Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 25 de abril de 2010

Informativo Mundial das Missões

Minha Oração

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A história de hoje é sobre Emília, membro da comunidade dos ciganos Romani no centro da Bulgária. Vamos conhecê-la? Ela costumava frequentar uma igreja protestante com sua avó, onde aprendeu sobre o amor de Deus e a manter comunhão com Ele.

Nova forma de adoração

Certo dia, Emília visitou seus outros avós, que viviam em outra cidade. Eles a convidaram para participar de um culto em sua casa. Ela ficou impressionada ao saber que eles realizavam os cultos aos sábados. Emília gostou muito da classe da Escola Sabatina das crianças e do culto. O pregador falou sobre o amor de Deus por nós ao entregar Seu único Filho para nos salvar. A mensagem tocou seu coração. No fim do primeiro sábado, Emília percebeu que aquela era a maneira correta de adoração. Leu os Dez Mandamentos e decidiu guardar o sábado.

Quando voltou para casa, Emília contou aos pais sobre a forma de culto que seus avós praticavam e que desejava se tornar Adventista do Sétimo Dia. Seus pais não a impediram, embora não soubessem exatamente como eles guardavam o sábado.

Novo lar, nova igreja

Alguns meses depois, a família se mudou para a cidade dos avós adventistas, e Emília começou a frequentar os cultos todos os sábados. O pequeno grupo estava crescendo. A casa dos avós não era mais adequada para receber todos os membros, então decidiram transformar a casa em igreja e começaram a se reunir ali. Era maravilhoso descobrir mais sobre Deus.

Certo sábado, o pastor, pioneiro da Missão Global, deu a todos um folheto e pediu que escrevessem o nome de uma pessoa com a qual se preocupava. Emília escreveu o nome do pai. Então, o pastor desafiou a todos que orassem por essa pessoa durante a semana. No fim da semana, deveriam entregar o folheto para essa pessoa. Na semana seguinte, Emília escreveu o nome da mãe e orou por ela durante a semana. Então, convidou-os para ir à igreja e ficou emocionada quando eles aceitaram o convite.

Os pais de Emília não foram à igreja juntos, porque seu irmão estava doente e não podia ficar em casa sozinho por muito tempo. A mãe foi à Escola Sabatina e o pai ao culto.

A lição da Escola Sabatina naquele dia foi sobre esperança. Quando a professora perguntou à mãe de Emília o que ela mais desejava, entre lágrimas, ela disse que desejava que seu filho fosse curado e que toda a família fizesse parte da mesma igreja. Emília sabia o que isso significava.

No fim da Escola Sabatina, em vez de ir para casa cuidar do filho, enquanto o marido chegava para o culto, ela preferiu ficar e assistir ao restante da programação.

Durante o culto, Emília se sentou com o pai, um homem forte, mas que ao ouvir um hino falando que Deus se importa com nossos problemas, seus olhos se encheram de lágrimas. Emília sabia que ele estava pensando no seu irmãozinho.

Mensagem transformadora

Emília voltou para casa ansiosa para saber o que os pais pensavam sobre o culto. Sua mãe contou o que tinha aprendido na Escola Sabatina e seu pai contou o que lembrava do sermão sobre a vida familiar. Emília ouvira o sermão e sabia que o pastor falara sobre como demonstrar mais carinho com os membros da família e como trabalhar para solucionar os problemas familiares. Naquela semana, ela percebeu que seu pai ficou mais carinhoso com a mãe.

A mãe sabia que Emília sempre orava antes de dormir. Naquela semana, ela sugeriu que tivessem um momento de oração em família. Emília concordou alegremente. Ela ficou tão feliz em orar com seus pais!

Tudo isso aconteceu em poucas semanas. Finalmente, suas orações para que seus pais encontrassem a paz e deixassem Deus entrar na vida deles começaram a se tornar realidade. Emília deseja ser batizada logo e já imagina como será maravilhoso se puder ser batizada com os pais!

Emília partilha o amor de Deus com seus pais. Peça a Deus que lhe mostre como partilhar o amor dEle com alguém durante esta semana. Isso é ser missionário.

Emília é Romani, grupo também conhecido como cigano. A igreja Adventista está crescendo entre os Romanis da Bulgária. Existe um novo grupo na cidade de Montana. Eles não têm local próprio para adoração, por isso se reúnem em casas.

Parte da oferta do décimo terceiro sábado ajudará a construir uma igreja para o povo Romani em Montana. E a oferta especial do décimo terceiro sábado dos menores ajudará a construir salas e comprar móveis para a Escola Sabatina das crianças. Elas precisam de cadeiras, material em feltro, hinários e outros suprimentos. Vamos ajudar?

Trabalhando em equipe

Verso para Memorizar:

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens...” Colossenses 3:23

Materiais
Bíblia, livro.

Lição Objetiva
Quando se vai realizar um projeto, grande ou pequeno, é bom ter mais de uma pessoa trabalhando nele. Deus quer que todos façamos boas coisas para mostrar nosso amor para com Ele. Hoje, vamos ver e mencionar alguns projetos e veremos que é necessário ter mais de uma pessoa colaborando.
Mostre um Livro. Diga: Pensemos em quantas pessoas são necessárias para que este livro chegue às nossas mãos. Primeiro, necessitamos de alguém que o escreva. Que mais? (permita respostas).

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Muito bem, pessoas que fabricam o papel e a tinta, outras que conduzem a imprensa, outras que cortem o livro, mais pessoas para dobrar as folhas, desenhar a capa, conduzir os caminhões que distribuirão o material e a lista poderia seguir, não é verdade? Quanta gente! Sem dúvida, o trabalho é feito muito melhor, quando há bons trabalhadores dispostos a colaborar.
Quando cada um faz a sua parte, podemos fazer, não apenas livros, mas qualquer coisa. Alimento, roupas ou móveis, tudo se torna possível, pois cada pessoa sabe realizar a sua parte. Por que Colossenses 3:23 nos diz que é importante fazer nosso melhor trabalho? Escutem o que diz este verso.
Leia o texto em voz alta. Uma boa forma de mostrar nosso amor por Deus é trabalhando juntamente com outras pessoas para realizar diferentes projetos. Hoje iremos ver um projeto que se tornou realidade graças ao trabalho unido de um grupo.

História
Desde que Marcos Felipe tinha quatro ou cinco anos, sem titubear, ele respondia: “Vou ser pastor”, quando alguém lhe perguntava o que queria ser quando fosse grande.
Mesmo sendo pequeno, Marcos Felipe usava as palavras com sabedoria e tinha um pensamento claro com um grande objetivo a ser alcançado. Seu projeto era simples, mas ambicioso: ele queria que muitas pessoas conhecessem a respeito de Jesus!
Marcos se tornou líder de um Pequeno Grupo aos dez anos. Quando foi lançado o programa de Pequenos Grupos, as crianças também quiseram participar. Ele chamou os seus colegas da escola e os amigos da vizinhança e formou um Pequeno Grupo dinâmico.
Marcos trabalha junto com seu amigo Gustavo, líder associado do Pequeno Grupo e também formam uma Dupla Missionária.
Em todas as reuniões sua principal missão, seu projeto, é evangelizar outras crianças. Incentivam e distribuem tarefas para serem realizadas durante a semana, como a visita a idosos, enfermos e a inclusão de novos participantes nas reuniões de estudos bíblicos.
Como vocês imaginam que eles atuam? Como dissemos, quando há muitos e bons trabalhadores cada um fazendo a sua parte de todo o coração, o trabalho sai muito melhor.
O testemunho pessoal é uma marca na vida de Marcos. Ele testifica de Jesus na escola sempre que um companheiro mostra interesse, imediatamente ele o convida a ir à igreja e se oferece para estudar a Bíblia com ele. Até mesmo já ministrou excelentes classes bíblicas para seus companheiros, quando sua professora lhe pede. Seu grande sonho é ser pastor.
Marcos é incansável na busca de interessados e em pregar na igreja local, assim como em outras igrejas da região. Como resultado do trabalho no Pequeno Grupo e nas Duplas Missionárias, eles já levaram quatro pessoas ao batismo.
Hoje nós também podemos decidir, se quisermos, ajudar mais pessoas a conhecerem a Jesus. Assim sendo, se cada um de nós trabalharmos fazendo a nossa parte, o trabalho será muito melhor!

Jesus Vai à Igreja

Lição 2 do Rol do Berço Maio

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ADORAÇÃO
Adoramos a Deus quando Lhe obedecemos.
VERSO PARA DECORAR
“Vamos à casa do Senhor!” Salmo 122:1, NVI.
REFERÊNCIAS
Lucas 4:16-30; O Desejado de Todas as Nações, p. 236-243.
OBJETIVOS
A criança deverá
SABER que Jesus quer que ela vá à igreja.
SENTIR-SE feliz por estar com Jesus na igreja.
RESPONDER indo adorar com a família cada semana.
MENSAGEM CENTRAL
Vamos à igreja porque amamos a Jesus.

Resumo da Lição
Jesus ia à sinagoga cada sábado, e ali Ele frequentemente ensinava. Certo dia, Ele visitou Nazaré, Sua cidade de origem. Ele Se levantou e leu de um rolo que continha os escritos do profeta Isaías. Depois, Ele Se assentou para explicar às pessoas o que acabara de ler.
Esta lição fala sobre adoração. Ir à igreja, cantar, orar, ler a Bíblia, dar nossas ofertas – todas são maneiras de adorarmos a Deus. Deus deseja que Seus filhos passem tempo com Ele na igreja
porque Ele os ama. Seguimos o exemplo de Jesus quando frequentamos a igreja cada sábado porque nós O amamos.

Decoração da Sala
Continuar a usar o cenário de uma encosta, que foi usado no último mês e no último trimestre.
Os itens da praia/barco podem ser tirados. Você precisará de árvores, flores, animais, pássaros, etc. para as crianças encontrarem ao caminharem para a igreja.

Atividades Prévias
Planejar atividades simples sobre o tapete, coberta, lençol ou acolchoado para as crianças que chegam cedo. As crianças devem participar dessas atividades supervisionadas por um adulto até a hora de iniciar o programa. Os brinquedos usados nessas atividades devem estar relacionados com o programa que é baseado na história bíblica do mês.
Escolher entre as seguintes atividades sugeridas para este mês. Certificar-se de incluir algo apropriado para a idade de cada uma das crianças da classe.

A. Cesta de Livros
Providenciar uma cesta com livrinhos infantis duráveis com gravuras sobre atividades na igreja, na família, e animais, etc.

B. Bonecas Bem Vestidas
Providenciar uma variedade de bonecas com roupas para que sejam preparadas para o sábado.

C. Construindo uma Igreja
Preparar alguns pedaços de madeira ou tijolos e ferramentas de brinquedo para que as crianças façam de conta que constróem uma igreja.

D. Aprontando-se
Providenciar pentes e espelhinhos de brinquedo para fazer de conta que estão se aprontando para a igreja.

