Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Bebê Moisés

Lição 3 Rol do Berço  Setembro

VERSO PARA DECORAR
“Deem graças a Deus.” Salmo 136:1, NTLH.

Resumo da Lição

Deus estava com o bebê Moisés e sua família. Ele os protegeu de Faraó. À medida que Moisés crescia no palácio egípcio, Deus continuava com ele. Moisés sempre se lembrava de adorar a Deus. Esta lição fala sobre adoração. O amor e a presença de Deus em nossa vida são mais evidentes em tempos de aflição. Ter Deus conosco é tudo o que precisamos para superar os problemas da vida na Terra. À medida que Deus nos protege, soluciona nossos problemas e realiza milagres, nosso coração fica repleto de gratidão.

Decoração da Sala

Em um canto da sala colocar no piso uma faixa de tecido ou papel azul para representar o rio. Acrescentar arbustos, árvores e plantas (em vasos) à margem onde possa esconder o cestinho de Moisés. Se houver espaço disponível em outra parte da sala, considerar a montagem de uma cena simples que sugira o interior de uma casa.

Iniciando a Escola Sabatina

A. Boas-vindas Bom-dia, crianças! Estou muito feliz em ver vocês aqui. O sábado é um dia especial. Encontramos muitos amigos na igreja aos sábados. Vamos cumprimentar uns aos outros para mostrar como estamos felizes. Andar pela sala e apertar a mão de cada criança, com um sorriso, um abraço, ou um beijo enquanto canta “Bom-dia!” (ver p. 54, CD faixa 1). Jesus está muito contente porque viemos à Escola Sabatina. Ele nos ama muito. É muito bom estarmos aqui para louvar o nome de Jesus. Segurar a igreja com espelho para que cada criança veja sua própria imagem enquanto canta “Boas-vindas” (ver p. 54, CD faixa 13).

B. Oração Hoje, nós vamos aprender a respeito de pessoas que mostraram o amor de Deus aos outros. Vamos orar e pedir que Deus nos ajude a mostrar Seu amor a outros. Pedir que todos se ajoelhem. Preparar para a oração cantando “Hora da Oração” (ver p. 54, CD faixa 6). Fazer uma oração simples dando tempo para as crianças repetirem as palavras. Então, cantar “Ouve, ó Pai do Céu” (ver p. 55, CD faixa 9).

C. Visitas Dar boas-vindas a cada visitinha e depois cantar “Amiguinho, Você é Bem-vindo” (ver p. 55, CD faixa 11).

D. Ofertas Algumas famílias não sabem que Jesus as ama. O dinheiro da nossa oferta vai ajudar essas pessoas a aprender que Jesus ama a cada uma delas também. Por isso, trazemos nossas ofertinhas para ajudar outras pessoas a aprender que Jesus ama a todos nós. As crianças podem trazer suas ofertas para colocar no recipiente da oferta enquanto todos cantam “Minha Ofertinha” (ver p. 55, CD faixa 14). Muito obrigado, meninos e meninas, por trazerem uma ofertinha. Agora, vamos fechar os olhos enquanto pedimos que Jesus abençoe o dinheiro da oferta. Fazer uma oração simples, com palavras mais ou menos assim: Querido Jesus, queremos que outras famílias saibam que Jesus ama cada uma delas. Por favor, usa nossa ofertinha para isso. Amém. Cantar “Obrigado, Bom Deus” (ver p. 55, faixa 17).

E. Aniversariantes Há alguém em nossa classe que fez aniversário. Querem saber quem é? É [nome da criança]. Levar a criança que fez aniversário a uma cadeira especial para aniversariantes. Acender as velas do bolo. Enquanto as velas ainda estiverem acesas, cantar “Cântico de Aniversário” inserindo o nome da criança (ver p. 56, CD faixas 18 e 19). Incentivar a criança a soprar a(s) vela(s). Jesus ama muito você. Vamos agradecer a Jesus porque você fez aniversário. Fazer uma oração especial pela criança. Se possível, dar a ela um presentinho em nome da Escola Sabatina.

Vivenciando a História

A. Verso Para Decorar Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vocês podem encontrar uma figura de Jesus em sua Bíblia? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “A Bíblia, a Palavra de Deus” (ver p. 56, CD faixa 23). Nossa história de hoje é sobre um bebê muito especial chamado Moisés. Deus sempre estava com Moisés. Ele também está sempre conosco. Nós podemos agradecer a Deus por estar sempre conosco. Nosso Verso Para Decorar diz: “Deem graças a Deus.” Vocês podem repetir comigo? Dizer novamente o verso para as crianças repetirem. Nós temos um hino para o Verso Para Decorar. Vamos cantar fazendo os gestos? Cantar “Deem Graças a Deus” (ver p. 60, CD faixa 67).

