Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Ester Salva seu Povo

Lição 4 Jardim da Infância 23 de julho de 2011

VERSO PARA DECORAR
“Onde dois ou três estão juntos em Meu nome, Eu estou ali com eles.” Mateus 18:20, NTLH.

Resumo da Lição

Certo homem mau, Hamã, persuadiu o rei a assinar uma lei decretando que todos os judeus seriam mortos. Mardoqueu contou para a rainha Ester e pediu que ela falasse com o rei. Ela temeu, mas Mardoqueu procurou convencê‑la de que talvez ela tivesse se tornado rainha por essa razão. Depois de jejuar e orar durante três dias e três noites, ela concordou em falar com o rei. Pediu que a comunidade de judeus também jejuasse e orasse. Ela arriscou a própria vida ao ir falar com o rei e interceder pela vida do seu povo. Deus impressionou o rei a dizer sim ao pedido de Ester. O povo de Ester foi salvo por causa da coragem dela e porque Deus respondeu à oração de todas as pessoas. Esta lição fala sobre comunidade. A história de Ester confirma a todos nós que Deus ouve quando oramos em favor de outros. Em uma comunidade cristã, as pessoas dão apoio e intercedem umas pelas outras ao unir‑se em oração.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Improvisar um cetro com um pedaço de cabo de vassoura. Colar uma bolinha de pingue‑pongue ou isopor na ponta e pintar com tinta spray dourada. Mostrar o cetro antes de começar a contar a história. Explicar que isso é algo que somente os reis possuem e que representa seu poder e autoridade. O nome das pessoas nessa história pode ser desconhecido para as crianças. A fim de ajudá‑las a lembrar‑se de quais pessoas pertenciam a Deus, pedir‑lhes que expressem uma reação quando os nomes forem mencionados na história. Pratiquem juntos antes de começar a contar a história. Será bom ter um adulto liderando as crianças.

Palavras: Ações: Ester inclinar a cabeça (fazer reverência) Rei curvar‑se Mardoqueu polegar para cima em sinal de positivo Hamã polegar para baixo em sinal de negativo Ester [inclinar a cabeça] era agora a rainha da Pérsia. A meninazinha órfã, de um país estrangeiro, crescera e se tornara rainha. Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo] a educara para amar e honrar a Deus, mas ele recomendou que ela jamais contasse que pertencia ao povo judeu. Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo] não queria que o rei [curvar‑se] mudasse de opinião a respeito de Ester [inclinar a cabeça] porque o povo dela era de outro país. O trabalho de Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo] era ficar sentado junto à porta do palácio para ajudar as pessoas que ali chegavam. Sendo que ele trabalhava no palácio, ele conseguia manter‑se em contato com Ester [inclinar a cabeça], transmitir‑lhe recados e dar‑lhe conselhos. Ester [inclinar a cabeça] ficava contente ao receber notícias de Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo] e sempre fazia o que ele sugeria. Um dia, depois de Ester [inclinar a cabeça] haver sido rainha durante cinco anos, ela recebeu um recado muito importante de Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo]. Dizia que o mais importante auxiliar do rei [curvar‑se], chamado Hamã [polegar para baixo em sinal de negativo], havia enganado o rei levando‑o a assinar uma nova lei terrível. Hamã [polegar para baixo em sinal de negativo] não gostava do povo judeu. Essa nova lei determinava que em certa data, o povo da Pérsia podia ferir todos os judeus e tomar tudo o que eles possuíssem. Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo] enviou um recado a Ester [inclinar a cabeça]. O recado dizia: “Você precisa ir ao rei [curvar‑se] e dizer que você é descendente do povo judeu, e pedir que ele salve a vida de todo seu povo.” Ester [inclinar a cabeça] enviou um recado de volta a Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo] dizendo: “Eu tenho medo. O rei [curvar‑se] não tem me chamado há mais de um mês e não me é permitido ir à presença dele.” A ninguém era permitido entrar no pátio interior da casa do rei [curvar‑se] sem ser convidado; nem mesmo a rainha. E se alguém se atrevesse seria morto, a menos que o rei [curvar‑se] lhe estendesse seu cetro real [mostrar o cetro]. Que chance teria ela de falar com o rei [curvar‑se]? Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo] enviou outra mensagem de volta, dizendo: “Não pense que você escapará só porque mora no palácio real. Talvez você tenha sido colocada por Deus como rainha justamente para salvar nosso povo.” Ester [inclinar a cabeça] tomou uma decisão e enviou um novo recado a Mardoqueu [polegar para cima em sinal de positivo], dizendo: “Por favor, reúna todos os judeus na cidade. Durante três dias, dediquem todo o tempo à oração e não comam nada. Eu e minhas servas faremos o mesmo. No terceiro dia, eu irei ver o rei [curvar‑se], ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei.” Quando as pessoas não comem porque estão orando fervorosamente, dizemos que estão jejuando. Ester [inclinar a cabeça] queria pensar somente em Deus. Não queria pensar em comida. Em toda a cidade, os judeus estavam jejuando e orando juntos. No terceiro dia, Ester [inclinar a cabeça] fez uma última oração antes de colocar suas vestes reais. Será que o rei [curvar‑se] ficaria contente em vê‑la? Será que ele lhe estenderia o cetro real [mostrar o cetro]? Corajosamente ela caminhou até o pátio interior da casa do rei [curvar‑se]. O rei [curvar‑se] levantou a cabeça e olhou em direção à porta. Quem estaria se atrevendo a ir perante ele sem ser convidado? O quê? Era Ester [inclinar cabeça]! O rei [curvar‑se] deu um sorriso e lhe estendeu o cetro real [mostrar o cetro], dizendo: – O que acontece, rainha Ester [inclinar a cabeça]? Qual é o seu pedido? Mesmo que seja a metade do reino, lhe será dado. Ester [inclinar a cabeça] estendeu a mão e tocou a ponta do cetro [mostrar o cetro]. Então, ela convidou o rei [curvar‑se] para um jantar especial. Depois, ela o convidou para um segundo jantar especial. Na hora do jantar, ela contou ao rei [curvar‑se] que ela descendia dos judeus. Então, pediu que ele mudasse a terrível lei que permitia que ela e todos os judeus fossem feridos. O rei [curvar‑se] ficou zangado por ter sido enganado para assinar aquela lei tão terrível, mas a lei não podia ser mudada. Por isso, ele escreveu imediatamente uma nova lei que permitia que os judeus se protegessem. Quando o dia marcado chegou, ninguém procurou ferir os judeus. O povo judeu foi salvo pela coragem de Ester [inclinar a cabeça] e pelas orações. Deus ouvira as orações de todos que oraram juntos. Deus ainda ouve nossas orações, quando oramos sozinhos ou junto com outras pessoas. Ele é um Deus maravilhoso que sempre cuida de nós.