E. Veículos de Transporte
Providenciar uma variedade de carrinhos de brinquedo, bicicletas, barcos, charretes, etc. para as crianças fazerem de conta que estão indo para a igreja. Você pode usar fita-crepe para formar “estradas” para a igreja.

F. Instrumentos Musicais
Providenciar instrumentos musicais ou rítmicos para as crianças brincarem. Dizer-lhes que na igreja cantamos e tocamos para Jesus.

G. Caixa da Natureza
Uma caixa com animais de brinquedo, pedras, penas, flores, conchas, etc. para as crianças tocarem e olharem, despertarão o interesse de algumas delas.

H. Preparando Alimento
Providenciar uma cozinha e variedades de alimentos de brinquedo, pratinhos e talheres descartáveis para as crianças fazerem de conta que estão preparando alimento para o sábado.

I. Trazendo Dinheiro
Dar algumas moedas antigas ou dinheiro de brinquedo para as crianças. Ter um cofrinho ou outro recipiente para as crianças colocarem o dinheiro. Falar sobre trazer ofertas à Escola Sabatina.

Vivenciando a História
A. Verso Para Decorar
Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vamos olhar dentro de nossa Bíblia? (Abrir a Bíblia.) Na Bíblia podemos ler que Jesus nos ama. Vocês podem encontrar uma gravura de Jesus na Bíblia de vocês? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “No Livro de Deus” (ver p. 53, CD faixa 17).
Na Bíblia podemos encontrar muitas histórias bonitas. A história de hoje fala sobre ir à igreja. Agora, vamos cantar nosso Verso Para Decorar com gestos. Ele diz:
“Vamos à Casa do Senhor!” (ver p. 54, CD faixa 77).
“Vamos (apontar para si e, então, para fora) à casa (formar um telhado triangular com as palmas das mãos) do Senhor.” (apontar para cima) Isto é muito bom. Vocês sabem o que significa a palavra “casa do Senhor”? Significa o prédio da igreja. Assim, nosso Verso Para Decorar está falando sobre ir à Escola Sabatina
e à Igreja. Vamos tentar dizer nosso verso mais uma vez, fazendo os gestos.
Repetir o Verso Para Decorar até as crianças poderem dizê-lo.

B. Sábado
Vocês sabem que dia é hoje? Hoje é sábado! Sábado é um dia muito especial. É dia de ir à igreja. Vamos à igreja porque amamos a Jesus. Jesus nos pede para irmos à igreja aos sábados, e nós desejamos obedecer-Lhe. Vocês sabiam que quando Jesus era pequeno Ele ia à igreja, assim como vocês? Ele gostava de aprender sobre Deus na igreja. E quando Ele cresceu e Se tornou homem, Ele ainda gostava de ir à igreja e aprender sobre Deus. Sim, o sábado é um dia especial, um dia muito feliz. Vamos cantar todos juntos. Cantar “Sábado, um Dia Especial” (ver p. 55, CD faixa 46).

C. Preparando-se
Quando Jesus ia à igreja, com certeza Ele vestia Sua melhor roupa e bem limpinha.
Quando nós vamos à igreja também vestimos nossa melhor roupa e bem limpinha, porque a igreja é um lugar especial. Nós vamos à igreja porque amamos a Jesus.
Cantar “Sábado, um Dia Especial” (ver p. 55, CD faixa 46).
O que mais vocês fazem para se preparar para ir à Escola Sabatina e à igreja? Dar tempo para respostas. Vocês tomam a refeição da manhã? Vocês escovam os dentes? Vocês penteiam o  cabelo? Vamos fazer os gestos e dizer juntos os versinhos:

No sábado de manhã
Bem depressa me levanto; (dar um pulo e levantar-se)
Visto roupa bem limpinha, (fazer gesto de vestir-se)
Como toda a comidinha. (fazer de conta que está comendo)
Escovo meus dentinhos (fazer de conta que escova os dentes)
E penteio o cabelinho. (fazer de contar que se penteia)
Já estou indo para a igreja, (andar no mesmo lugar)
Pois não quero me atrasar. (apontar para o pulso)

D. Indo Para a Igreja
Quando Jesus ia à igreja, Ele caminhava. Vamos fazer de conta que estamos caminhando com Jesus para a igreja. Vamos andar depressa para não nos atrasarmos. Dar as mãos e fazer um círculo. Cantar “Sábado, um Dia Especial” (ver p. 55, CD faixa 46). Como vocês vêm para a igreja? Dar tempo para respostas. Com certeza, a maioria de vocês vem de carro. Vamos fazer de conta que estamos dirigindo nosso carro para irmos à igreja, e estes são os volantes de vocês. Distribuir os pratinhos de papel para cada criança. As crianças podem permanecer sentadas em seus lugares
ou andar em volta da sala enquanto estão dirigindo. (Opção: Dar a cada criança um carrinho para dirigir através da sala.) Não precisam correr tanto! Vamos chegar a tempo. Enquanto dirigimos para a igreja, vamos cantar “Vamos à Casa do Senhor”
(ver p. 5 , CD faixa ).

E. Pelo Caminho
Quando Jesus ia para a igreja, Ele olhava tudo ao Seu redor e via as lindas coisas que Deus criara para Ele Se alegrar. Ao caminharmos para a igreja, vamos olhar ao nosso redor para ver
coisas que Deus fez para nós. Guiar as crianças pela sala e apontar para os itens da natureza [ver decoração da sala]. Cantar, depois parar e perguntar o que elas vêem, permitindo que toquem nas coisas. Cantar quantas vezes desejar.
Sigam-me pela sala enquanto cantamos: “Coisas que Deus Criou” (ver p. 55, CD faixa 8).

F. A Igreja
A igreja em que Jesus ia era chamada de sinagoga. Era um edifício feito de pedra.
Nossa igreja é feita de [material usado na construção da igreja]. Vamos falar um recitativo sobre a igreja:
Demonstrar os gestos ao dizer as palavras pela primeira vez. Incentivar as crianças a fazerem os gestos.
Esta é a igreja ( entrelaçar os dedos das duas mãos com as pontas
para baixo) Com sua torre alta. ( levantar indicadores e polegares fazendo as pontas se encontrarem) Abram a porta (abrir polegares) E vejam quanta gente! (movimentar os dedos) A igreja é algumas vezes chamada de “casa de Deus”. Distribuir as gravuras de crianças em feltro. Colocar a gravura de feltro de uma igreja no fl anelógrafo. Acrescentar a gravura de Jesus, e dizer: Nós vamos à casa de Deus, porque O amamos. Coloquem seu menino ou menina de feltro ao lado de Jesus enquanto cantamos “Vamos à Casa do Senhor” (ver p. 5 , CD faixa ).

G. Cantar
Deus gosta muito quando cantamos músicas de louvor. Na igreja, cantamos muitos hinos. Vamos à igreja porque amamos a Jesus e a Deus. Cantar é uma das maneiras de dizer-Lhes que Os amamos. Distribuir os instrumentos. Vamos dizer a Jesus que O amamos ao cantarmos e marcharmos pela sala e tocarmos nossos instrumentos.
Cantar “Louvem a Jesus” (ver p. 55, CD faixa 0).

H. Orar Juntos
Jesus também orava na igreja. Quando oramos, nós estamos conversando com Deus. Podemos falar com Deus a qualquer hora e em qualquer lugar, mas é bom ajoelhar-se, juntar as mãos, fechar os olhos e inclinar a cabeça. Fazemos isto para não nos distrairmos olhando em volta ou tocando coisas enquanto estamos orando. Vamos, então, cantar antes de nossa oração.
Cantar “Agora Nós Vamos Orar” (ver p. 5 , CD faixa ).
Fazer uma oração simples, como a que segue: Querido Jesus, viemos à igreja porque Te amamos. Nós Te agradecemos por nossa igreja. Amém.

I. Dar Ofertas
Quando Jesus ia à igreja, Ele levava Sua oferta. Nós também trazemos nossa oferta.
Nossa oferta é o dinheiro que desejamos dar a Deus porque O amamos. Nossa oferta vai ajudar outras pessoas a aprenderem que Deus as ama. Já que vocês deram suas ofertas de verdade, vamos fazer de conta que este dinheiro é de verdade, e colocá-lo no recipiente de oferta. Distribuir o dinheiro de brinquedo. Cantar “Eu Gosto de Ir à Igreja” (ver p. 5 , CD faixa ).

J. Usando Nossas Bíblias
Na igreja de Jesus, eles liam em uma Bíblia chamada rolo. Era mais ou menos como isto. Mostrar às crianças um rolo simples feito de papel preso em volta de dois tubos vazios de papel-toalha (ver gravura).

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Quando Jesus ia à igreja, algumas vezes Ele lia do rolo. Nós também trazemos nossas Bíblias na igreja e lemos nelas. Dar a cada criança uma Bíblia de feltro ou de cartolina. Vamos olhar dentro de nossa Bíblia. A Bíblia contém as palavras especiais de Deus. Devemos cuidar bem de nossa Bíblia. Não devemos deixá-la jogada nem rasgar suas folhas. Nossa Bíblia nos diz que devemos vir à Escola Sabatina e à igreja. Vamos à igreja porque amamos a Jesus. Tem uma gravura de igreja na Bíblia de vocês? Estou contente de ver vocês lendo a Bíblia. Cantar “Sábado, um Dia Especial” (ver p. 55, CD faixa ).

K. Ouvindo o Sermão
Quando Jesus ia à igreja, as pessoas Lhe pediam que Ele falasse sobre as palavras que lia no rolo. As pessoas prestavam muita atenção às palavras de Jesus. Em nosso culto da igreja, nós devemos ouvir com muita atenção o que o pastor nos diz. Ele nos
fala sobre a Palavra de Deus. Para ouvirmos, devemos sentar bem quietinhos. Vamos fazer de conta que vamos ouvir o pastor falar enquanto vocês vêm e se assentam aqui bem quietinhos comigo. Vamos falar e fazer os gestos para a “Fala do Pastor”. O pastor fala, o pastor fala ( abrir e fechar a mão como se fosse uma boca falando) Sobre Jesus ele está falando. (apontar para cima) O pastor fala, o pastor fala (repetir o primeiro gesto) E eu fico em silêncio ouvindo. (cruzar as mãos e pô-las sobre as pernas) Janet Sage, adaptado. Viemos à igreja porque amamos a Jesus. O pastor nos fala palavras que Deus quer que ouçamos. Nós ouvimos que Jesus nos ama. Vamos balançar nossa bandeirinha enquanto cantamos “Jesus me Ama” (ver p. 56, CD faixa 50).

L. Eu Amo a Casa de Deus
Viemos à casa de Deus porque amamos a Jesus. Hoje aprendemos que Jesus ia à igreja, e que Ele deseja que nós também venhamos à igreja. Vamos falar um recitativo sobre a Casa de Deus, que é a igreja.

Eu Amo a Casa de Deus
Eu amo a casa de Deus. (juntar as mãos em triângulo para parecer um teto)
Eu gosto do Seu dia. (levantar sete dedos)
Eu gosto de cantar. (apontar para a boca)
Eu gosto de ouvir as histórias (juntar as duas mãos com as palmas abertas, como um livro)
Que dizem que Jesus me ama. (apontar para si mesmo)
Eu gosto de orar. (juntar as mãos)
Autor desconhecido.

