Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ELIAS

Boneco Elias feito em EVA com enchimento para a história do Rol e Jardim. Esse boneco fiz inpirada no DVD da trimestral de 2010 da arjsul.org.br, lá tem o passo a passo, moldes e tudo mais.

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CESTINHA PARA OFERTAS

Essa girafinha foi feita em feltro e irá para a Trimestral que acontecerá dia 30/06 aqui em GV. Como as ofertas irão para a África, vai ficar uma graça!

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FOFUCHAS AFRICANAS

As ofertas do próximo trimestre irão para a Divisão Sual Africana-Oceano Índico, essas fofuchas servirão para o momento de contar o informativo para as crianças ou para recolher ofertas, podendo adaptar logo abaixo um potinho para elas colocarem a ofertinha, como vi no blog da Vânia http://oficininhartes.blogspot.com.br/2012/06/minha-fofucha-menina-africana-fiz-para.html

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quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sigam-Me!

Lição 11 Jardim da Infância 16 de junho de 2012

VERSO PARA DECORAR: Vocês são meus amigos. João 15:14, NTLH.

Resumo da Lição

André, um pescador, encontrou-se com Jesus e Lhe apresentou seu irmão Pedro (conhecido como Simão), também um pescador. Mais tarde, André e Pedro e seus amigos Tiago e João, após uma noite de pescaria, viram Jesus chegando à praia. Ele entrou no barco que pertencia a Pedro e André e lhes pediu que afastassem o barco um pouquinho da praia a fim de que o povo se reunisse à volta a fim de poder ouvir. Depois, Jesus disse que eles lançassem a rede em águas mais profundas. Eles obedeceram e pescaram tantos peixes que precisaram chamar seus amigos Tiago e João para ajudá-los a puxarem as redes da água. Jesus os convidou a segui-Lo e se tornarem pescadores de homens. Esta lição fala sobre comunidade. As pessoas que se preocupam umas com as outras procuram maneiras de ajudar umas às outras. Jesus ajudou André e Pedro a pescar grande quantidade de peixes. Tiago e João que os ajudaram trazendo as redes se tornaram também amigos especiais de Jesus. Nós podemos ser Seus amigos especiais também quando ajudamos outras pessoas a buscar maneiras de falar aos outros sobre Jesus.

Lição BíBLica Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 112, CD faixa 11). Vivenciando a História Montagem do cenário: Com antecedência, fazer o contorno de um barco com fita- crepe ou colocar um papel grande sobre o piso para representar um barco. Contar a história para as crianças enquanto elas ajudam com os gestos. Certo dia, muito tempo atrás, Jesus estava contando Suas histórias. Quem gosta de ouvir histórias? Jesus era o melhor contador de histórias! Todos gostavam de ouvi-Lo. Ele dizia a todas as pessoas que as amava. Naquele dia, André, um pescador, ouvia a Jesus. O que um pescador faz? Vocês acham que ele apanha peixe com as mãos? Algumas pessoas pescam Vamos fazer de conta que estamos pescando com uma vara de pescar. [Fazer os gestos juntos.] André não pescava com vara de pescar, pois ele precisava pescar grande quantidade de peixes para que pudesse vendê-los e comprar alimento e roupas. Os pescadores, como André, usavam grandes e pesadas redes! Elas eram parecidas com grandes lençóis com uma porção de buracos pequenos para deixar passar a água. Os peixes ficavam presos na rede. Vamos fazer de conta que estamos puxando uma rede muito pesada para junto do barco? [Fazer os gestos com as crianças.] André estava ouvindo Jesus contar histórias, e ouviu-O dizer algo que era realmente uma boa notícia! Vocês sabem o que era? Desejam saber? Fiquem bem pertinho, vou contar para vocês! [As crianças vêm para frente. Sussurrar aos ouvidos delas:] “Jesus ama você! Digam a seus amigos.” [As crianças sussurram a boa notícia de uma para as outras até que todas tenham ouvido.] Qual era a boa notícia? Sim, Jesus ama vocês. André ficou tão emocionado que correu para contar ao seu irmão, Pedro. Ele também ficou muito emocionado! Pouco tempo depois, André e Pedro estavam consertando suas redes junto ao seu barco quando Jesus Se aproximou para contar histórias para as pessoas. André e Pedro estavam muito cansados, pois eles haviam pescado a noite inteira. Mas estavam felizes por ouvirem Jesus. Jesus até entrara no barco deles para que todas as pessoas pudessem ouvi-Lo melhor. Quem deseja vir e entrar no “barco”? [Apontar para a forma de barco feita no piso com fita-crepe. Permitir que as crianças se revezem.] Depois de algum tempo, Jesus pediu que André e Pedro fizessem algo realmente estranho. Pediu-lhes que entrassem de volta em seus barcos para pescar. Mas os pescadores sempre pescavam à noite. Ninguém pescava com redes durante o dia! Mas Pedro e seu irmão, André, entraram de novo em seus barcos porque Jesus lhes pedira que fizessem isso. Vamos todos sentar no barco. [Dar tempo.] Eles remaram para longe da praia. Vamos fazer de conta que remamos juntos [fazer os gestos de remar]. Eles lançaram para o fundo suas pesadas redes. Vamos fazer de conta que erguemos nossas redes sobre a beira do barco. [Fazer gestos de puxar as redes da água.]

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Vocês podem adivinhar o que aconteceu? [Dar tempo.] Pedro e André não podiam acreditar! Tantos peixes se mexiam dentro de suas redes que, quando eles tentaram puxá-las, quase não conseguiram levantá-las, pois estavam muito pesadas! [Fazer gestos de levantar redes pesadas.] Eles pediram aos seus amigos do barco vizinho, Tiago e João, que os ajudassem a tirar as redes da água! Façam de conta que ajudam uns aos outros. [Dar tempo.] Finalmente, as redes e todos os peixes estavam em dois barcos. Então, Jesus tinha algo especial para dizer a André, Pedro, Tiago e João. Ele disse: “Sigam-Me, e os farei pescadores de homens.” Mateus 4:19, NVI. Jesus não queria dizer que eles usariam redes para pescar homens quando estivessem nadando! Que coisa estranha! Jesus queria dizer que desejava que eles fossem Seus ajudantes especiais! Ele queria que André, Pedro, Tiago e João O ajudassem a falar às pessoas que Ele as amava. Jesus tinha doze ajudantes e amigos especiais. Eles foram chamados de doze discípulos. E Jesus deseja que sejamos Seus ajudantes. Nós também podemos ser ajudantes de Jesus. Como? Amando e ajudando as pessoas. Porque as pessoas na família de Deus ajudam umas às outras.

Analisando

Dar tempo para respostas. Como vocês se sentiriam se tivessem trabalhado a noite inteira tentando apanhar peixes e não tivessem pescado nenhum? Como se sentiriam se tivessem pescado tantos peixes em suas redes que não conseguissem nem mesmo arrastá-las para seu barco? Sabem que Jesus também deseja que vocês sejam Seus amigos especiais e Seus ajudantes? Como vocês podem fazer isso? Nós podemos ser amigos especiais de Jesus e Seus ajudantes ao ajudarmos uns aos outros! Lembrem-se:

JESUS NOS CHAMA PARA SERMOS SEUS AMIGOS.

Picada de Serpente!

Lição 11 Primários 16 de junho de 2012

VERSO PARA DECORAR “Tenham fé em Deus.” Marcos 11:22.

