Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 28 de janeiro de 2012

Confissões de um Sábio Insensato

Lição 5 dos Adolescentes 4 de fevereiro de 2012

História Bíblica: Provérbios e Eclesiastes. Comentário: Profetas e Reis, capítulo 5.

I. SINOPSE

Esta é a última parte da história de Salomão. Esse rei nos oferece um estudo de caso vívido ao buscar, inutilmente, durante a sua vida satisfazer a fome mais intensa do ser humano com “algodão- doce” – ou seja, objetos, inteligência, sexo e assim por diante. Entretanto, no fi m de sua vida, Salomão aprendeu que somente Deus pode satisfazer os desejos mais profundos da alma. O comentário inspirado de Ellen White a respeito desse homem intrigante nos proporciona uma boa base para discussões que podem transformar vidas. Primeiramente, esta lição nos dá a oportunidade de falar dos benefícios da confi ssão dos pecados. Através do arrependimento de Salomão, podemos ver a graça inesgotável de Deus. Entretanto, “o dano que o exemplo de suas más práticas produzira não podia ser desfeito”. – Profetas e Reis, p. 84. As consequências brutais das escolhas erradas de Salomão demonstram a importância de se fazer escolhas sábias na juventude. Esta lição proporciona uma oportunidade ideal para falar francamente com os jovens a respeito de suas escolhas (sexo prematuro, bebidas, busca por riquezas, fama, etc.) e o preço elevado que se pode pagar por tais escolhas. Ellen White acrescenta: “Entre as muitas lições ensinadas pela vida de Salomão, nenhuma é mais fortemente salientada que o poder da infl uência para o bem ou para o mal.” – Profetas e Reis, p. 85. Há muitos outros pontos que podem ser enfatizados nesta lição. Por exemplo, você pode explorar o orgulho de Salomão e associar sua destruição com o espírito arrogante que ele demonstrou ao tentar encontrar um signifi cado para sua vida em todos os lugares, menos na única fonte de real satisfação – Deus. Sendo que o nosso mundo é obcecado pelo sucesso, pode ser que você sinta a necessidade de enfatizar a busca desenfreada de Salomão pelo sucesso através de posses, poder, prazer, etc. Mesmo assim, no fi nal, ele afirmou: “É ilusão, é ilusão... Tudo é ilusão.” Eclesiastes 1:2. Que grande exemplo Salomão nos deu ao mostrar que os nossos mais profundos anseios só podem ser alcançados ao buscarmos nos relacionar com Deus.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Faça as seguintes perguntas para relacionar a ilustração e a lição desta semana: Você se identificou com a resistência de John de confessar o que fez? Quais são as “manchas” mais comuns que os jovens de hoje tentam esconder? Por que a confissão é um elemento importante da vida espiritual? De que maneira colocamos em risco a qualidade de nosso relacionamento com Deus e com o nosso próximo, se somos desonestos em relação aos nossos pecados?

Aplicando a História (Para Professores)

Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles. • Ao refletir sobre sua vida em seu diário final, Salomão teve muito do que se arrepender. Identifique alguns desses arrependimentos. De quais coisas você espera jamais ter de se arrepender? De que maneira você precisa viver cada dia a fim de ter certeza de que precisará ter esse tipo de arrependimento? • O que você acha que Salomão quis dizer ao escrever as seguintes observações? De que forma as observações feitas por ele podem nos ajudar a viver sabiamente se lhes dermos a devida atenção? (Textos da NTLH.) “Eu tenho visto neste mundo uma injustiça que é cometida pelos que governam: eles colocam pessoas tolas em altos cargos e deixam de lado pessoas de valor.” Eclesiastes 10:6. “A sabedoria vale mais do que armas de guerra, mas uma decisão errada pode estragar os melhores planos.” Eclesiastes 9:18. “Os olhos não se cansam de ver, nem os nossos ouvidos de ouvir.” Eclesiastes 1:8. “Ninguém pode endireitar o que é torto, nem fazer contas quando faltam os números.” Eclesiastes 1:15. “É melhor ter pouco numa das mãos, com paz de espírito, do estar sempre com as duas mãos cheias de trabalho, tentando pegar o vento.” Eclesiastes 4:6. • Eclesiastes 12:13 resume tudo o que o homem mais sábio que já viveu disse no fim de sua história de vida. O resultado de toda a sua sabedoria foi resumida nesse verso. Encontre todas as versões bíblicas desse verso que puder. Peça que cada aluno leia uma versão diferente dessa passagem bíblica em voz alta. Em seguida, peça que um voluntário leia os seguintes versos e depois analise de que maneira cada um deles se relaciona com Eclesiastes 12:13. Filipenses 2:12 e 13 1 Coríntios 15:58 1 João 3:16 Marcos 12:28-31 1 Pedro 2:21 Apresentando o Contexto e o Cenário Os temas a seguir parecem surgir naturalmente na história de Salomão. Dependendo do(s) tema(s) que você escolher, use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.

1. Confissão Se escolher abordar a questão da confissão nesta lição, é importante salientar o que é confissão e o que ela não é. Leia o apelo feito por Tiago: “Aproximem-se de Deus, e Ele Se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem- se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.” Tiago 4:8 e 9. Que a verdade seja dita, todos nós temos muito a confessar. O apelo feito por Tiago aos pecadores para limpar o coração é a chave para apreciar a vida com Deus. Com isso, nos achegamos a Deus e Ele Se aproxima de nós. Nós nos opomos ao conflito e favorecemos a comunidade. Funciona como um creme de aloe vera em uma alma ressecada. A confissão não se trata de revelar os nossos pecados em público e fazer com que todos fiquem chocados. Trata-se de um processo de purificação em que Deus permite que experimentemos Sua graça. Dietrich Bonhoeffer disse: “O homem que confessa seus pecados na presença de um irmão sabe que não estará mais sozinho, experimentará a presença de Deus na pessoa de seu próximo.”

2. Sucesso A Bíblia está repleta de histórias de sucesso de jovens que modelaram os princípios morais eternos. Por exemplo, Isaque recusou-se rebelar contra o pai – mesmo tendo que subir no altar para ser sacrificado. José recusou trair a confiança que Potifar depositara nele – mesmo que sua escolha o tenha levado à prisão. Davi recusou ignorar os insultos de Golias contra Deus – mesmo tendo que enfrentar um gigante com apenas uma funda nas mãos. Sadraque, Mesaque e Abede-Nego recusaram se curvar diante da estátua do rei – mesmo sendo lançados na fornalha ardente. Por toda a Bíblia, encontramos histórias de jovens que se recusaram a quebrar seus princípios – não importando o preço a ser pago. Incentive os alunos a lembrar de outros personagens bíblicos que ilustram como é o verdadeiro sucesso.

3. Orgulho Revise a origem do pecado. Reflita nas pretensões arrogantes de Satanás: “Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo.” Isaías 14:13 e 14. As Escrituras revelam que Deus não tolera o orgulho. “Ele [o Senhor] preserva os que são sinceros, mas os orgulhosos Ele castiga como merecem.” Salmo 31:23. “Não suportarei os orgulhosos e os arrogantes.” Salmo 101:5. “O Senhor detesta todos os orgulhosos; eles não escaparão do castigo, de jeito nenhum.” Provérbios 16:5. “Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.” Tiago 4:6, NTLH. Por que o orgulho é tão abominável a Deus? Como podemos cultivar um espírito de humildade?

Resumo A história infantil a seguir é ideal para encerrar a lição desta semana. Era uma vez uma aranha que lançou um fio numa das vigas do velho celeiro e começou a tecer uma teia. Dia após dia, a aranha esticava sua teia até que ela tomou conta de uma vasta zona de voo. Diariamente, a teia capturava um prato cheio de insetos, fazendo com que aquela aranha fosse motivo de inveja das outras. Um dia, ao passear por sua teia cuidadosamente tecida, a aranha notou que aquele único fio desaparecia entre as vigas. Hummm, a aranha pensou, de que vale aquele fio? Não vai capturar um jantar sequer para mim. Com esse pensamento, a aranha subiu... e cortou aquele único fio. Claro! A aranha foi “engolida” pela teia e seguiu para o seu fim. – Adaptado do conto de Max Lucado, Turn # Toward God´s Glory. Assim como a aranha, Salomão aprendeu da maneira mais difícil o que acontece quando se corta o fio que nos conecta ao Deus acima do sol. Ele buscou o significado da vida vivida debaixo do sol. Na verdade, a frase “debaixo do sol” ocorre 29 vezes no livro de Eclesiastes. Ela descreve a busca de Salomão pelo significado da vida, procurando-o na sabedoria, no prazer e no sucesso debaixo do sol. No entanto, no fim, ele reconhece que a vida é insignificante longe de Deus.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Andaime Educativo

A Wikipedia.com define esse método de ensino como um “meio de fornecer a ajuda necessária para promover o aprendizado no momento em que o conceito e as habilidades são apresentadas pela primeira vez aos alunos. Entre os materiais de ajuda, encontram-se: • Recursos • Uma tarefa atrativa • Modelos e roteiros • Orientação para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais.” O termo “andaime” foi criado como uma metáfora para descrever o tipo de assistência oferecida pelo professor ou colega a fim de promover o aprendizado. Em outras palavras, o professor tentará ajudar os alunos a dominar um conceito fornecendolhe a assistência necessária. Ao ensinar um novo conceito nesta lição, mantenha em mente os tipos de “andaimes” que você deseja utilizar para enfatizar a(s) ideia(s) principal(is) e reforçar o aprendizado. Esses “andaimes” podem ser resumos, leituras adicionais, esboços da história, perguntas-chave, recursos mnemônicos (facilidade de decorar) e/ou treinamento de outros alunos.