“Deem graças (juntar as mãos como em oração) a Deus.” (apontar para o alto)

B. Bebê Especial Muito tempo atrás, nasceu um bebê especial. A família dele ficou muito, muito contente. Distribuir bonecas (bebês) para as crianças abraçarem e ninarem.

C. Agradecendo A família de Moisés ficou muito agradecida com esse bebê tão lindo! Toda a família agradeceu a Deus o bebê especial. Cantar novamente o hino do Verso Para Decorar “Deem Graças a Deus” (ver p. 60, CD faixa 67). “Deem graças (juntar as mãos como em oração) a Deus.” (apontar para o alto)

D. Cuidando de Moisés O nome da mãe de Moisés era Joquebede. Ela cuidava muito bem dele porque ela o amava. Ela dava banho no bebê Moisés com muito cuidado. Vamos fazer de conta que estamos dando banho em nosso bebê. Dar a cada criança uma boneca e uma toalhinha. Deixar que elas façam de conta que estão dando banho na boneca. Agora que o bebê de vocês está limpinho, vamos agasalhar o bebê para que ele não fique com frio. Dar às crianças as cobertinhas. O rei queria machucar o bebê Moisés e todos os outros meninos do povo de Israel. Joquebede precisava fazer com que o bebê Moisés ficasse bem quietinho. Se ele chorasse, os soldados podiam ouvir e levar o bebê embora. Por isso, Joquebede balançava e cantava para o bebê quando ele chorava. Vamos balançar nosso bebê. Cantar “Nana, Nenê, Querido Nenê” (ver p. 60, CD faixa 34). Quando Moisés ficou maior, era difícil escondê-lo. Sua mãe precisou fazer outros planos. Por isso, ela fez um cestinho para colocar o bebê dentro, para que ele pudesse flutuar no rio como um barquinho, e ninguém o ouvisse chorar.

E. No Rio Quando o cesto ou barco ficou pronto, a mãe de Moisés colocou o nenê dentro dele e, agora, estava pronta para levá-lo para o rio. Então, ela chamou Miriã, a irmã maior de Moisés, para ir com ela ao rio. Miriã teria um trabalho especial para fazer. Ela ficaria cuidando do cesto ou barco para ter certeza de que o bebê ficaria bem e em segurança. Colocar um lenço na cabeça para representar Joquebede. Enrolar a boneca em uma cobertinha e colocá-la no cesto. Convidar uma criança que quiser ser Miriã para que venha vestir uma roupa dos tempos bíblicos e vá até o rio para se esconder entre os juncos. (Ver as sugestões na parte de Decoração da Sala para criar o cenário do rio.)

Precisamos andar bem de mansinho, na ponta dos pés até o rio. Você me ajuda a carregar o cesto? Pssssiu! Não queremos que ninguém nos escute, nem veja o que estamos fazendo. Colocar o cesto entre os “juncos” (arbustos).

F. Balançando o Barco Miriã tinha um trabalho especial a fazer. Ela devia vigiar o cestinho que flutuava como um barco com o bebê Moisés dentro. Talvez ela tivesse que balançar delicadamente o cestinho para o bebê Moisés ficar quietinho e dormir em segurança ali no rio. Convidar uma ou duas crianças para vestir-se com roupas dos tempos bíblicos e balançar suavemente o cesto do bebê Moisés, enquanto cantam “Nana, Nenê, Querido Nenê” (ver p. 60, CD faixa 34).

G. Anjos Deus estava com Moisés lá no rio. Ele enviou Seus anjos para vigiar o cestinho que flutuava e guardar o bebê Moisés em segurança. Dar a cada criança um anjo para segurar enquanto cantam “Tenho um Anjo que me Guarda” (ver p. 60, CD faixa 36).