Resumo da Lição

Os israelitas novamente estavam resmungando. Eles não apreciavam o deserto e nem gostavam do maná. Não havia água sufi ciente. Então, Deus retirou deles Sua proteção. Muitas serpentes viviam no deserto e muitos israelitas foram picados e morreram. As pessoas se arrependeram de suas murmurações sobre pequenas coisas. Seguindo as instruções, Moisés fez uma serpente de bronze, colocou-a sobre um poste, e levantou-a perante o povo. Todos os que eram picados por uma serpente, e obedeciam a Deus ao olhar para a serpente de bronze, eram curados por Deus. Muitos olhavam, outros não tinham fé e não olhavam. Esta lição fala sobre adoração. Demonstramos nossa fé quando cremos que Deus cuida de nós diariamente e que Ele tem poder e deseja salvar-nos. Demonstrar que temos fé nEle é um modo de adorá-Lo.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Montagem do cenário: Há uma criatura que se enrola e se contorce e que muitas pessoas não gostam nem de chegar perto dela. Ela vive no deserto. Vocês sabem o que é? Segurar a serpente de brinquedo pela cauda, ou mostrar a gravura. Aqui está a criatura. E hoje, cada vez que eu disser a palavra serpente, desejo que vocês empunhem o braço e o movimentem como se fosse uma serpente. Pedir às crianças que pratiquem algumas vezes. Quantos de vocês conhecem alguém de 40 anos de idade? Quarenta anos é um longo tempo! Imaginem uma pessoa sendo bebê quando os israelitas entraram pela primeira vez no deserto. Então, a pessoa completa 40 anos de idade. Isto significa que a pessoa passara a vida toda morando em tenda no deserto! E durante todo esse tempo, seus sapatos não se estragaram, nem suas roupas ficaram velhas; havia suficiente alimento para comer, e ela durante o dia era protegida do Sol e, à noite, do frio do deserto. Também, a pessoa nunca vira animais venenosos do deserto. Vocês sabem por quê? Por causa da proteção de Deus. Vocês se cansariam de comer maná todos os dias, vestir a mesma roupa e os mesmos sapatos, e fazer a mesma coisa – caminhar sobre a areia – durante 40 anos? Com certeza, ficariam cansados. Mas isto era melhor do que ser escravos. Entretanto, os israelitas começaram a queixar-se. Diziam: “Levem-nos de volta ao Egito”, em forma de cantilena. Vocês sabem o que é cantilena? [Orientar as crianças a repetir a frase vez após outra.] Pensem no que eles estavam dizendo. Muitos deles nada sabiam sobre o Egito! Vocês sabem alguma coisa sobre a cidade em que seus pais cresceram? [Permitir respostas.] Vocês podem conhecer um pouquinho ou absolutamente nada. Com certeza, vocês não sabem como é viver ali, a menos que vocês atualmente morem no lugar. Talvez os pais israelitas não tivessem contado aos seus filhos como era difícil ser escravos no Egito. Talvez os pais apenas tivessem contado sobre as coisas boas da vida no Egito. Seja qual for a razão, aqueles queixosos pensavam que morar no Egito seria melhor do que andar pelo deserto. Moisés não sabia o que fazer. Vamos fazer de conta que somos crianças brincando em nossa tenda. [Pedir que as crianças toquem as palmas de um companheiro. Quando as crianças estiverem brincando, falar de repente:] Olhem! Ali! [Apontar para um canto.] O que é aquilo? [Fazer barulho de uma serpente ou seus movimentos.] “Mas nós nunca vimos serpentes”, vocês dizem. “Já se passaram 40 anos e nunca vimos serpentes em nosso acampamento.” [Fazer barulho de uma serpente ou seus movimentos.] A serpente está picando sua mãe. Ela chora e cai ao chão. Ela sente muitas dores. Será que ela vai morrer? Ou nunca mais ficará curada? Então, a serpente [fazer barulho de uma serpente ou seus movimentos] pica seu amigo! Então, a serpente [fazer barulho de uma serpente ou seus movimentos] vem em sua direção! O que está acontecendo? Deus retirou Sua proteção para que nos lembremos quão maravilhoso tem sido Seu cuidado e proteção. Fechem os olhos e imaginem serpentes se [fazer barulho de uma serpente ou seus movimentos] contorcendo em volta da tenda de vocês e entrando nela – subindo em sua cama. Vocês não conseguem fugir delas! Elas são venenosas. As pessoas estão morrendo. O que fazer? Vamos procurar Moisés. Digam juntos: “Procurem Moisés. Procurem Moisés” [em forma de cantilena]. Moisés, fale para Deus que estamos tristes e não fomos agradecidos. Estamos tristes por não termos adorado a Deus. Ore, Moisés! Peça que Deus novamente nos proteja destas serpentes! [Fazer barulho de uma serpente ou seus movimentos.] Assim, Moisés orou. Então, Deus disse: Faça uma serpente de metal [fazer barulho de uma serpente] e a coloque em uma haste de madeira. Diga para as pessoas que foram picadas que olhem para a serpente de metal [fazer barulho de uma serpente], e viverão. Muitas pessoas estão lamentando e gemendo. Vamos ajudar Moisés a colocar a serpente [fazer barulho de uma serpente] na haste de madeira antes que elas morram – será que conseguiremos? Vamos pegar a serpente de Moisés e colocá-la depressa na haste [fazer assim, com o material]. Então, Moisés, firma a haste na areia. Se crerem no poder de Deus, e olharem para a serpente de metal [fazer barulho de uma serpente] que Moisés fez, Deus as curará e elas viverão.

O Reino Invisível

Lição 11 dos Juvenis 16 de junho de 2012

Verso Para MeMorizar “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos Céus.“ Mateus 5:16.

Resumo da Lição

No Sermão do Monte, Jesus descreveu o caminho da vida que Ele desejava que os cidadãos do Seu reino seguissem. Embora estivesse falando em primeiro lugar e principalmente aos Seus discípulos – os quais já se haviam entregado a Ele – estava falando também aos que O buscam, àqueles que estão dispostos a cruzar a linha divisória. Ele lhes assegura que, se assim fizerem, serão abençoados e felizes. Os princípios do reino são diferentes de tudo que o povo tinha ouvido. Jesus usou ilustrações e objetos da vida cotidiana com os quais Seus ouvintes estavam familiarizados. Sabia que, cada vez que vissem ou experimentassem coisas semelhantes, se lembrariam das Suas palavras. E se não cruzassem a linha divisória para o reino nesse mesmo dia no monte, um dia, quando estivessem derramando o sal ou acendendo uma luz, tomariam a decisão. Esta lição fala sobre comunidade. As lições que Jesus ensinou no monte, quando aplicadas à nossa vida, aperfeiçoarão nosso relacionamento com outros e nos ajudarão a edificar a comunidade. Quando Jesus e os princípios do Seu reino dominarem nosso coração, Seu reino terá começado neste mundo.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica “Juvenis Net” (Observação para o professor: A encenação “Juvenis Net” é uma forma criativa de introduzir a história bíblica. Se preferir não usar este elemento imaginário, ler o roteiro e apresentar o conceito nas próprias palavras.) Providenciar para os cinco alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ou bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação. Analisando O que é um reino? Por que seria invisível o reino de Deus? Hoje, estamos estudando como o reino de Deus e seus segredos nos tornam felizes.

Vivenciando a História

Com antecedência, fazer cópias do jogral para cada aluno. Distribuir aos alunos e proceder a leitura da maneira indicada. Analisando No Sermão do Monte, Jesus descreveu o caminho da vida que Ele desejava que os cidadãos do Seu reino seguissem. As lições que Jesus ensinou no monte, quando aplicadas à nossa vida, aperfeiçoarão nosso relacionamento com outros. Lembrem-se:

PORQUE DEUS NOS AMA, ACEITAMOS SEUS VALORES E OS PARTILHAMOS COM OUTRAS PESSOAS.

Explorando o Texto Bíblico

Pedir aos alunos que leiam Lucas 6:17-26. Procurar as semelhanças e as diferenças entre as duas versões do sermão (Mateus 5 e Lucas 6). Por que vocês acham há duas versões? É possível que Jesus tenha feito este sermão (ou qualquer deles) mais de uma vez? Por quê? A quem Jesus estava falando na montanha: aos indecisos e não convertidos, ou aos firmemente convertidos? O que Ele estava abençoando: o modo de ser (pobres, que choram, perseguidos) ou as pessoas? (Pessoas.) Por quê? (Porque somente as pessoas que compreendem sua necessidade de Jesus podem realmente desfrutar Suas bênçãos.)

PORQUE DEUS NOS AMA, ACEITAMOS SEUS VALORES E OS PARTILHAMOS COM OUTRAS PESSOAS.

Aplicação da Lição

Situações

Trabalhar em duplas ou em grupos. Pedir aos alunos que criem situações em que os segredos do reino invisível possam ser aplicados. O ambiente pode ser qualquer um: lar, escola, igreja ou campo de esporte. Nomear um escrevente para anotar a situação na folha de papel. Depois, permitir que os grupos troquem suas situações uns com os outros. Cada grupo então dramatizará ou explicará como as atitudes ou valores do reino invisível poderiam ajudar na situação que receberam. Analisando O que é mais difícil, pensar em uma forma de aplicar as atitudes do reino invisível ou receber de outros uma situação? Por quê? Mencionem outras maneiras específicas em que pessoas da idade de vocês podem aplicar as atitudes do reino invisível no que fazem diariamente. Lembrem-se:

PORQUE DEUS NOS AMA, ACEITAMOS SEUS VALORES E OS PARTILHAMOS COM OUTRAS PESSOAS.