Celebrando Juntos

Lição 4 Primários 23 de julho de 2011

VERSO PARA DECORAR
“Antes dele, não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor.” 2 Reis 23:25.

Resumo da Lição

Depois de reparar o templo, Josias deu orientações para celebrarem a Páscoa. Essa cerimônia faria os israelitas se lembrarem de como Deus os libertara da escravidão do Egito. O rei queria que todos participassem dessa cerimônia especial. Por isso, ele providenciou pessoalmente 33 mil animais para o sacrifício. Outras pessoas também contribuíram. Houve grande festança e maravilhosa música quando milhares de pessoas celebraram durante sete dias a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos. Nenhum dos reis de Israel celebrou tal Páscoa  (2Cr 35:18). Esta lição fala sobre comunidade. Uma vez mais o rei Josias levou os israelitas a obedecer à Palavra de Deus para celebrar a presença e a bondade de Deus em libertá-los da escravidão no Egito e em satisfazer suas necessidades físicas. Assim como Deus cuidou do Seu povo naquela época, Ele também cuida de nós hoje. Ele fica satisfeito quando celebramos Sua bondade para conosco.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Personagem: Rei Josias. Se possível, convidar um homem adulto para contar a história da lição representando o rei Josias. Apresentar o convidado que representará o rei Josias. Durante as duas últimas semanas, vocês aprenderam como eu me tornei rei quando tinha oito anos de idade. Vocês já sabem como os israelitas se libertaram de seus ídolos. E vocês também ouviram como o Livro da Lei foi encontrado no templo. Eu desejava celebrar ou festejar a decisão do povo de seguir a Deus. A Páscoa não havia sido celebrada durante muitos anos. Assim, decidi que essa seria a maneira apropriada de assinalar a decisão do povo. Normalmente, as pessoas celebravam a festa da Páscoa com seus familiares ou seus vizinhos. Eu queria que o povo compreendesse que todos nós, na realidade, fazemos parte da grande família de Deus. Eu também sabia que nem todos poderiam gastar para oferecer um animal e talvez nem compreendessem por que sacrificar um animal. Por isso, eu doei 30.000 ovelhas e bodes, e 3.000 bois. Outros líderes também desejaram ajudar. Eles deram milhares de animais para as ofertas da Páscoa. A celebração da Páscoa era para lembrar aos israelitas o tempo em que foram escravos no Egito. Faraó, o rei egípcio, recusara deixar os israelitas partirem. Assim, Deus enviou 10 pragas para forçar Faraó a deixar livres os israelitas. As pragas foram terríveis. Água se tornou em sangue. Apareceram rãs por todos os lugares, escuridão, piolhos e saraiva. Isso só para mencionar algumas delas. Mas a décima praga foi a pior. Certa noite, o anjo o Senhor passou através da terra e tirou a vida do filho mais velho de cada família egípcia. Moisés explicara que cada família israelita devia fazer um sinal a fim de que o anjo da morte poupasse seu lar. Deus os instruiu a sacrificar um cordeiro e borrifar seu sangue nos umbrais das portas. Quando o anjo visse o sangue, passaria por alto aquela casa. Se alguém não passasse o sangue no umbral da porta, o filho mais velho morreria. A festa da Páscoa também mostrava às pessoas como Deus desejava libertá-las do pecado. O cordeiro sacrificado durante a festa da Páscoa representava Jesus que morreria sobre a cruz pelos pecados de todos. A festa da Páscoa sempre inclui alimento especial. Ao participarmos dessa refeição nos vestimos como para viajar a fim de nos lembrarmos da primeira Páscoa. Comemos pão sem fermento. Na época da primeira Páscoa, não havia tempo para deixar o pão crescer. O fermento também faz as pessoas se lembrarem do pecado. Como ele pode agir silenciosamente em nossa vida, quase sem percebermos. Comíamos a carne do cordeiro que foi morto. Ele morreu para fornecer o sangue que devia ser passado nos umbrais das portas. Pedacinhos da carne assada eram envolvidos no pão sem fermento. O cordeiro nos fazia lembrar de Jesus que morreria pelos nossos pecados. A água salgada nos ajudava a lembrar das lágrimas que haviam sido derramadas durante os anos de escravidão. As ervas amargas nos faziam lembrar dos tempos difíceis que enfrentamos como escravos. Eu pedi que os sacerdotes dividissem todas as pessoas em grupos por família. E, então, sacrificassem um cordeiro pascal para cada grupo. Quando chegou o dia da Páscoa, todos os sacerdotes estavam em seus postos e celebraram a Páscoa com o povo. Eles sacrificaram os animais, assaram a carne e a serviram ao povo. Não era permitido trabalhar durante aquele dia. Havia muito alimento e música maravilhosa. Depois da Páscoa, as pessoas celebraram juntas a Festa dos Pães Asmos (sem fermento) durante sete dias. Todo esse tempo era gasto para celebrar a bondade de Deus. Ele nos salvara e jamais nos esqueceríamos disso.

Briga Entre Irmãos

Lição 4 Juvenis 23 de julho de 2011

Verso Para Memorizar
“Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.” Efésios 5:21.

