vocês não explicaram antes! Mandaremos martelos imediatamente. E assim, sobe uma carga de martelos. Quando os martelos chegam lá em cima, os trabalhadores aborrecidos jogam martelos e pás no chão e empurram os baldes de piche para um lado. Vocês podem imaginar a cena. Cada um deve ter pensado que o outro estava ficando louco. Logo, todos os trabalhadores começaram a discutir e brigar. – Mas eu disse tijolos? – Não, você disse piche. – Não, senhor, eu não disse! – Bem, eu entendi que ele disse pá – deve ter argumentado um outro. – Não, eu ouvi ele dizer martelo. Finalmente, devem ter chegado a uma conclusão. Todos os que concordam que tijolo significa piche, devem ter ficado juntos de um lado, imaginando o que deviam fazer. (As crianças que representam o “piche” formam um grupo e se separam do grupo grande.) – Vamos deixar que eles construam a torre por si mesmos – um deles deve ter sugerido. – Já estamos cansados disso. Tem tanta gente em volta desses tijolos. Olhem que lindo vale tranquilo além daquelas montanhas! Vamos juntar nossas coisas e nossas famílias e mudar para lá! Pouco depois, todas as pessoas que entenderam “pás” devem ter se reunido também e decidido abandonar a construção. (As crianças que representam as “pás” formam um outro grupo e se afastam do grupo grande.) Mais tarde, todos os que entenderam martelos devem ter se agrupado também e feito a mesma coisa. E por fim, deve ter ficado só o grupo dos que pediram tijolos. (As demais crianças, se agrupam e se separam também.) Dentro de pouco tempo, todos se afastam dali. A torre fica inacabada como uma grande lembrança do erro que cometeram. Quando encontram novos lugares para morar, se acomodam. (As crianças sentam no chão em grupos.) Assim, foram formadas novas nações, cada uma falando um idioma diferente e desenvolvendo diferentes estilos de vida. Deus sabe onde todos estão e entende o idioma de todos. Ele sabe exatamente o que precisam. Deus ainda ajuda povos de todas as nações – mesmo os que são tão diferentes dos outros. E (digam juntos a mensagem)... SERVIMOS A DEUS QUANDO AJUDAMOS PESSOAS DIFERENTES DE NÓS.

Encerramento

Fazer uma oração, pedindo a Deus que esteja com cada um dos alunos ao ajudar outras pessoas a se sentirem aceitas, incluídas no grupo. Lembrar as crianças de estudar a lição e fazer os exercícios todos os dias.

Uma Criança Como Eu!

Lição 1 Jardim da Infância 5 de janeiro de 2013

image

VERSO PARA DECORAR “Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente.” Lucas 2:51, NVI.

Resumo da Lição

Jesus foi uma criança como as crianças de hoje. Seus pais cuidaram dEle. Ele Se alimentava bem, frequentemente brincava, ajudava Sua mãe nas tarefas do lar, obedecia com alegria, e ajudava o pai na oficina de carpintaria. Ele cresceu e ficou alto e forte. Aprendeu a servir Sua família e outras pessoas. As pessoas de Nazaré viam como Ele agia e percebiam que Ele era um filho de Deus. Esta lição fala sobre serviço. Desejamos ser crianças como Jesus foi. Podemos aprender de Jesus a obedecer e ajudar outras pessoas.

Decoração da Sala

Criar um lar palestino usando caixas de papelão para formar janelas e portas recortadas. Acrescentar árvores, areia, pedras, etc. como acessórios. Acrescentar uma mesinha, pote de barro, tecido colorido sobre uma esteira de dormir, ferramentas de carpinteiro ou gravuras de ferramentas. No quadro de anúncios pode ser estampada a frase “Eu Servirei no Lar” e mostrar gravuras de crianças ajundando no lar. Isto pode ser usado para as lições 1-4. “Meu Gráfico de Crescimento” da Atividade Preparatória A também pode ser usado como parte da decoração da sala.