Totalmente Fora de Lugar

Lição 5 dos Juvenis 4 de fevereiro de 2012

Verso Para MeMorizar

“E lhes disse: Está escrito: A Minha casa será chamada casa de oração; mas vocês estão fazendo dela um covil de ladrões.” Mateus 21:13.

Resumo da Lição

Jesus viajava de Cafarnaum a Jerusalém para participar da cerimônia da Páscoa dos judeus. Quando chegou, percebeu que havia muito comércio no templo. Animais eram vendidos para os sacrifícios e o câmbio do dinheiro era feito ali. Em vez de sons de adoração, ouvia- -se barulho e confusão. Jesus deu ordens, lembrando ao povo que a casa de Deus é lugar para adorá-Lo, mostrando respeito e reverência em Sua presença. Esta lição fala sobre adoração. Mostrar reverência e respeito na casa de Deus é reconhecer que Ele está presente e que estamos ali em resposta ao Seu imenso amor.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

“Juvenis Net” Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação.

Apresentar a encenação.

Analisando

Que outras coisas vocês não fariam a alguém que vocês amam? Em que sentido essas coisas são semelhantes ou diferentes da maneira pela qual, às vezes, tratamos a Deus? Falar sobre maneiras pelas quais nosso comportamento, na igreja, mostra a Deus que O amamos e O respeitamos.

Vivenciando a História

Convidar um adulto para vestir-se com roupas dos tempos bíblicos e ir à classe contar a história como se ele houvesse presenciado o incidente estranho que ocorrera no templo em Jerusalém. Pedir-lhe que baseie sua história em João 2:13-25, como se ele houvesse observado o ocorrido. Alternativa: Entrevistar o adulto e permitir que os alunos lhe façam algumas perguntas se ele se sentir à vontade com esse arranjo improvisado.

Explorando o Texto Bíblico

Pedir aos alunos que procurem Mateus 21:12-16. Indicar alguém para ler o texto em voz alta. Jesus purificou o templo duas vezes – uma vez no início do Seu ministério, outra vez perto do fim. Por quê? Porque Jesus queria que todos fossem capazes de encontrar Deus ali. O modo ganancioso como os sacerdotes estavam agindo interferia na adoração. É importante manter um ambiente de reverência e adoração na casa de Deus. Lembrem-se:

MOSTRAR RESPEITO E REVERÊNCIA NA CASA DE DEUS É UMA FORMA DE RESPONDERMOS AO SEU AMOR.

APLicação da Lição

Olhando com Outros Olhos Quais são algumas das coisas que acontecem em nossa igreja que podem não ser muito próprias à adoração? O que podemos fazer para ajudar a manter a casa de Deus como um lugar de adoração e oração? Formar grupos de quatro ou cinco alunos. Distribuir para todos, papel e canetas. Quero que vocês pensem sobre o que Jesus veria se viesse à nossa igreja, hoje. Vamos começar pela nossa sala de Escola Sabatina. Depois, permitir que os alunos analisem outras áreas da igreja, procurando coisas que precisam ser purificadas ou corrigidas. Analisando Pedir a cada grupo que partilhe sua lista de coisas com os colegas da classe. Em que sentido isso parece com o que Jesus viu no templo de Jerusalém? Em que sentido é diferente? O que podemos fazer para que nossa igreja seja mais reverente? O que é mais importante do que o prédio no qual adoramos a Deus? (Nossa atitude ao adorarmos.) O que vocês acham sobre mostrar uma atitude reverente?

MOSTRAR RESPEITO E REVERÊNCIA NA CASA DE DEUS É UMA FORMA DE RESPONDERMOS AO SEU AMOR.

PartiLhando a Lição

Como Adoramos Dividir a classe em grupos de quatro ou cinco alunos. Dar a cada grupo uma lista de perguntas (ou escrever as perguntas onde todos possam ver). Pedir que cada grupo escolha um escrevente para anotar as respostas do grupo. Quando todos os grupos tiverem respondido a todas as perguntas, poderão partilhar suas respostas com os colegas da classe. Perguntas: Pensem sobre o culto da sua igreja como ele é agora. Que coisas vocês gostam nele? Que coisas vocês mudariam? Por quê? Se pudessem fazer alterações, quais seriam suas sugestões a fim de que o ambiente para a adoração fosse o mais reverente possível? Depois de todos os grupos partilharem suas listas com o restante da classe, pedir que alguém recolha as listas de todos os grupos.

Analisando

Durante as próximas semanas, vocês deverão tomar tempo para planejar um culto que seja exatamente do modo que vocês gostariam. Serão capazes de aplicar tudo que aprenderam a respeito de adoração durante o mês para partilhar com o restante da igreja? Procurem desenvolver mais ideias durante a semana. Observação: Certificar-se de combinar com o pastor local uma data para que os alunos possam apresentar o culto que idealizarem. Pode ser um culto divino regular de sábado, ou um culto especial de pôr do sol ou alguma outra ocasião. Pensem sobre a possibilidade de realizá-lo ao ar livre (se o tempo permitir) ou em algum outro lugar, para salientar o ponto de destaque da lição 8. Ler com antecedência para poder planejar exatamente como gostaria que fosse o projeto inteiro.

Encerramento

Orar para que Deus ajude os alunos a sentir a responsabilidade de manter seu local de reuniões como um lugar de verdadeira adoração.

Adoramos a Deus por Sua Proteção ADORAÇÃO

Lição 5 Primários 4 de fevereiro de 2012

VERSO PARA DECORAR
“Tudo o que tem vida louve o Senhor!” Salmo 150:6.

Resumo da Lição

Deus abençoou os israelitas no Egito. Enquanto eles prosperavam, os egípcios se tornavam temerosos da força dos israelitas e os obrigaram à escravidão. Satanás trabalhou através de Faraó para tentar impedir a liberdade de crescimento. Faraó ordenou que todas as crianças do sexo masculino fossem mortas. A mãe de Moisés o escondeu durante três meses e, então, o colocou em um cesto no rio. A princesa o encontrou e o adotou como seu próprio filho. A princesa enviou a irmã de Moisés, Miriã, para chamar alguém que pudesse cuidar do bebê. Ela chamou a própria mãe. A mãe de Moisés o ensinou a adorar a Deus. Quando Moisés foi para a corte de Faraó, ele recusou se inclinar diante dos deuses egípcios. Mais tarde, Moisés matou um supervisor egípcio que estava espancando um israelita, mas depois fugiu para salvar a vida. Esta lição fala sobre adoração. As orações de Joquebede suplicando proteção para seu filho foram respondidas. Deus estava com Moisés na corte de Faraó e o ajudou a resistir à tentação. Embora Moisés tivesse fugido por matar um egípcio, Deus estava com ele e o protegeu. Em todas as situações, Moisés adorou e reverenciou a Deus.

Decoração da Sala

Fazer alguns quadros de anúncios mostrando os hieróglifos egípcios e algumas das maravilhas do Egito antigo, tais como templos e pirâmides. Acrescentar 10 círculos com gravuras das 10 pragas. Criar uma sala do trono onde Moisés pode encontrar-se com Faraó. Usar um cenário externo para o Bebê Moisés e a sarça ardente, e para ilustrar as pragas.

Lição BiBLica

Vivenciando a História Personagens: Faraó, conselheiros de Faraó, servas da princesa, Miriã, princesa, Anrão, Joquebede, Arão, Moisés como jovem, dois israelitas brigando.

Os israelitas tinham estado no Egito durante quase 400 anos. Embora fossem escravos de Faraó, Deus estava cuidando deles e os protegendo. Vamos entrar na corte de Faraó e ouvir o que ele está planejando. Faraó, rei do Egito, estava com medo. [Faraó sentado no trono, com ar preocupado, conversa com os conselheiros.] – Os israelitas estão crescendo em número. Se eles continuarem a se fortalecer, podem até tentar se rebelarem e dominarem nosso país. – Assim, Faraó e seus conselheiros emitiram uma ordem para que todos os bebês dos israelitas do sexo masculino fossem mortos. Joquebede e Anrão ficaram assustados e entristecidos. [Joquebede e Anrão olham ansiosamente em volta. Joquebede segura o bebê (boneca).] Joquebede acabara de ganhar um menininho. Deus tinha prometido enviar alguém para libertar Seu povo da escravidão. Eles não queriam que seu filhinho morresse! Talvez o menininho fosse aquela pessoa. Durante três meses, eles conseguiram escondê-lo em casa. Mas, então, ele começou a fazer muito barulho. [Joquebede, Anrão, Arão e Miriã tentam acalmar o bebê. Eles se movimentam silenciosamente em volta.] Então, a família orou e pediu a ajuda de Deus [Joquebede, Anrão, Miriã e Arão se ajoelham.] Ao orarem, Deus lhes deu um plano. – Colocaremos o bebê no rio – disse Joquebede. – Nós o colocaremos dentro de um cesto revestido de piche para que flutue. [Joquebede pega o cesto e o “pinta” do lado de fora.] – Eu ficarei por perto para cuidar dele – disse Miriã, a irmã mais velha de Moisés. [Miriã olha por sobre os ombros de Joquebede.] [Joquebede ora; então, ela leva o bebê Moisés para o rio.] Joquebede levou seu filhinho no cesto para o rio Nilo. Ela colocou o cesto entre os juncos para que ele não fosse levado para longe pela correnteza. E Miriã ficou por perto, cuidando do cestinho. [Miriã permanece a certa distância observando o cesto.] Joquebede orou pedindo a Deus que protegesse o bebê Moisés. Então, a filha de Faraó foi ao rio banhar-se. Ela viu o cesto. [A princesa se aproxima com suas servas e aponta para o cesto.] – O que é aquilo flutuando entre os juncos? Por favor, tragam aquele objeto para mim. [Serva leva o cesto para a princesa.] A princesa abriu a tampa e o bebê Moisés começou a chorar. [A princesa abre o cesto, levanta a boneca, e a embala nos braços.] A princesa sorriu: – Este é um bebê dos hebreus. Eu não vou deixá-lo morrer como os demais. Vou conservá-lo para mim e cuidar dele como meu próprio filho. Miriã correu até a princesa e perguntou: – Você gostaria que eu encontrasse uma das mulheres hebreias para cuidar dele para você? [Miriã “fala” com a princesa.] – Sim, por favor. Será ótimo! – disse a princesa. [Miriã corre para Joquebede.]