H. Agradecendo Sabem, vamos dar graças a Deus por Ele estar sempre conosco assim como esteve com Moisés. Cantar “Deem Graças a Deus” (ver p. 60, CD faixa 67). “Deem graças (juntar as mãos como em oração) a Deus.” (apontar para o alto)

I. A Princesa Vestir uma criança para ser a princesa, usando também uma coroa em forma de tiara (comprada em loja de brinquedos) ou algo semelhante. Miriã ouviu os passos de alguém. Ela não sabia quem era, e imagino que até ficou com medo. O barulho dos passos pareciam cada vez mais próximos do lugar em que ela estava escondida entre os juncos. Miriã não sabia, mas o bebê Moisés estava escondido no rio exatamente no lugar em que a princesa gostava de ir tomar seu banho. Pedir a uma professora auxiliar que ajude a criança que está vestida de princesa a ir até o “rio” e encontrar o cesto do bebê Moisés. Se mais de uma criança quiser ser princesa, repetir a atividade dando oportunidade a cada uma de se vestir como princesa e ir ao rio encontrar o cesto do bebê Moisés. Se a classe for muito grande, a probabilidade de muitas crianças quererem vestir-se de princesa será bem maior e você deve pensar em providenciar mais de uma roupa de princesa e coroa, ou permitir que algumas crianças sejam as acompanhantes da princesa.

J. Não Chore A princesa viu o cestinho flutuando no rio. Ela pediu que uma de suas servas pegasse o cestinho. Vocês acham que ela ficou surpresa quando abriu o cestinho e viu um bebê ali dentro? Moisés também ficou surpreso. Ele não conhecia aquela mulher estranha e começou a chorar. Pedir que uma criança se faça de princesa e pegue a boneca de dentro do cesto. Dar a cada criança uma boneca para acalentar. Cantar “Deus Guardou Moisés” (ver p. 61, CD faixa 39).

K. Miriã Ajuda Vestir uma criança como Miriã e outra como princesa para dialogarem (se possível). A princesa ficou com dó do bebê Moisés. Ela percebeu que ele era um dos bebês que o rei queria machucar. Ela também sabia que se ela adotasse o bebê como seu filho, ele estaria seguro. Então, ela disse às suas servas: “Eu quero esse bebê para mim, ele será meu filhinho.” Então, Miriã saiu correndo do meio dos juncos e perguntou: – Quer que eu chame alguém para cuidar do bebê para você? (Se achar conveniente, encorajar a criança vestida de Miriã a fazer a pergunta.) – Sim, eu quero – a princesa respondeu. (Encorajar a criança vestida de princesa a responder.) Então, Miriã foi correndo à sua casa chamar a mãe. O bebê Moisés foi de volta para casa com sua família. E, agora, ninguém mais precisava se preocupar em esconder o bebê.

L. Agradecendo Acho que a família de Moisés ficou muito contente naquela noite. Deus cuidara do seu bebê enquanto ele flutuava no cestinho lá no rio. Deus enviara a princesa ao rio para tomar banho justo no lugar em que o cestinho de Moisés estava. Então, ele pôde ir para casa e viver com a própria família até que crescesse e tivesse idade para ir morar no palácio com a princesa. Deus ficou com Moisés o tempo todo. Tenho certeza de que a família agradeceu muito a Deus por Ele cuidar sempre do bebê Moisés. Cantar “Deem Graças a Deus” (ver p. 60, CD faixa 67). “Deem graças (juntar as mãos como em oração) a Deus.” (apontar para o alto)

M. Jesus Está Comigo Jesus está conosco também, assim como esteve com Moisés. Não importa onde estamos nem o que estamos fazendo. Jesus está sempre conosco. Colocar no flanelógrafo a gravura de Jesus. Distribuir as gravuras de crianças em diversas atividades. Convidar as crianças a colocar suas gravuras no flanelógrafo ao lado da gravura de Jesus enquanto cantam “Cristo Sempre Cuida” (ver p. 61, CD faixa 33).

N. Agradecendo Nós também devemos dar graças a Deus por Ele estar sempre conosco assim como Ele esteve com o bebê Moisés. Vamos juntos cantar o hino do Verso Para Decorar? Cantar “Deem Graças a Deus” (ver p. 60, CD faixa 67). “Deem graças (juntar as mãos como em oração) a Deus.” (apontar para o alto)

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O Bebê Moisés

Jardim da Infância Lição 9 27 de agosto de 2011

VERSO PARA DECORAR “Tu és o meu abrigo.” Salmo 32:7, NVI.