Resumo da Lição

O nascimento de Isaque trouxe muita felicidade a Abraão e Sara. Mas na medida que Isaque crescia, o centro de atenção se focalizava mais em Isaque como o filho prometido. Isso causou problemas entre Ismael e Isaque. A discórdia entre Ismael, Hagar e Sara se tornou tão forte que, finalmente, Sara pediu que Abraão mandasse embora Ismael e Hagar. Isso foi algo muito doloroso para Abraão, mas Deus lhe disse ser necessário a fim de promover a paz no lar. O conflito entre Isaque e Ismael continua até hoje na incessante discórdia entre judeus e árabes. Esta lição fala sobre comunidade. A falta de confiança de Abraão e Sara foi a raiz da discórdia na família. Se houvessem esperado pacientemente que Deus cumprisse a promessa a Seu modo, os problemas que enfrentaram nunca teriam ocorrido. Deus deseja que confiemos nEle em nossos relacionamentos familiares. Se seguirmos Suas orientações, não criaremos conflitos desnecessários e aprenderemos melhor como lidar com aqueles que porventura enfrentarmos. Embora Deus possa atuar através de qualquer conflito e nos ajudar a resolvê-lo, Seu desejo supremo é que sigamos Seus princípios para o relacionamento humano, evitando desde o começo que conflitos ocorram.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

Com antecedência, colocar na frente da sala alguns dominós enfileirados em pé sobre a mesa ou qualquer outra superfície plana. As consequências de nossas ações afetam tanto aqueles que estão à nossa volta como a nós mesmos. Olhem para esses dominós. Este último aqui está cansado de ficar em pé. Ele quer descansar enquanto seus companheiros continuam atentos em pé. Eu vou ajudá-lo a deitar-se. Dar uma empurradinha no último dominó da fila e observar enquanto todos tombam. A lição desta semana é sobre a família de Abraão experimentando as consequências dos atos impacientes de Abraão e Sara. Vivenciando a História Com antecedência, fazer seis cópias da peça “Confusão na Família” e convidar seis voluntários (que leiam bem) para participar. Pedir que cada um leia sua parte, com o máximo de expressão possível. Quando terminarem de apresentar a peça, pedir que todos os alunos leiam juntos em voz alta Gênesis 21:1-21.

Aplicação da Lição

Quatro Passos Importantes Pedir aos alunos que mencionem situações de conflito que ocorrem nos lares (ex.: brigas entre irmãos e irmãs, desentendimentos entre pais e mães, etc.). Anotar no quadro as situações mencionadas. Escrever também uma lista dos “Quatro Passos Importantes na Solução de Conflitos”. Vamos analisar uma fórmula de quatro passos para sobreviver a esta lista de conflitos familiares: 1. Tomar TEMPO. Esfriar a cabeça antes de dizer coisas que possam magoar. 2. PENSAR sobre a situação antes de agir ou falar. Como você se sente e por quê? Como seu pai, mãe, irmão ou irmã se sentem? 3. CONVERSAR sobre seus sentimentos com a pessoa envolvida. 4. CONFIAR em Deus para ajudá-lo a chegar juntos a um acordo e resolver a situação. Pedir aos alunos que se dividam em duplas. Pedir a cada dupla que escolha um conflito da lista do quadro que eles mesmos tenham experimentado em seu lar. Pedir, então, que analisem o que aconteceu no conflito da própria vida. Depois, decidam como tudo nesse conflito poderia ter sido diferente se eles tivessem seguido os “quatro passos importantes” na solução de conflitos. Depois de trocarem ideias, dar a cada aluno, um papel. Pedir que copiem os quatro passos e levem o papel para casa. Vocês poderão usar esses quatro passos para resolver conflitos com seus amigos, na escola, ou em qualquer lugar

Partilhando a Lição

Orando Pelos Conflitos Separar os alunos em duplas, ou pequenos grupos. Partilhem com seu companheiro uma situação de conflito com a qual estejam lutando atualmente. Repitam os quatro passos para seus companheiros. Quando os alunos terminarem de partilhar, dizer: Situações de conflito surgem por muitas razões diferentes. Só Deus pode ajudar-nos e nos conceder a atitude correta para lidar com o problema.

DEUS NOS AJUDA A TER UMA ATITUDE DE AMOR MESMO QUANDO ENFRENTAMOS CIRCUNSTÂNCIAS DIFÍCEIS.

Lei e Amor Recapitulados

Lição 4 23 de julho de 2011

História Bíblica: Deuteronômio 4-6; 28.
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítulo 42.