Miriã correu depressa e chamou sua mãe. [Ambas se apressam de volta ao rio.] Quando Joquebede se aproximou, a princesa lhe sorriu. – Por favor, tome esse menino e cuide dele para mim – disse a princesa. – Eu lhe pagarei bem. Eles poderiam ficar com seu bebê! E ainda seriam pagos para cuidar dele! – Isto é um milagre! – disse Joquebede. – Um verdadeiro milagre – disse Anrão, o pai do bebê. – Deus deve ter um plano para este menino. Nós lhe ensinaremos tudo o que pudermos a respeito do Deus do Céu antes que ele vá morar no palácio com a princesa. Vamos agradecer a Deus agora mesmo! [A família se ajoelha em oração.] A princesa deixou Moisés com Joquebede até que ele completasse 12 anos de idade. Durante esses 12 anos, Anrão e Joquebede ensinaram a Moisés acerca de Deus e de Seu povo. E cada dia, a família de Moisés agradecia a Deus o cuidado divino sobre ele. Mas, finalmente, chegou o dia em que Moisés foi morar no palácio. A vida na corte real era empolgante. Moisés aprendeu muitas coisas ali, mas nunca se esqueceu de Deus. [A princesa mostra os arredores ao jovem Moisés.] Quando Moisés tinha 40 anos de idade, viu um egípcio espancando um israelita, e ficou muito zangado. Olhou em volta para ver se ninguém estava observando. Então, atacou e matou o egípcio. No dia seguinte, Moisés viu dois israelitas brigando. Quando lhes disse que parassem de brigar, os homens lhe perguntaram se ele também os iria matar. Moisés ficou com medo. Se Faraó soubesse que ele havia matado um egípcio, Faraó também madaria matá-lo. Então, Moisés fugiu para a terra de Midiã. Ficaria ali durante muitos anos. [Moisés foge.] Mas Deus não deixou de amar Moisés. Deus o protegeu e cuidou dele durante todos aqueles anos. E Moisés serviria a Deus de modo muito especial e sempre O adoraria. Analisando Dar tempo para respostas. O que sua família teria feito se tivesse ouvido que todos os bebês do sexo masculino fossem atirados no rio para afogar-se? O que vocês acham que Miriã pensou quando viu a princesa pela primeira vez? Como a família se sentiu quando Moisés retornou ao lar, e eles viram que seu bebê estava salvo? (Aliviados, felizes, agradecidos.) Deus cuidou de Moisés, e também cuidará de vocês. Vamos agradecer a Deus Seu cuidado e proteção ao orarmos. Lembrem-se de nossa mensagem:

ADORAMOS A DEUS QUANDO O LOUVAMOS POR SUA PROTEÇÃO.

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Noé Constrói a Arca

Lição 5 Jardim da Infância 4 de fevereiro de 2012

VERSO PARA DECORAR “Noé fez tudo conforme Deus havia mandado.” Gênesis 6:22, NTLH.

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Resumo da Lição

Deus advertiu Noé acerca da calamidade que sobreviria à Terra. Ele instruiu Noé a preparar algo de modo que tanto ele como sua família e as criaturas que Deus criara pudessem escapar da calamidade. Quando ouviu as instruções de Deus, Noé adorou a Deus ao fazer o que Ele havia mandado e construir a arca. Esta lição fala sobre adoração. Por meio de Sua Palavra, Deus nos fornece instruções para enfrentarmos o mal no mundo em que vivemos. Adoramos a Deus diariamente quando damos ouvido às Suas instruções e fazemos o que Ele deseja que façamos.

Decoração da Sala

A decoração da sala deve incluir uma arca, no flanelógrafo/quadro, ou feita de madeira ou papelão em tamanho grande; vários animais (de pelúcia, plástico, papel ou qualquer outro material disponível); gotas de chuva penduradas no teto ou nas paredes; água; ferramentas de plástico e um banco de carpinteiro (pode ser uma mesinha ou duas cadeiras com um pedaço de madeira entre elas); um anjo grande junto à arca; gravuras de Noé e sua esposa; e um arco-íris ou vários. Outros itens podem ser acrescentados à decoração à medida que a história for apresentada.

Lição BíBLica

Vivenciando a Histór ia

Deus olhou para o belo mundo que havia criado e o que Ele viu O entristeceu. Agora, as pessoas eram más. Apenas umas poucas pessoas ainda amavam e adoravam a Deus. A maior parte das pessoas fazia tudo de mau que podia imaginar. Deus ficou triste ao ver tanto pecado, maldade e sofrimento na Terra. Ele decidiu que teria de destruir a bela Terra e começar tudo de novo. Deus foi conversar com seu amigo Noé, pois as pessoas em sua família ainda amavam e adoravam a Deus. Ele disse a Noé: – Decidi destruir a Terra porque o povo é muito mau. Vou enviar um grande dilúvio e fazer com que as águas da chuva cubram toda a Terra. Mas quero salvar você, sua família e todas as pessoas que Me amam. Construa um grande barco para que as pessoas que entrarem nele se salvem. Faça o barco grande o suficiente para que os animais também possam entrar nele. Deus explicou a Noé que ele devia fazer o grande barco da madeira de um tipo de árvore chamada cipreste. Os pedaços de madeira deviam ser bem compridos. [Formar uma fila bem longa com as crianças da classe. Se a classe for muito grande, dividir em grupos de 12 a 15 crianças. Pedir-lhes que fiquem ao lado uma da outra e abram os braços bem estendidos, encostando apenas as pontas dos dedos uma na outra.] Uau! Que fila comprida! Vocês acham que os pedaços de madeira eram compridos assim? [Aceitar respostas.] Eu acho que eles eram até mais compridos do que isso, pois Deus pediu que Noé fizesse um barco realmente muito, muito grande. Vocês acham que os pedaços de madeira eram pesados? Deus também pediu que Noé fizesse o barco muito alto. [Pedir que as crianças fiquem em pé, na pontinha dos pés, com o braço erguido ao máximo.] Vocês acham que essa altura de vocês era o suficiente? Não. O barco devia ter três andares. Um andar inferior, um intermediário e um superior. Devia ser tão alto quanto [fazer referência a algum prédio de três andares que as crianças conheçam bem]. Noé prestou muita atenção em tudo o que Deus lhe falou. Depois, ele obedeceu, começando a construir aquele grande barco que chamamos de arca. Vocês acham que Noé construiu a arca sozinho? Não. Noé tinha três filhos, Sem, Cão e Jafé, que o ajudaram. E muitas outras pessoas também ajudaram. Que tipo de coisas vocês acham que eles precisaram para construir aquele grande barco? [Permitir que as crianças venham à frente e cada uma pegue uma ferramenta da caixa de ferramentas. Comentar como Noé e sua família devem ter usado os diferentes tipos de ferramentas.] Noé e sua família trabalharam muito tempo construindo a arca. E durante todo esse tempo, Deus estava com Noé e com seus ajudantes, cuidava deles e os protegia. Noé estava fazendo exatamente o que Deus pediu que fizesse. Nós também queremos obedecer às instruções de Deus. Lembrem-se de que

ADORAMOS A DEUS QUANDO LHE OBEDECEMOS.

Encerramento

Orar pelas crianças, pedindo que Deus as ajude a obedecer às instruções da Bíblia e a adorar a Deus, partilhando com outras pessoas as histórias que aprenderam. Cantar o “Cântico de Despedida” (ver p. 106, CD faixa 13).

Para colorir

Arca para imprimir, recortar e montar

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O Grande Barco de Noé

Lição 2 do Rol do Berço mês de Fevereiro

Verso Para Decorar: “Cantarei [...] o amor [de Deus].” Salmo 89:1, NTLH.

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Mensagem: Agradeço a Deus porque cuida de mim. Objetivo: Pais, no fi m do mês a criança deverá: Saber que Deus sempre cuida dela. Sentir-se feliz porque Deus cuida dela. Responder agradecendo a Deus Seu cuidado constante. Referências: Gênesis 6-9; Patriarcas e Profetas, p. 90-110.

Este homem é Noé. (Apontar para Noé.) Ele viveu há muito tempo. Noé era um amigo especial de Deus. Certo dia, Deus falou a Noé: – Vai chover. Vai chover muito, muito mesmo. A água vai cobrir o mundo inteiro. Construa um grande barco para salvar você, sua família e os animais. “O que será um barco?” Noé pensou. Noé nunca vira um barco antes. Deus mostrou a Noé como construir o barco. (Apontar para o papel na mão de Noé.)