Lição Bíblica

Vivenciando a História
Personagem: Providenciar uma pessoa vestida como Maria, a mãe de Jesus, para contar a história. Quando Maria disser que o Menino Jesus ajudava, as crianças farão os gestos. Bom-dia! Meu nome é Maria. Eu sou a mãe de Jesus. Vocês sabem que Jesus foi uma criança como vocês? Cada dia, eu O ensinava sobre Deus. Eu Lhe contava histórias sobre Adão e Eva, Noé e a arca, Davi e Golias. Ensinava-Lhe como orar. O que vocês acham que Jesus dizia quando orava? Ele Se ajoelhava assim [incentivar as crianças a se ajoelhar] e dizia mais ou menos assim: “Querido Pai que estás no Céu, muito obrigado por Me amar. Amém.” Nós cantávamos juntos cânticos acerca de Deus. Jesus gostava de cantar. Qual é o cântico que vocês mais gostam? Jesus e eu gostávamos de fazer caminhadas em meio à natureza [incentivar as crianças a segui-la enquanto caminha em volta da sala]. Ouvíamos os passarinhos cantarem. Observávamos besouros subindo nos troncos das árvores e aranhas tecendo suas teias. Examinávamos o orvalho sobre a grama e observávamos os animais brincarem. Contemplávamos a mudança das cores no céu quando o Sol se escondia no horizonte. Durante todo tempo eu contava a Jesus sobre como Deus criara o mundo e tudo o que nele há. Jesus ficava muito feliz por saber que Deus havia criado este mundo tão belo e maravilhoso! Nós não tínhamos muito dinheiro. Morávamos em uma casa pequena. Mas embora fosse pequena, era muito limpa. Jesus ajudava nos serviços da casa. Que tipo de serviços vocês acham que Ele fazia? Ele ajudava a arrumar a mesa para a refeição [incentivar as crianças a encenar a arrumação da mesa]. Ele ajudava a enxugar a louça [encenar]. Ele arrumava a cama [encenar]. Ele me ajudava a fazer pão [encenar]. Qualquer coisa que eu pedisse, Ele obedecia rapidamente. Jesus também ajudava José, Seu pai. Como vocês acham que Jesus ajudava José? Jesus o ajudava a cuidar de nossos animais. Ajudava a dar comida e água para eles [incentivar as crianças a encenar]. José era carpinteiro, assim Jesus frequentemente o ajudava a consertar coisas [encenar usar um martelo ou serra.]. Nós sabíamos que Jesus nos amava porque Ele demonstrava amor ao nos ajudar e nos obedecer. Jesus também ajudava outras pessoas. Era bondoso para com os vizinhos e seus filhos. Sempre que via alguém em necessidade, como uma vovozinha atravessando a rua e carregando lenha para o fogo [encenar carregar um fardo pesado], Ele ajudava; e também procurava fazer as crianças tristes sorrirem [sorrir]. Jesus também tinha tempo para brincar. Brincava com os meninos da vizinhança. Todos gostavam de brincar com Jesus porque Ele era bondoso para com eles. Quando estava na hora de entrar e eu O chamava, Jesus vinha correndo. Toda sexta-feira à tardinha, nós participávamos de uma refeição especial para iniciar o sábado. Jesus gostava muito de minha comida. Ele sabia que o alimento saudável O ajudava a crescer e a ficar forte. Jesus ajudava a acender as velas de sábado para a nossa refeição especial [encenar acender as velas]. Depois, Ele ouvia com atenção enquanto José orava e falava sobre Deus. No sábado, nós levávamos Jesus à igreja. Ali, Ele ouvia os sacerdotes lerem passagens dos livros da Bíblia. Naqueles dias, a Bíblia era escrita em material especial feito de couro ou papiro, em forma de rolo [encenar desenrolar um rolo]. Jesus ouvia com atenção as palavras que eram lidas no rolo. Ele aprendia tão bem as palavras da Bíblia que conseguia depois recitá-las de cor. Jesus gostava de cantar com as outras pessoas. Ele cantava enquanto trabalhava. As pessoas gostavam de passar em frente à nossa casa porque Ele estava sempre cantando. Ele fazia as pessoas se sentirem felizes. Mas acima de tudo, Ele nos fazia felizes por ser sempre obediente e estar pronto a ajudar.