PartiLhando a Lição

Certificado: Com antecedência, fazer cópias do certificado. Explicar aos alunos que serão nomeadas pessoas da sua igreja para as bênçãos do reino invisível sobre as quais estão estudando em Mateus 5:3-12. Todos juntos, debatam as seguintes características, o que cada uma significa e o nome de uma ou mais pessoas da sua igreja que pareçam possuir essa característica. Quando chegarem a um acordo sobre algum nome (ou nomes), preparem um certificado para cada pessoa. Pobres (ou humildes) de espírito – aqueles que sentem sua necessidade espiritual. Galardão: O reino dos Céus. Os que choram – aqueles que lamentam profundamente sua condição espiritual ou outros desapontamentos e tristezas. Galardão: Consolo. Mansos – aqueles que, sem hesitar, se submetem em todas as coisas a Deus. Galardão: Herdarão a Terra (quando o orgulho não mais os dominar). Os que têm fome e sede da justiça – aqueles que anseiam pela justiça com grande ansiedade Galardão: Serão fartos com Jesus, o Pão da Vida e a Água Viva. Misericordiosos – aqueles que são ativamente bondosos e têm consideração pelos demais. Galardão: Alcançarão misericórdia, bondade e consideração em retorno. Puros de coração – aqueles que abandonaram o pecado como princípio dominante do seu ser e cuja vida está inteiramente consagrada a Deus. Galardão: Verão a Deus (agora, através dos olhos da fé). Pacificadores – aqueles que estão envolvidos em promover a unidade e harmonia entre as pessoas e entre elas e Deus. Galardão: Serão chamados filhos de Deus porque se assemelham a Ele no caráter. Perseguidos – aqueles que enfrentam dificuldades por voltarem as costas ao reino de Satanás. Galardão: O reino dos Céus (justamente como mencionado para os pobres de espírito).

Analisando

Debater com os alunos o fato de que essas são as oito qualificações do cidadão do reino invisível de Deus. Fazer planos para convidar as pessoas nomeadas a receber os certificados e a vir à classe dos juvenis na próxima semana durante o “Partilhando a Lição”. Ajudar os alunos a tomar decisões sobre o seguinte: (1) como fazer a apresentação dos certificados; (2) modo de convidar as pessoas que vão receber os certificados; (3) pessoas que deverão fazer os convites e entregá-los ou ligar para convidar por telefone; (4) pessoas que deverão preparar algumas palavras para explicar a razão dos certificados aos que o receberão; e (5) pessoas que deverão providenciar decoração especial para a sala.

Programa do Décimo Terceiro Sábado

Sábado 13 – 30 de junho

Esse programa está no Informativo Mundial das Missões

Narrador: Neste trimestre, conhecemos crianças de dois países. Quem pode nomeá-los? [Deixe que as crianças identifiquem Indonésia e Myanmar. Aponte para cada um deles no mapa].

Hoje é o décimo terceiro sábado. Isso significa que é o dia em que damos uma oferta especial para ajudar pessoas da Indonésia e Myanmar a compartilhar o amor de Deus com aqueles que não sabem que Jesus morreu por eles, que os ama e deseja ser amigo deles.

Orador 1: A Indonésia é um país formado por milhares de ilhas. A maioria da população desse país não é cristã. As pessoas adoram muitos deuses diferentes. Neste trimestre, duas cidades na Indonésia receberão ajuda para ampliar os hospitais adventistas, a fim de que mais pessoas possam receber cuidados médicos e assistência espiritual. Um desses hospitais está localizado na maior ilha do oeste da Indonésia, chamada Sumatra [indicar no mapa].

O segundo hospital está na cidade de Manado, no leste da Indonésia [localizar no mapa]. Ambos os hospitais atendem em aldeias e cidades distantes, onde as pessoas não têm acesso a bons cuidados médicos nem terão chance de ouvir a mensagem do amor de Jesus. No ano passado, mais de 400 pessoas entregaram o coração a Deus através do trabalho das equipes dos dois hospitais. Parte da nossa oferta do décimo terceiro sábado ajudará a melhorar as instalações desses hospitais.

Orador 2: O terceiro projeto é uma escola no país de Myanmar (também chamado Birmânia). A escola foi construída para cerca de 100 alunos, mas agora tem 450 alunos. Está superlotada! Muitos pais querem matricular os filhos nessa escola, onde os professores são gentis e incentivam para que os alunos se ajudem no aprendizado. Nessa escola, as crianças aprendem a amar a Deus e fazer de Jesus seu melhor amigo. Parte da nossa oferta do décimo terceiro sábado ajudará o Seminário Adventista de Yangon a construir salas de aula adicionais para receber mais crianças.

Projeto especial: Bíblias para crianças
(Peça que um adolescente ou adulto apresente esta história e faça o apelo para a oferta do décimo terceiro sábado).

O sonho de Dimon
Quantos de vocês têm Bíblia em casa? [Peça que as crianças levantem as mãos]. Quantos têm sua própria Bíblia? Você pode imaginar o que significa não ter uma Bíblia e não ser capaz de ler a Palavra de Deus ou sobre Ele?

Em alguns países, as crianças não têm Bíblia. Seus pais não têm, e elas não podem ler a Palavra de Deus nem saber que Jesus as ama. Hoje, podemos ajudar as crianças em um dos países da Divisão do Pacífico Sul-Asiático a ter uma Bíblia para que elas possam ler por si mesmas e partilhar as lições aprendidas com os pais.

A desobediência
Dimon não gostava de ir ao campo e trabalhar sob o sol quente com o pai. Ele não queria levar água para a mãe lavar roupa. Às vezes, seu pai o castigava por ele não obedecer; mas Dimon continuava desobedecendo.

Certo dia, enquanto Dimon passeava pela aldeia, ouviu uma música e parou para ouvir. Não se tratava de sacerdotes locais cantando, enquanto pediam comida, nem de música do rádio. Eram pessoas felizes, cantando em uma casa vizinha. Dimon se aproximou devagarinho e ficou embaixo de uma janela aberta. Ele conseguiu ouvir a música e pensou que ninguém poderia vê-lo.

Poucos minutos depois Dimon sentiu um toque no ombro. Ele deu um pulo, preparando-se para correr se o homem o ameaçasse. Mas o homem não parecia zangado.

“Por que você está sentado aqui?”, o homem perguntou gentilmente. “Entre, você poderá ouvir melhor e ver o que está acontecendo.” O homem apontou para uma porta. Dimon o seguiu timidamente e entrou no edifício.

Dimon subiu os degraus de madeira do edifício simples em direção ao salão aberto cheio de cadeiras dobráveis. O homem apontou uma cadeira vazia ao lado de um menino da mesma idade que Dimon. Vagarosamente, ele se dirigiu à cadeira, e o menino que estava sentado ao lado dele estendeu a mão, dando-lhe boas-vindas. Em seguida, ofereceu a Dimon um livreto com a letra das músicas.

Depois da música, um senhor idoso se levantou para falar. Falou que Jesus sempre foi obediente ao Seu Pai. Damon se perguntava quem seria esse Jesus. Seria um menino da vila?

“Certa noite, enquanto Jesus orava em meio às oliveiras, uma multidão O prendeu. Ele foi levado aos líderes religiosos e foi acusado de querer ser Deus. A multidão gritou: ‘Matem-no’ Então Jesus, homem gentil e amoroso, foi morto.

“Jesus morreu pelos pecados do mundo”, disse o homem. “Ele morreu por você e por mim. Ele quer que nós O sigamos, e vejamos por nós mesmos que Deus nos ama. Você deseja segui-Lo? Vai estudar Sua Palavra e aprender o que Ele quer para você?”

A transformação
Dimon nunca tinha ouvido falar de Jesus antes, e quis saber mais sobre esse homem obediente que morreu pelos pecados deles. Dimon começou a frequentar uma igreja perto de sua casa todos os sábados. Os pais notaram que o comportamento de Dimon foi melhorando.

Ele obedientemente fazia sua tarefa e não fugia para jogar. Finalmente, permitiram que ele fosse à igreja.

Dimon se esforça para lembrar as histórias que ouve na igreja sobre Jesus, a fim de que possa contar à mãe o que aprende. Ele canta as músicas que aprende na Escola Sabatina.

A mãe escuta enquanto lava roupa ou prepara a refeição da família. Ela está feliz porque Dimon está aprendendo sobre Deus e também a obedecer aos pais.

Muitas vezes, Dimon observa o pastor ou o ancião lendo a Bíblia, e gostaria de ter uma Bíblia. Ele quer ler as histórias de Jesus para si e para ensinar aos seus pais.

Parte da oferta desse décimo terceiro sábado ajudará a fornecer Bíblias para as crianças em um país no sudeste da Ásia. As crianças compartilharão as Bíblias com seus pais, e muitas pessoas aprenderão que Deus as ama. Vamos dar uma generosa oferta. Assim, muitas crianças poderão ter sua própria Bíblia.

(Ofertas)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Pães e Peixes

Lição 3 Rol do Berço Junho

VERSO PARA DECORAR “Façamos o bem a todos!” Gálatas 6:10, NVI.