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Você está vendo estas pessoas? (Apontar para os ajudantes.) A família de Noé o ajudava a construir o grande barco. Seus fi lhos cortavam com cuidado as tábuas no tamanho certo. Noé também colocava cuidadosamente as tábuas no lugar certo. A esposa de Noé fazia alimentos gostosos para os trabalhadores cansados. Um dia, o grande barco de Noé fi cou pronto. Então...

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Olhe para o lado das montanhas! Olhe! (Apontar para a fi la de animais.) Os animais começaram a caminhar em direção ao grande barco de Noé. Grandes leões entraram devagarinho no barco. Coelhinhos também saltaram para dentro do barco. Cangurus pularam para dentro do barco. Passarinhos voaram para dentro. Era um desfi le de animais! Anjos estavam dirigindo os animais para dentro do barco. (Ajudar a criança a identifi car ou imitar os animais: o rugido do leão, o zunzum da abelha, o relinchar do cavalo, etc.)

Então, Noé e sua família entraram no grande barco. Deus trancou a porta e os deixou seguros dentro do barco. A chuva começou a cair. Durante quarenta dias choveu muito. A água do lado de fora do barco subia cada vez mais. Mas Deus enviou anjos para cuidar do grande barco que fl utuava seguro sobre as águas. (Mostrar uma caixa de fósforos. Contar os palitos e dizer: “Este é o tanto de dias que choveu.”)

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Noé estava seguro dentro do barco. A esposa de Noé, seus filhos e as esposas deles estavam seguros ali dentro. Todos os animais também estavam seguros dentro do grande barco. (Identificar os animais e o alimento que estão comendo – palha para elefantes, cavalos e vacas; milho para galinhas e patos; leite para gatos, etc.)

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Deus cuidou de Noé, de sua família e dos animais até que a terra fi casse seca novamente. Então, Deus abriu a porta e deixou que Noé, sua família e os animais saíssem. Eles olharam para o céu e viram um belo arco-íris. Deus fez o arco-íris para nos lembrar de Sua promessa. Ele nunca mais cobriria a Terra inteira com um dilúvio.

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Noé e sua família agradeceram a Deus o arco-íris. Eles agradeceram a Deus porque cuidou deles durante o tempo em que choveu muito. Deus cuida de nós também. Vamos agradecer a Deus porque Ele cuida de nós: “Querido Deus, muito obrigado por Teu cuidado. Nós Te amamos. Amém.”

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quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Verso para decorar

Jardim

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Escondendo-se de Deus

Lição 4 Jardim da Infância 28 de janeiro de 2012

VERSO PARA DECORAR

“ O Senhor é bom e o Seu amor […] é eterno [dura para sempre].” Salmo 100:5, NVI.

Resumo da Lição

Adão e Eva desobedeceram a Deus ao comer o fruto da árvore proibida. Quando Deus os chamou, eles tentaram se esconder dEle. Deus os amava tanto que procurou por eles até encontrá-los. Eles confessaram seu erro e foram expulsos do jardim. Deus ainda os amava e cuida de suas necessidades. Esta lição fala sobre graça. O fato de Deus nos aceitar não é determinado pelo nosso comportamento. Ele ama todos nós incondicionalmente – mesmo quando pecamos. Ele está sempre disponível para nós e pronto a nos perdoar quando fazemos o que é errado. Seu amor nunca acaba.

Lição BíBLica

Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 105, CD faixa 11).

Vivenciando a Histór ia

Ao contar a história da lição, fazer os gestos e sons indicados entre colchetes e convidar as crianças a imitá-los. Adão e Eva realmente gostavam do seu belo jardim. O próprio Deus lhes apresentara seu novo lar e lhes mostrara todas as coisas especiais que havia criado para eles. Então, Deus apontou para uma árvore bem no meio do jardim. – Vocês podem comer de todas as árvores do jardim, menos daquela ali – Deus disse. [Apontar para uma árvore imaginária.] – Se comerem do fruto daquela árvore, vocês morrerão. Então, Deus recomendou que Adão e Eva andassem sempre juntos. As coisas foram muito bem por algum tempo. Mas, certo dia, Eva começou a caminhar e saiu de perto de Adão. Logo ela se encontrou no meio do jardim, perto daquela árvore que Deus dissera que não deviam comer do seu fruto. De repente, Eva ouviu uma voz: – É verdade que Deus disse que vocês não podem comer dos frutos de nenhuma árvore do jardim? Quem estava falando? Eva olhou à sua volta. [Olhar em volta, como se procurasse algo invisível.] Ela e Adão eram as únicas pessoas que moravam no jardim, e Adão fi cara para trás. Quem estaria falando com ela? Então, ela olhou para cima e lá no alto em um dos galhos da árvore, ela viu uma linda serpente! Eva fi cou admirada. Chegou um pouco mais perto da árvore. – Nós podemos comer dos frutos de todas as árvores do jardim – respondeu Eva. – Mas não do fruto desta árvore aqui. Deus disse que não devemos nem tocar nesse fruto, pois se fi zermos isso, morreremos – ela informou.

– Vocês não morrerão – disse a serpente, que na verdade era Satanás. [Imitar o sibilo de uma serpente.] – Deus está simplesmente tentando esconder alguma coisa especial de vocês. Venha! Experimente o fruto. Ele é muito bom! Eva olhou para o fruto que era realmente bonito! A serpente estava comendo do fruto e parecia ter saúde perfeita. Assim, Eva decidiu acreditar na serpente. Eva tomou o fruto que a serpente lhe dera. [Fazer como se tivesse um fruto na mão e o admirasse bem de perto.] Ela tocara o fruto e não morrera. Então, ela deu uma mordida. [Fazer como se desse uma mordida.] Ela continuava viva! Colheu mais um fruto e foi correndo levar para Adão e lhe contar sobre a serpente e o fruto. [Fazer como quem corre.] Adão ouvia enquanto Eva falava a respeito da serpente. Ele também decidiu desobedecer a Deus. Pegou rapidamente o fruto e o comeu. [Fazer como quem pega um fruto e dá uma mordida.] Depois que Adão e Eva comeram do fruto, eles se sentiram muito mal. Ficaram sabendo pela primeira vez o que era pecar, fazer o que é errado. [abaixar a cabeça como se estivesse envergonhado.] Eles ficaram tão envergonhados que queriam se cobrir com alguma coisa e se esconder. Quando desobedeceram a Deus, eles perderam sua veste de luz. Por isso, decidiram costurar algumas folhas de figueira para se vestirem. Naquela tarde, Deus veio ao jardim para andar com eles. Mas quando Adão e Eva ouviram Deus chamando, eles se esconderam dEle. – Adão – Deus chamou. [Colocar a mão em forma de concha junto à boca como se chamasse alguém em voz alta.] – Onde está você? Eva! Adão! Onde estão vocês? [Colocar a mão acima dos olhos como se procurando alguma coisa. Convidar as crianças a chamarem por Adão e Eva.] Adão, finalmente, respondeu: – Eu ouvi a Tua voz, e fiquei com medo; por isso me escondi. Então, Deus ficou triste. Ele sabia exatamente o que havia acontecido. – Vocês comeram do fruto da árvore que Eu disse que não deviam comer? – perguntou Deus. Foi difícil reconhecer diante de Deus que eles haviam desobedecido. Primeiro, Adão culpou Eva; depois, Eva culpou a serpente. [Apontar primeiro para uma criança, depois para outra.] Mas o fato de culpar outra pessoa não mudou em nada a realidade de que eles haviam escolhido desobedecer a Deus. Deus ficou muito triste. [Fazer como se enxugasse uma lágrima no rosto.] Ele disse a Adão e Eva que eles teriam que sair do seu lindo lar, o jardim, porque haviam desobedecido. Mas Deus queria que soubessem que Ele ainda os amava muito. Deus usou pele de animal para fazer roupas para Adão e Eva vestirem. Pela primeira vez, Adão e Eva viram um ser vivo morrer. Eles choraram muito. [Fazer como quem chora e soluça.] Então, Deus disse a eles que ainda os amava muito, e prometeu que um dia Seu próprio Filho morreria para resgatá-los do erro que haviam cometido. Adão e Eva ficaram aliviados por saber que Deus ainda os amava, embora eles Lhe tivessem desobedecido. E Deus também continua amando cada um de vocês, mesmo quando fazem alguma coisa errada. Ele está sempre disposto a perdoar.

Encerramento

Terminar com uma oração curta, em agradecimento a Deus por nos amar sempre, mesmo quando desobedecemos. Pedir a Deus que ajude as crianças a encontrar alguém a quem devam dizer que Deus o ama o tempo todo, e que possam assim partilhar essa mensagem durante a semana. Cantar o “Cântico de Despedida” (ver p. 106, CD faixa 13).

Escondendo-se de Deus

Lição 4 dos Primários 28 de janeiro de 2012

VERSO PARA DECORAR

“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fi el e justo para perdoar os nossos pecados e nos purifi car de toda injustiça.” 1 João 1:9.