Resumo da Lição

Faraó ordenou que fossem mortos todos os meninos nascidos entre os israelitas em seu país. Quando um menino nasceu no lar de uma família israelita, ficou escondido durante três meses. Então, a mãe preparou um cesto que podia boiar na água, colocou no rio o cesto com seu bebê. Quando a filha de Faraó foi ao rio, viu o cestinho, mandou tirá‑lo da água e, ao ver o bebê, decidiu conservá‑lo com vida. Ela lhe deu o nome de Moisés. A irmã do bebê, Miriã, apareceu em cena e perguntou se a princesa queria alguém para cuidar do bebê para ela. Logo, foi enviada a buscar alguém. Miriã chamou a própria mãe, que levou o bebê Moisés para casa e o criou para a princesa. A família ficou feliz por saber que o bebê Moisés estava seguro. Toda a família agradeceu a Deus Sua proteção e cuidado. Esta lição fala sobre adoração. Hoje Deus ainda protege os meninos e as meninas e deles cuida. Nós O adoramos quando Lhe agradecemos Sua proteção e cuidado.

Decoração da Sala

A mesma decoração usada na lição 5. Acrescentar algumas plantas, naturais ou artificiais (capim, feno, palha, etc.) para representar os juncos à beira do rio. Preparar um cesto, forrado com uma toalha, grande o suficiente para envolver um bebê (boneca) embrulhado em uma cobertinha.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Usar uma cesta ou caixa para representar o cestinho do bebê Moisés. As crianças podem ficar em volta do cestinho e levantar as mãos para representar os juncos. Você pode atuar como a mãe de Moisés ao contar a história. Os israelitas, povo de Deus, viveram na terra do Egito durante muito tempo. Suas famílias cresceram e eles se tornaram um grande povo. Então, havia no Egito milhares de israelitas. Faraó, o rei do Egito, tinha medo deles. Ele fez com que fossem escravos. Fez com que trabalhassem muito fazendo tijolos, construções e trabalhando no campo. Faraó temia que os israelitas fossem à guerra contra os egípcios. Por isso, ordenou que jogassem no rio todos os meninos que nascessem nas famílias israelitas. Mas uma família israelita estava determinada a salvar seu filhinho. [Pegar a boneca no colo.] A família o escondeu em casa até que ele completasse três meses. [Esconder a boneca debaixo da cobertinha.] Mas à medida que o bebê crescia, ele chorava mais alto e todos tinham medo de que ele fosse encontrado. Então, a família teve uma nova ideia. A mãe do bebê pegou juncos da beira do rio e com eles teceu um cestinho. [Fazer de conta que está tecendo um cesto.] Com cuidado, ela revestiu o cestinho com piche para que ficasse bem fechado e não entrasse água. [Fazer de conta que está pintando o cesto ou caixa.] Então, ela colocou seu bebê no cestinho e cobriu o cesto. [Colocar a boneca na cesta ou caixa.] Ela pediu a Deus que guardasse seu precioso cestinho. [Juntar as mãos como quem ora.] Depois, levou o cestinho até o rio e o escondeu entre os juncos que cresciam à margem do rio. [Colocar a cesta ou caixa com o bebê perto do “rio” da decoração da classe.] A irmã mais velha do bebê, Miriã, ficou ali por perto do rio para vigiar o cestinho. Deus enviou Seus anjos para vigiar aquele bebezinho. O cestinho flutuava suavemente como um barquinho na água. Dentro de pouco tempo, a princesa, filha de Faraó, veio até o rio. Ela viu aquele cestinho no rio e pediu que uma de suas servas o buscasse para ela. Imaginem como a princesa ficou surpresa quando abriu o cesto e viu dentro dele aquele menininho! [Pegar a cesta ou caixa e olhar dentro dela.] – Oh, como ele é lindo! Eu quero ficar com ele. Ele será meu filho. Já sei, vou chamá‑lo de Moisés – disse a princesa. Miriã correu para junto da princesa e perguntou: – Você quer que eu vá chamar uma das mulheres israelitas para cuidar do bebê para você? – Sim, vá, por favor – a princesa respondeu. Miriã correu para casa tão rápido quanto pôde para chamar sua mãe. Quando a mãe do bebê viu a princesa, ela sorriu. – Por favor – disse a princesa – leve esse bebê para a sua casa e cuide dele para mim até que ele se torne um menino grande. Então, ele irá morar comigo no palácio real. O bebê estava salvo! Agora que a princesa o encontrara, a família de Moisés não precisava mais se preocupar em escondê‑lo ou temer que alguém viesse pegá‑lo para jogar no rio. Todos os seus familiares ficaram muito agradecidos a Deus por ter respondido às suas orações e ter guardado seu querido bebê.

Não, Não e Não!