Analisando

Conceder tempo para respostas. O que Jesus fazia para ajudar no lar? E fora do lar? Vocês acham que Ele Se sentia feliz em ajudar? Acham que Ele reclamava por ter que obedecer? Como vocês agem quando alguém lhes pede que façam alguma coisa? Jesus sempre obedecia rapidamente e sempre estava pronto para ajudar. Vocês desejam ser como Ele? Lembrem-se SOMOS SEMELHANTES A JESUS QUANDO OBEDECEMOS E AJUDAMOS.

Encerramento

Durante a semana lembrem-se de que vocês estão crescendo justamente como Jesus cresceu. Vocês podem ser obedientes e prestativos aos outros como Jesus foi. Agora, vamos orar e pedir- Lhe que nos ajude a ser como Ele. Cantar “Foi Muito Bom Vir à Igreja” (ver p. 104, CD faixa 17).

O Pequeno Jesus – um Ajudante Feliz

Lição 01 do Rol do Berço Janeiro 2013

image

VERSO PARA DECORAR
“[Jesus] era [...] obediente.” Lucas 2:51, NVI.

Resumo da Lição

Quando Jesus era criança, Ele amava Seu pai e Sua mãe e os deixava contentes. Ouvia e obedecia aos Seus pais. Aprendia aos pés de Sua mãe. Era bondoso para com todos – em casa, na igreja e na comunidade. Ele gostava de ajudar os outros. Esta lição fala sobre serviço. As crianças são, por natureza, centradas em si mesmas. Através do exemplo, aprendem as lições sobre servir. O mesmo acontece com os adultos. Aprendemos melhor seguindo o exemplo de Jesus. Esta lição focaliza a vida de Jesus quando criança. Ao analisarmos Sua vida e Suas escolhas, podemos ajudar nossas crianças a aprender que somos mais felizes quando escolhemos tratar os outros como Ele tratava.

Decoração da Sala

As decorações sugeridas serão utilizadas durante os próximos três meses com pequenas adaptações em cada lição. Nessa idade, umas poucas decorações grandes e bem escolhidas funcionarão melhor. Criar um ambiente de interior e outro de exterior, dividindo a sala com uma caixa de papelão para sugerir a parede de uma casa. Pintar janelas e portas, e recortá-las de modo que as crianças possam abri-las e fechá-las. No lado que representa o interior da casa, colocar uma mesa pequena, cadeiras e também uma caminha feita de cobertor ou saco de dormir enrolado. Se desejar, pendurar um quadro na parede. Do lado exterior da casa, colocar um banco pequeno, plantas e árvores artificiais ou de verdade, passarinhos e frutos de brinquedo. Colocar no chão embaixo das árvores algumas folhas artificiais ou de verdade e alguns animaizinhos de brinquedo, dos tempos bíblicos.

Atividades Prévias

Planejar atividades simples sobre o tapete, coberta, lençol ou acolchoado para as crianças que chegam cedo. As crianças devem participar dessas atividades supervisionadas por um adulto até a hora de iniciar o programa. Os brinquedos usados nessas atividades devem estar relacionados com o programa que é baseado na história bíblica do mês. Escolher entre as seguintes atividades sugeridas para este mês. Certificar-se de incluir algo apropriado para a idade de cada uma das crianças da classe.

A. Cesta de Livros Providenciar uma cesta ou caixa com livros contendo gravuras coloridas sobre Jesus, crianças, médicos e enfermeiras, saúde, cuidado pelos outros, etc. Os pais ou outros adultos devem ajudar mostrando as gravuras para as crianças.