Resumo da Lição

Deus criou Adão e Eva e os cercou com presentes de Seu amor. Um presente foi expresso em termos negativos: Eles não deveriam tocar na Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Eva caiu na tentação de Satanás e comeu do fruto da árvore. Então, ela deu o fruto a Adão. Quando Deus Se aproximou deles, cada qual acusou o outro pelo seu pecado. Deus lhes perdoou e falou de Seu plano para lidar com o pecado. Esta lição fala sobre graça. Embora Adão e Eva desobedecessem a Deus, Ele não os abandonou. Não poderia apagar as consequências do pecado deles, mas deu-lhes o perdão. Então, lhes falou do maior de todos os presentes – o presente da salvação através de Alguém que viria para salvá-los.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Convidar uma mulher para contar a história da perspectiva de Eva. Pedir às crianças que levantem o “polegar” quando ela disser Deus, e abaixem o polegar, em sinal negativo, quando ela disser serpente. Meu nome é Eva. Fui a primeira mulher que Deus criou. Eu morava com meu marido Adão em um belo jardim. Durante o dia, nós trabalhávamos em nosso lar-jardim. Havia sempre muito a fazer, e nos alegrávamos cuidando das plantas e animais. Mas a melhor parte do dia era à tardinha. Deus vinha conversar conosco. Ele tinha muitas coisas emocionantes a nos dizer. No sábado, o sétimo dia, nós passávamos o dia inteiro com Deus. Desejávamos que o sábado nunca chegasse ao fim. Deus nos deu todas as coisas do jardim, exceto uma árvore – a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Ele nos disse que nunca deveríamos comer do fruto nem tocar na árvore. Eu nunca havia pensado muito sobre isto. Havia tantas outras coisas maravilhosas para experimentar. Certo dia, eu estava andando pelo jardim e me aproximei de uma clareira. Reconheci a árvore imediatamente. Enquanto permanecia olhando para ela, uma linda criatura – uma serpente – começou a falar comigo. Mais tarde, fiquei sabendo que era Satanás. Com certeza eu não esperava que ele aparecesse daquele jeito. Fiquei surpresa. Aquela serpente era uma bela criatura. Tinha uma bela voz, macia e melodiosa. Eu estava fascinada. Então, ela falou comigo! – É assim que Deus disse: Não comam de toda árvore do jardim? – perguntou a serpente. Eu sabia que devia fugir daquele lugar, mas não fugi. Em vez disso, respondi à serpente: – Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: “Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão.” A serpente respondeu: – Deus está com medo de que vocês fiquem tão inteligentes quanto Ele. Vocês não morrerão se comerem o fruto. Vocês se tornarão tão inteligentes quanto Deus. Eu gostei da ideia de ser tão inteligente quanto Deus. Eu deveria ter acreditado que Deus sabia o que era melhor. Deveria ter acreditado no que Ele nos dissera. Em vez disso, estendi a mão e toquei o fruto. Nada aconteceu. Então, tomei o fruto e dei uma mordida. Era macio, suculento e saboroso. Tudo permaneceu com antes. Assim, peguei outros frutos e levei para Adão. Ele reconheceu imediatamente o fruto. Quando expliquei o que havia acontecido, ele deu uma mordida. Em seguida, a bela e brilhante vestimenta que Deus havia dado para nós desapareceu. Nós ficamos nus! Ficamos envergonhados! Assim, fomos até uma figueira e colhemos algumas folhas grandes para nos cobrirmos. À tardinha, quando ouvimos Deus caminhando pelo jardim, nós nos escondemos. Estávamos com vergonha de encontrá-Lo. Mas Deus Se aproximou de nós e perguntou por que estávamos escondidos. Adão Lhe disse que nos escondemos porque estávamos nus. Deus sabia o que tínhamos feito. Ele estava muito triste. Ele nos disse que teríamos que deixar o jardim. Começaríamos a envelhecer e, finalmente, morreríamos. Nossa vida fora do jardim seria difícil. Cresceriam ervas daninhas. Haveria espinhos e cobras venenosas. Os animais se tornariam perigosos. E todas as outras coisas também morreriam – até as plantas e os animais que viviam na Terra. É difícil dizer a vocês como estávamos tristes. Deus também estava triste. Mas em meio a toda nossa tristeza algo maravilhoso aconteceu. Deus não nos deixou sozinhos! Contou-nos sobre Seu plano de nos salvar das coisas erradas. Ele enviaria à Terra, como um bebê, Seu próprio Filho. Seu Filho levaria a culpa por todos os erros que nós tínhamos cometido. Ele morreria por nós a fim de nos salvar e restaurar-nos para viver na presença de Deus. Então, Deus tomou um cordeiro e o sacrificou, mostrando-nos como sacrificá-lo. Só então começamos a compreender o que significava morrer. E à medida que nossos filhos foram nascendo, nós esperávamos que um deles fosse o bebê prometido. Mas eles não eram. Muitos anos mais tarde, Jesus veio à Terra. Ele mostrou às pessoas como viver. Então, Ele morreu por nós. Quando Jesus morreu, Ele morreu pelos pecados de todos – meus e seus. Lembrem- se – Deus não nos abandonou. Ele ainda nos amava. Ele perdoou nossos pecados, e ainda perdoa seus pecados se vocês realmente se entristecerem e Lhe pedirem que perdoe. Muito em breve, Jesus voltará. Ele deseja que vocês estejam com Ele no Céu. Eu desejo estar lá, e vocês?

Analisando

O que Eva deveria ter feito quando se encontrou com a serpente? (Fugido; deixado aquele lugar.) Por que ela caiu em tentação? (Ela foi persuadida por uma bela criatura. Ela não foi primeiramente conversar com Deus ou com Adão. Ela permaneceu no lugar em que não deveria estar.) Por que ela não percebeu que a serpente era Satanás? (Satanás agiu de um modo que ela não esperava. A serpente não parecia nem falava como algo mau.) Como Deus reagiu? (Ele ficou triste, mas tinha um plano pronto, a fim de que novamente Deus e pessoas pudessem estar juntos.) Deus ainda está desejoso de nos perdoar quando fazemos coisas erradas. Ele prometeu nos ajudar. Se realmente estivermos tristes, tudo o que precisamos fazer é dizer-Lhe. Lembrem-se de nossa mensagem:

QUANDO ERRAMOS, DEUS CONTINUA NOS AMANDO E NOS PERDOARÁ SE REALMENTE NOS ARREPENDERMOS.

Encerramento

Convidar as crianças a permanecer em círculo e cantar: “O Amor de Deus é Bem Maior” (ver p. 107, CD faixa 3). A seguir, fazer uma oração em agradecimento a Deus porque Ele está sempre conosco e nos perdoa.

Mais do que um Deus de Tempestades

Lição 4 Juvenis 28 de janeiro de 2012

Verso Para MeMorizar

“Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que Tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para Ti.” 1 Reis 18:37.

Resumo da Lição

Elias havia transmitido a mensagem de Deus de que não choveria. Já fazia quase três anos que não chovia. Então, certo dia, Elias apareceu novamente e disse a Acabe que reunisse no Monte Carmelo todo o povo e os profetas de Baal. Elias os convidou a fazer uma escolha entre Deus e Baal. Ele e os sacerdotes fizeram um acordo de que somente o deus que respondesse por meio de fogo seria realmente Deus. Para ter certeza de que não haveria dúvidas, Elias encharcou seu sacrifício com água. Deus mandou fogo que consumiu não só o animal, mas o altar de pedras e a água que o circundava. Esta lição fala sobre graça. Deus usou essa experiência para fazer com que Seu povo voltasse a Ele. Deus está em nossa vida hoje, demonstrando de diferentes maneiras que Ele é Deus. Ele deseja conquistar toda a nossa afeição. Essa conquista do nosso coração é uma dádiva da Sua graça.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

“Juvenis Net” Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação.

Analisando

Já procuraram evitar alguém, por terem feito algo errado? O que vocês temiam? O que vocês temiam chegou a acontecer? De que modo? Em que sentido, a maneira pela qual o pai de Ulla reagiu se assemelha ou difere de como Deus nos trata? (Dar tempo para os alunos responderem.) O poder e o perdão de Deus atraem vocês a Ele? Por quê?

Vivenciando a História

Pedir que um adulto se vista como Elias e vá à classe e conte ou encene a história como se ela tivesse ocorrido recentemente. Pedir-lhe que ele saliente o fato de que Deus usou Seu impressionante poder para demonstrar ao povo que Ele é maior do que Baal, o deus da chuva e da tormenta. Deus se dispôs a encenar essa demonstração para atrair novamente o coração das pessoas a Ele. Certificar-se de que a história seja tão real quanto possível. Pode ser preparado um altar com pedras, caixas vazias, ou outra coisa que a criatividade puder produzir. Pedir aos alunos que leiam, na Bíblia, 1 Reis 18:37 e 38. Relembrá-los de que a mensagem central desta semana é

DEUS JAMAIS DESISTE DE TENTAR GANHAR NOSSO CORAÇÃO.

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Aplicação da Lição

Entrevista Sobre a Graça Dividir a classe em pequenos grupos. Convidar alguns adultos, para serem entrevistados pelos alunos (um adulto para cada grupo). Pedir a cada grupo que pergunte ao adulto como ele tem experimentado a graça de Deus. Dar um tempo específico para a entrevista, cerca de uns cinco minutos. Chamar voluntários de cada grupo para partilhar o que descobriram com a entrevista. Escrever as respostas no quadro. Analisando O que vocês aprenderam sobre Deus e Sua obra no sentido de atrair nosso coração a Ele? (Dar tempo para respostas.) Lembrem-se: DEUS JAMAIS DESISTE DE TENTAR GANHAR NOSSO CORAÇÃO.

4 PartiLhando a Lição

Propagandas

Se os alunos fizeram a Atividade Preparatória B, este exercício pode ser uma continuação daquela experiência. Se eles não fizeram a atividade, mostrar, agora, algumas propagandas atraentes e fazer as mesmas perguntas mencionadas na Atividade Preparatória B. Dividir a classe em pequenos grupos, fornecer o material de artesanato necessário (sendo tão criativo quanto possível), e pedir que cada grupo faça uma propaganda com o objetivo de atrair pessoas a Deus, ou à Escola Sabatina da próxima semana. Depois de prontas, fixar as propagandas na parede do lado de fora da sala, onde outras pessoas possam ver. 5 encerramento Orar, pedindo a Deus que ajude cada aluno a estar alerta durante a semana para perceber quantas vezes Deus procura atrair sua atenção, e que todos possam responder ao chamado divino com gratidão e alegria no coração.