Resumo da Lição

Uma multidão de pessoas seguiu Jesus a um lugar deserto, onde Ele ensinou e curou os doentes durante todo o dia. No fim da tarde, Jesus sentiu pena das pessoas porque Ele sabia que elas deviam estar com fome. Ele pediu aos discípulos que dessem alguma coisa para a multidão comer. Eles disseram a Jesus que possuíam apenas cinco pães e dois peixes do lanche de um menino. Jesus abençoou o alimento e ele foi suficiente para alimentar cinco mil pessoas, e ainda sobraram doze cestos cheios de alimento. Esta lição fala sobre comunidade. Jesus estava preocupado com as necessidades daqueles que O seguiam e desejava que Seus discípulos partilhassem dessa preocupação. O pequeno lanche oferecido por um garoto parecia não ser suficiente, comparado com a grande necessidade, mas sua generosidade foi multiplicada para abençoar a muitos outros.

Decoração da Sala

Continuar com o mesmo ambiente externo usado nos dois últimos meses. Acrescentar um vaso de flores reais ou artificiais para que as crianças possam “colher”.

iniciando a escola sabatina

A. Boas-vindas Bom-dia, meninos e meninas! Estou muito feliz em ver cada um de vocês hoje aqui! O sábado é um dia muito especial. Vemos muitos amigos na igreja aos sábados. Vamos dizer “Bom-dia” aos nossos amiguinhos que vieram à Escola Sabatina. Andar pela sala e dar as boas-vindas a cada criança enquanto cantam “Bom-dia” (ver p. 50, CD faixa 3). Jesus está muito contente porque viemos à Escola Sabatina. Vocês também estão contentes por terem vindo à Escola Sabatina hoje? Então, vamos cantar com os nossos sininhos. Distribuir os sinos para que as crianças toquem enquanto cantam “A Escola Sabatina Vai Começar” (ver p. 50, CD faixa 5). A Escola Sabatina é um lugar especial para estarmos. Viemos à Escola Sabatina para aprender sobre Jesus e o quanto Ele nos ama. Distribuir as bandeirinhas “Jesus me Ama” enquanto cantam “Cristo me Ama” (ver p. 50, CD faixa 6).

B. Oração Jesus deseja estar conosco na Escola Sabatina. Vamos convidá-Lo. Incentivar as crianças a se ajoelhar e se preparar para a oração enquanto cantam “Silêncio, Silêncio” (ver p. 50, CD faixa 8). Fazer uma oração simples dando tempo para as crianças repetirem as palavras: Querido Jesus, nós Te agradecemos por estares conosco em nossa Escola Sabatina. Agradecemos pela Bíblia e pelas histórias que falam de Ti. Amém. Depois da oração, cantar “Obrigado” (ver p. 51, CD faixa 9). C. Visitas Dar as boas-vindas a cada visitinha (bem como aos pais que estiverem visitando). Depois, cantar “Visita Hoje Temos” (ver p. 51, CD faixas 11 e 12).

D. Ofertas Muitas crianças não sabem que Jesus as ama. Nossas ofertas vão ajudá-las a aprender sobre Jesus. Enquanto as ofertas estiverem sendo colocadas no recipiente, cantar “Esta é Nossa Oferta” (ver p. 51, CD faixa 14). Muito obrigada, meninos e meninas, por trazerem suas ofertas. Agora, vamos fechar os olhos enquanto pedimos que Jesus abençoe a oferta. Juntar as mãos, fechar os olhos e fazer uma oração simples, com palavras mais ou menos assim: Querido Jesus, esta ofertinha é Tua. Queremos que outras criancinhas aprendam sobre o Teu amor. Amém.

E. Aniversariantes Neste ano estamos sugerindo o “Cantinho do Aniversariante”. Pode-se enfeitar uma cadeira com flores, colocar uma almofada bonita, um tapete no chão, etc. Alguém aqui fez aniversário. Vocês querem saber quem é? Vamos fechar os olhos e cantar. Cantar “Quem Fez Aniversário?” (ver p. 52, CD faixa 15). Levar a criança que fez aniversário à frente enquanto cantam. Em seguida, cantar “Parabéns a Você” (ver p. 52, CD faixa 16). Jesus ama todas as crianças e também ama muito você, [nome da criança]. Vamos agradecer a Jesus por dar a você mais um ano de vida. Fazer uma oração especial pela criança. Dar à criança um pequeno presente em nome da Escola Sabatina. 4 vivenciando a história

A. Verso Para Decorar

Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vamos olhar dentro de nossa Bíblia? (Abrir a Bíblia.) Na Bíblia podemos ler que Jesus nos ama. Vocês podem encontrar uma gravura de Jesus na Bíblia de vocês? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “No Livro de Deus” (ver p. 53, CD faixa 17).

Nosso Verso Para Decorar está na Bíblia. Ele diz: “Façamos o bem a todos!” Repitam comigo. Temos nosso Verso Para Decorar em cântico também. Vamos cantar “Façamos Sempre o Bem” (ver p. 56, CD faixa 78).

B. Pães e Peixes Nossa história bíblica é sobre um menino que certo dia foi ver Jesus. Ele ouvira que Jesus estava contando histórias longe dali, e ele queria ir. Assim, sua mãe lhe preparou um lanche, no caso de ele ficar com fome. Seu lanche era composto por dois peixinhos e cinco pãezinhos. Distribuir uma cestinha ou saquinho de papel com cinco pãezinhos e dois peixinhos (de pano, plástico, feltro, etc.) para cada criança. Cantar “A Multiplicação dos Pães” (ver p. 57, CD faixa 51).

C. Andando à Beira do Mar O menino foi caminhando para onde Jesus estava. Ele fizera uma boa caminhada à beira do mar. Se possível, levar as crianças para uma caminhada ao ar livre. Se não, caminhar em volta da sala ou em qualquer espaço disponível. Cantar o hino “Coisas que Deus Criou” (ver p. 55, CD faixa 48).

D. Brisa do Mar O menino sentiu uma brisa suave soprando do Mar da Galileia. Pedir que as crianças fiquem de pé e se balancem para a frente e para trás, com os braços esticados para cima. Criar uma brisa ligando um ventilador em direção às crianças. Cantar “Coisas que Deus Criou” (ver p. 55, CD faixa 48).

E. Perfume das Flores O menino sentiu o perfume das belas flores que se inclinavam no campo. Ele pode até mesmo ter colhido algumas delas. Se usar flores artificiais, borrifar um pouco de perfume nelas antes de começar a atividade. Convidar as crianças para pegar uma flor e cheirar enquanto cantam “Deus Fez as Flores Crescerem no Jardim” (ver p. 57, CD faixas 21 e 22).

F. Jesus é Amor Então, o menino continuou seu caminho até onde Jesus estava. Jesus Se encontrava na encosta de uma montanha. Muitas pessoas também estavam ali para ver Jesus. O menino viu que Jesus curava as pessoas. Ele ouviu Jesus contar histórias. O menino amou muito a Jesus e ficou muito feliz ao saber que Jesus também o amava!

G. Pessoas Famintas O menino e todas as outras pessoas ficaram com Jesus durante o dia inteiro. Antes que percebessem, já era muito tarde e eles estavam com muita fome. Jesus sabia que as pessoas estavam com fome. Ele ficou triste por causa delas. Jesus pediu a Seus ajudantes que dessem alimento para todas elas. Fazer com as crianças o seguinte recitativo animado: Jesus viu muitas pessoas (mão sobre os olhos, olhando a distância) Que vieram para ouvi-Lo. (mão fechada atrás da orelha) Ficaram com Ele o dia inteiro, (braços abertos, indicando envolvimento) Ouvindo com muita atenção. (mão no queixo e olhar fixo) Estavam com fome, Ele sabia, (curvar com a mão sobre o estômago) Pois o dia já estava terminando. (apontar para o horizonte) “Precisamos arranjar alimento para todos”, (levar a mão à boca algumas vezes) Disse Jesus aos Seus ajudantes. (dedo em riste)

H. Partilhando Alimento Quando os ajudantes de Jesus perguntaram se alguém tinha algum alimento, um menino lhes disse que tinha um lanche. Ele tinha somente (contar nos dedos) um, dois peixinhos e (contar nos dedos) um, dois, três, quatro, cinco pãezinhos. Isso não significava nada para toda aquela gente, mas o menino queria partilhar seu lanche com outros. Distribuir os pãezinhos e peixinhos artificiais para as crianças. Pedir que as crianças venham à frente e coloquem seus peixes e pães em uma grande cesta ou os de feltro no flanelógrafo. Cantar “A Multiplicação dos Pães” (ver p. 57, CD faixa 51).

I. Verso Para Decorar O menino havia aprendido que Jesus deseja que partilhemos com outros. Partilhar é uma das maneiras de fazer o bem aos outros. É isso que diz nosso Verso Para Decorar. Cantem comigo o hino do nosso verso “Façamos Sempre o Bem” (ver p. 56, CD faixa 78).