B. Cantinho dos Animais Animais de pelúcia (se possível, que façam algum tipo de som) e brinquedos macios para as crianças segurarem.

C. Quebra-cabeças Providenciar quebra-cabeças de fácil resolução que apresentem animais, famílias ou ajudantes. Se não houver quebra-cabeças à disposição, fazer alguns, recortando gravuras de revistas, colando-as em E.V.A. ou papelão. Cortar a gravura em duas ou três partes para que as crianças possam juntá-las.

D. Caixa de Ferramentas Providenciar alguns pedaços de madeira e uma caixa de ferramentas de brinquedo.

E. Cantinho da Cozinha Providenciar uma cozinha de brinquedo ou uma caixa com tigelas plásticas, colheres de pau, etc.

F. Servindo Chá Providenciar uma pequena jarra e copinhos descartáveis, ou usar joguinho de brinquedo.

3 Iniciando a Escola Sabatina

A. Boas-vindas Bom-dia, meninos e meninas! Estou muito feliz em ver cada um de vocês hoje aqui! Cumprimentar cada criança com um sorriso, abraço, beijo ou aperto de mão enquanto cantam “Bom-dia!” (ver p. 47, CD faixa 1). O sábado é um dia muito especial. Porque é sábado, viemos à Escola Sabatina para aprender mais sobre Jesus. Vamos tocar nossos sininhos e dizer a Jesus que estamos contentes pela Escola Sabatina. Distribuir os sininhos para que as crianças toquem enquanto cantam “Dim, Dom” (ver p. 47, CD faixa 2).

B. Oração Jesus quer estar conosco aqui na Escola Sabatina ao aprendermos mais sobre Ele. Vamos convidá-Lo. Preparar para a oração cantando “Hora da Oração” (ver p. 47, CD faixa

6). Fazer uma oração simples dando tempo para as crianças repetirem as palavras: Querido Jesus, muito obrigado pelo sábado e pela Escola Sabatina. Obrigado por ficar conosco aqui na Escola Sabatina. Ajuda-nos a ser semelhantes a Ti. Amém. Depois cantar “Ouve, ó Pai do Céu” (ver p. 48, CD faixa 9).

C. Visitas Dar as boas-vindas a cada visitinha e, então, cantar “Amiguinho, Você é Bem-vindo” (ver p. 48, CD faixa 11). Dar uma lembrancinha para as visitas.

D. Ofertas Aprendemos sobre Jesus na Escola Sabatina. Mas alguns meninos e meninas não sabem nada a respeito de Jesus. Trazemos nossa oferta para ajudar outras crianças a aprender que Jesus também as ama. Pedir que uma criança recolha a oferta enquanto todos cantam “Minha Ofertinha” (ver p. 48, CD faixa 14). Vamos pedir que Jesus abençoe nossa oferta. A criança que retirou a oferta segura o recipiente. Cantar “Abençoa Esta Oferta” (ver p. 49, CD faixa 16).

E. Aniversariantes Há alguém em nossa classe que fez aniversário. Querem saber quem é? É [nome da criança]. Levar a criança que fez aniversário até a cadeira especial para aniversariantes. Acender as velas do bolo. Enquanto as velas ainda estiverem acesas, cantar “Cântico de Aniversário”, inserindo o nome da criança (ver p. 49, CD faixas 18 e 19). Incentivar a criança a soprar a(s) vela(s). Jesus ama muito você. Vamos agradecer a Jesus por ter feito você. Fazer uma oração especial pela criança e por seus pais. Se possível, dar a ela um presentinho em nome da Escola Sabatina.

Vivenciando a História

A. Verso Para Decorar Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “A Bíblia, a Palavra de Deus” (ver p. 50, CD faixa 23). Jesus também foi criança como vocês. Nossa lição de hoje é sobre Jesus quando era pequeno. A Bíblia diz que Jesus era obediente. E esse é o nosso Verso Para Decorar. Vocês podem dizer comigo? “[Jesus] era [...] obediente.” Lucas 2:51. Ensinar o cântico do Verso Para Decorar “Jesus Era Obediente” (ver p. 50, CD faixa 59).