I. SINOPSE

Esta lição está baseada no capítulo 42 de Patriarcas e Profetas: “A Repetição da Lei.” Conta a história dos israelitas se preparando para entrar na Terra Prometida. Por causa de seu pecado em Cades, no entanto, não é permitido a Moisés entrar em Canaã. A função de líder dos israelitas foi dada a Josué. A Moisés foi então determinado “repetir-lhes a história de seu libertamento do Egito, e suas viagens no deserto, e também recapitular-lhes a lei proferida do Sinai”. – Patriarcas e Profetas, p. 463. Ellen G. White continua a descrever a cena: “Moisés ficou em pé perante o povo para fazer suas últimas advertências e admoestações. Seu rosto foi iluminado de uma santa luz. Tinha os cabelos brancos pela idade; mas o corpo estava ereto, o rosto exprimia o vigor não abatido da saúde, e os olhos eram claros e fortes. Era uma ocasião solene, e com profundo sentimento descreveu ele o amor e misericórdia do Protetor todo-poderoso.” – Patriarcas e Profetas, p. 463. Esta lição oferece uma oportunidade para retratar o “amor e a misericórdia” de nosso Protetor todo-poderoso. Ao apresentar a lei sob um ponto de vista positivo, os alunos devem ser capazes de fazer a ligação entre a lei de Deus e Seu amor. Pela obediência à lei de Deus, os israelitas desfrutaram os preciosos benefícios do estilo de vida divino. Por outro lado, ao desobedecerem às orientações divinas, os israelitas provaram as amargas consequências de uma vida distante de Deus. Por fi m, o modo de Deus sempre representa a melhor maneira de viver.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras: Leis são uma parte da vida. Nem todas as leis, no entanto, fazem muito sentido para nós. Algumas leis parecem aceitáveis apenas quando nos tornamos mais velhos. Por exemplo, talvez quando você era criancinha desejou colocar o dedo na tomada. Pode ser que você tenha dado um “show” porque seus pais não permitiram que você vivesse essa aventura. Apenas quando nos tornamos mais maduros percebemos o valor das leis que nossos pais impõem. Da mesma forma, só quando amadurecemos como filhos de Deus que compreendemos como as leis de Deus são concedidas apenas para proporcionar liberdade e segurança. As leis de Deus não são como ordens sem sentido de um ditador que se deleita em restringir seus filhos. Como Paulo escreve: “A lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.” Romanos 7:12.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. Uma das questões que surgem desta lição se centraliza na relevância das leis para os cristãos hoje. As leis que foram dadas a Israel ainda são vigentes hoje? O comentário nas notas de rodapé da Life Application Bible oferece esta resposta: “As leis divinas são designadas para guiar todas as pessoas a um estilo de vida saudável, honesto e consagrado a Deus. Seu propósito era apontar o pecado (ou pecado potencial) e mostrar a maneira adequada de lidar com aquele pecado. Os Dez Mandamentos, o âmago da lei de Deus, são tão aplicáveis hoje como foram 3.000 anos atrás porque eles defendem um estilo de vida endossado por Deus. Eles são a perfeita expressão de quem Deus é e como Ele deseja que as pessoas vivam. “Mas Deus deu outras leis além dos Dez Mandamentos. Elas são igualmente importantes? Deus nunca emitiu uma lei que não tivesse um propósito. No entanto, muitas das leis que lemos no Pentateuco foram ordenadas especificamente às pessoas daquela época e cultura. Embora uma lei específica possa não se aplicar a nós, a verdade ou princípio eterno por trás dela se aplica. “Por exemplo, os cristãos não praticam o sacrifício de animais no culto. No entanto, os princípios por trás dos sacrifícios – perdão do pecado e gratidão a Deus – ainda se aplicam. Os sacrifícios apontam para o último sacrifício feito em nosso favor por Jesus Cristo. O Novo Testamento diz que com a morte e ressurreição de Jesus Cristo as leis do Antigo Testamento se cumpriram. Isso significa que enquanto as leis do Antigo Testamento nos ajudam a reconhecer nossos pecados e corrigir nossas más ações, Jesus Cristo é quem elimina nossos pecados. Jesus é agora nosso principal exemplo a seguir porque apenas Ele obedeceu perfeitamente à lei e deixou o modelo de como devemos proceder.” – Página 286. Em sua despedida de Israel, Moisés repetiu a importância de obedecer às leis de Deus. O apóstolo Paulo disse: “A lei […] não anula a aliança previamente estabelecida por Deus, de modo que venha a invalidar a promessa. […] Assim, a Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé.” Gálatas 3:17 e 24. Aqui está a base: É importante guardar as leis de Deus. Em essência, Moisés disse aos filhos de Israel que seu destino eterno estava em suas próprias mãos. As mãos de Deus ficam atadas dependendo da escolha que fazemos. Podemos escolher a vida ao aceitar cumprir a lei de Cristo e viver no poder transformador de Sua graça. Ou podemos escolher a morte ao desobedecer às leis de Deus; consequentemente não somos conduzidos “a Cristo, para que fôssemos justificados pela fé”. Gálatas 3:24.

Resumo

Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras: Para tornar esta lição mais próxima da realidade, use uma bola de praia para ilustrar que guardar a lei de Deus não é uma questão de tentar ser bom. A força de vontade não é suficiente quando se aplica à lei. Explique como algumas pessoas levam a vida espiritual como se tivessem a obrigação de manter uma centena dessas bolas submersas ao mesmo tempo no Oceano Pacífico. Explique: “Você pode manter uma bola embaixo d’água com seus pés e mais umas duas submersas com suas mãos, mas logo você se sentirá derrotado e exausto.” Semelhantemente, algumas pessoas pensam: Se eu conseguir esconder minhas faltas quanto a obedecer à lei e mantiver meus pecados, como o orgulho, a glutonaria e a imoralidade, abaixo da superfície para que outros não os vejam, então talvez pelo menos parecerei um cristão. Essa maneira de guardar a lei é uma receita certa para o fracasso. Então, qual a solução? Saia da água e entre no barco com Jesus. O segredo não é tentar guardar cada lei da maneira mais difícil; em vez disso, o segredo é viver na presença dAquele que cumpriu perfeitamente a lei em nosso favor. Porque o pecado e Jesus não podem habitar no mesmo coração. O objetivo da vida espiritual é sempre permanecer na presença de Deus a fim de que Ele cumpra Sua vontade em nossa vida.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Uma das marcas de um ambiente ideal para o aprendizado Ž transmitir segurança. Quando debater um assunto potencialmente controverso como a lei,  importante mencionar todas as opiniões expressas pelos membros do grupo. Faça com que cada pessoa sinta que seus comentários s‹ o apreciados Ð mesmo se a opinião delas for diferente da sua. Lembre-se, mencionar não significa concordar. Mencione até mesmo aqueles comentários com os quais você n‹ o concorda. Ao fazer isso, você demonstra que todos t•m direito de expressar sua opinião. Quando for feito algum comentário que você perceba ser sem fundamento, de maneira gentil você pode oferecer um ponto de vista alternativo para a pessoa considerar. Nunca condene ou ataque a pessoa que fez o comentário.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Reformando o Templo

Lição 2 Jardim da Infância 9 de julho de 2011

VERSO PARA DECORAR
“Lutando juntos pela fé.” Filipenses 1:27, ARA.

Resumo da Lição

Joás decidiu reformar o templo, a Casa de Adoração a Deus. Ele mandou fazer um grande cofre com uma abertura na parte superior. As pessoas colocariam ali uma oferta quando fossem adorar. As ofertas seriam usadas para reformar o templo. O sacerdote empregou os melhores profissionais e juntos trabalharam na reforma do templo. Esta lição fala sobre comunidade. Os filhos de Deus trabalham juntos com outras pessoas para honrar a Deus e cumprir Sua vontade. Embora pequenas, as crianças podem trazer ofertas para ajudar a cuidar da Casa de Deus. Elas também podem ajudar cuidando para manter bem limpa a Casa de Deus, a igreja.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Espalhar as caixas rasgadas, blocos e pedaços de madeira em uma área desocupada da sala para representar o templo em mau estado. Usar as caixas em bom estado para construir e reformar o templo. Você precisará de roupas dos tempos bíblicos para representar os seguintes personagens: Joás (jovem), Joiada e outros sacerdotes (crianças), trabalhadores (crianças) e demais pessoas (crianças). Dar a cada trabalhador uma ferramenta e às demais pessoas algumas moedas. Pedir a todos que prestem atenção e procurem representar os personagens à medida que a história é contada. O rei Joás foi ao templo com Joiada e os outros sacerdotes. Eles pararam no meio do templo e olharam em volta. Abanaram a cabeça com tristeza. [Joás, Joiada e os outros sacerdotes no templo.] As paredes estavam quebradas. Havia sujeira em todo lugar. Faltavam móveis. Era uma verdadeira confusão. Eles conversaram sobre o que havia acontecido. Durante todos os anos em que ímpios reis e rainhas governaram sobre Israel, ninguém cuidara da Casa de Deus, do templo. Na realidade, alguns dos reis e rainhas até tiraram parte das paredes do templo e usaram as pedras para construir templos aos ídolos que eles adoravam. Os filhos da má rainha Atalia haviam levado do templo os pratos de ouro e de prata e os usaram na adoração de seus ídolos.