J. A Bênção Jesus ficou feliz com o lanche do menino. Jesus olhou para todas aquelas pessoas com fome. Então, olhou para aqueles peixinhos – um, dois peixinhos – e para aqueles pãezinhos – um, dois, três, quatro, cinco pãezinhos. Jesus pediu que as pessoas se assentassem na grama. Pedir que as crianças se assentem na manta ou cobertor. Isso daria para alimentar a nós todos? Em classes menores: Isso seria suficiente para alimentar muitas pessoas? Não. Mas vamos ver o que aconteceu. Jesus olhou em direção ao céu e fez uma oração mais ou menos assim: (olhar para o céu e convidar as crianças a repetir o seguinte: Papai do Céu, abençoa A comidinha tão boa. Amém.

K. Partindo o Pão Então, Jesus partiu o pão em pequenos pedaços e pediu a Seus ajudantes que o repartissem com as pessoas. E aqueles dois peixinhos e cinco pãezinhos (contar nos dedos) alimentaram todas aquelas pessoas que estavam com fome. Houve bastante alimento para todos. Quando todas aquelas pessoas já estavam satisfeitas, ainda sobraram doze cestas cheias de alimento! Distribuir os pãezinhos para cada criança. Pedir que as crianças os coloquem nas cestinhas.

L. Partilhando Alimento Jesus ficou feliz porque o menino partilhou seu lanche. Jesus também fica feliz quando partilhamos nosso alimento. Dar duas frutas iguais para as crianças partilharem com alguém.

M. Partilhando Brinquedos Também existem outras coisas que podemos partilhar. Podemos partilhar nossos brinquedos. Distribuir os brinquedos para a metade das crianças. Permitir que segurem enquanto cantam “Uma Vez Cada Um” (ver p. 54, CD faixas 43 e 44). Pedir que as primeiras crianças partilhem seus brinquedos com o segundo grupo, para que este tenha a sua vez de brincar.

N. Verso Para Decorar Jesus fica contente quando partilhamos com outros. Partilhar é uma das maneiras de fazermos o bem a todos. Vamos cantar nosso hino do Verso Para Decorar (ver p. 56, CD faixa 78).

atividade Para Fixação (oPcional)

Colocar as crianças sentadas ao redor de pequenas mesas. Professores e auxiliares deverão ajudar as crianças a fazer uma das seguintes atividades cada semana ao recapitular a história.

Semana 1 Cesta de Pães e Peixes Com antecedência, fazer cópias da cestinha, dos pães (cinco) e peixes (dois) para cada criança e recortá-los. Dar a cada criança dois peixinhos e cinco pãezinhos e ajudá-las a colar na cesta.

Semana 2 Pão Para Partilhar Com antecedência, fazer para cada criança uma cópia do pão com o Verso Para Decorar e recortar. As crianças podem levar seus “pães” para casa e partilhá-los com alguém.

Semana 3 Aquário Com antecedência, fazer para cada criança cópias do aquário e dos peixes. Recortar e ajudar as crianças a colar os peixes no aquário. Pintar a água do aquário e os peixinhos.

Semana 4 Cesta Para Partilhar Recortar tiras de cartolina e prender com fita adesiva nos copos para fazer uma alça. Permitir que as crianças colem adesivos em suas “cestas”. Sugerir que em casa a mãe coloque alguma coisa para a criança partilhar com alguém.

Semana Opcional

Luvinha de Peixe

Com antecedência, fazer cópias da luvinha de dedo em formato de peixe para cada criança e recortar. Dobrar na linha pontilhada e colar as laterais, deixando um espaço aberto para a criança colocar o dedo. Atividades Bíblicas Se houver tempo de sobra, escolher uma de várias atividades para reforçar a história bíblica do mês. As atividades preparatórias sugeridas no início do programa podem ser utilizadas novamente. 6 encerraMento Jesus deseja que partilhemos com outros justamente como o menino partilhou seu lanche. Não se esqueçam de partilhar durante a semana. Fazer uma oração breve, mais ou menos assim: Querido Jesus, obrigado pelo menino que partilhou seus peixinhos e pãezinhos. Por favor, ajuda-nos também a sentir desejo de partilhar com os outros. Amém. Cantar “Cântico de Despedida” (ver p. 52, CD faixa 19).

Jesus Vai a Uma Festa

Lição 10 Jardim da Infância 9 de junho de 2012

VERSO PARA DECORAR:  “Cante de alegria”. Isaías 52:9, NTLH.

Resumo da Lição

Jesus e Seus discípulos participaram de uma festa de casamento. Muitos de seus familiares e amigos se encontravam ali, e todos estavam muito alegres. Mas, com tantas pessoas presentes, o suco estava no fim – um problema sério que deixaria o noivo envergonhado. A mãe de Jesus Lhe pediu ajuda. Ele disse para os servos encherem alguns jarros com água pura. Jesus transformou a água em suco de uva, e houve bastante para todos. As pessoas diziam que esse era o melhor suco. Todos estavam felizes. Esse foi o primeiro milagre de Jesus. Esta lição fala sobre comunidade. Comunidade significa amar e alegrar-se com a família e amigos e cuidar de suas necessidades e felicidade. Crianças menores, frequentemente recebedoras de carinho, podem ser boas doadoras e devem lhes ser dadas oportunidades para mostrar amor aos outros.

Decoração da Sala

Ver lição 1. As lições 10 a 13 pedem vários cenários da vida de Jesus, incluindo o cenário da festa, da encosta da montanha, um poço junto a uma cidadezinha, casas de telhado plano, um barco de pescadores na água junto à praia, redes de pesca e uma fogueira na praia. Apenas para a lição 10 decorar a sala com balões e enfeites de festa.

atividades PreParatórias

Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe. A. Convites de Casamento Hoje, vamos fazer de conta que teremos uma festa de casamento. O que fazemos em primeiro lugar quando estamos planejando uma festa? (Convidamos as pessoas.) Certo. Temos que convidar as pessoas. Como convidamos as pessoas? Sim, convidamos as pessoas enviando convites. Vamos fazer convites agora. Distribuir os pedaços de cartolina e as canetinhas coloridas. Ajudar as crianças a preparar os convites.

Analisando

Para quem devemos enviar nossos convites? Esperar por respostas. Sim, podemos enviá-los a nossos familiares e a nossos amigos. Eles ficarão contentes de participarem de uma festa de casamento. Isto me faz pensar em nossa mensagem de hoje:

NÓS NOS ALEGRAMOS COM NOSSA FAMÍLIA E AMIGOS.

Lição BíBLica

Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 112, CD faixa 11). Vivenciando a História Com antecedência, encher uma jarra com água. Colocar a mistura para refresco apenas na segunda jarra. Permitir às crianças que se vistam com trajes bíblicos para o casamento. Você pode designar uma noiva e um noivo. Sentar as crianças em círculo, no piso se for possível. Colocar ambas as jarras, a colher e os copos à frente, no círculo. Jesus fazia milagres porque era o Filho de Deus. Nossa história de hoje nos conta sobre o primeiro milagre de Jesus. Ele ajudou muitas pessoas a sentir-se alegres em uma festa de casamento. Jesus queria que as pessoas soubessem que

NÓS NOS ALEGRAMOS COM NOSSA FAMÍLIA E AMIGOS.

Dar a todos um copo vazio. Façam de conta que vocês são convidados do casamento de nossa história de hoje. Enquanto eu conto a história, observem e façam o que eu faço. Certo dia, houve um casamento na cidade de Caná na Galileia. Para celebrar o casamento, o noivo e a noiva fizeram uma grande festa que durou um longo tempo. Eles convidaram todos os seus amigos e parentes. A mãe de Jesus estava lá, e Jesus e Seus seguidores também foram convidados para o casamento. Durante a festa, todos comeram bons alimentos e tiveram bom e gostoso suco de uva para beber. Vamos nos alegrar bebendo alguma coisa. [Fazer rosto triste e virar seu copo vazio para baixo.] Oh! Nosso suco acabou! Que vamos fazer? A mãe de Jesus, Maria, estava ajudando na festa de casamento. Os servos foram até Maria e disseram: – Oh, não! Não temos mais suco. Acabou todo o suco. O que vamos fazer? Maria pensou por um minuto. Ela sabia que o noivo e a noiva ficariam envergonhados por não haver mais nada para beber. “O que posso fazer?”, pensou Maria. Ela se voltou e viu Jesus. “Talvez Ele possa ajudar”, ela pensou. Assim, foi até Jesus e disse: – Não há mais suco. O que podemos fazer? Jesus olhou em volta. Ele viu uma fila de grandes jarras para pôr água. Falando baixinho, Ele disse aos servos: – Encham as jarras com água. Depois, peguem um pouco e deem à pessoa encarregada da festa. Os servos ficaram surpresos, mas fizeram o que Jesus lhes pedira. [Colocar água na jarra com a mistura de suco e mexer com a colher.] Jesus transformara a água em suco gostoso e bom! [Encher os copos das crianças com o suco colorido e deixá-las beber.] Os servos rapidamente levaram um pouco de suco à pessoa encarregada da festa. Ele ficou muito contente quando experimentou o suco. Ele disse ao noivo: – As pessoas sempre servem o melhor suco primeiro. Mais tarde, elas servem o suco inferior. Mas você guardou o melhor suco até agora. O noivo e a noiva ficaram contentes. A mãe de Jesus ficou contente. Os amigos de Jesus também ficaram contentes. Eles sabiam que Jesus realizara um milagre, Seu primeiro milagre na Terra. E eles ficaram admirados com o poder de Jesus. Jesus usou Seu poder para tornar outros felizes. Ele mostrou Seu cuidado à noiva e ao noivo e a todos os convidados do casamento. Jesus deseja que nós também sejamos felizes. Vamos levantar nosso copo e dizer “Viva Jesus!” [Dar tempo.] Vamos mostrar aos outros quão felizes nós somos ao saber que Jesus cuida de nós e deseja que sejamos felizes. Como podemos fazer isso? Ajudando alegremente os outros. Ajudando os outros a passar momentos agradáveis.