B. Bom-dia, Pai! Qual é a primeira coisa que vocês fazem cada manhã? Ah, vocês acordam! Essa também era a primeira coisa que Jesus fazia cada manhã. Vocês podem e-s-p-r-e-g-u-i-ç-a-r comigo como se tivessem acabado de acordar? A primeira coisa que Jesus fazia depois que acordava cada manhã era conversar com Seu Pai do Céu. Cantar “Orar Sempre” (ver p. 50, CD faixa 43).

C. Arrumando a Cama Vocês acham que Jesus deixava a cama desarrumada o dia inteiro? Não, eu acho que não. Provavelmente, Jesus não dormisse em uma caminha como a de vocês. Acho que Ele dormia no chão em alguma coisa que podia enrolar direitinho e guardar durante o dia. Dar a cada criança uma toalha ou cobertinha para enrolar enquanto cantam “Quero Vê-lo Feliz” (ver p. 51, CD faixa 54). As crianças poderão colocar suas toalhas enroladas junto da caminha de enrolar no interior da casa, na decoração da sala.

D. A Refeição da Manhã Depois disso, imagino que Jesus ouvia Sua mãe preparando a refeição da manhã. Vocês acham que Jesus ficava sentado esperando a refeição da manhã ou será que Ele ia ajudar a mamãe? Sim, Jesus era um ajudante feliz. Distribuir os pratos e talheres e pedir que as crianças ajudem a arrumar a mesa enquanto cantam “Quero Vê-lo Feliz” (ver p. 51, CD faixa 54).

E. Lição Bíblica Logo após a refeição da manhã, eu acho que era hora de Jesus estudar a Bíblia com Sua mãe. Maria ensinou a Jesus muitas coisas da Bíblia. Ela Lhe ensinou que a Bíblia é a Palavra de Deus. Distribuir as Bíblias pequenas de feltro para as crianças olharem enquanto cantam “A Bíblia, a Palavra de Deus” (ver p. 50, CD faixa 23).

F. Animais de Estimação Será que Jesus tinha um animalzinho de estimação? Pode ser que Ele tivesse um animal de estimação, ou talvez ajudasse a cuidar de ovelhas e cabras que Seus familiares possuíssem. Será que Ele provocava Seus animais? Ah, não. Será que Jesus era mau com os animais? Não. Jesus era sempre bondoso e tratava os animais com delicadeza. Ele deve ter cuidado muito bem de Seus animais. Como Jesus deseja que vocês tratem seus animais de estimação? Ele deseja que sejamos sempre bondosos com os animais, assim como Ele foi bondoso. Distribuir animais de pelúcia para as crianças e cantar “Sempre Bondoso”, 1a estrofe (ver p. 51, CD faixa 49).

G. Quem Vai Correndo? Vocês já viram as mães animais e seus filhotes? O que fazem os filhotinhos quando a mãe deles chama? Sim, eles vão correndo. Distribuir para as crianças alguns filhotes de animais (de pelúcia ou feltro). Colocar as mães dos animais no chão na frente da sala (ou no flanelógrafo). Enquanto cantam, convidar as crianças a levar correndo os filhotes para junto de suas mães. Se tiver disponível várias mães animais diferentes, cantar várias estrofes “Quero Bem Alegre Obedecer” (ver p. 52, CD faixa 44). Quando Jesus era pequeno, o que vocês pensam que Ele fazia quando a mãe O chamava? Sim, Ele ia correndo. Jesus deseja que os meninos e meninas atendam logo quando seus pais chamarem. Levar as crianças a um lado da sala e cantar novamente, deixando que corram quando forem chamadas.