M. Estou Feliz por Ter Vindo
Jesus deseja que venhamos à igreja. Viemos à igreja porque amamos a Jesus. Jesus fica muito feliz quando nos vê na igreja. Nós nos alegramos muito ao aprender sobre Jesus na igreja.

N. O Sábado é o Dia Mais Feliz
Passamos tempo com Jesus diariamente durante a semana, mas o sábado é um dia muito especial. Vamos cantar sobre o sábado ser um dia feliz. Cantar “Sábado, um Dia Especial” (ver p. 55, CD faixa 46).

O. Vou à Igreja
Vamos à igreja cada sábado porque amamos a Jesus. Vamos repetir juntos um recitativo que nos diz o que fazemos no sábado.
Eu vou à igreja no sábado (apontar para si mesmo) Para adorar ao Senhor, (apontar para cima) Para cantar e para orar (apontar para a boca e depois juntar as mãos) E aprender sobre Seu amor. (cruzar as mãos sobre o peito)
Nancy Stagl Schippman.

Atividade Para Fixação (Opcional)
Colocar as crianças sentadas ao redor de pequenas mesas. Professores e auxiliares deverão ajudar as crianças a fazer uma das seguintes atividades cada semana ao recapitular a história.

Semana 1
Rolo do Verso Para Decorar
Escrever o Verso Para Decorar no papel. Colar os palitos nas extremidades do papel e enrolá-los para formar um rolo. Incentivar as crianças a levar o rolo para casa. Os pais devem usá-lo para recapitular o Verso Para Decorar durante a semana.

Semana 2
Vitral Colorido
Com antecedência, recortar o papel laminado em pedaços que se encaixem no vitral. Ajudar as crianças a colar o papel laminado para formar os “vidros”.

Semana 3
Bíblia
Com antecedência, fazer cópias da Bíblia para cada criança e recortar. Dobrar a Bíblia e colar um pedaço de fita para servir de marca-página. De um lado escrever o nome da criança e do outro escrever o Verso Para Decorar: “Vamos à casa do Senhor.”

Semana 4
Igreja de Portas Abertas
Fazer cópias da igreja para cada criança. Recortar as portas
para que se abram. Colar a igreja na cartolina, deixando a porta
aberta para que as crianças possam desenhar pessoas dentro ou colar adesivos de pessoas.

Semana Opcional
Meu Livro de Mãos em Oração
Dobrar uma folha de papel na metade. Fazer o contorno da mão da criança em um lado do papel dobrado e recortá-lo. Dentro, escrever: “Eu vou orar todos os dias”, e embaixo escrever o nome da criança. Pedir que a criança repita as palavras.

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Atividades Bíblicas
Se houver tempo de sobra, escolher uma de várias atividades para reforçar a história bíblica do mês. As atividades preparatórias sugeridas no início do programa podem ser utilizadas novamente.

Encerramento
Vamos todos juntos dizer mais uma vez o nosso Verso Para Decorar com gestos:
“Vamos (apontar para si mesmo e depois para os outros) à casa (fazer o formato de um telhado triangular com as mãos) do Senhor.” (apontar para cima) Encerrar com uma breve oração dizendo a Jesus que O amamos. Depois, cantar juntos o “Cântico de Despedida” (ver p. 52, CD faixa 1 ).

 

sábado, 24 de abril de 2010

Sempre e em Qualquer Lugar

Lição 5 do Jardim da Infância 1° de maio de 2010

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ADORAÇÃO
Adoramos a Deus através do que fazemos.
VERSO PARA DECORAR
“Vocês vão […] orar a Mim, e Eu responderei.” Jeremias 29:12, NTLH.

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REFERÊNCIAS
Mar cos 1:35-38; O Desejado de Todas as Nações, p. 259, 260, 362, 363.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que a oração é importante porque é o modo de falarmos com Jesus.
SEN TIR que podemos falar com Jesus em oração a qualquer hora e em qualquer lugar.
RESPONDER falando com Jesus em oração a qualquer hora e em qualquer lugar.
MENSAGEM CENTRAL
Podemos falar com Jesus sempre e em qualquer lugar.

Resumo da Lição
A oração era importante para Jesus. Era tão importante para Ele como o é praticar boas ações. Ele Se levantava bem cedo de manhã e ia para um lugar sossegado onde conversava com Seu Pai sem ser interrompido por qualquer coisa ou pessoa. Jesus fazia isso todos os dias. Seu Pai O ouvia e Lhe dava força para o dia.
Esta lição fala sobre adoração. A oração também pode ser uma parte importante da nossa vida. Podemos conversar com Jesus em qualquer hora, em qualquer lugar e sobre qualquer coisa.
Mas é bom cada dia passarmos momentos a sós, especiais e sossegados com Jesus. Quando falamos com Jesus, nós O adoramos.

Decoração da Sala
Ver Lição 1 ou usar flores e plantas artificiais para criar uma cena simples da natureza em sua sala.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 112, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Montagem do cenário: As crianças deverão se assentar, de preferência no piso, tão perto quanto possível do jardim da decoração da sala.
Vocês já acordaram tão cedo que ainda estava escuro lá fora? Vocês viram a Lua? Viram algumas estrelas? Já era de manhã? Não, não era de manhã. Ainda era noite.
Estava muito silencioso? Ainda há muito silêncio de madrugada. Vocês puderam ouvir o vento soprando gentilmente através das árvores. Como é o som do vento? [Ajudar as crianças a imitar o som suave do vento soprando.] Algumas aves dormem durante o dia e ficam acordadas à noite. Vocês podem ouvir o som das aves noturnas. [Ajudar as crianças a imitar o som das aves noturnas.] Vocês podem pensar em outros sons que ouvimos ao levantarmos muito cedinho enquanto ainda está escuro lá fora? Será que podem ouvir os grilos? Que som os grilos fazem? [Ajudar as crianças a imitar o cricrilar dos grilos. Aceitar sugestões sobre sons noturnos que as crianças possam imitar.] Esses são os sons que Jesus, certa manhã, ouviu de madrugada. Sabem, Jesus acordava bem cedinho e saía para algum lugar onde pudesse estar sozinho. Vocês têm alguma ideia por que Jesus queria ficar sozinho tão cedo?
Jesus queria ficar sozinho a fim de poder conversar com Deus, Seu Pai celestial. Mais tarde, durante o dia, as pessoas desejariam conversar com Jesus. Elas levariam pessoas doentes para Ele curar. Crianças pediriam a Jesus que contasse histórias e as abençoasse. Jesus amava as pessoas e desejava estar com elas.
E enquanto Jesus ensinava as pessoas, curava os doentes e contava histórias, Ele orava silenciosamente a Deus em pensamento. Ele pedia que Deus O ajudasse a curar os doentes. Pedia que Deus O ajudasse a contar as histórias corretas. Pedia a Deus para ajudá-Lo a ser bondoso e paciente com as pessoas. Mas conversar com Deus em pensamento o dia inteiro não era suficiente.
Jesus gostava de conversar com Deus de madrugada porque tudo estava mais tranquilo e calmo. E Ele podia ouvir melhor o que Deus queria Lhe dizer.
Jesus conversava com Deus sobre as pessoas que Ele veria naquele dia. Ele louvava a Deus por Seus amigos especiais, os discípulos. Falava sobre os doentes que veria naquele dia, e sobre as crianças. Ele até mesmo falava sobre as pessoas que seriam más para com Ele. Dizia a Deus todas as coisas que O preocupavam, e pedia a Deus que O ajudasse a sempre fazer o que era correto.
Deus sempre ouvia a Jesus. Ele ajudava Jesus a sentir-Se calmo e forte. Ele ajudava Jesus em todo o Seu trabalho.
Nós também podemos conversar com Jesus todos os dias. Podemos conversar com Jesus durante todo o tempo, em qualquer lugar, exatamente como Jesus conversava em pensamento com Seu Pai celestial durante o dia. Nós também temos ocasiões especiais em que conversamos com Jesus, justamente como Jesus tinha um tempo especial de manhãzinha para conversar com Deus.

Encerramento
Cantar “Ir Para o Culto” (ver p. 104, CD faixa 12).
Em uma curta oração de agradecimento a Jesus pelas crianças, pedir-Lhe suas bênçãos sobre elas durante a semana e, especialmente, agradecer-Lhe porque nos ouve sempre e em qualquer lugar.

 

Atividades para trabalhar com as crianças sobre Oração

1. Recorte essa gravura de Jesus e cole-a em um saquinho de papel ou em uma cartolina. A criança colocará a mão dentro do saquinho e fará com que a gravura mexa a boca. Faça a mesma coisa com o desenho do menino.

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2. Roda de Oração

 

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Um Presente Especial de Deus

Lição 5 dos Primários 1° de maio de 2010

ADORAÇÃO
Aprendemos por que adoramos a Deus.
VERSO PARA DECORAR
“Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou.” Gênesis 2:3, NVI.
REFERÊNCIAS
Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11; Patriarcas e Profetas, p. 47, 48.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que Deus criou o sábado para ser um dia especial para nos reunirmos, para lembrar o que Ele fez por nós, e para que nós O adorássemos.
SENTIR que o sábado é o dia mais importante da semana.
RESPONDER desfrutando o sábado de maneiras especiais e agradecendo a Deus por ele.
MENSAGEM CENTRAL
Adoro a Deus quando me alegro com Seu presente semanal, o sábado.

Resumo da Lição
Deus fez o sábado depois de criar o mundo. Ele fez esse dia para passar um tempo especial com as pessoas que Ele criou.
Esta lição fala sobre adoração. O sábado tem sido um dia especial desde a Criação. É um tempo para descansar, para apreciar as coisas que Deus fez para nós, e para adorar e louvá-Lo por tudo o que Ele tem feito e continua a fazer por nós.

Decoração da Sala
Providenciar ilustrações de crianças orando (meninos e meninas) e escrever em cada uma: “[Nome da criança] adora a Deus.” Se for apenas o contorno, permitir que cada criança pinte seu próprio desenho, e depois espalhe pela parede da sala.

Sugestões para o mural:
(Escolher uma dessas ideias que melhor se enquadre em suas condições.)
1. Título: “Deus Ouve Nossas Orações”. Providenciar um molde das mãos em posição de oração para que cada criança contorne. Usar papel colorido. Depois escrever o nome de cada criança no contorno e colocar no quadro.
2. Título: “Adoramos ao Deus da Criação”. Colocar ilustrações no quadro que representem o que foi criado em cada dia da semana.
3. Título: “E Deus Abençoou o Sábado e o Santificou”. Recortar um número 7 da altura do quadro. Escolher ilustrações de atividades sabáticas e acrescentar ao numeral.

Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Personagens: mãe e Eduardo
Montagem do cenário: dentro da caixa, colocar algo para representar o sábado, por exemplo, o número 7. Pedir que as pessoas que vão apresentar a história se assentem nas cadeiras na frente da classe.
– Quase não posso esperar pelo Natal! – anunciou Eduardo.
A mãe olhou para ele, sorriu e disse:
– Estamos ainda no mês de maio! Você ainda tem muito que esperar.
– Eu sei – resmungou Eduardo.
– Você pode me dizer por que quase não pode esperar pelo Natal? – perguntou carinhosamente a mãe.
– Sim, posso. Mas antes de dizer, posso ouvir uma música de Natal?
Enquanto Eduardo colocava um CD no aparelho de som, ele disse:
– Gostaria que fosse Natal porque gosto de ter a família toda reunida; meus avós, tios e tias, primos e primas, todo mundo! Gostaria de participar de brincadeiras e coisas que não costumo ter durante todo o tempo. Com certeza gosto de ganhar presentes, mas o que mais gostei no Natal passado foi termos levado aquela cesta de alimentos para a família Silva. Estou com muita vontade de comer algumas das famosas bolachas de Natal que a esposa do Sr. Silva faz! [Ou outra comida especial local.]
– Você está pensando muito sobre isso hoje, não está? – sorriu a mãe.
– Sim, eu estou pensando muito! – respondeu Eduardo, jogando-se no sofá ao lado da mãe.
– Eu tenho boas notícias para você!
A mãe observou o rosto de Eduardo iluminar-se com um sorriso, e continuou:
– Jesus sabe como você se sente! De fato, foi exatamente por esse motivo que Ele criou o sábado para nós. – A mãe sorriu novamente ao perceber o olhar confuso de Eduardo, e continuou:
– Sim, filho, pense nisso. Deus fez o sábado depois de Seu atarefado trabalho da Criação. Ele criou um dia exatamente para despender com as pessoas que criara! Era Seu dia favorito da semana! Ele desejava que o sábado fosse uma espécie de dia de festa cada semana! Desejava que esquecêssemos tudo acerca das coisas comuns que fazemos durante a semana, e passássemos um dia especial com Ele. Todas as coisas que você mencionou acerca do Natal são coisas que podemos usufruir também no sábado. Podemos ter a companhia das pessoas que amamos. Podemos fazer coisas especiais para alegrar outras pessoas. Podemos também ter alimentos gostosos! – sorriu a mãe e envolveu Eduardo em um abraço.
– Eu nunca pensei no sábado como um feriado, um dia de festa – respondeu Eduardo. Ele estava realmente começando a pensar acerca do que a mãe dissera.
– Você sabe, – acrescentou a mãe – Jesus na verdade espera ansioso para passar o sábado conosco. Ele nos ama muito. Quando Ele nos deu Seus Dez Mandamentos, disse: “Lembrem-se do dia de sábado. Trabalhem arduamente comigo durante toda a semana, e depois celebrem uma festa comigo cada sábado.” O tempo passado com Ele no fim de nossa atarefada semana é muito especial! Nós podemos nos alegrar com as belas coisas que Ele fez para nós. Podemos estudar Sua Palavra e aprender mais sobre Seu amor. Através de tudo isso podemos dizer a Jesus que também O amamos!
Eduardo parecia agora ter se esquecido de que o Natal estava longe demais.
– Você tem razão, mamãe – disse Eduardo pensativamente. – O sábado realmente é um dia especial! É como ter um Natal cada semana. Vamos pedir que a vovó e o vovô passem o próximo sábado conosco. Isto fará com que o dia especial de Deus seja ainda mais especial.
O que vocês acham? O sábado é o presente de Deus para vocês cada semana! [Abrir a caixa de presente com algo dentro para representar o sábado.] Quando Deus acabou a criação do mundo em seis dias, Ele descansou no sétimo dia. Ele abençoou e santificou o sábado. Desde a criação, o sábado tem sido um dia especial para adoração a Deus. Para apreciar o mundo que Ele criou. Para dizer-Lhe o quanto O amamos. O sábado é um dia de festa, um dia santo! Neste sábado, Jesus está esperando passar um tempo especial com vocês!

Encerramento
Dizer juntos o Salmo 118:24 e encerrar com uma alegre oração de agradecimento pelo presente de Deus, o sábado.
Lembrar as crianças de levarem para casa a caixa de sapato e enfeitá-la durante a semana.

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PLANEJAMENTO PARA O SÁBADO

Sexta-feira à Noite                                                        Sábado Pela Manhã
Refeição:                                                                           Refeição

Atividade:                                                                         Atividade:

Sábado à Tarde                                                               Sábado à Noite
Refeição:                                                                           Refeição:

Atividade:                                                                         Atividade:

 

O Mar Vermelho

Lição 5 dos Juvenis 1° maio de 2010

ADORAÇÃO – Agradecemos a Deus por Seu amor
➥➥Verso Para Memorizar
“O Senhor é a minha força e a minha canção; Ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu O louvarei, é o Deus de meu pai, e eu O exaltarei!” Êxodo 15:2.
➥➥Referências
Êxodo 14; 15:1-21; Patriarcas e Profetas, p. 281-290.
➥➥Objetivos
O aluno deverá:
Saber que adoramos a Deus por salvar Seu povo.
Sentir a alegria de pertencer a um Deus tão poderoso.
Dar-se conta de que Deus ainda age em nossa vida até hoje.
➥➥Mensagem Central
Adoramos a Deus pelo poder que Ele exerce em nossa vida.

Resumo da Lição
Deus tirou Seu povo do Egito e os dirigiu até o Mar Vermelho. Para o povo, parecia uma tolice estar encurralado entre o exército e o mar. Mas Deus os levou até esse lugar a fim de demonstrar Seu poder para protegê-los, mesmo quando parecia impossível escapar do forte exército egípcio que os perseguia. Deus salvou Seu povo porque ele Lhe pertencia, porque o amava. Quando viram o poder de Deus usado em seu favor, o povo entoou um cântico de louvor e gratidão.
Esta lição fala sobre adoração. Podemos adorar a Deus por Seu amor, auxílio e livramento em nossa vida. Muitas vezes nos sentimos presos a circunstâncias que aparentemente vão nos destruir, mas, se ouvirmos a Deus e O seguirmos, Ele nos resgatará da mesma forma como fez no passado. Este grande amor e cuidado por nós nos faz desejar adorá-Lo.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Convidar dois voluntários para irem à frente. Pedir que os demais alunos façam várias filas, todos virados para o mesmo lado, com os braços esticados tocando o aluno da frente, e formando “passagens”. Ao ouvirem as palavras “mudar posição” cada um deve virar 90 graus e tocar o aluno que anteriormente estava ao seu lado, formando novas passagens. Colocar uma venda nos olhos de um dos voluntários e pedir que caminhe através das passagens. O outro voluntário deverá orientar o aluno que está com os olhos vendados.
Lembre-se de dizer “mudar posição”, algumas vezes, para dificultar o trabalho de quem está tentando achar as passagens.

Analisando
Depois que o juvenil de olhos vendados passar pelo labirinto, dizer: Às vezes nos encontramos em situações impossíveis, mas ao final, Deus sempre tem uma solução pela qual poderemos louvá-Lo. Em nossa lição de hoje, os israelitas não podiam ver a saída para seu problema.

Vivenciando a História
Respeitando os interesses de cada aluno, dividir a classe em quatro grupos com um moderador adulto em cada grupo. Pedir que leiam Êxodo 14 e 15:1-21.

Grupo de Arte: Criar um pôster ou desenho que ilustre esta história da Bíblia.
Grupo de Música: Pensar numa música ou compor uma nova música que ilustre um ou mais pontos desta lição.
Grupo do Mapa: Usar mapas bíblicos para demonstrar a viagem do Egito até o Mar Vermelho. Usar livros de pesquisa sobre a Bíblia (como comentários e dicionários bíblicos) para descobrir como era a região pela qual viajaram e que perigos enfrentaram.
Faça um mapa simplificado desta região, com uma linha demonstrando o roteiro da viagem.
Grupo da Matemática: Encontrar e anotar todas as informações numéricas presentes no texto de Êxodo 14 e 15:1-21. Alguns desses números têm significado especial?
Dar algum tempo para que o grupo trabalhe. Em seguida, pedir que cada grupo compartilhe seu trabalho com o restante da classe.

Analisando
Perguntar a cada grupo: O que vocês descobriram ou criaram. O que vocês aprenderam sobre Deus? Por que razões podem louvá-Lo?
ADORAMOS A DEUS PELO PODER QUE EXERCE EM NOSSA VIDA.

Aplicação da Lição
A História de Dario
Leia a seguinte história real para seus alunos:
A professora de Dario chamou-o para uma conversa, e lhe disse:
– Dario, estou muito surpresa que você não tenha entregado seu projeto ontem.
Dario arregalou os olhos.
– Como? – respondeu.
– Você sabe que a sua nota vai baixar muito por não ter entregue este trabalho, não sabe?
– Mas eu entreguei o trabalho – retrucou Dario. – Eu o coloquei aqui na sua mesa ontem, professora – Se você tivesse entregado o trabalho eu o teria visto, não teria?
Dario não sabia o que fazer. Aquele projeto era um trabalho importante e valeria uma boa parte de sua média final. Seu pai lhe havia prometido comprar alguns equipamentos novos de acampamento se ele tirasse boas notas naquele semestre. O que teria acontecido com seu projeto?
Dario tentou falar com a professora novamente, mas ela não pareceu se convencer. Ela já tinha dado nota em todos os trabalhos da classe e ele estava sem nota. A professora nunca aceitava trabalhos atrasados. Dario sabia que não adiantava pedir mais tempo para refazer o projeto.
Ele foi para casa muito desanimado, mas não falou nada para os pais. Em vez disso, conversou com Deus: “Por favor, Senhor, encontre o meu projeto.”
Passou uma semana. Duas semanas. Mais dois dias e sairiam as médias daquele semestre. Dario tinha desistido.
No dia seguinte, porém, a professora de Dario o chamou novamente. Ela estendeu-lhe um papel e ele percebeu que era justamente seu projeto, com um “A” escrito em vermelho, no topo da página.
– Dario, não sei o que dizer. Sinto muito sobre o que aconteceu. Seu projeto estava misturado com os trabalhos de outra classe e eu o encontrei ontem à noite.
Dario pegou o trabalho e deu um pulo de alegria. Seu amigo Roberto olhou para ele e achou que estivesse louco. Dario apenas olhou para o amigo e disse: – Louvado seja Deus!

Encerramento
Dizer: Deus está conosco todo o tempo, e tem soluções para todos os nossos problemas. Vamos encerrar louvando a Deus por ter estado conosco hoje. Eu vou mencionar uma atividade, e vocês responderão dizendo: “Obrigado por estar comigo.”
Quando estou dormindo, obrigado por estar comigo.
Quando estou comendo, obrigado por estar comigo.
Quando estou viajando, obrigado por estar comigo.
Quando estou na escola, obrigado por estar comigo.
Quando estou brincando, obrigado por estar comigo.
Quando estou feliz, obrigado por estar comigo.
Quando estou triste, obrigado por estar comigo.
Quando me sinto sozinho, obrigado por estar comigo.
Quando sinto medo, obrigado por estar comigo.
Em todos os momentos, obrigado por estar comigo.