Roteiro da encenação

“Juvenis Net”

Emiko: Oi, Ulla, como vai?

Ulla: Ah, estou triste hoje.

Emiko: Quer conversar um pouco sobre isso?

Ulla: Sim, me envie uma mensagem particular. * * *

Emiko: Qual é o problema?

Ulla: Quebrei o porta-retratos do meu pai com a melhor fotografia da minha mãe.

Emiko: Chi! Você já contou para ele?

Ulla: Não. Tentei remendá-lo, mas fiz uma confusão! Acabei escondendo-o debaixo da minha cama.

Emiko: Por quê?

Ulla: Por que ele vai ficar zangado comigo.

Emiko: Você não poderá esconder isso para sempre. Ele certamente lhe perdoará.

Ulla: Eu sei. ... Oh, não! Ele o encontrou! **POOF!** Mais tarde

Ulla: Emiko! Papai consertou o porta-retratos! E ele não ficou zangado comigo!

Emiko: Yokata, ne!* Eu sabia que ele perdoaria! ____ * Yokata, ne! Expressão japonesa que significa “Que bom, não é?”

O Sábio Insensato

Lição 4 dos Adolescentes 28 de janeiro de 2012

História Bíblica: 1 Reis 11. Comentário: Profetas e Reis, capítulos 3 e 4.

I. SINOPSE

Nenhum personagem bíblico teve um início de vida melhor do que Salomão. Criado como o filho de um rei muito próspero e respeitado, foi escolhido para herdar as riquezas que ultrapassavam seus sonhos mais ambiciosos, sem mencionar o legado de um bom nome. Seu pai não foi perfeito; mas, ao reconhecer seus erros, os corrigia. A princípio, Salomão sentiu o peso da responsabilidade de ser rei. Isso explica por que pediu sabedoria a Deus, por que se empenhou tanto para construir o Templo do Senhor e o porquê da oração emocionante que pronunciou na cerimônia de dedicação do Templo. Contudo, depois disso, aconteceu algo com Salomão. As riquezas ilimitadas de Salomão, seu prestígio internacional e a paz relativa que reinava em Israel indicam que ele teve tempo para tratar de interesses prejudiciais. E foi isso mesmo o que aconteceu. Contra a vontade de Deus, Ele fez aliança com as nações vizinhas e selou cada uma delas com um casamento. Sorrateiramente, o coração de Salomão começou a abandonar a Deus. Ele passou a adorar os deuses de suas esposas e concubinas e se esqueceu do Deus do Universo. A ascensão e decadência de Salomão nos ensinam muitas lições, mas nenhuma é mais importante do que os perigos da prosperidade e riqueza ilimitada. Salomão acreditava que seu profundo conhecimento e sua sabedoria poderiam superar a atração por lindas mulheres, deuses pagãos e riquezas inigualáveis. Infelizmente, ele estava enganado. Ele se esqueceu de que Deus era a fonte de todas as suas bênçãos. Seja em tempos de fartura ou pobreza, o povo de Deus deve sempre colocá-Lo em primeiro lugar em sua vida.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Em suas próprias palavras, comente com os alunos: O rei Salomão foi o homem mais sábio que já viveu, mas também foi o homem mais fraco por causa de sua incapacidade de controlar suas paixões. Salomão tinha um desejo fora do comum de esplendor e grandeza e foi esse desejo que absorveu sua vida, assim como a fome por sangue fresco levou o lobo à morte. Nada disso precisava ter acontecido na vida de Salomão e, certamente, não precisa acontecer conosco também.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. 1. Podemos aprender muito com os deuses que Salomão introduziu em Israel. Um dos deuses em homenagem de quem construiu um templo foi Quemos, o deus da guerra dos moabitas. A Wikipedia afirma que o nome Quemos significa destruidor, dominador ou deus-peixe. De acordo com a Enciclopédia Britânica, Quemos trata-se de “uma antiga divindade hebraica ocidental, reverenciada pelos moabitas como um deus supremo. Pouco se sabe a respeito de Quemos, apesar do rei Salomão ter construído um santuário para ele ao leste de Jerusalém (1 Reis 11:7), que mais tarde foi destruído pelo rei Josias (2 Reis 23:13)”. O templo de Quemos permaneceu intacto por mais de 300 anos antes que Josias o destruísse. 2. Outra deusa que Salomão introduziu em Israel foi Astarote, a deusa da lua dos fenícios. Segundo a Enciclopédia Judaica, o culto a essa deusa não ocorria apenas entre os hebreus. Os gregos a chamavam de Hera; os romanos se referiam a ela como Juno, e os egípcios a chamavam de Ísis. Ela era tida como a rainha do Céu por aqueles que a adoravam. 3. Sem dúvida, o deus mais repugnante adorado em Israel durante o reinado de Salomão foi Moloque. Sacrifícios humanos eram oferecidos a ele, principalmente de recémnascidos. Moloque possuía cavidades em seus braços de metal. Seus braços podiam ser estendidos e eram aquecidos de dentro para fora. Os recém-nascidos eram colocados nos braços quentes desse deus e queimavam lentamente até a morte. Moloque também era adorado na antiga Cartago, local em que certa ocasião 200 meninos foram sacrificados na esperança de salvar a cidade de um cerco. O jovem rei Josias destruiu o templo erigido a esse deus e proibiu os cultos oferecidos a ele. 4. A apostasia que o reinado de Salomão introduziu na vida dos israelitas é resumida em Juízes 10:6: “E mais uma vez os israelitas pecaram contra Deus, o Senhor. Adoraram o deus Baal de várias cidades, a deusa Astarote e também os deuses da Síria, de Sidom, de Moabe, de Amom e dos filisteus. Eles abandonaram o Senhor e deixaram de adorá-Lo”, NTLH. Como geralmente acontece, a apostasia raramente passa com o tempo ou com a tolerância. Essa é uma verdade dos tempos bíblicos que se aplica hoje também.

III. ENCERRAMENTO

Atividade Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras. Divida os alunos em grupos de três ou quatro. Peça a cada grupo que pense em três maneiras pelas quais Salomão poderia ter influenciado Israel e as nações vizinhas se não tivesse pecado. Encerre enfatizando que, assim como o pecado de uma única pessoa tem o poder de corromper muitas outras, os atos de justiça também têm o poder de levar muitos para Deus. Jesus provou que isso é verdade. Resumo Comente com os alunos os seguintes pensamentos usando suas próprias palavras: A vida do rei Salomão era um aglomerado de sonhos realizados. O povo o amava e respeitava, ele sempre estava rodeado de lindas mulheres, vestia as melhores roupas que o dinheiro poderia comprar e tinha muitos amigos importantes. Ele tinha tudo. Mesmo assim, nada disso foi suficiente para satisfazer Salomão. As alianças feitas com as nações vizinhas levou Salomão à ruína espiritual, o amor às riquezas e à opulência deixou os israelitas arruinados devido aos altos impostos a que os submeteu para que pudesse manter seu luxuoso estilo de vida e, finalmente, o seu deleite pelo prazer o deixou efeminado. Talvez tenha sido um ato de misericórdia da parte de Deus pronunciar o julgamento de Salomão enquanto tinha a oportunidade de mudar sua vida. Se Deus não dissesse que o reino seria tirado dele, pode ser que Salomão nunca tivesse mudado. Assim, mesmo na justiça de Deus, há amor e misericórdia.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Mais aprendizado visual Muitos alunos aprendem melhor quando podem realmente ver algo que possam relacionar com a lição, e não apenas ouvi-la. Procure trazer para a classe um cartaz com a linha do tempo de todos os reinos e os reis de Judá e Israel, começando com Saul. Se possível, indique o início da idolatria no reino de Salomão e quanto tempo levou para que essas práticas pecaminosas fossem abolidas. Mostre a linha do tempo para os alunos como uma forma de revelar quais as consequências dos maus hábitos de adoração de Salomão sobre a nação de Israel. Você pode lembrá-los de que Israel nunca se recuperou totalmente do que Salomão fez.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O Filho Escolhido

Lição 2 dos Adolescentes 14 de janeiro de 2012

História Bíblica: 1 Reis 3, 4 e 10. Comentário: Profetas e Reis, capítulo 1.

I. SINOPSE

Unidos, venceremos – mas divididos, falharemos. Cerca de 800 anos se passaram desde que os israelitas cruzaram o rio Jordão até que o rei Nabucodonosor os levou cativos para a Babilônia. Geralmente, imaginamos os israelitas como um povo que permaneceu unido por todos esses anos. Porém, os reinados de Saul, Davi e Salomão foram bons enquanto duraram. Antes que Saul, da tribo de Benjamin, fosse ungido e coroado, a guerra civil quase havia exterminado sua tribo. Mesmo o reinado fabuloso de Davi foi marcado por inimigos sem fim, que ameaçavam seu direito ao trono. Primeiro, Davi foi ameaçado por membros de outras tribos e servos leais de Saul e, depois, por membros de sua própria família. O reinado de Salomão não foi apenas notável pela paz que Israel manteve com as nações vizinhas, mas também pela paz que reinou dentro da própria nação. Antes de perder a vida em batalha, Absalão, o irmão mais velho de Salomão, “conquistava o coração do povo de Israel” (2 Samuel 15:6) com sua boa aparência e seu carisma. Contudo, o jovem Salomão precisaria mais do que sorte ou uma boa aparência. Não há dúvida de que ter que enfrentar com inteligência o início conturbado de seu reinado contribuiu para que Salomão, acima de tudo, pedisse sabedoria. Na ocasião em que Salomão solucionou a disputa pela guarda da criança, ordenando que o bebê fosse cortado ao meio (o que fez com que a mãe verdadeira desistisse da criança e a mãe falsa prontamente concordasse com a ordem), todos “sentiram um grande respeito por ele, pois viram que Deus lhe tinha dado sabedoria para julgar com justiça”. 1 Reis 3:28. É motivo de grande respeito e admiração notar que Salomão manteve a nação unida por tanto tempo, porque, após a sua morte, ela se dividiu e nenhum outro foi capaz de uni-la novamente.