Lição 9 Primários 27 de agosto de 2011

VERSO PARA DECORAR
“Guardei no coração a Tua Palavra para não pecar contra Ti.” Salmo 119:11.

Resumo da Lição

Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto. Depois de jejuar durante quarenta dias e quarenta noites, Ele sentiu fome. Satanás O tentou a transformar pedras em pães. Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão viverá o homem.’” Satanás O tentou mais duas vezes. Ele O transportou ao mais alto ponto do templo e O tentou a atirar-Se lá de cima. Novamente, Jesus respondeu, citando as Escrituras. Satanás então O transportou a um alto monte e disse: “Tudo isto Te darei se, prostrado, me adorares.” Jesus respondeu: “Retira-te, Satanás, porque está escrito: ‘Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto.’” Depois disso, Satanás O deixou e os anjos vieram servi-Lo. Esta lição fala sobre adoração. Jesus confiava nas Escrituras. Ele Se recusou ceder à tentação e assim honrou a Deus. Esse foi um ato de adoração. Nós também podemos adorar a Deus ao encontrar na Bíblia respostas para a vida cotidiana e não ceder às tentações de Satanás.

Decoração da Sala

Ideias para quadro-mural: 1. Expor uma lista dos livros da Bíblia. Incentivar os alunos a chegar a tempo para aprendê-la. 2. Fazer um coração grande com uma legenda: “Nós adoramos e louvamos a Deus.” Pedir aos alunos que escrevam seu nome no coração. Prender fitas saindo do coração com desenhos de balões na ponta. Nos balões, colar gravuras de diferentes maneiras de louvar e adorar a Deus.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Dividir a classe em quatro grupos, com um auxiliar para cada grupo. Antes de iniciar a história, pedir que os grupos pratiquem os gestos que farão: Palavras: Ações: Jesus mostrar os polegares para cima Satanás mostrar os polegares para baixo Deus apontar para o alto Anjo unindo os polegares, agitar as mãos como asas Depois de ser batizado, Jesus precisava ficar sozinho por algum tempo. Ele queria orar a Deus e meditar sobre o que precisava fazer na Terra. Assim, Ele foi para o deserto. Durante 40 dias, Ele não comeu nada. Quando chegou a hora de Jesus voltar de lá, Satanás, de repente, apareceu. Este não era um fato incomum. Satanás vinha importunando a Jesus desde que Ele era criancinha. Ele estivera até mesmo no batismo de Jesus. Satanás sabia que Jesus estava com fome e fraco. De maneira que Lhe disse: – Se você é realmente o Filho de Deus, transforme estas pedras em pães. [Opcional: Mostrar as pedras e o pão.] Satanás sabia que Jesus era o Filho de Deus. Satanás estava sendo maldoso ao dizer “Se você é realmente o Filho de Deus”. Ele também sabia que Jesus nunca faria um milagre em benefício próprio, mas somente para ajudar outras pessoas. Jesus havia aprendido as Escrituras com Sua mãe e na sinagoga que Sua família frequentava. Quando Satanás Lhe disse que transformasse as pedras em pães, Jesus Se lembrou das coisas que havia aprendido. – “Nem só de pão viverá o homem” – Ele replicou – “mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” Jesus permitiu que Satanás soubesse que Ele dependia de Deus para Se alimentar. Então, Satanás levou Jesus ao templo em Jerusalém. [Opcional: Mostrar gravura de Jerusalém.] O templo, naquela época, era muito alto. Satanás transportou Jesus para a parte mais alta do templo. Provavelmente fosse o lugar em que os sacerdotes tocavam a corneta de chifre de carneiro para chamar o povo à adoração. – Se você é o Filho de Deus – escarneceu Satanás – jogue-se daqui para baixo. As Escrituras dizem que Seu Pai enviará anjos para ampará-Lo. Eles O livrarão de tropeçar em alguma pedra. O que Satanás disse era verdade. Deus prometera que anjos guardariam Seus filhos de tropeçar em pedras. Mas Jesus sabia que Ele não podia usar Seus poderes para salvar a Si mesmo. Ele também sabia que não deveria saltar. – As Escrituras também dizem: “Não ponha o Senhor à prova” – replicou Jesus. Satanás decidiu tentá-Lo em mais uma coisa. Levou Jesus para o alto de uma montanha. Ali, ele mostrou para Jesus todos os reinos do mundo. [Opcional: mostrar mapa-múndi ou globo.] – Se você Se inclinar e me adorar – ele pediu – tudo isso será Seu. Satanás estava mentindo. Ele não podia prometer o mundo a Jesus. O mundo não lhe pertencia! O mundo e tudo o que nele há são de Deus. Satanás sabia que se Jesus Se inclinasse a ele, Jesus não poderia salvar o mundo. Tudo estaria perdido para sempre. – Vá embora, Satanás! – Jesus ordenou. – As Escrituras dizem que devemos adorar e servir unicamente a Deus. Então, Satanás deixou Jesus. Ele sabia que Jesus nunca adoraria ninguém a não ser Seu Pai. Depois que Satanás partiu, os anjos vieram para ficar com Jesus. Eles O confortaram e Lhe trouxeram alimento e água. Como Jesus resistiu às tentações de Satanás? Ele lia as Escrituras e meditava nelas. Ia à sinagoga cada semana. Participava dos cultos religiosos quando Sua família ia a Jerusalém. Ele sempre orava. Adorar a Deus Lhe dava força.