Joás disse aos sacerdotes que ele queria reformar o templo. Queria reconstruir as paredes com o mesmo tipo de madeira e pedras de boa qualidade que haviam sido usadas quando ele fora construído. Ele queria comprar novos pratos de ouro e de prata para o serviço de adoração a Deus. Mas isso custaria muito dinheiro. – Onde você vai conseguir o dinheiro? – perguntaram os sacerdotes. Eles abanaram a cabeça e estenderam as mãos. Não sabiam onde conseguir dinheiro. Então, Joás teve uma ideia. Ele iria economizar dinheiro. Mas não seria o único a fazer isso. Ele pediria para todas as pessoas ajudarem também. Joás chamou trabalhadores [trabalhadores junto do rei] e ordenou: – Façam um cofre grande com um furo na parte superior. Os homens começaram a trabalhar e dentro de pouco tempo voltaram com o cofre pronto. Joás mandou que colocassem o cofre junto à porta do templo. [Trabalhadores trazem o cofre.] Todos os dias quando as pessoas vinham adorar, elas colocavam uma oferta naquele cofre. Algumas pessoas tinham muito dinheiro para dar; outras tinham pouco. [Pessoas passando e colocando moedas no cofre.] Mas todas elas deram com alegria. Dentro de pouco tempo, o cofre estava cheio. Os sacerdotes levaram o dinheiro e guardaram em sacos. Os sacos foram guardados com segurança na tesouraria do rei. Os sacerdotes puseram o cofre de volta junto à porta do templo para que o enchessem novamente. E o cofre foi enchido outra vez. Muitas e muitas vezes o cofre foi enchido e os sacerdotes o levavam, esvaziavam e traziam de volta para a porta do templo. E o povo sempre trazia mais e mais ofertas e colocava naquele cofre. O dinheiro da tesouraria do rei aumentava cada vez mais. Quando todas as ofertas foram acumuladas, Joás pôde começar a reforma do templo. Joás pediu que os sacerdotes empregassem os melhores profissionais do país, carpinteiros e pedreiros especializados em trabalho com pedras. Então, compraram madeira e pedras da melhor qualidade. Depois, empregaram também homens que trabalhavam com ferro e bronze. Todos trabalharam juntos para reformar o templo de acordo com o plano original. [Todos os trabalhadores com suas ferramentas trabalham na construção/reforma do templo.] E quando terminaram o trabalho, eles olharam os sacos e o cofre e viram que havia sobrado dinheiro! Com o dinheiro que sobrou, o rei Joás comprou novos pratos de ouro e de prata [Joás pega os pratos novos e leva ao templo] e alguns móveis para serem usados no templo. Joás ficou satisfeito ao ver o templo reformado e utensílios novos e bonitos para o serviço do templo. Todas as pessoas também ficaram muito contentes. Todos haviam trabalhado juntos para honrar o nome de Deus e agora estavam felizes. Haviam feito a Casa de Deus tornar‑se um lugar bonito e muito especial.

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Josias Faz o que é Correto

Lição 2 dos Primários 9 de julho de 2011

VERSO PARA DECORAR “Josias [...] fez o que o Senhor aprova.” 2 Crônicas 34:1, 2.

Resumo da Lição

Aos oito anos de idade Josias se tornou rei de Judá. Reinou durante 31 anos. Sendo ainda bem jovem, ele come•ou a buscar o Deus de Davi, seu predecessor (2 Crônicas 34:3). Viajou pela terra de Judá, ordenando que todos os ’dolos fossem quebrados, os altares demolidos e os lugares de adora-lo, o idólatra destruídos. Ordenou que os sacerdotes usassem as ofertas do templo para restaurá-lo como lugar de adora•‹ o ao verdadeiro Deus. Os sacerdotes se encarregaram do trabalho. Sob a liderança de Josias, o povo de Deus trabalhou unido para dar a Deus o primeiro lugar em sua terra. Esta lição fala sobre comunidade. O rei Josias, embora muito jovem, exerceu grande influência sobre seu povo. Ele levou o povo a deixar a idolatria e adorar o verdadeiro Deus. Nós também podemos encorajar outros em nossa comunidade religiosa a adorar a Deus da maneira correta.