Ilustração

Conte esta ilustração em suas próprias palavras: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e Sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas.” Que palavras maravilhosas de serem vividas, mas será que, se pedirmos sabedoria a Deus para enfrentarmos o dia a dia, Ele nos concederá? No século 19, um pregador de Londres 13 6. Circule as palavras ou sentenças que melhor transmitem as várias emoções expressadas na história. 7. Que perguntas surgiram em sua mente após estudar esta história? Utilize as passagens a seguir como fontes alternativas relacionadas à lição desta semana: Tiago 1:5; Provérbios 2:1-5; 3:13-18 e Filipenses 1:9.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. Em Provérbios, a sabedoria está relacionada à vida religiosa. Os temas abordados em Provérbios foram resumidos em cinco pontos principais:

1. Toda ação tem uma consequência. No mundo de Deus, as boas ações resultam em bênçãos e as más ações, em consequências negativas ou em castigo. Deus é justo.

2. A maneira pela qual tratamos o próximo e nos relacionamos com Deus é tão importante quanto o conhecimento que temos de Sua palavra.

3. Deus nos dá o livre-arbítrio. Em contraste com a filosofia grega e o medo, não somos governados pelo destino. O grande benefício da sabedoria é que, quando as pessoas conhecem o bem, elas agem de acordo com seu conhecimento.

4. Em tudo o que fazemos, ou seguimos o caminho da justiça, ou a avenida da insensatez, com consequências garantidas.

5. O livro de Provérbios compara indivíduos opostos – o sábio e o insensato, o preguiçoso e o estudioso, o rico e o pobre. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” Esse é um texto muito familiar para a maioria dos cristãos. Embora os arqueólogos encontrem paralelismos entre muitos dos provérbios bíblicos e os “provérbios de sabedoria” dos manuscritos do Oriente Médio, somente a Bíblia descreve a sabedoria sendo propiciada através da adoração a Deus. Gerald Wheeler escreveu: “A grande diferença entre a sabedoria que não provém da Bíblia e aquela das Escrituras é que a primeira sabedoria contém ensinamentos que dizem que o homem pode ter sucesso através daquilo que faz. A Bíblia ensina que o sucesso verdadeiro vem dAquele a quem o homem rende adoração. [...] ‘O temor do Senhor/Deus’ é uma imagem fundamental e muito difundida. É a combinação do respeito, da reverência, da fé e da obediência – a vida do cristão como um todo ao relacionar-se com Deus. Ao viverem uma vida que expresse de forma concreta sua lealdade e sua fidelidade a Deus, os cristãos aceitam a direção divina, que é a única coisa que pode satisfazer a alma. Uma vida religiosa verdadeira provém apenas do próprio Deus.” – Wisdom: Timeless Treasures from Proverbs, p. 42. Review and Herald, 2000. O livro de Provérbios enfoca principalmente o comportamento exterior. Isso se dá porque os escritores bíblicos criam que aquilo que fazemos é o reflexo daquilo que somos. Observamos isso em Provérbios 6:16-19: “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a Sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre os irmãos” (ARA). Palavras e feitos violentos são igualmente condenados em Provérbios: “Bater o leite dá manteiga; pancada no nariz faz sair sangue; provocar a raiva dá briga “ (30:33, NTLH.)

III. ENCERRAMENTO

Atividade

Encerre com uma atividade e explique-a em suas próprias palavras. Divida os alunos em grupos e peça para reescreverem em suas próprias palavras provérbios específicos que possam ser aplicados a situações do dia a dia – na escola, com os pais e os irmãos ou com os amigos. Por exemplo, Provérbios 30:32 e 33; Provérbios 28:1, 6-8; Provérbios 13:20-22; Provérbios 11:4-6 e Provérbios 11:22-27.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Os Amigos de Deus

Lição 2 Jardim da Infância 14 de janeiro de 2012

 

GRAÇA É o amor de Deus por nós.

VERSO PARA DECORAR “Façamos o homem à Nossa imagem.” Gênesis 1:26, NVI.

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REFERÊNCIAS Gênesis 1:24-31; 2:4-23; 3:20; Patriarcas e Profetas, p. 45-47.

OBJETIVOS A criança deverá: SABER que Jesus criou pessoas para serem Suas amigas. SENTIR que Jesus deseja que cada um de nós seja Seu amigo. RESPONDER dizendo a Jesus que ela deseja ser Sua amiga.

MENSAGEM CENTRAL  Deus fez pessoas para serem Suas amigas.

Resumo da Lição

Deus criou Adão e Eva para serem Seus amigos. Ele criou Adão primeiro; depois Ele criou Eva para estar ao seu lado. Deus lhes deu um mundo belo e perfeito para desfrutarem. Ele deseja que nós também desfrutemos dessa maravilhosa dádiva da Sua graça. Esta lição fala sobre graça. Deus nos criou para sermos Seus amigos, para habitarmos, desfrutarmos e povoarmos a Terra que Ele criou para nós. Ele supriu todas as coisas que pudéssemos algum dia necessitar, e muitas outras coisas que talvez jamais necessitemos, mas que poderíamos apreciar.

Decoração da Sala

Ver lição 1. Se não foram incluídas pessoas nos cenários feitos, acrescentá-las nesta semana. Colocar uma gravura e Jesus no centro do quadro ou flanelógrafo, rodeado de crianças de diferentes grupos étnicos, ou utilizar fotos das crianças da classe. Intitular essa cena de “Amigos de Jesus”.

Lição BíBLica

Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 105, CD faixa 11).

Vivenciando a Histór ia

Deus contemplou satisfeito o belo mundo que havia criado. Era perfeito! Havia muito ar fresco para respirar! [Respirar profundamente e pedir que as crianças façam o mesmo.] O Sol quentinho brilhava sobre a Terra! [Levantar os braços acima da cabeça e formar um grande círculo. Pedir que as crianças façam o mesmo.] Ao anoitecer, milhões e milhões de estrelas brilhavam no céu. [Abrir e fechar rapidamente as mãos acima da cabeça, imitando estrelas a piscar, e pedir que as crianças façam o mesmo.] A Terra estava cheia de grama verdinha bem macia e árvores altas que pareciam querer alcançar o céu azul. Nos rios e mares, peixes fervilhavam esparramando água. [Juntar as palmas das mãos e mover de um lado para outro imitando peixes. Convidar as crianças a fazer o mesmo.] Lindos passarinhos voavam bem alto, enchendo o ar com seus alegres trinados. [Mover os braços como se estivesse voando e convidar as crianças a fazer o mesmo.] Cangurus e coelhinhos pulavam [dar pulinhos como coelho], gatinhos miavam [miar como gato], carneirinhos baliam [balir como carneiro], galos cantavam [cantar como galo] e cavalos galopavam [bater as mãos sobre a perna imitando o som de cavalos galopando]. Quando Deus terminou de criar todos os animais, Ele disse: “Quero que vocês tenham muitos filhotes e encham de animais o maravilhoso mundo que criei.” O mundo de Deus era perfeito. Mas Deus queria fazer mais uma coisa. Ele disse: “Façamos o homem à Nossa imagem.” E assim Deus Se curvou, juntou um punhado de terra e fez barro, juntando mais um punhado de terra e misturando bem. Então, ele modelou aquele barro e formou um homem. [Pedir à criança que deve representar Adão que se deite no chão, com os olhos fechados e fique sem se mexer.] Mas o homem ficou deitado na terra sem se mexer. Ele não tinha vida. [Se durante as Atividades Preparatórias as crianças da sua classe fizeram silhuetas de si mesmas em papel, apontar para elas e dizer que assim como as pessoas que elas fizeram, o homem estava deitado na terra, sem vida.] Então, Deus Se curvou sobre o homem e soprou vida em seu nariz. Deus fez algo que só Deus pode fazer. Não importando quanto eu ou você sopremos no nariz de uma boneca ou de uma pessoa feita de papel, nunca conseguiremos fazê-la viver. Mas Deus soprou vida no homem. [Pedir que a criança abra os olhos.] O homem, então, se espreguiçou. [Pedir que a criança se espreguice.] Ele abriu a boca. Sentou-se. [Pedir que a criança boceje e se sente.] E a primeira coisa que o homem viu, foi Deus. Deus observou os animais e percebeu que fizera para todos eles uma companheira, mas Adão não tinha uma companheira. Então, Deus disse a Adão: – Não é bom que você esteja sozinho. Vou fazer uma companheira para você. Assim, Adão se deitou novamente na terra, e Deus fez com que ele dormisse profundamente. [Pedir que a criança que representa Adão se deite no chão novamente e faça como se estivesse dormindo.] Enquanto Adão dormia, Deus tomou uma de suas costelas e com ela fez uma mulher. [Escolher uma criança para representar Eva.] Quando Adão acordou, viu a linda mulher que Deus criara. [Pedir que a criança que representa Adão se levante e lhe apresente a criança que representa Eva.] Adão e Eva formaram a primeira família que viveu naquele mundo novo. Deus abençoou Adão e Eva e lhes disse: – Tenham muitos filhos. Espalhem-se por todo o belo mundo que criei. Aproveitem tudo que fiz para vocês. Eu amo vocês e quero que Me amem também. Quero que sejamos amigos para sempre.