Comer, Beber e Ter Saúde

Lição 9 dos Juvenis 27 de agosto de 2011

Verso Para Memorizar
“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31.

Resumo da Lição

Nabucodonosor, rei da Babilônia, conquistou Jerusalém e levou Daniel, Ananias, Misael e Azarias (mais tarde conhecidos como Sadraque, Mesaque e Abede-Nego) para que fossem educados e treinados a servir o rei Nabucodonosor. Daniel pediu que lhes servissem uma alimenta•‹o simples constituída de legumes e água, em vez de comida e bebidas elaboradas da mesa do rei. Finalmente, quando Daniel e seus companheiros compareceram perante o rei Nabucodonosor, ele os encontrou dez vezes mais sábios do que todos os outros jovens príncipes. Esta lição fala sobre adoração. Daniel e seus três companheiros decidiram não compartilhar do alimento elaborado e das bebidas alcoólicas que exerceriam efeitos prejudiciais à sua saúde e ao seu corpo. Em vez disso, preferiram adorar a Deus ao fazer a escolha sábia de preservar o dom da saúde que Deus lhes concedeu.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

Vocês têm um minuto para fazer uma lista de todos os tipos de frutas que conhecem. Então, perguntar: Quem tem a lista mais longa? Pedir que esse aluno leia sua lista. Pedir aos demais alunos que marquem em sua lista cada fruta mencionada que tenham anotado e acrescentem as frutas que não constam em sua lista. Desse modo, todos terminarão com a mesma lista. Hoje, estamos falando a respeito de como podemos adorar a Deus cuidando de nosso corpo e de nossa mente – presentes importantes que Deus nos deu. Na lição bíblica de hoje, o jovem Daniel e seus três companheiros adoraram a Deus dessa maneira. Vamos dizer em voz alta nosso Verso Para Memorizar e, depois, a mensagem central. ADORAMOS A DEUS QUANDO CUIDAMOS DO NOSSO CORPO E DA NOSSA SAúde.

Vivenciando a História

Pedir aos alunos que se revezem fazendo a leitura, em voz alta, do capítulo 1 de Daniel. Precisarei de três voluntários para participar da encenação de um debate que tem lugar na mente de Daniel. (Se possível arranjar os voluntários com antecedência para que tenham tempo de ler o roteiro e praticar boa leitura com expressão ou encenação independentemente do roteiro.) Precisamos de duas pessoas para se sentar em duas cadeiras, uma de frente para a outra, com “Daniel” sentado no meio delas. “Daniel” precisa agir como se estivesse enfrentando uma luta mental para tomar uma decisão; deverá utilizar expressões faciais e corporais adequadas enquanto a conversa tem lugar. Dar aos três voluntários cópias do roteiro da encenação “A Decisão”. Não sabemos se a decisão de Daniel foi imediata ou se ele pensou um pouco sobre o que fazer. Algumas decisões que temos de tomar são fáceis e rápidas, enquanto outras exigem uma luta mental. Daniel se encontrava em situação difícil. Ele poderia estar correndo risco de vida. Vamos ouvir com atenção o diálogo que deve ter ocorrido em sua mente entre os dois “desejos” – o “Desejo de Fazer o que é Certo” e o “Desejo de Optar Pelo Mais Fácil”.