Analisando

Dar tempo para respostas. Como vocês acham que os servos se sentiram ao virem o que Jesus fez? O que vocês pensaram quando viram que a água se transformou em gostoso suco? Antes de começar a Escola Sabatina, eu coloquei pó de refresco em uma das jarras. Quando coloquei água dentro dela, a água se misturou com o pó. O que eu fiz foi um artifício. Vocês acham que o que Jesus fez foi um truque ou Ele usou pó para fazer o suco? Esperar respostas. Não, Ele não usou nada disso. Por Jesus ser o Filho de Deus, Deus Lhe dera poder para transformar a água em suco puro. Por que vocês acham que Jesus transformou água em suco? Porque Ele queria que o noivo e a noiva soubessem que Ele Se preocupava com a festa deles. Ele queria que eles e seus convidados se alegrassem. Ele também deseja que nós nos alegremos com nossos amigos e familiares.

Lembrem-se: NÓS NOS ALEGRAMOS COM NOSSA FAMÍLIA E AMIGOS.

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segunda-feira, 4 de junho de 2012

“Que é Isso?”

Lição 10 Primários 9 de junho de 2012

VERSO PARA DECORAR “Se você chamar uma delícia o sábado […] então você terá no Senhor a sua alegria.” Isaías 58:13, 14.

Resumo da Lição

Os israelitas começavam a se preocupar quanto a obter alimento no deserto. Eles reclamavam e desejavam comer os alimentos que tinham no Egito. Então, nas primeiras horas de cada manhã, Deus enviava maná que o povo ajuntava para a provisão do dia. Na sexta-feira, o povo precisava ajuntar o dobro do que nos outros dias da semana. Normalmente, a sobra de maná estragava e começava a cheirar mal. Mas o maná recolhido na sexta-feira se conservava fresquinho e bom para o sábado. Esta lição fala sobre adoração. A experiência do maná ensina sobre adoração. Primeiro, aprendemos que adoramos a Deus através de nossa obediência. Quando ouvimos Suas instruções e fazemos o que Ele diz, honramos a Deus. Ele pede que guardemos o sábado de maneira especial, separando-o dos outros dias da semana. Na adoração a Deus encontramos a verdadeira alegria da vida. Também aprendemos que as maneiras de Deus sempre são as melhores. Seus planos sempre são para nosso bem. Ele é nosso Criador. Ele nos conhece melhor do que nós mesmos, e sempre sabe o que é melhor para nós.

Decoração da Sala

Usar decorações típicas do deserto tais como pedras, palmeiras e areia. Pode ser montada uma tenda pequena ou algum material jogado sobre caixas ou varetas para imitar tenda.

atividades PreParatórias

Escolher uma ou mais atividades que se adaptem melhor à situação da classe. A. Atividades Diárias Com antecedência, escrever sobre tiras de papel coisas que as pessoas fazem cada dia. Por exemplo: dormir, comer, escovar os dentes, orar, cozinhar, acordar, tomar banho, pentear o cabelo, etc. Acrescentar atividades que podem ser típicas à cultura ou área onde as crianças vivem. Dobrar as tiras de papel e colocá-las na caixinha. Uma de cada vez, pedir que as crianças retirem um papel da caixinha ou cesto e encenem a atividade descrita enquanto outras tentam adivinhar o que é.

Analisando

Dar tempo para respostas. Quais são algumas coisas que nós encenamos que vocês fazem todos os dias? Quais são algumas coisas que vocês não fazem todos os dias? Nossa lição de hoje é sobre os filhos de Israel. O que eles faziam cada dia, exceto em um dia da semana? Deus disse aos filhos de Israel que fizesse algo todos os dias, menos no sábado. O sábado devia ser um dia especial separado dos outros. O Verso Para Decorar é: “Se você chamar uma delícia o sábado […] então você terá no Senhor a sua alegria.” Isaías 58:13, 14. Quando obedecemos a Deus e guardamos o santo sábado, nós O adoramos. A mensagem de hoje é:

ADORAMOS A DEUS QUANDO NOS ALEGRAMOS COM A GUARDA DO SÁBADO.

Lição BíBLicA

Vivenciando a História

Montagem do cenário: Com antecedência, recortar o contorno de uma coluna de nuvem em cartolina branca e prender na ponta da ripa. Depois, recortar o contorno da nuvem em cartolina amarela com uma chama alaranjada no centro e prender do outro lado, sobrepondo-se à coluna de nuvem. Quem não comeu hoje de manhã? Nem jantou ontem à noite? Nem almoçou ontem? Dar tempo para respostas entre cada pergunta. Algumas pessoas dizem “Estou morrendo de fome!” significando que estão realmente famintas. Vocês já ficaram com tanta fome a ponto de morrer? Hoje, faremos de conta que somos os israelitas acampados no deserto ensolarado e quente. Deus acabara de nos libertar do Egito onde tínhamos sido escravos. Partimos tão rapidamente que não tivemos tempo de assar o pão, de maneira que carregamos a massa do pão nos ombros. Em nossa viagem, assamos pão sem fermento. Depois de algum tempo, a provisão de alimento estava acabando – e estávamos no meio de um deserto! Levantem-se e sigam-me! Formem uma fila e entremos no deserto. Há três dias estamos caminhando pela areia. Deus provê uma nuvem para o dia, a fim de que o Sol não nos abrase. [Parar de caminhar.] Bem, a noite está se aproximando. É hora de armar as tendas e dormir. [Mostrar a coluna de fogo.] O que é aquilo ali? É uma coluna de fogo! Vocês querem ficar próximos dela, ou longe? Os que desejam se aquecer se aproximem dela e se deitem rapidamente, se não quiserem ficar gelados à noite. [Convidar as crianças a fechar os olhos. Depois de 30 segundos, continuem a caminhar.] Certo, agora é de manhã. A nuvem apareceu, e deve ficar conosco durante outro dia de caminhada. [Mostrar a coluna de nuvem.] O que será que teremos para o jantar à noite? O que vocês gostariam de comer? [Pedir sugestões. Para cada uma delas, dizer “Não, este não é o cardápio”.] O que faremos? Vamos conversar com Moisés! Nós tínhamos muito alimento no Egito, mas como vamos encontrar alimento suficiente aqui no deserto? Estou cansada de comer pão e água, e nosso alimento está acabando. Há muita gente! Vamos morrer de fome! Onde está Moisés? [Ir em direção a “Moisés”.] Lá está ele! Digam-lhe que vocês estão cansados de andar pelo deserto! [Dar alguns minutos para ouvir as reclamações.] Ouçam! Moisés está nos falando! O que ele está dizendo? [Permitir respostas.] De manhã, Deus proverá alimento para nós. Estou maravilhado, amanhã teremos o que comer! Meninas e meninos, olhem a coluna de fogo! [Apontar para a coluna.] É hora de dormir. Fechem os olhos e façam de conta que estão dormindo. [Enquanto as crianças estiverem de olhos fechados, estender a toalha branca com os flocos de cereal.] Certo, já é de manhã. Mas olhem! O que é isso? [Apontar em direção à toalha.] Vamos novamente conversar com Moisés. Moisés, o “que é isto”? [Voz de Moisés replica:] Isto se chama “que é isto?” Moisés, pare de brincar! Isto não pode se chamar “que é isto”. Qual é seu nome verdadeiro? Moisés diz que nós já dissemos o nome do alimento. Em sua língua “isto” é chamado maná, que significa que é isto? Seu gosto é como bolo de mel. Cada manhã haverá bastante para um dia. Temos que sair fora e ajuntá-lo. Entretanto, eu não quero ter que ajuntá-lo cada manhã. Acho que vou ajuntá-lo para dois dias, hoje. Então, não precisarei sair amanhã. O que vocês acham? [Permitir respostas.] Chegou novamente a hora de dormir. [Crianças “dormem”.] Amanheceu. Oh, não! Olhem o que aconteceu com o meu maná! [Fingir que olha para alguma coisa em sua mão ou ter um recipiente com sobra de alimento estragado.] Ele está azedo e cheio de bicho! Adivinhem, eu terei que sair para ajuntar outro maná! Moisés diz que não haverá maná amanhã, pois será sábado. Precisamos ajuntar hoje o suficiente para dois dias. Entretanto, estou com medo de que o maná estrague e fique bichado até amanhã. O que vocês acham? [Incentivar respostas.] Certo, vamos ajuntar o dobro hoje e prepará-lo para o sábado. [Pedir que as crianças finjam ajuntar alguma coisa e colocá-la em cestos.] Boa-noite! [Crianças “dormem”.] Acordem, é sábado de manhã! É hora de levantar-se! Vamos verificar nosso maná de ontem. [Professora e crianças fingem verificar seus recipientes.] Ele está bom! Não está estragado! Vocês não se sentem agradecidos a Deus por Ele ter conservado o maná fresquinho para nós em Seu dia especial? Podemos descansar e adorá-Lo sem ter que nos preocupar com nosso alimento. Analisando Dar tempo para respostas. Por que os israelitas reclamaram? (Eles estavam preocupados que o alimento acabasse.) O que Deus lhes enviou? (Maná.) O que os israelitas demonstraram quando tentaram recolher maná para dois dias? (Falta de confiança em Deus.) O que eles demonstraram quando recolheram maná em dobro na sexta-feira, em preparação para o sábado? (Que eles acreditaram no que Deus dissera. Primeiro: que não haveria maná no sábado e, segundo: que Deus conservaria o maná sem estragar.) Quando obedecemos a Deus, mostramos-Lhe que O amamos o suficiente para obedecer ao que Ele nos pede. Vocês se lembram de nossa mensagem? Vamos dizê-la juntos: ADORAMOS A DEUS QUANDO NOS ALEGRAMOS COM A GUARDA DO SÁBADO.

