Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

TRABALHAR COM ADOLESCENTES

Trabalhar com adolescentes é um desafio! Nas matérias que li a respeito, aprendi que o seguinte ajuda:Seja honesto e franco - se você não sabe uma resposta, não enrole, pesquise e responda depois. Peça desculpas quando você cometer um erro. Incentive a conversa aberta e crie uma relação de confiança com os jovens, assim eles passarão a se sentir à vontade para fazer perguntas e participar.Respeite as opiniões - eles já querem ser tratados como adultos, mas precisam que você ajude-os a perceber erros e problemas.
Ao mesmo tempo, adolescentes ainda tem muito de criança dentro de si. Promova o respeito mútuo - para com você e entre eles.Utilize temas atuais e do interesse deles, ou tente atualizar os temas que você vai trabalhar. Mantenha-se atualizado sobre os interesses dos jovens: preste atenção às vitrines de lojas, assista um pouco de TV os programas que eles gostam, converse com professores, psicólogos e profissionais que convivem com eles. Muitas editoras estão publicando Bíblias adaptadas a linguagem de torpedo ou com gírias; daria para fazer um trabalho interessante comparando estas com as versões tradicional e na linguagem de hoje.Varie as técnicas na medida do possível; use dinâmicas, vídeos, jogos de computador, brincadeiras, trabalhos manuais - coisas nas quais os jovens possam participar e fazer por eles mesmos. Adolescentes gostam de novidades, de ser surpreendidos, de se movimentar.
Evite palestras ou lições de moral. Leve os jovens a encontrar a "moral" por eles mesmos.Uma técnica interessante é a do tribunal: divida a turma em 2 grupos - acusação e defesa (você pode aindar ter um 3o. grupo para juri, dependendo do tamanho da turma). Proponha um texto bíblico, por exemplo uma atitude controversa de Jesus. Os jovens devem apresentar seus pontos de vista, de acordo com o grupo a que pertencem, podem convocar testemunhas (personagens que outros jovens irão interpretar). É preciso chegar a uma conclusão no final - se nem todos concordam que pelo menos todos entendam o que levou Jesus a agir como agiu. Pesquise em livros de técnicas de dinâmicas de grupo ou peça ajuda a profissionais de Recursos Humanos / RH para outras técnicas como esta.Conte histórias, essa é uma atividade que atrai todas as idades - quem não gosta de um pouco e mistério, romance, aventura? A Bíblia tem inúmeras passagens interessantes, divertidas, guerras, paixões, etc...Crie momentos descontraídos, sem tema ou responsabilidade (um jogo de futebol ou queimado depois da reunião, um piquenique ou passeio, gincanas, etc..) - o ambiente informal ajuda a promover a integração e a amizade entre os jovens. Se possível, participe uma vez ou outra dos jogos, não como coordenador, mas como membro da equipe. No mais, entregue-se nas mãos de Deus, ele te guiará. E mantenha a mente aberta para aprender sempre!_______________________________________________________berner@bernerartes.com.brdo site: http://www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/index.htm

domingo, 24 de agosto de 2008

DESENHOS PARA COLORIR

AS DEZ BEM-AVENTURANÇAS DA ESCOLA SABATINA

AS DEZ BEM-AVENTURANÇAS DA ESCOLA SABATINA
1. Bem-aventurado o aluno que não falta a Escola Sabatina
2. Bem- aventurado o aluno que está à hora certa, na Escola Sabatina
3. Bem- aventurado o aluno que traz consigo a sua Bíblia à Escola sabatina
4. Bem- aventurado o aluno que traz sempre a lição estudada.
5. Bem-aventurado o aluno que pratica o que aprende na Escola Sabatina.
6. Bem-aventurado o aluno que dá lição prática na Escola Sabatina.
7. Bem-aventurado o aluno que traz outros à Escola Sabatina
8. Bem-aventurado o aluno que consagra amor à sua Escola Sabatina.
9. Bem-aventurado o aluno que contribui com suas ofertas para Escola Sabatina.
10. Bem-aventurado o aluno que ora com fervor pela Escola Sabatina.

PLANO DE AULA

Plano de Aula Modelo de Formulário
IGREJA:_____________________________PROFESSORA:_______________________
PERÍODO:___________________________FAIXA ETÁRIA:
NÚMERO DE ALUNOS:
DIA:___/____/____
Roteiro Básico de Planejamento de Aula:
TEMA DA AULA:___________________________________
REFERÊNCIA BÍBLICA:__________________________
VERSÍCULOCHAVE:_______________________________________________________________________________________________________________
MINISTRAÇÃO DO CONTEÚDO:( COMO SERA O INICIO DA AULA)
APLICAÇÃO: ( O QUE DEVE SER ABSORVIDO PELO ALUNO)
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO:( ATIVIDADE PAR REFORÇAR O ASSUNTO)
ENCERRAMENTO:( COMO TERMINA ESSA AULA)
Observações ( O QUE ACHAR NECESSARIO)
Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei.

CARTAZES PARA ANIVERSARIANTES

PLACAS DE PORTA

VÁRIOS TRABALINHOS COM CAIXAS

VERSOS ÁUREOS

SUGESTÕES DE CAPAS PARA LIÇÃO

TRABALHOS COM BALOES