PartiLhando a Lição

Enfrentando o Desafio Recapitular o acróstico CELEBRAR da Atividade Preparatória A. Procurem um companheiro aqui na classe e comentem sobre um (ou mais) elemento(s) do acróstico que vocês percebem que precisam incluir mais extensamente em sua vida diária. Comentem sobre os desafios que possam enfrentar. Tomem decisões sobre um plano de ação para melhorar nessa área. Analisando Alguém gostaria de partilhar com os demais colegas de classe seu plano de ação para melhor celebrar a boa saúde? Se houver um grupo ou número significativo de alunos que estejam aceitando o desafio de melhorar na mesma área, ver se é possível organizar uma atividade em grupo para incentivá-los e prestar apoio. Quando cuidamos de nós mesmos e utilizamos os dons que Deus nos concedeu para promover boa saúde, sentimos os benefícios, mental, física e espiritualmente. Além disso, temos a oportunidade de exercer grande influência sobre aqueles que nos rodeiam. ADORAMOS A DEUS QUANDO CUIDAMOS DO NOSSO CORPO E DA NOSSA SAúDE.

Que Mancada!

Lição 9 dos Adolescentes 27 de agosto de 2011

História Bíblica: Josué 10.
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítulo 47.

PREPARANDO-SE PARA ENSINAR

I. SINOPSE

Com frequência se diz que a experiência é o melhor professor. O episódio registrado em Josué 9 e 10 parece contrariar essa declaração. Se a experiência é ou não é o melhor professor é uma discussão que vai ficar para outro dia. Talvez isso tenha acontecido poucos dias depois que Israel foi forçado a lutar com Ai pela segunda vez. Por que pela segunda vez? Porque Josué e os outros líderes da nação falharam em consultar a Deus antes de começar a batalha contra Ai (Josué 7:1-4). Esse erro levou à morte de vários israelitas e a uma humilhante derrota. Nesse contexto, eles renovaram seu concerto com Deus, prometendo buscar a sabedoria e a orientação divina antes de tomar importantes decisões. Eles haviam prometido obedecer a Deus. Pouco tempo depois, os vemos cometerem o mesmo erro que cometeram em Ai. Os espertos habitantes de Gibeão, cujos espiões talvez tenham escutado as promessas que os israelitas estavam fazendo a Deus, em Ebal e Gerizim, de destruir todos os habitantes de Canaã, se aproximaram com uma armadilha perfeita. Vestidos como indigentes, eles se apresentaram como estando em busca de ajuda – e um pacto. Josué mordeu a isca, e mais uma vez deixou de consultar a Deus. A Bíblia diz que eles “não pediram conselho ao Senhor” (Josué 9:14, VARA). Israel assinou o acordo enganoso e as consequências foram imediatas. Adoni-Zedeque, então rei de Jerusalém, se aliou a cinco reis amorreus e tramou atacar o povo de Deus. Por quê? Ele ficou furioso com a submissão incondicional de Gibeão sem lutar. Israel teria que enfrentar esses reis de qualquer maneira, mas certamente essa não foi a maneira escolhida por Deus. Quando os reis atacaram Gibeão para destruí-la, Israel foi obrigado a defender uma nação cujo povo eles mal conheciam, apenas para honrar um acordo desonesto. Depois desse fiasco, Israel obedece a Deus e destrói totalmente Adoni-Zedeque e os cinco reis amorreus. Então, Deus dá um tempo para que Seu povo vença seus inimigos (Josué 10:12 e 13). Que Deus! Deus tinha todo o direito de permitir que eles perecessem nas mãos de seus inimigos, mas Ele não reage como você ou eu faríamos. Ele prometeu a Seu povo um lugar para chamar de lar, e Ele cumpriu Sua palavra – novamente.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras: Uma coisa é certa numa época de engano, aqueles que permanecerem confiáveis, honestos e dignos de confiança serão procurados. Agora, mais do que nunca, Deus está chamando Seu povo para serem pessoas honestas e íntegras. Deve ter servido de bom exemplo para os gibeonitas quando observaram os israelitas irem em seu resgate, honrando um acordo que eles idealizaram sobre uma mentira. Ellen White esclarece a importância da decisão de Israel de honrar o acordo. Ela escreve: “Os gibeonitas haviam-se comprometido a renunciar à idolatria, e aceitar o culto a Jeová; e a conservação de sua vida não era uma violação da ordem de Deus para destruir os idólatras cananeus. Portanto os hebreus não se comprometeram pelo seu juramento a perpetrar pecado. E, se bem que o juramento fosse conseguido pelo engano, não deveria ser desrespeitado. O dever a que fica empenhada a palavra de qualquer pessoa deve ser considerado sagrado, caso não a obrigue à prática de um ato mau. Nenhuma consideração de lucro, desforra, ou de interesse próprio, pode de qualquer maneira afetar a inviolabilidade de um juramento ou compromisso.” – Patriarcas e Profetas, p. 506.