Encerramento

Terminar com uma oração curta, agradecendo a Jesus por ser nosso amigo especial. Cantar o “Cântico de Despedida” (ver p. 106, CD faixa 13).

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mais Forte que um Gigante

Lição 2 Juvenis 14 de janeiro de 2012

GRAÇA: Deus Se oferece por nós.

➥ Verso Para Memorizar “O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta.” Salmo 18:2.

➥ referências: 1 Samuel 17; Patriarcas e Profetas, p. 643-648.

➥ objetivos: O aluno deverá: Saber que Deus é vencedor. Ele conquista a vitória por nós. Sentir-se vitorioso porque Deus vence o combate contra o pecado. Responder alegrando-se porque Deus lhe dá vitória.

➥ Mensagem central Deus é o Vencedor. Ele conquista a vitória por nós.

Resumo da Lição

Os filisteus tinham um vencedor chamado Golias, um gigante, que continuamente zombava do acampamento israelita. Davi, um menino-pastor que tinha ido ao acampamento para levar provisões aos seus irmãos mais velhos, ficou surpreso ao ver que ninguém respondia aos insultos de Golias contra Deus. Ele se ofereceu para lutar com o gigante. O rei e outros protestaram, mas Davi relatou como Deus lhe ensinou que a batalha pertencia a Ele. Recusando a armadura do rei, Davi enfrentou o gigante em nome do Senhor. Golias foi derrotado e todo o exército de Israel se alegrou. Esta lição fala sobre graça. Deus Se ofereceu por nós através de Jesus, nosso vencedor. Ele lutou contra o inimigo e venceu a batalha da salvação em nosso favor. Quando compreendemos que a batalha já foi vencida, nos alegramos com a vitória assim como fizeram os soldados do exército de Saul.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica “Juvenis Net” Com antecedência, dar as cópias do roteiro aos alunos escolhidos e combinar horário para ensaiar a encenação. Apresentar a encenação. Analisando Vocês conhecem alguém que tenha sido socorrido por um improvável herói? O herói socorreu Ivan. Como Deus nos socorre? Vivenciando a História Pedir que os alunos abram a Bíblia 1 Samuel 17. Hoje vamos recapitular uma história conhecida de todos. Ela se encontra nos versos 1-50 desse capítulo. Para fazer isso precisaremos de um narrador e vários outros personagens para ler as partes de cada uma das pessoas envolvidas. Escolher pessoas para as seguintes partes: Narrador – ler todas as partes narrativas que não sejam palavras específicas de uma pessoa (talvez você mesmo queira fazer isso). Jessé – pai de Davi, Eliabe e outros irmãos. Quatro israelitas – cada um deve ler uma frase do verso 25. Outro israelita – para ler o verso 27. Eliabe – irmão mais velho de Davi. Rei Saul – comandante do exército israelita. Concluir a leitura no fim do verso 50. Quem venceu esta luta? Dar tempo para debate. Cuidadosamente levar os alunos a compreender que Deus conduziu Davi e lhe deu a vitória sobre Golias. O que mais queremos nos lembrar é de que

DEUS É O VENCEDOR. ELE CONQUISTA A VITÓRIA POR NÓS.

Explorando o Texto Bíblico

Distribuir entre os alunos os seguintes versos: Salmo 18:1-19 e 46-50. Pedir que cada aluno leia um verso em voz alta, como louvor a Deus. Dividir a classe em pequenos grupos. Dar a cada grupo, uma folha grande de papel e lápis. Pedir-lhes que desenhem uma representação do seu libertador ou vencedor – Deus – conforme Ele é descrito no Salmo 18, dando grandes vitórias. Analisando Quando os alunos estiverem prontos, pedir-lhes que partilhem com a classe o desenho que fizeram e expliquem que versos especificamente foram usados como inspiração. Deus foi um libertador e uma fortaleza para Davi e, através dele, para todo o exército israelita. Nosso Verso Para Memorizar, Salmo 18:2, diz que Deus é uma rocha e uma fortaleza (varia de uma versão da Bíblia para outra). E isso nos faz lembrar da mensagem central de hoje:

DEUS É O VENCEDOR. ELE CONQUISTA A VITÓRIA POR NÓS

aPLicação da Lição

Situação

Apresentar aos alunos a seguinte situação: Jonas tem sido membro da Escola Sabatina durante toda sua vida. Mas, ultimamente, ele tem tido dificuldade em acreditar que Deus o ama. No início do ano, a família de Jonas precisou mudar-se para outra cidade. Jonas orou pedindo que não precisasse se mudar e deixar seus amigos. Como ele acha que Deus não respondeu à sua oração, desistiu de orar. Jonas está confuso. Quais vocês diriam, são os “gigantes” de Jonas? (Solidão, dúvida, sentimento de separação de amigos e de Deus.) Como Jonas se sentiria se agisse como o exército israelita? (Derrotado, deprimido.) Como se sentiria se agisse como Davi? (Acreditaria que Deus pode superar os problemas.) O que Jonas deve fazer? (Contar a Deus exatamente o que sente, pedir que Deus derrote os “gigantes” que se defrontam com ele – a solidão e a incerteza.) Vocês acham que Deus pode conquistar a vitória nessa situação? Alguma vez vocês já enfrentaram um problema semelhante? Como fizeram ou poderiam fazer para entregar o problema nas mãos de Deus?

DEUS É O VENCEDOR. ELE CONQUISTA A VITÓRIA POR NÓS.

À Imagem de Deus

Lição 2 Primários 14 de janeiro de 2012

GRAÇA Deus sempre nos amou, mesmo antes de termos nascido.

VERSO PARA DECORAR “Criou Deus o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27.

REFERÊNCIAS Gênesis 1:26-2:23; Patriarcas e Profetas, p. 45-47.

OBJETIVOS A criança deverá: SABER que ela foi criada à imagem de Deus. SENTIR-SE feliz por fazer parte da família de Deus. RESPONDER agradecendo a Deus porque lhe dá Seus presentes da graça cada dia.

MENSAGEM CENTRAL Deus me circunda com Seus presentes de amor.

Resumo da Lição

Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem para governar sobre terra, mar e ar. Ele derramou sobre eles lembranças de Seu amor e lhes deu domínio sobre tudo no mundo recém-criado. Deus criou Adão e Eva; juntos eles refl etiam completamente a imagem de seu Criador. Deus os cercou com beleza e presentes para mostrar-lhes quanto Ele os amava. Esta lição fala sobre graça. Quando Deus criou Adão e Eva, colocou-os em um belo larjardim e circundou-os com toques de Seu amor (graça). Hoje, Deus ainda Se deleita em circundar Seus fi lhos com toques de Seu amor e cuidado.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Dar a cada criança um pedaço de massa de modelar e deixá-las modelar Adão enquanto a história é contada. Deus havia criado o Sol e a Lua. Criara plantas, peixes, aves e animais. Ele olhou para todas as coisas e viu que tudo era bom. Mas Sua criação estava incompleta. Chegara o momento de criar pessoas. O modo de criar pessoas seria diferente do modo de criar outras criaturas e plantas. As pessoas seriam feitas à imagem de Deus, ou seja, semelhantes a Ele. Elas teriam domínio sobre os animais. Assim, Deus formou um homem do pó da terra. Modelou cuidadosamente o corpo do homem, seus dedos e artelhos, seus olhos, ouvidos e boca. Quando Deus terminou de modelar o homem, Ele Se curvou e soprou para dentro das narinas dele. E o homem começou a respirar! Abriu os olhos, sentou-se e olhou à sua volta. Deus sorriu para o primeiro homem e lhe deu o nome de Adão. Havia muito para fazer naquele dia. Deus disse a Adão que ele seria responsável por todos os animais. Seu primeiro trabalho seria dar nome a cada um dos animais. Com certeza, Adão riu ao ver os macacos pendurados nos galhos das árvores tagarelando uns com os outros. Ele deu um largo sorriso ao ver o elefante com sua longa tromba e suas enormes orelhas de abano. Parou para acariciar o acanhado gamo e brincar com o urso. Quando Adão terminou de dar nome aos animais, ficou pensativo. Todos os animais tinham uma companheira. Eles tinham criaturas semelhantes a eles que lhes faziam companhia. Eles podiam se comunicar e partilhar coisas. Mas não havia ninguém para fazer companhia a Adão. Deus disse: – Não é bom que o homem esteja só. Farei para ele uma companheira. Desta vez, Ele não modelou uma pessoa do pó da terra. Deus fez com que Adão dormisse profundamente. Então, tomou uma das costelas de Adão e criou uma mulher. Quando Adão acordou, Deus lhe apresentou a mulher. Adão ficou muito contente e disse: – Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada. E Adão chamou a primeira mulher, Eva. Deus andou com Adão e Eva pelo jardim, o lar que criara para eles. Ele sorriu quando Adão mostrou a Eva os animais e lhe disse seus nomes. No fim do dia, Deus contemplou tudo o que havia criado. Viu plantas, árvores, peixes, animais e Adão e Eva. Fora um bom dia! E Deus disse: “Eis que tudo é muito bom!”

Encerramento

Pedir às crianças que permaneçam em círculo e solicite que Deus as ajude durante a semana a refletir Seu amor àqueles que as rodeiam.