H. Carpintaria O pai de Jesus era carpinteiro. O nome dele era José. Jesus ajudava José na carpintaria. Jesus era um ajudante feliz. Distribuir para as crianças algumas ferramentas. Permitir que trabalhem na banca de carpinteiro ou pedaço de madeira.

I. Verso Para Decorar Jesus sempre ajudava na carpintaria quando José Lhe pedia. Também ajudava Maria nos serviços da casa. Jesus ia correndo quando Seus pais O chamavam. Jesus era obediente. Vocês se lembram do cântico do nosso Verso Para Decorar? Cantar “Jesus Era Obediente” (ver p. 50, CD faixa 59).

J. Brincando Quando Jesus terminava de ajudar Seu pai e Sua mãe, por certo Ele ia brincar com outras crianças de Nazaré. Será que Jesus partilhava Seus brinquedos com outros meninos e meninas e concordava em brincar uma vez cada um? Sim, eu tenho certeza de que Ele brincava assim. Brincando uma vez cada um e partilhando seus brinquedos é outra maneira de ser um ajudante feliz. Quando vocês partilham, ajudam todos a se dar bem uns com os outros. Ajudar as crianças a se revezarem para brincar uma vez cada uma no cavalinhode- pau ou outro brinquedo semelhante enquanto cantam “Vamos Brincar Juntos” (ver p. 51, CD faixa 46).

K. Lábios Bondosos Às vezes, as crianças dizem coisas más. Elas não usam os lábios para ajudar. Mas Jesus sempre usava os lábios para dizer coisas boas, para demonstrar bondade. Vamos trazer as gravuras de lábios aqui à frente e colocar no quadro ou flanelógrafo.

L. Pequenina Luz Jesus era bondoso, amável e obediente. Ele mostrava aos outros meninos e meninas como Deus gostaria que fossem. Ele estava dando um bom exemplo aos Seus vizinhos. Podemos dizer que Ele estava deixando Sua luz brilhar. Vocês também podem deixar sua luz brilhar. Mostrar às crianças como usar seu dedo indicador para representar a luz enquanto cantam “Sempre Vou Brilhar” (ver p. 52, CD faixa 52).

M. O Sábado No sábado, Jesus ia adorar a Deus, assim como nós vamos à Escola Sabatina e ao culto na igreja. O sábado era um dia feliz para Jesus. Distribuir igrejas no palito para as crianças agitarem enquanto cantam “Sábado, o Dia Mais Feliz” (ver p. 52, CD faixa 51).

N. Ajudantes Felizes Jesus não é mais um menino pequeno. Ele agora mora no Céu. Mas fica muito contente ao ver meninos e meninas que são ajudantes felizes como Ele foi quando era pequeno. Vocês querem ser ajudantes felizes? Vocês podem me ajudar a guardar os animaizinhos de brinquedo que estão aqui na frente? Pedir que as crianças peguem os animais do chão e coloquem dentro da caixa enquanto cantam “Quero Vê-lo Feliz” (ver p. 51, CD faixa 54).

O. Partilhando com Alegria Jesus também fica contente quando vê crianças partilhando com alegria. Convidar metade da classe para ir à frente escolher dois brinquedos da cesta e levar um brinquedo para outra criança que ficou sentada. Depois repetir a atividade com a outra metade da classe. Cantar “Vamos Brincar Juntos” (ver p. 51, CD faixa 46).

P. Verso Para Decorar Jesus era obediente quando menino. Vocês sabem por quê? Porque Ele amava Seus pais e também amava a Deus. Ele quer que vocês também sejam obedientes. Cantar o cântico do Verso Para Decorar “Jesus Era Obediente” (ver p. 50, CD faixa 59).

Encerramento

Queremos ser como Jesus era quando criança. Queremos obedecer e ser ajudantes felizes. Vamos pedir que Jesus nos ajude. Encerrar com uma oração pedindo que Jesus ajude os meninos e meninas a ser sempre obedientes e ajudantes felizes. Cantar juntos “Chegou ao Fim a Escola Sabatina” (ver p. 49, CD faixa 20).