Atividades Bíblicas

Maquete

mar verm

parting Principes e princesas1

Dinâmica

MODO DE FAZER:

  1. AMPLIAR CADA PARTE DO MAR NO TAMANHO DA FOLHA SULFITE E FAZER NO EVA, SEPARADAMENTE.

  2. FAZER O CENTRO DO MAR POR INTEIRO (RECORTA AS TIRAS SOMENTE DEPOIS DE FEITO).

  3. ATRÁS DO MAR, CORTAR E COLAR UM RETÂNGULO DE EVA COR DA PELE (ESTRADA).

DINÂMICA: Elaborar 3 perguntas para a aula, à medida que acertarem você retira uma parte do mar e assim por diante. Quem estiver sabendo responder vai ver o mar abrir.

Fonte: http://cordeiroeterno.blogspot.com/

Firme no Tribunal Ilegal

Lição 5 dos Adolescentes 1º de maio de 2010

Texto Bíblico: Atos 25:1-12.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulos 39, 40, 41 e 42.
Verso Bíblico: Atos 25:8.

I. SINOPSE
A lição desta semana retrata uma das muitas cenas de julgamento que o apóstolo Paulo teve que enfrentar durante os últimos dois anos de sua vida. Apesar de Paulo saber que seria perigoso ir a Jerusalém, não sabia que Deus tinha planos para que fosse levado
a Roma, local em que escreveria e animaria muitos fiéis, cidadãos e líderes romanos a seguirem a Cristo. Na verdade, Paulo estava pronto para morrer em Jerusalém se isso fosse preciso para levar o evangelho ainda mais adiante. No julgamento abordado nesta lição, Paulo teve que enfrentar Félix, Festo e Agripa sob falsas acusações dos líderes judeus. No momento em que os líderes judeus perceberam que estavam perdendo sua influência e que suas falsas acusações não convenceram os encarregados de julgar Paulo, conspiraram para assassiná-lo. Perante Festo, Paulo apelou
para a autoridade de César. Ao fazer isso, deu início a uma grande jornada que o levou para longe da tirania judaica diretamente para a corte secular de Roma. Durante essa jornada feita por terra e por mar, o Senhor operou maravilhas para proteger e orientar Seu servo, demonstrando, assim, que Deus tem um plano e nenhum rei ou governador tem poder para impedir que Sua vontade prevaleça.
Nesta lição também surge o tema da integridade pessoal e nobreza de caráter. Os alunos enfrentarão um futuro incerto de julgamentos e para isso deverão preparar-se hoje através de uma vida de devoção a Cristo. À medida que o relacionamento com Cristo amadurece, seu caráter é moldado e aperfeiçoado fazendo
com que sejam capazes de permanecer fi rmes, como Paulo, com o coração repleto de confiança e paz que transcende o poder humano.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Todos nós ansiamos por sermos tratados com misericórdia quando preciso e ficamos terrivelmente sedentos por justiça quando pessoas más precisam ser punidas. Na lição desta semana, Paulo foi falsamente acusado e maltratado pelos pretensos líderes do povo de Deus. O comportamento egocêntrico dos líderes revelou seu verdadeiro caráter e ressaltou a integridade e o cristianismo de Paulo.
Leia a história do julgamento de Paulo e responda às perguntas que o ajudarão a analisar a história com maior profundidade.

Aplicando a História (Para Professores)
Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles.
Como você descreveria a atitude e o comportamento dos chefes dos sacerdotes e dos líderes judeus mencionados na história?
Em sua opinião, de que maneira os líderes judeus poderiam justificar a conspiração de assassinato de Paulo antes mesmo de ser julgado?
De que maneira você enxerga a confiança de Paulo em Deus ao longo dessa história?
Que lições de vida podem ser extraídas dessa história?

Perguntas Adicionais Para os Professores
Quais são outros exemplos apresentados na Bíblia de pessoas que fizeram o mal pensando que estavam fazendo o bem? O que essas histórias têm em comum?
De que maneira você descreveria a atitude de Festo nessa história? Leia o capítulo 40 do livro Atos dos Apóstolos para ampliar sua percepção dos fatos ocorridos entre os líderes judeus, Paulo e Festo.
Em sua opinião, qual é a frase ou verso principal dessa passagem bíblica? Por quê? Paulo preferiu ser julgado por um juiz que não cria em Deus do que pelo Sinédrio. O que isso nos diz a respeito da integridade dos líderes judeus? Por que será que Paulo confiou mais num juiz secular?
Que qualidades de Paulo são reveladas ao ser tratado tão injustamente? Se for verdade que as provações revelam quem somos realmente, quem foi Paulo?
No momento em que Paulo apelou para ser julgado por César, segundo seu direito como cidadão romano, escolheu um caminho que levaria o seu caso a Roma. Como Paulo sabia que estava fazendo a coisa certa?
De que maneira devemos considerar as autoridades humanas que têm a grande responsabilidade de promover a justiça? Como saber
quando se submeter às autoridades ou se defender e clamar por uma autoridade maior? Em sua opinião, de que maneira as provações revelam a verdadeira natureza de nosso caráter?
Utilize as passagens a seguir como fontes alternativas relacionadas à lição desta semana:
Salmo 26:1-3; Provérbios 11:3-5; 21:3; Atos 24:1-9, 22-27; 26.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos.
Explique em suas próprias palavras. A lição desta semana apresenta a cena de um julgamento e engloba o relato dos capítulos 24-28 do livro de Atos. O foco principal da lição é a revelação do caráter de Paulo durante o julgamento e o apelo que fez para ser julgado por César, segundo seu direito como cidadão romano. No entanto, alguns nomes mencionados na história são muito conhecidos, por isso a seguir encontra-se uma breve descrição de quem são esses personagens. Chefes dos Sacerdotes
Os levitas, que descendiam da linhagem de Arão e serviam a Deus no templo, eram os líderes principais de Israel e os intermediadores do poder político no Sinédrio, o grupo governante oficial dos judeus.

Ananias

Sumo sacerdote judeu corrupto que tentou acusar falsamente Paulo de rebelião. Ananias
havia sido julgado em Roma por atos de violência ilegais contra os samaritanos, mas foi absolvido através da influência de Agripa.
Mais tarde, foi assassinado por uma multidão de judeus no início da Guerra Judaica aproximadamente em 67 d.C.

Tértulo
Advogado contratado pelos líderes judeus para acusar Paulo. Tértulo tentou ser bem-sucedido através da bajulação (ver Atos 24:1-4). No entanto, estava agindo com falsidade, pois Félix era um homem muito perverso e todos sabiam disso.

Félix
Governador romano (assim como Pilatos) responsável pela região da Judeia. Félix foi um homem terrivelmente imoral e um governador muito perverso. Possuía três esposas e acreditava ser capaz de fazer tudo o que bem entendesse, pois tinha muita influência com as autoridades superiores. Foi durante o período de governo de Félix que os Sicarri ou os zelotes multiplicaram-se devido ao fato de não haver justiça em parte alguma durante o seu reinado.

Festo
Festo substituiu Félix como governador da Judeia. Félix aprisionou Paulo até que Festo subisse ao poder. Festo tinha escrúpulos e certo conhecimento da lei. Não permitiu que os judeus conspirassem para assassinar o apóstolo.
Segundo solicitado por Paulo, enviou-o para ser julgado por César.

Rei Agripa II
Seu pai foi o rei Agripa I, que perseguiu os cristãos em Jerusalém, e seu avô foi Herodes, o Grande. Agripa II desejava ver Paulo antes de sua partida para Roma.
Os judeus quebraram as próprias leis e votos para tentar espancar, acusar sem testemunhas e até mesmo assassinar Paulo, cuja mensagem que proclamava de Cristo ameaçava a posição que tinham entre o povo judeu. Era contra a lei judaica até mesmo acusar alguém sem testemunhas. Era contra a lei agredir ou prejudicar fisicamente alguém que ainda não tinha sido condenado. Era totalmente oposto ao espírito da lei judaica assassinar alguém que havia sido absolvido. Na verdade, a lei judaica foi criada para proteger o inocente, mesmo que o culpado fosse absolvido. Tinham a noção de que nesse caso Deus julgaria e puniria o culpado, caso a justiça humana falhasse. É importante notar também que Paulo permaneceu na prisão em Cesareia por mais de dois anos, durante a transição de governo de Félix e Festo (57-60 d.C.). A viagem rumo à capital romana ocorreu em 60 d.C. e Paulo permaneceu na prisão em Roma por mais dois anos antes de ser executado.

III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Escolha três personagens bíblicos (ou de sua igreja) que estão acima de qualquer suspeita e que seriam bons candidatos a serem
levados a julgamento. Pergunte: “Qual seria uma acusação totalmente falsa que poderíamos fazer contra esse personagem?” Ester, por exemplo, nunca poderia ser acusada de não amar ou de não ter coragem de defender seu povo. Seria difícil acusar José de não ser fiel a Deus nas adversidades. Seria totalmente injusto dizer que Pedro era tímido demais e deveria falar mais. Se preferir, divida os alunos em duplas e peça para levantarem acusações falsas uns contra os outros (respeitosamente) de maneira que todos saibam ser mentira por causa do modo de cada um agir. Leve a julgamento três acusações falsas e instrua todos a julgarem com justiça, revelando o verdadeiro caráter e modo de viver da pessoa apesar das acusações lançadas contra ela. O objetivo da atividade é demonstrar como o caráter e a maneira como vivemos podem falar em nossa defesa da mesma forma que aconteceu com Paulo nos julgamentos que enfrentou.

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Quanto mais estudamos a vida de Paulo, mais admiramos sua dedicação à obra de Cristo e sua sabedoria. Em meio à perseguição e julgamento, Paulo parecia estar sozinho para defender o evangelho – sem mencionar sua própria vida. Mas Paulo não se deixou intimidar. Permaneceu firme diante das autoridades que tentaram utilizar todos os artifícios possíveis para condená-lo à morte. Além de seus acusadores serem mentirosos, eram também poderosos. Em nosso mundo, quando parece que as pessoas no poder estão determinadas a seguir seus
próprios desejos malignos, podemos ter a certeza de que Deus ainda está no controle e que tudo acontecerá conforme Sua vontade. Na verdade, a história desta semana nos convida a permanecermos fiéis a Cristo e permitirmos que Deus seja nosso juiz. Apesar de termos que nos submeter às autoridades humanas, nem sempre podemos confiar nelas.
As pessoas que estão longe de Deus são egoístas, suscetíveis ao mal e não dão ouvidos à influência do Espírito de Deus. Seremos vitoriosos apenas através da confiança contínua na graça de Deus e na promessa de Sua presença e orientação em meio às adversidades. Mas isso será possível somente se decidirmos manter um relacionamento com Cristo hoje! As pessoas que são verdadeiras em tempos de paz sairão vitoriosas em meio à perseguição, até mesmo diante da morte. Paulo estava disposto a permanecer fiel a Deus a despeito do que pudesse acontecer. E você?

sábado, 17 de abril de 2010

Informativo Mundial das Missões

Sábado, 24 de abril de 2010

Vamos deixar nossa luz brilhar

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Zarry mora em Sofia, capital da Bulgária. Ele estava começando o ensino médio, quando enfrentou um problema: o curso que estava fazendo foi fechado, e ele precisou se matricular em outro curso especializado. Seus pais escolheram o curso de música, mas havia um problema: todos os colegas já estavam bem adiantados na matéria e ele estava começando.