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Personagens: Rei Josias, Hilquias, Safã. O restante das crianças se dividirá em “cortesãos” em pé junto ao rei, pessoas dando ofertas, construtores, e sacerdotes porteiros. (Talvez algumas crianças precisem desempenhar mais de um papel.) Convidar um homem para representar o rei Josias e contar a história. À medida que ele conta a história, pedir que os demais personagens encenem o relato. Antes de começar a Escola Sabatina, esconder o rolo. Antes do início da história, avisar à pessoa que representa Hilquias onde encontrar o rolo. Meu nome é Josias. Quando eu era criança como vocês, eu me tornei rei. Para ser exato, eu tinha cerca de oito anos. Embora eu fosse jovem, ouvi muito a respeito do meu pai e do meu avô e sabia que eles não tinham sido bons reis. Meu avô, o rei Manassés, fez uma porção de coisas erradas. Construiu lugares em que o povo adorava deuses falsos e estrelas do céu. Ele próprio ofereceu como sacrifício, queimando a um dos deuses, um de seus filhos. O rei Manassés construiu altares aos deuses estranhos no templo de Deus. Ele conversava com anjos maus e matou muitas pessoas que nada fizeram de errado. O rei Manassés também perdeu o livro da lei de Deus, que continha mensagens especiais de Deus para Seu povo. Esperava-se que cada dia os sacerdotes lessem desse livro para as pessoas. Sem o livro, as pessoas não podiam aprender a viver como Deus desejava que vivessem. Meu pai, o rei Amom, se tornou rei aos 22 anos, mas seguiu o exemplo do meu avô. Ele foi muito mau! Alguns de seus oficiais o odiavam tanto que o mataram em seu próprio palácio. Quando as pessoas ficaram sabendo disso, mataram aqueles oficiais. Foi depois disso, que eu me tornei rei. Eu vi tantas pessoas sofrerem que resolvi não ser como meu pai, Amom, nem como meu avô, Manassés. Decidi obedecer a Deus. Eu me dediquei a Deus e pedi que Ele me usasse para ajudar o povo a aprender mais sobre Ele. Comecei a compreender que precisaríamos destruir todos os ídolos e altares dos deuses falsos. Viajei por toda a terra de Judá pedindo ajuda ao povo. [Fazer como se pedisse ajuda às pessoas. Grupos de crianças fazem como se estivessem destruindo altares e ídolos.] Quando os ídolos eram destruídos, o povo os transformava em pó. [As crianças fazem como se estivessem moendo algo.] Então, eu espalhei o pó sobre as sepulturas daqueles que tinham adorado deuses falsos. [Fazer como se espalhasse o pó.] Quando completei 26 anos, eu sabia exatamente o que mais desejava fazer. Queria purificar a terra e restaurar o templo. Chamei meu assistente, Safã, e dei-lhe instruções que ele devia passar a Hilquias, o sumo sacerdote. – Diga a Hilquias que ajunte todo o dinheiro que os sacerdotes porteiros recolheram do povo no templo. Diga-lhe que esse dinheiro deve ser usado para restaurar o templo. Ele deve dar o dinheiro aos construtores. Estes pagarão trabalhadores e comprarão o material necessário. Safã foi procurar Hilquias imediatamente. [“Safã” deve sair e procurar “Hilquias”.] Safã transmitiu-lhe cuidadosamente minhas instruções. Hilquias disse aos porteiros que juntassem o dinheiro. [Gesticular como se mandasse os sacerdotes juntarem o dinheiro.] Então, Hilquias começou a andar em volta do templo. [“Hilquias” anda olhando ao redor como se procurasse alguma coisa.] De repente, ele gritou: – Venham ver o que eu encontrei! Todos vieram correndo. [Todos correm até onde “Hilquias” está e ele puxa para fora do esconderijo o livro em formato de rolo.] – O que é? – perguntou Safã. – O que aconteceu? – perguntaram os outros. – Olhem para isto! – disse ele sorrindo e erguendo um livro em formato de rolo. – Encontrei o Livro da Lei! Ele estava aqui mesmo no templo o tempo todo. – Deixe-me vê-lo – disse Safã. Hilquias lhe entregou o livro. Safã leu uns poucos parágrafos. – O rei precisa ver isto! – ele exclamou. – Por favor, leve-o para ele – disse Hilquias. – Com certeza, ele ficará muito contente. Assim, Safã me trouxe o Livro da Lei. E eu realmente fiquei muito feliz. Na semana que vem, contarei mais sobre o que aconteceu depois que lemos o Livro da Lei.

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quinta-feira, 7 de julho de 2011

Separação Pacífica

Lição 2 Juvenis 9 de julho de 2011

Verso Para Memorizar “Então Abrão disse a Ló: Não haja desavença entre mim e você, ou entre os seus pastores e os meus; afinal somos irmãos!” Gênesis 13:8.

Resumo da Lição

Durante provações e dificuldades, Abraão e Ló tinham vivido juntos em paz e harmonia. Depois, na prosperidade, não houve suficiente pasto para ambos os rebanhos, e contendas entre seus pastores ocorriam com regularidade. Sendo o mais velho dos dois, Abraão tinha o direito de escolher para si o que desejasse. No entanto, ele renunciou seu direito e permitiu que Ló fizesse a primeira escolha. Esta lição fala sobre comunidade. Dentro das famílias sempre surgem conflitos. Abraão serve de bom exemplo para todas as famílias. Conversando sobre o problema e colocando outros em primeiro lugar, podemos resolver conflitos e manter um relacionamento harmonioso.

Estudo da Lição

Introduzindo a História Bíblica

Perguntar aos alunos se alguma vez já tiveram um desentendimento com um irmão ou irmã. Chamar voluntários para contar sobre o motivo pelo qual geralmente se desentendem e como resolvem o problema. Vamos dizer nosso Verso Para Memorizar, que se encontra em Gênesis 13:8. Hoje, vamos estudar sobre um conflito familiar encontrado na Bíblia. Vivenciando a História Pedir que os alunos se revezem na leitura do capítulo 13 de Gênesis. Então, pedir que dois voluntários façam o diálogo “Pastores dos Rebanhos”.

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Aplicação da Lição

Como Vocês se Sentiriam? Certificar-se de que cada aluno da classe tenha uma Bíblia para esta atividade. Pedir que os alunos pensem em como se sentiriam em cada uma das situações à medida que forem sendo encenadas. Depois de cada cena, parar e fazer perguntas. Escolher duas pessoas para encenar as seguintes situações: Cena 1: Patrícia e Mateus são irmãos. Hoje, Mateus foi dispensado do time de basquete por ter notas baixas. Mateus desconta o desgosto consigo mesmo em sua irmã Patrícia. Como vocês se sentiriam em lugar de Patrícia? Como lidam com um desapontamento de um membro da própria família? Que ferramentas de solução de conflitos vocês usariam nessa situação? Analisando Ler em voz alta Provérbios 17:17 e 18:19. Como estes textos se relacionam com a situação que mencionamos? Cena 2: Janice volta para casa duas horas após o horário estipulado e encontra seu pai esperando. Janice tenta desculpar seu atraso, mas o pai não lhe dá ouvidos. Como vocês se sentiriam em lugar de Janice? Como vocês reagem quando sabem que fizeram algo errado? Que ferramentas de solução de conflitos usariam nessa situação? Ler em voz alta Provérbios 13:1 e Efésios 6:1. Como os textos de Provérbios e Efésios se relacionam com essa situação?