Amigo à Meia-noite

Lição 10  dos Juvenis 9 de junho de 2012

Verso Para MeMorizar “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.“ Provérbios 17:17.

Resumo da Lição

Jesus ensinou Seus discípulos contando uma história e apresentando uma ilustração. A história é sobre um amigo pedindo pão emprestado à meia-noite. Jesus também Se referiu à boa vontade dos pais de dar boas coisas aos seus filhos. Ambos os exemplos nos dão uma ideia da boa vontade e prontidão de Deus em nos dar boas dádivas. Esta lição fala sobre comunidade. Quando ajudamos amigos necessitados, quer seja conveniente ou não para nós, ajudamos a espalhar o amor de Deus e edificar a comunidade. Muitas vezes ajudamos nossos amigos quando é conveniente. Mas algumas pessoas são amigas somente quando lhes é conveniente ser. Nós queremos ser verdadeiros amigos em todos os momentos, a despeito do custo pessoal.

atividades PreParatórias

Escolher a atividade que seja mais adequada ao grupo de alunos. A. Amigos Pedir aos alunos que digam algumas coisas que podemos fazer aos nossos amigos para mostrar-lhes o amor de Deus. Escrever a lista no quadro. Analisando Quando ajudamos amigos necessitados, estamos refletindo o amor de Deus. Algumas pessoas são amigáveis apenas quando lhes é conveniente, mas os verdadeiros amigos ajudam em todos os momentos quer seja conveniente ou não. Um bom amigo reflete o amor de Deus.

PORQUE DEUS NOS AMA, ESTAMOS SEMPRE DISPOSTOS A REFLETIR SEU AMOR A OUTROS.

B. Fazendo o Bem Dividir a classe em grupos. Pedir a cada que grupo represente através de mímica uma maneira de mostrar o amor de Deus a um amigo.

Analisando

Como vocês se sentem quando alguém faz alguma coisa boa por vocês? Como se sentem quando vocês podem fazer o bem à outra pessoa? Ser amigo verdadeiro significa ser amigo nos bons e nos maus momentos. Em que aspecto isso se assemelha ou não à maneira como Deus nos trata? E à maneira como nós tratamos nossos amigos? Assim como Deus está sempre pronto a nos dar boas dádivas, também devemos estar prontos para ajudar nossos amigos. Lembrem-se:

PORQUE DEUS NOS AMA, ESTAMOS SEMPRE DISPOSTOS A REFLETIR SEU AMOR A OUTROS.

estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica “Juvenis Net” Providenciar para os três alunos: roteiros, imitações de computador, etiquetas e/ou bandeiras com os nomes dos participantes de “Juvenis Net”. Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação.

Analisando

Vocês já ouviram alguém responder a outra pessoa como Ana respondeu ao Ivan? Como acham que essa pessoa se sentiu? Qual seria um modo melhor de Ana responder?

PORQUE DEUS NOS AMA, ESTAMOS SEMPRE DISPOSTOS A REFLETIR SEU AMOR A OUTROS.

Vivenciando a História

Eu vou ler a história da semana em Lucas 11:5-13. Vocês poderão acompanhar a leitura em suas Bíblias. Cada vez que vocês ouvirem a palavra “amigo”, ou “pedir”, devem dizer em coro: “Um amigo em necessidade é um amigo de verdade!” Ler a história dando oportunidade para os alunos responderem.

Analisando

Explicar o que o dono da casa teve de fazer para dar pão ao amigo. Descrever as prováveis condições da casa (de acordo com o material da seção Enriquecimento Para o Professor, no início desta lição).

O que aprendemos na história de hoje a respeito de como devemos nos aproximar de Deus? Que outra resposta o homem que foi acordado poderia ter dado? Em que sentido a resposta desse homem se assemelha ou não à maneira de Deus nos responder? (Provavelmente a história foi contada para contrastar a maneira de as pessoas responderem umas às outras com a maneira de Deus responder.)

PORQUE DEUS NOS AMA, ESTAMOS SEMPRE DISPOSTOS A REFLETIR SEU AMOR A OUTROS.

Explorando o Texto Bíblico

Fazer no quadro duas colunas. Intitular uma delas “A” e a outra “B”. Na coluna “A” escrever a seguinte lista de textos: João 15:13; Jó 6:14; Provérbios 17:17; 18:24; 27:6. Pedir que alunos voluntários procurem e leiam cada um dos textos. Após a leitura de cada texto, debater as características de um amigo mencionadas no texto. Pedir a alguém que escreva no quadro na coluna “B”, ao lado do verso lido, as características que a classe encontrar.

Analisando

Vocês têm algum amigo com essas características? Descrevam algumas das coisas que esse amigo faz. Como podemos manifestar essas características a outros?

PORQUE DEUS NOS AMA, ESTAMOS SEMPRE DISPOSTOS A REFLETIR SEU AMOR A OUTROS. 3 aPLicação da Lição Situações Separar os alunos em grupos. Dar a cada grupo, um cartão com uma das situações abaixo escritas nele. Pedir aos grupos que debatam sua situação e sugiram duas soluções para o problema. Quando terminarem, deverão apontar uma pessoa do grupo para representá-los e apresentar as soluções ao restante da classe. A classe se manifestará e poderá sugerir ainda outras soluções.

1. Seu amigo quer tomar emprestada sua roupa preferida para ir a uma festa. Você sabe que esse amigo é descuidado com as coisas. O que faria? 2. Está quase na hora do jantar. Uma amiga de sua mãe liga para dizer que está a uma hora de distância e gostaria de passar na sua casa com três outras amigas para visitá-los. Sua casa está desarrumada, e vocês têm apenas alimento suficiente para a família. Que sugeriria que sua mãe respondesse? 3. Um amigo está usando drogas, roubando e mentindo para manter o vício. Esse amigo fugiu da própria casa e deseja ficar na sua casa. O que você aconselharia seus pais a dizer a esse amigo? 4. Finalmente, você tem seu próprio quarto. Agora, conseguiu arrumá-lo exatamente como sempre desejou. Recentemente em um incêndio, a família de um amigo perdeu a casa e tudo o que tinha. Eles não tinham seguro e, consequentemente, não têm condições de ficar em um hotel. Seus pais pedem que você ceda seu quarto e durma no beliche no quarto do seu irmão durante alguns meses até que essa família consiga dinheiro suficiente para arranjar outro lugar para morar. Como você se sentiria? O que responderia?