Em um ano, Zarry teria que estudar todo o currículo de dois anos da história da música e da teoria. Teria que praticar duas vezes mais para alcançar os colegas. Mas, ele se esforçou e, antes do fim do ano, alcançou a turma. No fim do ano, Zarry foi convidado para tocar em um recital.

– Deus me ajudou – Zarry diz. – Por isso, todos os meus colegas sabem que sou adventista. Algumas vezes, eles perguntam sobre minhas crenças. Tento responder e partilhar minha fé, para que desejem conhecer mais sobre Deus.

Deixando a luz brilhar

Nem todas as aulas de Zarry têm relação com a música. Como outras crianças, ele também estuda literatura, história, ciências e matemática. Zarry gosta das aulas e dos debates que a professora lidera. A professora notou que Zarry presta atenção e às vezes pede que ele faça um resumo do assunto discutido em classe.

Uma das aulas de literatura incluía histórias da Bíblia. Ao notar que a professora se esqueceu de alguns detalhes da história de Moisés, Zarry pediu permissão para explicá-los. A professora permitiu e ficou surpresa ao ver como Zarry conhecia a Bíblia tão bem que podia explicar partes complicadas.

Desde que a professora de Zarry soube que ele é cristão, com frequência, pede que ele responda perguntas sobre Deus.

Testemunhando em casa

Deus ajudou Zarry a ser uma testemunha em sua família também. Ele desejou ser batizado e pediu estudos bíblicos ao seu pai, que é pastor. O pai concordou e Zarry começou a estudar. Ele convidou seu irmão mais velho, Larry, para estudarem juntos, pois Larry não tinha sido batizado ainda. O irmão decidiu estudar a Bíblia com Zarry e convidou alguns amigos para participar da classe bíblica. Atualmente, muitos amigos de Larry estão recebendo estudos. Zarry espera que possam ser batizados juntos.

Zarry partilha sua fé na escola, em casa e na igreja. Também podemos testemunhar de nossa fé com as pessoas, em qualquer lugar, simplesmente, sendo como Jesus. Se não testemunharmos, quem testemunhará? Quando entregamos nossas ofertas missionárias, ajudamos a contar às pessoas que não sabem que Jesus deseja ser Seu amigo. Vamos dar o nosso melhor – tempo, talentos e ofertas – a Deus cada dia.

Não é fácil ser adventista na Bulgária. As crenças da religião predominante são totalmente diferentes das crenças adventistas. Mas as crianças adventistas partilham a fé com seus amigos da escola e os convidam para visitar a Escola Sabatina.

Os Romani (ciganos) são um grupo em crescimento. Em sua cultura fechada, voltada à família, a Palavra é espalhada em várias comunidades, e muitos grupos adventistas estão se formando entre eles. Em uma cidade existem três grandes congregações Romani, e entre dez ciganos um é adventista do sétimo dia.

Adoração Infantil

Uma mensagem original

Verso para Memorizar: “Anunciarão o poder dos Teus feitos temíveis, e eu falarei das Tuas grandes obras” Salmo 145:6

Materiais
Bíblia, cartazes com as seguintes mensagens: “Deus é amor”, “Salmos”, “Efésios”, “Amós”.

Lição Objetiva
Estamos felizes por conhecer a Deus e Seu amor e queremos que outros também O conheçam. Vamos ver se conseguimos descobrir estas mensagens, que estão escritas na língua original. Mostre os cartazes com as mensagens originais (ver o desenho) e permita que as

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crianças descubram o que significa cada uma dessas escritas.
Na Bíblia, um verso nos diz que devemos contar aos outros a respeito de Deus e de Seu amor por nós. Leia o Salmo 145:6 em voz alta. Deus é grande e poderoso! Deus nos ama! Jesus em breve virá! Estas são mensagens importantes, por isso devemos pensar em novas e originais formas de proclamá-las a todas as pessoas, como nos diz este Salmo – falar da grandeza de Deus. Ouçam qual foi a forma especial que Jonathan usou para falar de Jesus.

História
Durante muito tempo e em muitas ocasiões a Elsa havia recebido o convite de sua vizinha, Marcela, para estudar a Palavra de Deus, mas sempre parecia encontrar uma desculpa perfeita para não fazê-lo.
Enquanto isso, na quarta série do Instituto Adventista de Córdoba, a professora organizava com seus alunos um projeto missionário no qual todos poderiam participar e contar a seus vizinhos a verdade a respeito de Jesus. Entre esses alunos estava Jonathan.
Todos prepararam o texto de apresentação, estudaram-no bem e fizeram algumas simulações da apresentação na sala de aula. Cada dia eles oravam pelo projeto, rogando coragem e sabedoria para cumprir essa tarefa.

A missão era levar estudos bíblicos a uma pessoa escolhida, como verdadeiros Carteiros Missionários!
Jonathan é filho de Marcela e adivinhem a quem ele escolheu para dar os estudos bíblicos? Sim, à sua vizinha Elsa. Todos os dias ele orava: “Jesus, dá-me, por favor, uma pessoa a quem eu possa ensinar de Teu amor”.
No primeiro sábado à tarde, o dia do início do projeto, Jonathan foi à casa de sua vizinha Elsa e fez sua apresentação com clareza e de forma simples. Quando terminou, ele lhe disse, olhando-a fixamente nos olhos: “Eu a escolhi para que conheça Jesus, porque Ele está para voltar e quero que a senhora
esteja preparada para viver para sempre no céu”. Que forma especial de contar de Jesus! Elsa escutou emocionada e, por fim, com lágrimas, disse que não podia recusar esse convite maravilhoso. Iria estudar a Bíblia, sim! Jonathan ensaiava as perguntas e os textos com sua mãe e, a cada sábado, estudava com Elsa.
Finalmente, antes do término dos estudos, ela decidiu entregar sua vida a Jesus. Jonathan também estava estudando a série “Descobrindo a Jesus”, e assim Elsa e seu instrutor se batizaram no mesmo dia!
Jonathan segue colaborando em um Pequeno Grupo de crianças, apresentando temas bíblicos e trabalha ativamente por seus amigos. Deus necessita que muitas crianças mais, como Jonathan, mostrem seu amor por Jesus, transformando-se em Mensageiros que ensinam a respeito dEle aos outros, de forma nova e original!
Que hoje você possa pensar em maneiras novas de contar aos outros sobre nosso bom Deus!

Refeição da Manhã com Jesus

Lição 4 Jardim da Infância 24 de abril de 2010

SERVIÇO
É ajudar os outros.
VERSO PARA DECORAR
“[Jesus disse:] Façam como lhes fiz.” João 13:15, NVI.image
REFERÊNCIAS
João 21:1-14; O Desejado de Todas as Nações, p. 809-817.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que Jesus gosta de ajudar as pessoas.
SENTIR-SE feliz porque Jesus Se preocupa com ela.
RESPONDER ajudando outras pessoas como Jesus fez.
MENSAGEM CENTRAL
Quando ajudamos os outros, somos semelhantes a Jesus.

Resumo da Lição
Alguns dos discípulos de Jesus haviam passado a noite toda pescando, mas eles não tinham apanhado nenhum peixe. Na manhã seguinte, eles retornaram para a praia e viram Jesus ali. Ele lhes disse para tentarem pescar do outro lado do barco. Quando eles o fizeram, suas redes ficaram repletas de peixe! Eles puxaram as redes para dentro do barco. Quando alcançaram a praia, Jesus tinha preparado uma refeição da manhã para eles.
Esta lição fala sobre serviço. Jesus fez duas coisas para os discípulos, uma grandiosa, e outra, humilde. 1. Ele os ajuda a pescar, sua principal fonte de renda e de alimentação.  Preparou a refeição da manhã e serviu para eles. Nós podemos fazer coisas para servir os outros ao ajudá-los. Quando ajudamos os outros, estamos sendo semelhantes a Jesus.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 112, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Pedir que as crianças sentem junto ao cenário de praia ou  mostrar gravuras de praia para começar a atividade. Antes de começar a contar a história, pedir que um ajudante coloque os peixes em uma rede armada do lado oposto do barco de onde se estará lançando a rede, e jogar por cima um lençol para representar a água do mar. Incentivar as crianças a fazer alguns gestos à medida que a história for sendo contada.
O Sol tinha se posto. As estrelas brilhavam no céu. Vamos fazê-las brilhar com nossos dedos. [Fazer gesto de pisca-pisca.] Alguns discípulos de Jesus estavam caminhando junto ao Mar da Galiléia. [Caminhar em volta da sala.] Pedro disse que ia pescar, então todos eles entraram em um barco. Vamos entrar em nosso barco. [Crianças sentam no “barco”.] Quando eles se afastaram bastante da praia, começaram a pescar. Eles pescavam com suas redes. Todos ajudavam, pois as redes geralmente são muito pesadas. Vamos jogar nossas redes ao mar. [Fazer gesto de jogar a rede.] Uma vez que as redes estavam dentro da água, eles precisavam esperar que os peixes viessem nadando e entrassem nas redes, assim conversavam sobre os bons tempos em que tinham estado
com Jesus. De vez em quando eles checavam as redes. Vamos checar as nossas. [Movimento como se estivesse levantando as redes.] Não, nenhum peixe. Assim, eles continuaram conversando e esperando. Vamos checar novamente. [Movimento como se estivesse levantando as redes.] nenhum peixe! Que má sorte!
Um pouquinho de luz aparecia no céu. Eles haviam trabalhado a noite inteira e estavam cansados. O Sol estava começando a aparecer. Era hora de voltar para casa. Assim, os discípulos puxaram as redes para o barco. Vamos puxar as nossas. [Movimento de puxar as redes.] Redes molhadas são pesadas!
Pouco antes de alcançarem a praia, alguém apareceu na praia e gritou:
– Vocês pescaram alguma coisa?
– Não! – responderam eles. [As crianças sacodem a cabeça.]
Então, o homem disse:
– Joguem novamente as redes na água do outro lado do barco.
Eles estavam tão cansados e desanimados. Suas redes eram pesadas, e eles não haviam pescado nada durante toda a longa noite. Entretanto, resolveram fazer o que o homem havia sugerido e tentaram mais uma vez. [Fazer movimento de lançar a rede do outro lado do barco.] Oh! Surpresa! [Descobrir a rede com peixes que estava do outro lado.] A rede estava cheia de peixes!
De repente, João reconheceu o homem.
– Olhem! É Jesus!
Pedro ficou tão feliz que se lançou à água e correu para a praia. Ele queria estar perto de Jesus.
Os outros discípulos tiveram que puxar a rede com todos aqueles peixes. Vamos ajudá-los? [Passar todos os peixes da rede para o barco.] Depois de colocar todos os peixes no barco, eles remaram para a praia. [As crianças fazem movimentos de remar.] Eles estavam muito felizes por ver Jesus! Estavam felizes por Jesus ter-lhes ajudado.
Estou certo(a) de que os discípulos agradeceram a Jesus, e vocês o que acham? Vamos sair do barco e agradecer a Jesus. [As crianças saem do “barco” e fazem uma oração de agradecimento.]
Jesus tinha outra surpresa para Seus amigos. Ele preparara a primeira refeição da manhã para eles. Não foi isso uma gentileza de Jesus? Eles tiveram um maravilhoso piquenique na refeição da manhã com Jesus.