Encerramento

Deus é um Deus de paz e harmonia. Ele deseja que Seus seguidores também vivam em paz, tomando medidas construtivas para resolver seus conflitos. Vamos orar e pedir que Deus nos ajude quando enfrentarmos situações de conflito.

Ganância: O Buraco Sem Fundo

Lição 2 dos Adolescentes 9 de julho de 2011

História Bíblica: Números 22-24.
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítulo 40.

I. SINOPSE

Quando um rei pagão viu os israelitas, ficou com medo e enviou mensageiros a Balaão, para que ele lançasse uma maldição sobrenatural sobre eles. Balaão, no entanto, fingiu ter grande integridade e lhes disse que nenhuma quantia de dinheiro o levaria a fazer aquilo. Outrora, Balaão havia sido um homem bom, até fora um profeta de Deus. Mas se distanciara do Senhor e se rendera à cobiça e à ganância. Contudo, ele ainda professava ser um servo do Altíssimo. Balaão conhecia a obra miraculosa de Deus em favor de Israel; e quando os mensageiros comunicaram sua missão (levá-lo para amaldiçoar Israel), ele sabia muito bem que seu dever era recusar a recompensa de Balaque e despedir os embaixadores. Mas ele se aventurou a brincar com a tentação, e insistiu para que os mensageiros passassem aquela noite com ele, declarando que não poderia dar uma resposta até que tivesse pedido o conselho do Senhor. No entanto, lá no íntimo, ele realmente queria o dinheiro, e desafiou a Deus, fingindo todo o tempo ser piedoso. O Senhor, naturalmente, sabia das intenções de Balaão. E o que acontece em seguida é um relato cômico, e ao mesmo tempo sério, de como o Senhor lida com o homem teimoso. Uma história que inclui – entre outras coisas – uma jumenta falante. Desta história, aprendemos como a ganância e a cobiça podem nos deixar cegos para o nosso verdadeiro caráter. Quando ensinar a lição, você também pode salientar que maltratar um animal é pecado. Certifique que os alunos saibam que os animais são inocentes, mas também sofrem neste mundo de pecado. Devemos tornar seu tempo na Terra o mais agradável possível. Ajude os alunos a perceberem o quanto Balaão estava errado em bater na jumenta. Quando o Anjo do Senhor veio para matar Balaão, a jumenta se desviou, salvando assim Balaão da morte.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras: Exatamente como Balaão, o homem rico fez o que todos pensaram que era certo, mas seu coração não estava no lugar certo. Balaão disse aos moabitas que não amaldiçoaria Israel, mas não porque ele quisesse fazer o certo. Ele apenas queria parecer íntegro. O homem rico desta história fez a mesma coisa. Ele não se importava com o homem pobre; ele se importava consigo mesmo e com o que os outros pensariam dele.

Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. “Midianitas. Os midianitas são um povo que vive na parte sul da região da Transjordânia. São descritos como descendentes de Abraão e Quetura (Gênesis 25:1-6) e aparecem como comerciantes na narrativa de José (Gênesis 37:25-36). Moisés se juntou ao clã midianita de Jetro depois de fugir do Egito, mas os midianitas não se uniram aos israelitas na conquista de Canaã. Na narrativa de Balaão, os líderes midianitas estão aliados com os moabitas e participam na contratação do profeta para amaldiçoar.” – Bible Background Commentary. “Balaão em Deir Allah. Em 1967 uma expedição arqueológica holandesa liderada por H. J. Franken descobriu alguns pedaços de reboco inscritos num lado do Jordão conhecido como Deir ‘Allah. Os fragmentos estão aparentemente escritos em aramaico e datam de aproximadamente 850 a.C. Eles mencionam Balaão, filho de Beor, como o mesmo personagem descrito como um profeta” em Números 22-24. Embora o texto esteja bastante incompleto, com muitas quebras e palavras duvidosas, pode-se constatar que Balaão foi um profeta que recebeu uma mensagem divina durante a noite e que sua mensagem não era o que seus vizinhos esperavam ouvir. Se esse texto se refere aos acontecimentos descritos na Bíblia é questionável, mas ele comprova uma tradição não bíblica comum no nono século de um profeta chamado Balaão. Pode ser que a notoriedade de Balaão foi tanta que ele permaneceu como uma importante figura profética durante séculos e poderia assim ser identificado com as antigas narrativas israelitas da conquista.” – Bible Background Commentary. “Posição Profética de Balaão. Em Josué 13:22, Balaão é descrito como um ‘adivinho’, enquanto em Números 22:6 é dito que ele é um homem cujas bênçãos e maldições são eficazes. Ele é da região superior da Mesopotâmia, próxima a Carquemis, e tem uma reputação internacional como verdadeiro profeta. Durante toda a narrativa em Números 22–24, Balaão continuamente lembra a Balaque de que pode falar apenas as palavras que Deus colocar em sua boca (Números 22:18, 38; 23:12, 26; 24:13). Embora Balaão use rituais do sacrifício para obter a resposta de Deus, ele não deve ser considerado simplesmente um adivinhador.”– Bible Background Commentary.

Resumo

Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras: A história de Balaão fala sobre como a ganância pode nos afastar de Deus. Ela nos mostra que, embora Balaão tivesse sido um homem íntegro no passado, uma vez que ele escolheu o caminho errado, foi se tornando cada vez mais fácil prosseguir no erro. Mesmo sendo controlado pelo inimigo, ele ainda tentou dar a impressão de que fez o que era certo ao não amaldiçoar os israelitas – apenas para parecer idôneo. Mas Deus conhece o coração. Não há nada que possamos esconder e nada que devamos esconder de Deus. Tentar fazer isso é inútil. Ele vê tudo o que fazemos. Mas, mesmo quando pecarmos, Ele sempre nos perdoará se permitirmos que o Espírito Santo nos conduza ao verdadeiro arrependimento.

3º Trimestre 2011 - Governador Valadares

Desculpem-me pela demora em postar essas fotos, mas essa trimestral aconteceu em um feriado e eu não pude ir. Consegui as fotos depois e só agora pude postar.

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sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cântico Junto ao Mar

Lição 1 2 de julho de 2011 Primários

VERSO PARA DECORAR
“Cantarei ao Senhor, pois triunfou gloriosamente.” Êxodo 15:1.