Analisando

Dar oportunidade para os grupos apresentarem seus relatórios e debaterem outras soluções. Certificar-se de salientar, quando apropriado, o fato de que dar a alguém o que ele deseja (não o que ele precisa) nem sempre é a melhor maneira de refletir o amor de Deus a essa pessoa. Concluir o debate com a mensagem central de hoje:

PORQUE DEUS NOS AMA, ESTAMOS SEMPRE DISPOSTOS A REFLETIR SEU AMOR A OUTROS. 4 Partilhando a lição Sentimos sua Falta Providenciar nomes e endereços de pessoas isoladas e/ou membros da Escola Sabatina que não têm vindo regularmente à igreja. Estou muito feliz por vê-los aqui na Escola Sabatina hoje. Vocês podem pensar em alguém que não está aqui hoje? Eu tenho aqui [papéis, postais, cartões] que vocês podem endereçar a [nomes das pessoas lembradas ou da lista providenciada com antecedência]. Vou distribuir esse material e gostaria que vocês escrevessem uma mensagem curta dizendo que sentem a falta dessa pessoa e, então, assinem seu nome. Se desejarem fazer um desenho ou enfeitar a carta ou cartão, temos aqui algum material de artesanato que podem usar. Combinar com os alunos para entregar as cartas e cartões ou levá-los ao correio antes do almoço. Os alunos poderão protestar e dar desculpas. Com gentileza, procurar contornar cada protesto, mostrando-lhes uma forma em que poderão fazê-lo sem descontentamento.

Analisando

Em que aspecto, como classe, nós agimos de modo semelhante ou dessemelhante do homem da história de hoje ao ser mencionado que iríamos entregar essa correspondência antes de almoçar? Ouvir as respostas.

PORQUE DEUS NOS AMA, ESTAMOS SEMPRE DISPOSTOS A REFLETIR SEU AMOR A OUTROS.

Combinar um horário para entregar os cartões pessoalmente ou enviá-los pelo correio. 5 encerramento Orar pedindo que Deus ajude cada membro da Escola Sabatina a colocar em prática durante a semana como ser um melhor amigo em todos os momentos, pelo exemplo de Jesus e por meio do Seu poder.

Receita Para o Reavivamento

Lição 10 dos Adolescentes 9 de junho de 2012

Texto Bíblico: 2 Crônicas 29–31;
2 Reis 18–20; Isaías 39.
Comentário: Profetas e Reis, capítulos 28 e 29

I. SINOPSE Ezequias foi um rei digno de reconhecimento entre os reis de Judá. Um rei determinado a servir a Deus, assim como Davi. Ele instituiu um programa de reforma nacional que produziu um grande reavivamento espiritual. Esta lição enfoca duas principais iniciativas de Ezequias: restauração do Templo e dos serviços que eram realizados ali e a observância da festa anual da Páscoa. Antes de Judá poder experimentar o reavivamento, era necessária uma preparação. Ezequias convocou os sacerdotes e os levitas para auxiliar na restauração do Templo e dos seus serviços. Para isso, tudo o que profanasse o Templo – tudo aquilo que se relacionasse com a adoração aos falsos deuses – deveria ser destruído. O povo de Judá fez os mesmos preparativos para a celebração da Páscoa, destruindo os altares dos falsos deuses e os postes-ídolos para deixar tudo pronto para a adoração ao verdadeiro Deus. Quando chegou a festa da Páscoa, foi uma celebração tão animada que durou uma semana a mais do que o normal – porque o povo não queria ir embora. Esse é o sinal de um verdadeiro reavivamento – quando o povo não consegue parar de adorar a Deus. Ao discutir a lição desta semana com sua classe, pergunte se acham necessário que ocorra um reavivamento em sua igreja. Como seria um reavivamento em nossos dias? Lembre-se de manter o foco no fato de que o reavivamento dentro da comunidade começa com cada um assumindo um compromisso pessoal com Jesus. Reavivamento não é simplesmente sair por aí dizendo o que os demais estão fazendo de errado; é estar tão comprometido com Jesus que todos desejarão participar dessa mesma alegria.

Ilustração

Conte esta ilustração em suas próprias palavras: Um dos pregadores mais famosos da história dos Estados Unidos, Billy Sunday, iniciou sua carreira como jogador profissional de beisebol. Sunday não era uma estrela do esporte, mas certamente era um grande jogador. Ele começou jogando em um time de Chicago, o Chicago White Stockings, no ano de 1883. Certo dia, em 1887, Billy Sunday e alguns outros jogadores saíram pelas ruas de Chicago. Depois de beber em alguns bares, escutaram um grupo de pessoas pregando nas ruas. Atraído pelos hinos que escutava sua mãe cantar, Billy começou a frequentar um grupo perto de sua casa e finalmente entregou o coração a Jesus. Continuou jogando beisebol por alguns anos, mas em 1891 ele abriu mão de um contrato de 400 dólares por mês com o Philadelphia Phillies – naquela época era muito dinheiro! – para ocupar o ministério por um salário de apenas 80 dólares por mês. Todo o restante de sua vida foi dedicado ao ministério e ele se tornou um dos evangelistas mais conhecidos dos Estados Unidos. Nem todos são chamados a deixar de lado uma carreira nos esportes para se tornarem pregadores, mas o compromisso com Deus sempre exige sacrifício. Contudo, sempre há uma recompensa – tanto nesta vida quanto na futura!

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Compartilhe o seguinte em suas próprias palavras: Durante muitos anos, os reis de Israel e de Judá não foram fiéis e levaram o povo a se afastar cada vez mais de Deus. As leis do Senhor, registradas nos primeiros cinco livros da Bíblia, haviam praticamente caído em desuso. Muitas pessoas adoravam deuses pagãos; aqueles que ainda seguiam o verdadeiro Deus muitas vezes não tinham uma compreensão clara de quem Ele era e qual a maneira correta de adorá-Lo. Ezequias subiu ao trono com uma missão. Com apenas 25 anos, sabia que deveria seguir a Deus por toda a sua vida e levar o povo a fazer o mesmo. Deus sempre tem usado jovens que desejam entregar totalmente sua vida a Ele, assim como Billy Sunday. Ezequias usou sua posição de poder para conduzir o povo de volta a Deus.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. A história de Israel e Judá foi como uma montanha-russa para o afastamento de Deus. Os “reavivamentos” em que os judeus voltavam o coração a Deus eram geralmente dirigidos por um líder poderoso e carismático que estava plenamente dedicado a seguir a vontade de Deus e a desafiar outros a fazerem o mesmo. Um desses reavivamentos, como foi o de João Batista, preparou a vinda do Messias. A história da igreja cristã tem seguido o mesmo padrão. Enquanto muitos cristãos ficavam cada vez mais frios e desligados da religião, Deus sempre levantava líderes que buscavam vida nas Escrituras Sagradas, desafiavam o povo a mudar e levavam todos a um reavivamento e reforma. O reavivamento pode ocorrer na igreja ou na comunidade, mas sempre tem início com alguém que esteja disposto a se colocar completamente nas mãos de Deus. A antropóloga Margaret Mead disse certa vez: “Nunca duvide de que um pequeno grupo de cidadãos preocupados e comprometidos possa mudar o mundo. Na realidade, essa tem sido a única maneira pela qual o mundo tem sido mudado.”

III. ENCERRAMENTO

Atividade

Encerre com uma atividade e explique-a em suas próprias palavras. Entregue uma ficha ou uma folha de papel para cada aluno. Diga: “Hoje nós falamos a respeito de reavivamento – sobre como seria nossa igreja, nossa classe e nossa comunidade se fôssemos todos comprometidos com Deus como foi o povo de Judá no tempo de Ezequias. Essa ideia é bastante ampla, mas agora eu gostaria que cada um pegasse essa ideia e a tornasse sucinta e prática. Na folha de papel, escreva UMA mudança que gostaria de ver em sua igreja, na nossa classe e na comunidade, que nos aproximaria mais de Deus. Depois, escreva UMA ideia do que poderia fazer para tornar esse reavivamento uma realidade.”

Resumo

Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Deus chama cada um para um relacionamento renovado mais próximo dEle. É Seu propósito que tenhamos, como o rei Ezequias, o desejo de andar com Ele por toda nossa vida, não importa o que aconteça. Esse tipo de compromisso levará à mudança – não apenas em nós, mas no mundo ao nosso redor. Por mais que pense que naturalmente você não seja o líder, sua influência atinge a todos que estão ao seu redor. Seu exemplo de comprometimento total pode ajudar a trazer mudanças em sua família, na escola, na igreja e na comunidade. Se estiver determinado a seguir a Deus de todo o coração, como Ezequias, você será uma poderosa influência para a mudança.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Improvisando

Sempre que dividir os alunos em pequenos grupos, ou mesmo na discussão em grande grupo, como na seção INICIANDO da lição, relembre as regras básicas das discussões. Lembre que o objetivo é gerar o máximo de ideias e não apenas jogar suas ideias pessoais ou de qualquer um. Comentários como “que ideia sem sentido” ou “está errado” devem ser abolidos. As pessoas devem se sentir à vontade para falar tudo o que lhes vier à mente. No momento da discussão geral, você, como professor, pode com muito jeito e com muito tato sugerir quais respostas são mais adequadas e quais mais se aproximam do sentido bíblico. Ainda assim, os alunos sempre devem se sentir à vontade durante as discussões iniciais para dizer o que pensam, sem medo de serem criticados ou não terem suas ideias levadas em consideração.