Encerramento
Cantar “Ir Para o Culto” (ver p. 112, CD faixa 12).
Orar, pedindo a Jesus que oriente as crianças ao ajudarem outras pessoas durante a semana.

Peixes agradáveis

Naco agradável

peixes de esqueleto

Para colorir

Essa atividade eu peguei em um site da net que não me lembro qual, mas achei muito bonita. São peixinhos de E.V.A. colados na bandeja de isopor pintado com guache.

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Milagres à Meia-noite

Lição 4 Primários 24 de abril de 2010

SERVIÇO
Outros podem ver Jesus em nós.
VERSO PARA DECORAR
“Porque aos Seus anjos Ele dará ordens a seu respeito, para que o
protejam em todos os seus caminhos.” Salmo 91:11, NVI.
REFERÊNCIAS
Atos 20:1-12; Atos dos Apóstolos, p. 251, 252, 257-272.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SAB ER que ajudar pessoas em situações de emergência é uma
maneira de servir a Deus.
SEN TIR o desejo de sempre ajudar os outros, mesmo se isso não
for conveniente.
RES PONDER atendendo às necessidades de outros que têm uma
situação de emergência.
MENSAGEM CENTRAL
Sirvo a Deus ao ajudar pessoas em situações de emergência.

Resumo da Lição
Paulo e sua equipe estavam juntos em Trôade. Na última noite de permanência de Paulo ali, ele e os crentes se reuniram para comer. Paulo apresentou uma mensagem de despedida.
Ele devia partir pela manhã. Ele falou até meia-noite. Um jovem chamado Êutico assistia à reunião e dormiu, caindo da janela. Ele morreu por causa da queda. Paulo imediatamente parou de falar, foi até o jovem, colocou seus braços em volta dele, e fervorosamente pediu a Deus para restaurar-lhe a vida. Êutico voltou a viver e houve grande alegria.
Esta lição fala sobre serviço. Algumas vezes as oportunidades de servir surgem inesperadamente, e de maneiras que exigem atenção imediata. Devemos estar prontos para agir e ajudar quando necessário, mesmo que isso significa que mudança em nossos planos e deixar algumas tarefas importantes para depois.

Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Personagens: Paulo, Êutico, pessoas na parte de cima da casa (todas as outras crianças).
Montagem do cenário: Fazer uma janela cortando o lado de fora da caixa grande de papelão. Colocar a caixa sobre uma cadeira ou mesa para que todos possam ver. Posicionar uma boneca ou fantoche para cair no momento adequado da história. Pedir que um narrador partilhe a história com as crianças de uma forma animada.
[Paulo fica em pé diante da classe e apresenta-se para pregar.]
Êutico deu um tapa em um mosquito que zumbia junto a seu ouvido. “Caramba! Está muito quente aqui!”, pensou ele. “Gostaria de respirar um pouquinho mais de ar fresco.” O salão que ficava no terceiro andar estava lotado. Parecia que todos os habitantes de Trôade tinham ido dizer adeus a Paulo. Era a última noite que Paulo passava com eles. Mas ninguém queria que ele fosse embora! Depois de comerem juntos, eles haviam pedido que Paulo pregasse um pouco mais.
– Sejam fortes em Jesus! – encorajava Paulo.
O tempo passava rapidamente enquanto Paulo pregava, e não demorou muito já era meia-noite. Sentado no parapeito de uma janela aberta, Êutico começou a bocejar. [Apontar para a “janela” e para o boneco ou fantoche.] Não que a reunião estivesse cansativa!
Ouvir Paulo pregando era quase tão bom quanto ouvir o próprio Jesus! Mas tinha sido um longo dia e o calor deixava Êutico sonolento. Ele se acomodara no parapeito da janela, pois havia chegado tarde. Como a sala estava muito cheia, esse lhe parecera um bom lugar para sentar. E talvez fosse até um pouco mais fresco. Ele bocejou novamente.
De repente, um amigo que estava sentado próximo de Êutico ficou assustado. [Fazer o boneco ou fantoche cair da “janela”.]
– Êutico! – ele gritou. – Oh, não! Êutico caiu da janela!
O homem levantou-se de um salto em direção à porta, desceu a escada e correu para a rua. [Um membro da classe corre até o boneco ou fantoche caído.] Paulo o seguiu bem de perto. [Paulo para de pregar e corre em direção ao boneco caído.] Todas as outras pessoas no salão estavam chocadas pelo que acontecera.
Muitas delas correram para baixo para ver se podiam fazer alguma coisa. [O restante da classe corre até o boneco caído.] Elas se aproximaram de Êutico, mas ele não se mexia. Não havia dúvida de que ele estava morto. As pessoas ficaram abaladas; não sabiam o que dizer.
Paulo se curvou sobre Êutico, ergueu-o e tomou-o em seus braços. Silenciosamente, ele orou. [Paulo se curva, abraça o boneco, e ora.] Finalmente, ele olhou para seus amigos e disse:
– Não fiquem tristes. Êutico está vivo! [Paulo olha e sorri para o grupo.]
Êutico abriu os olhos e olhou em volta. Viu as lágrimas no rosto de seus amigos.
– O que aconteceu? – ele perguntou. – Por que vocês estão chorando?
A noite não era mais monótona! De repente, todos estavam bem acordados e muito felizes.
– Êutico! Êutico, você está vivo! Ó, Deus, nós Te agradecemos! – exclamavam todos. [O grupo vibra e repete animadamente as palavras acima.]
As pessoas voltaram a subir as escadas e entraram no salão abafado. [O grupo volta para seus lugares.] Agora ninguém estava sonolento! Paulo continuou a pregar à atenta multidão. Ele falou a seus amigos até de manhãzinha. [Paulo continua a “pregar”.]
Embora Paulo estivesse falando a seus amigos acerca de Jesus, ele interrompeu imediatamente seu sermão para ajudar Êutico.  É isto que Deus deseja que nós façamos. Peçam a Jesus agora mesmo que ajude vocês a auxiliarem outras pessoas em alguma ocasião. Servir a Jesus significa que não importa o que façamos, nem onde estejamos, estaremos sempre prontos e desejosos de ajudar os outros.

Encerramento
Cantar “Mãos” (ver p. 108, CD faixa 11). Orar para que nós todos estejamos prontos e dispostos a ajudar se percebermos que alguém está com problemas nesta próxima semana.

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Eutico

A Ressurreição

Lição 4 dos Juvenis 24 de abril de 2010

SERVIÇO – Compartilhamos o amor de Deus com os outros
➥➥Verso Para Memorizar
“Então Jesus lhes disse: ‘Não tenham medo. Vão dizer a Meus irmãos que se dirijam para a Galileia; e lá eles Me verão.’” Mateus 28:10.
➥➥Referências
Mateus 28:1-10; Lucas 24:13-35. O Desejado de Todas as Nações, p. 779-794.
➥➥Objetivos
O aluno deverá:
Sab er que aceitar a Jesus e o evangelho enche as pessoas de animação e produz uma vontade incontrolável de compartilhar as boas-novas com outros.
Sentir alegria pelo dom da salvação que Deus lhes deu.
Colocar em prática esta alegria, compartilhando o evangelho com outros.
➥➥Mensagem Central
Crer que Jesus morreu por nós é tão emocionante que temos vontade de contar aos outros.

Resumo da Lição
Maria e as outras mulheres ficaram muito surpresas quando encontraram a tumba vazia na manhã de domingo. Tristes e confusas, elas se esqueceram das promessas que Jesus lhes tinha feito antes de morrer. Mas um anjo apareceu para lhes contar a boa notícia da ressurreição de Cristo. As mulheres ficaram tão felizes e emocionadas com as boas-novas que mal podiam esperar para contar aos discípulos. Enquanto isso, Jesus apareceu a dois discípulos em outro lugar. Quando esses dois discípulos se aperceberam da realidade das palavras do Mestre, a reação foi a mesma: eles mal puderam esperar para compartilhar aquelas boas-novas com os amigos.
Esta lição fala sobre serviço. A percepção da verdade sobre Jesus moveu e abençoou tanto aquelas mulheres e os discípulos, que eles mal podiam esperar para compartilhar aquela verdade com os outros. A melhor maneira de servir as pessoas é partilhar com elas o fato de que Jesus morreu e ressuscitou para que possamos viver para sempre com Ele.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Dar tempo para respostas. Pense na coisa mais emocionante que já lhe aconteceu na vida.
Você já pensou? Tem algo em mente? Como se sentiu na ocasião? A quem você desejou contar primeiro? Por que foi tão difícil manter segredo? Em nossa história de hoje, os amigos de Jesus descobrem a notícia mais emocionante de suas vidas: Jesus está vivo, não morto! Mal podem esperar para contar a todo mundo que encontram pela frente.

Vivenciando a História
Pedir que os alunos se sentem em círculo e que cada um leia em voz alta um verso de Lucas 24:1-40.
Dividir a classe em três grupos, com um moderador adulto em cada grupo. Dar um dos temas a seguir para cada grupo: “As Marias” (Lucas 24:1-10), “Os Viajantes de Emaús” (Lucas 24:13-32, e “Os Discípulos” (Lucas 24:36-42). Pedir que debatam como cada uma das pessoas envolvidas se sentiu durante e depois do emocionante encontro com Jesus.

Aplicação da Lição
Dons Espirituais
Estamos mais preparados para compartilhar as boas-novas com outros quando compreendemos a forma como Deus nos capacita para o serviço. Uns compartilham as boas-novas pregando, outros ensinando, e outros ainda, animando as pessoas. Somos mais eficientes compartilhando esta boa notícia quando entendemos e ministramos dentro das áreas em que recebemos dons.
Dividir os alunos em grupos com um moderador adulto em cada grupo. Pedir que cada aluno do grupo, defina um dom espiritual que acha que tem, e em seguida diga como poderá usá-lo para compartilhar as boas-novas sobre Jesus.

Analisando
Dar tempo para respostas. Como as coisas que você descobriu hoje a respeito de si mesmo poderão ajudá-lo a testemunhar com mais eficiência o quanto Jesus significa para você? Essa descoberta facilitará o testemunho? Por quê? De que maneira específica você acha que poderia estar compartilhando Jesus com seus amigos?
CRER QUE JESUS MORREU POR NÓS É TÃO EMOCIONANTE QUE TEMOS VONTADE DE CONTAR AOS OUTROS.