Resumo da Lição

A lição recapitula brevemente a conhecida história dos israelitas atravessando com segurança o Mar Vermelho. O maior destaque da lição é o cântico de louvor dirigido por Moisés e Miriã, registrado em Êxodo 15:1-18 e 21. Moisés e Miriã lideraram o povo no cântico de louvor a Deus por Sua proteção e miraculosa direção. Esta lição fala sobre comunidade. Unidos para deixar o Egito, os israelitas formaram uma comunidade – um corpo com histórico e cultura comuns. Desenvolveram sua própria “família” sob a proteção e direção de Deus. A experiência do Mar Vermelho nos ensina que podemos crer que Deus cuidará de Seu povo. Atualmente, podemos experimentar ser parte da família de Deus participando da comunidade cristã. Deus nos oferece a mesma proteção e orientação que concedeu a Israel.

Decoração da Sala

Instrumentos musicais: A música e o louvor são partes importantes das histórias. Arranjar uma mesa com instrumentos musicais que as crianças possam experimentar tocar. Dar-lhes a oportunidade de criar seus próprios instrumentos, enchendo copos com diferentes níveis de água e batendo neles com uma vareta, ou fazendo chocalhos. Talvez esses instrumentos possam ser usados nos momentos de Oração e Louvor. Templo: Criar a cena de um templo no flanelógrafo. Contrastar esse templo com gravuras de igrejas modernas. Gravuras em 3D: Providenciar vários cartazes ou livros de gravuras em 3a dimensão, em que a verdadeira imagem só aparece à medida que se mantém o olhar na “gravura”. (O livro da lei estava escondido; precisamos estudar atentamente para encontrar as verdades da Bíblia.)

Lição BíBLica

Vivenciando a História

Personagens: Escolher duas crianças para representar Moisés e Miriã. As demais crianças representarão o povo de Israel. Improvisar roupas dos tempos bíblicos para as crianças. Colocar os dois pedaços de TNT juntos, no piso para representar o mar. Quando mencionar que o mar se abriu, separar os dois pedaços, para que “Moisés” e as demais crianças passem pelo meio do “mar”. Alguma vez vocês já sentiram que as coisas pareciam impossíveis? Nossa história de hoje menciona uma ocasião em que os israelitas se encontraram em uma situação impossível. Deus tinha uma solução inesperada. Depois, eles cantaram o cântico de Moisés e Miriã agradecendo e louvando a Deus por Sua bondade. Os israelitas estavam com medo. [As crianças se agacham à beira do “mar” demonstrando medo.] Eles se encontravam em uma armadilha. Faraó e seu exército estavam atrás deles. À sua frente se encontrava o Mar Vermelho. Eles estavam certos de que se afogariam ou seriam levados de volta para o Egito como escravos. Enquanto estavam acampados junto ao Mar Vermelho, o anjo de Deus e a coluna de nuvem que estiveram lhes mostrando o caminho se moveram para trás deles. Durante a noite, um lado da nuvem conservava o exército de Faraó em completa escuridão. Do outro lado, a nuvem com aparência de fogo iluminava e aquecia os israelitas. O exército de Faraó não podia se aproximar deles. O Senhor disse a Moisés que estendesse a mão sobre o mar. [“Moisés” deve estender a mão sobre o “mar”.] E ele assim o fez. Durante a noite inteira, Deus enviou um vento para soprar sobre o mar. O vento fez o mar se dividir. [Separar os dois pedaços de TNT, deixando um bom espaço no meio.] Quase ao amanhecer, os israelitas caminharam através do mar! Muralhas de água permaneciam eretas do lado direito e do lado esquerdo do mar. Mas o solo onde eles andavam estava seco! O exército de Faraó seguiu os israelitas mar a dentro. [As crianças olham para trás como se estivessem vendo os egípcios que os seguiam.] Mas, de repente, suas carruagens não se moviam! “Deus está com os israelitas”, gritaram. “Vamos fugir deles!” Mas eles não conseguiam fugir. Novamente, Deus disse a Moisés: “Estenda sua mão sobre o mar.” [“Moisés” se volta e estende a mão sobre o “mar”.] Então, as muralhas de água desmoronaram e todo o exército de Faraó se afogou. Quando os israelitas viram aquilo, mal podiam acreditar no que viam. Estavam aliviados e felizes! Todos começaram a cantar e louvar a Deus. Seu cântico falava como Deus os salvara do exército de Faraó. Vamos “cantá-lo” juntos: [Dirigir a atenção das crianças para o cartaz com a letra do cântico preparada com antecedência.] “Cantarei ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. “Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro. [...] “O inimigo se gloriava: ‘Eu os perseguirei e os alcançarei.’ [...] “Mas enviaste o Teu sopro, e o mar os encobriu. Afundaram como chumbo nas águas volumosas. “Quem dentre os deuses é semelhante a Ti, Senhor? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas. [...] “Com Teu amor conduzes o povo que resgataste; com a Tua força Tu o levas à Tua santa habitação [...] no lugar [...] ó Senhor, que as Tuas mãos estabeleceram. “O Senhor reinará eternamente” (Êxodo 15:1, 9-11, 13, 17, 18). Miriã, irmã de Moisés e Arão, ficou tão contente que pegou seu tamborim e começou a dançar e cantar. Todas as outras mulheres tocaram seus tamborins, dançaram e cantaram com ela. Miriã cantou: “Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro” (Êxodo 15:21). Moisés, Miriã e os israelitas cantaram acerca de duas coisas ao mesmo tempo. Eles cantaram sobre ser salvos enquanto atravessaram o Mar Vermelho. Eles também olharam para o futuro e cantaram acerca de como Deus salvaria Seus filhos e os levaria para morar com Ele no Céu. Todos nós podemos também cantar esse cântico. Nós também podemos celebrar. Deus tem ajudado Sua família através dos séculos. Ele continua a nos ajudar hoje e nos ajudará no futuro.

Encerramento

Pedir que as crianças a se levantem e formem um círculo. Orar agradecendo a Deus que nos ama e cuida de nós todo o tempo. Orar também pelos que poderão enfrentar situações difíceis durante a semana. Lembrar às crianças de estudar a lição da Escola Sabatina cada dia e de fazer as atividades diárias.