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. 1. O Lugar Onde Salomão Recebeu a Bênção. Gibeão, o território cujos habitantes enganaram Josué, também foi cenário de muitos acontecimentos interessantes. Observe um desses acontecimentos em 1 Reis 3:5-9: “Em Gibeão o Senhor apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: ‘Peça-me o que quiser, e Eu lhe darei.’ Salomão respondeu: ‘Tu foste muito bondoso para com o Teu servo, o meu pai Davi, pois ele foi fiel a Ti, e foi justo e reto de coração. Tu mantiveste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono. “‘Agora, Senhor, meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer. Teu servo está aqui entre o povo que escolheste, um povo tão grande que nem se pode contar. Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de discernimento para governar o Teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois quem pode governar este Teu grande povo?’” Gibeão se destaca de forma notável na vida de Israel desde Josué até o rei Salomão. 2. Espécimes Gigantes. Na Bíblia, os amorreus são descritos como um povo poderoso de grande estatura. Em Deuteronômio 3:11 (NTLH) temos uma sugestão quanto à sua elevada altura: “Ogue, rei de Basã, foi o último rei da raça de gigantes chamados refains. A sua cama, feita de ferro, media quatro metros de comprimento por um metro e oitenta de largura.” Ogue, o último dos reis amorreus não era um homem pequeno, e isso apenas nos dá uma ideia de como os amorreus eram vistos pelos israelitas. A despeito de seus impressionantes dotes físicos, os israelitas os destruíram totalmente, com a ajuda e o apoio de Deus. 3. Gibeão Escavada. De acordo com o site Bibleplaces.com, a antiga cidade de Gibeão foi descoberta. “Escavada por James Pritchard (1956-62), Gibeão tem ruínas significativas especialmente dos dias dos israelitas. O impressionante é que entre esses achados estão 63 adegas dos séculos 8 e 7 a.C. Essas adegas tinham a forma de uma garrafa, com cerca de 1,80 m de profundidade e 1,80 m de diâmetro no topo. É estimado que 72.200 litros de vinho pudessem ser estocados em cântaros de 34 litros nessas adegas” (Fonte: http://www.bibleplaces. com/gibeon.htm). Registros históricos revelam que Gibeão foi uma importante cidade, tão importante que na época da posse dos israelitas sua rendição incondicional despertou a ira de Adoni-Zedeque, então rei de Jerusalém (Josué 10:1-4). 4. Democracia em Gibeão? O Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia observa: “A forma de governo gibeonita deve ter sido mais ou menos democrática, porque os gibeonitas falaram que seus líderes e todo o povo deles os haviam enviado (Josué 9:11). Se fossem governados nessa época por um rei, provavelmente eles teriam se tornado orgulhosos demais para se render aos vitoriosos israelitas. Nessa ocasião os gibeonitas poderiam ter se unido a outros reis cananeus para deter Israel.” – Vol. 2, p. 218. O que é certo é que: “Sua determinação de não resistir demonstrou até certo ponto fé no poder do Deus de Israel. Eles estavam dispostos a entrar num acordo, que incluía seu compromisso de renunciar à idolatria e aceitar a adoração de Jeová.” – Ibidem.

Resumo

Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras: O plano de Deus para Seu povo era que eles entrassem em Canaã, afastando-se de seus habitantes pagãos, O servissem fielmente, e fossem bons exemplos de religiosidade para as nações vizinhas. Mas o povo de Deus com frequência se desviava. A conquista de Canaã nunca foi totalmente realizada, mesmo no tempo de Salomão, porque os israelitas frequentemente confiavam em sua própria avaliação das situações, em vez de dar ouvidos à clara palavra de Deus. Em Josué 9 e 10 vemos a origem de sua posterior propensão a se esquecer de Deus. O acordo com Gibeão foi uma experiência humilhante, mas nem tudo estava perdido. Ao consentir em fazer sua parte no acordo, os gibeonitas demonstraram um profundo respeito a Deus, a quem declararam obediência. Deus continuou a guiá-los valentemente dentro e fora da batalha. Ele fez chover granizo do Céu para favorecê-los no ataque em terra. Ele até parou o Sol por um dia. O Deus que fez isso naquele dia é o mesmo Deus a quem servimos hoje, e devemos tudo o que somos a Ele.