Encerramento
Pedir que Deus ensine seus alunos a fazer algo tão maravilhoso esta semana que os leve a ficar cheios de vontade de compartilhar o que fizeram a alguém.

Você pode imprimir um cartão deste para cada juvenil e pedir-lhes para escrever o que cada um entendeu sobre a Ressurreição de Jesus.

Esta é a Minha História

Lição 4 dos Adolescentes 24 de abril de 2010

Texto Bíblico: Atos 20:4-23:35.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulos 37 e 38.
Verso Bíblico: Atos 22:14-16.

I. SINOPSE

Os dias finais da vida de Paulo estavam se aproximando. Apesar de os líderes religiosos em Jerusalém estarem ansiosos para prendê-lo, o apóstolo mal podia esperar para partilhar com os fi éis os milagres e as maravilhas que Deus estava operando para levar avante o evangelho entre os gentios. Paulo também desejava entregar-lhes as ofertas generosas que haviam sido enviadas pelos gentios convertidos de várias partes do mundo. A lição desta semana fala da última visita de Paulo a Jerusalém, ocasião em que foi entregue às autoridades. Esse ato havia sido profetizado por Ágabo, que “tomou o cinto de Paulo e, amarrando as suas próprias mãos e pés, disse: ‘Assim diz o Espírito Santo: Desta maneira os judeus amarrarão o dono deste cinto em Jerusalém e o entregarão aos gentios’” (Atos 21:11). A notícia da chegada do apóstolo se espalhou depressa e as autoridades não perderam tempo em prendê-lo. Nessa ocasião, Paulo pediu permissão para falar com a multidão e teve oportunidade de contar-lhes a história de sua conversão. A lição para os jovens de hoje é moldada por Paulo ao testemunhar a história de sua conversão. Uma das maiores falhas dos líderes religiosos da época, e talvez o mesmo possa estar ocorrendo hoje, foi não admitir mudanças em sua religião. Ellen White afirmou: “Esses homens haviam perdido de vista o fato de que Deus é o Mestre de Seu povo; que cada obreiro em Sua causa deve alcançar uma experiência pessoal em seguir o divino Líder.” – Atos dos Apóstolos, p. 401. Nesta semana, desafie os alunos a ter um encontro pessoal com Deus, para que sejam capazes de influenciar o mundo, assim como Paulo influenciou pelo poder de Cristo.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Como se sentiria no lugar de John Currier? E se alguém esquecesse ou propositalmente se recusasse a contar-lhe a verdade a respeito do término de sua sentença e o mantivesse preso por toda a vida? Paulo sentia tanta urgência em partilhar a mensagem do evangelho com as outras pessoas que parecia que não havia nada que pudesse impedi-lo de contar a todos sobre a liberdade oferecida por Jesus Cristo. John Currier representa as pessoas que podem vir a conhecer a alegria da salvação se alguém se prontificar a dar as boas-novas de uma forma que possam compreender. Paulo teve a oportunidade de dar seu testemunho
diante de uma multidão hostil e tentar usar sua experiência de conversão para ajudar as pessoas a conhecerem e aceitarem o Salvador. O que ele poderia dizer a uma multidão enfurecida como aquela? De que maneira suas palavras poderiam penetrar o coração de pedra dos judeus em Jerusalém que insistiam em atrapalhar o movimento cristão?

Aplicando a História (Para Professores)
Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles.Leia os versos da passagem bíblica em que Paulo revelou o que aconteceu com ele. Em  sua opinião, qual é a parte mais convincente do testemunho de Paulo? Por quê? Sublinhe as palavras ou frases que em sua opinião são importantes para compreender a mensagem transmitida por essa história.
Circule os nomes das pessoas mencionadas na história e tente identificá-las. Em sua opinião, por que a multidão enfurecida ficou em silêncio quando Paulo começou a falar em hebraico? Diante da oportunidade de falar, Paulo escolheu testemunhar a história de sua conversão em vez de tentar se defender das acusações que o povo tinha contra ele. Por que você acha que ele fez essa escolha? Ananias é descrito como um homem “piedoso segundo a lei” (Atos 22:12). Tanto Gamaliel quanto Ananias eram considerados judeus devotos. O que você acha que os ouvintes sentiram ao ouvir esses nomes relacionados à própria reputação de Paulo? Em sua opinião, que impacto o testemunho de Paulo causou no povo? Para você, qual a mensagem principal dessa história?

Perguntas Adicionais Para os Professores
Que impacto a história da conversão de Paulo causou na multidão? Pense na maneira de uma multidão reagir e na tendência de as pessoas pensarem diferente quando estão sozinhas do que quando reunidas em grandes massas. Com isso em mente, de que maneira Paulo plantou sementes do evangelho no coração de Jerusalém? Em sua vida, com quem você relacionaria a multidão hostil de judeus? Há algum amigo, vizinho ou colega de classe que tem preconceito da mensagem de Cristo?
Utilize as passagens a seguir como fontes alternativas relacionadas à lição desta semana: Atos 9; Atos 1; João 4; Apocalipse 12:14; 1 João 1:1-4.


Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. A lição desta semana apresenta o auge da sequência de eventos que descreve o momento mais atroz do relato de dois capítulos e meio. Paulo estava determinado a levar as ofertas para Jerusalém e informar ao “quartel-general” as boas-novas do trabalho entre os gentios. Em Atos 20:17-38, encontra-se o relato da vigília e da reunião de despedida em que um garoto caiu da janela e foi trazido de volta à vida. No capítulo 21, Paulo prossegue rumo a Jerusalém, mas é advertido de forma dramática pelo profeta Ágabo (Atos 21:7-14).
Em sua obra, Barclay afirmou que “quando as palavras eram inadequadas, os profetas costumavam dramatizar a mensagem” (The Daily Study Bible, p. 154). (Alguns exemplos são Isaías 20:3, 4; Jeremias 13:1-11; Ezequiel 4; 1 Reis 11:29-31.) Apesar de todos os perigos e das advertências dos fiéis, Paulo segue rumo à morte certa em Jerusalém. Por que os líderes judeus queriam ver Paulo morto? A insistência de Paulo de que os gentios eram bem-vindos à irmandade abalou os fundamentos dos judeus cristãos. Já era difícil para eles aceitar que tinham crucificado o Messias, mas questionar sua herança religiosa era demais para muitos.
Por que prenderam Paulo? Para Paulo, a linha de separação entre os judeus e os gregos (gentios) não existia mais. A única distinção que fazia entre as pessoas era se criam em Jesus Cristo, o Filho de Deus, ou não. Em 1 Coríntios 12:13, Paulo disse: “Pois em um só corpo todos nós fomos batizados.” À igreja da Galácia deu a seguinte advertência: “Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos são um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28). Assim que Paulo chegou a Jerusalém, os judeus da Ásia viram Paulo levar Timóteo (um gentio não circuncidado) para o templo, local em que era proibida a entrada de qualquer gentio sob a ameaça de morte. O povo se aglomerou ao redor do apóstolo e quase o mataram a pancadas, até que as autoridades chegaram e o protegeram. As pessoas que estavam ansiosas para ver Paulo preso encontraram um motivo para acusá-lo, motivo este que originou o problema principal da igreja do Novo Testamento: De que maneira os gentios convertidos podem adequar-se e relacionar-se com a igreja? A prisão planejada de Paulo foi feita sob pretextos tão duvidosos quanto a prisão de Cristo. Lembre-se, enquanto Paulo trabalhava incansavelmente pelos gentios, seu coração estava com o povo judeu e ansiava para que compreendessem sua missão. Para Paulo, o perigo que corria não era tão importante quanto os judeus submeterem o preconceito a Deus e cooperarem para a disseminação do evangelho.


III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Divida a classe em três grupos. Peça para cada grupo ler um dos relatos da conversão de Paulo (Atos 9; 22; 26). Pergunte: Quais são as informações principais dessa história – os detalhes mais importantes? Reúna os grupos e numa lousa de giz ou numa cartolina desenhe três grandes círculos concêntricos. Ou seja, parte dos círculos deverão sobrepor-se (local em que as semelhanças entre as histórias deverão ser escritas). Deixe espaços independentes nos círculos para escrever detalhes singulares de cada relato. Pergunte: Quais são as semelhanças e as diferenças entre os três relatos? Cada uma das histórias foi contada a auditórios completamente diferentes uns dos outros. Embora a história seja a mesma, alguns detalhes aparecem e outros não, provavelmente por alguma razão importante.
Incentive os alunos a imaginar que razão seja essa. Peça que escolham o relato que gostaram mais e justifiquem sua escolha. Conclua, convidando-os a começar a pensar em sua própria história e como poderá ser contada a grupos diferentes de pessoas.


Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras:
Apesar de Paulo saber que os judeus estavam procurando algum motivo para condená-lo, seguiu sua viagem rumo a Jerusalém porque acreditava que a causa de Cristo era mais importante do que sua própria segurança. Além do mais, os gentios, com grande dedicação e sacrifício, arrecadaram ofertas para serem enviadas aos fiéis em Jerusalém que enfrentavam lutas e perseguição. Mas a generosidade dos gentios conversos não amoleceu o coração dos judeus. Eles desprezaram o presente e não perderam tempo em prender Paulo. Por quê? Os judeus estavam vendo sua herança
escapar pelos vãos dos dedos à medida que novos gentios se convertiam. A era do cristianismo havia começado assinalando o fim da era judaica. A prisão de Paulo ocorreu principalmente pelo preconceito dos judeus contra os gentios, algo que não tem lugar na igreja até hoje. Paulo sabia que sua história perduraria muito mais na memória do povo do que qualquer argumento que fizesse a favor de sua missão. Assim, decidiu silenciar a multidão testemunhando de sua experiência de conversão que o transformou de Saulo em Paulo. Se você for chamado para testemunhar, de qual experiência falará? Que história da graça e da direção de Deus contará? Você conhece a Cristo de tal maneira que, assim como Paulo, tem uma história pessoal com Ele para contar?

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Compare e Contraste
Há várias maneiras de pensar como as coisas se relacionam. (1) Sequência/Ordem (aquilo que vem primeiro e o que se segue), (2) Causa e Efeito, (3) De que maneiras as partes formam um todo e (4) O ato de comparar e contrastar. O diagrama de Venn  (círculos concêntricos, ou seja, que têm o mesmo centro) permite-nos organizar as semelhanças e as diferenças entre duas ou mais informações. Essa é uma ferramenta muito útil para comparar eventos, perspectivas e conceitos diferentes. Geralmente, exercícios como esse exigem empenho e dedicação.
Os alunos se sentirão desafiados a pensar. Antes de propor essa atividade aos alunos, tente realizá-la sozinho com as informações a respeito da história de conversão de Paulo encontradas em três fontes diferentes (Atos 9; 22; 26) e veja o que consegue descobrir!